Geral

Festival do Boneco tem apresentações em diferentes pontos de Goiânia

Milton Dória
Um Príncipe Chamado Exupéry

Entre medos, prazeres e vergonhas, uma menina chamada Marabel vive em plena fase de descobertas sobre a vida e seus temores. Um dia, porém, o cotidiano da garota é abruptamente quebrado pela morte da irmã. É sobre aceitação e renascimento que a websérie Barbas, da Cia. Nu Escuro, abre a programação da 6ª edição do Festival do Boneco, que começa nesta quinta-feira (16), em formato híbrido.

Ao longo de duas semanas, o projeto com apoio da Lei Aldir Blanc revela diversos espetáculos de companhias de todo o País que exploram, pesquisam e experimentam a arte dos bonecos em suas diversas linguagens e conceitos. Até o dia 19, o Festival do Boneco se lança no virtual, com a exibição de peças virtuais exibidas no canal do YouTube do festival (@festivaldoboneco). A partir do dia 20, apresentações, oficinas e exposições acontecem em pontos de Goiânia, como o Teatro Sesc Centro e a Oficina Cultural Geppetto.

“É uma celebração à arte dos bonequeiros, uma vertente do teatro que tem muito a contar e festejar”, explica a coordenadora artística do festival, a atriz e diretora Izabela Nascente. Para a abertura, serão exibidos até domingo os quatro episódios de Barbas, espetáculo criado pela Nu Escuro, de Goiânia, em comemoração aos 25 anos do grupo, em 2021. Na história, o ator Lázaro Tuim e as atrizes Adriana Brito e Izabela contam a rotina de Marabel e seu processo pessoal para enfrentar a depressão e o luto.

Além da Nu Escuro, também se apresentam no Festival do Boneco grupos como a Cia. Mútua Teatro de Animação, de Santa Catarina, com o espetáculo Um Príncipe Chamado Exupéry, a Pigmalião Escultura que Mexe, de Minas Gerais, com a obra O Quadro de Todos Juntos, e o Núcleo Coletivo 22, de Goiás, com a peça Ladainha. “O formato digital rompe as barreiras geográficas. São companhias que criaram trabalhos específicos para o digital com qualidade técnica e de transmissão”, garante Izabela.

Entre as ações formativas, o Festival do Boneco leva para a Oficina Cultural Geppetto, no Setor Pedro Ludovico, uma oficina de Criação de Formas Animadas com Sucata, com o Coletivo Miasombra, e uma oficina on-line sobre Criação e Manipulação de Bonecos de Espuma, ministrada pela própria Izabela Nascente. Os cursos estão com inscrições abertas nas redes sociais do projeto.

“Queremos estimular a criatividade, aautoestima e a responsabilidade socioambiental, além de experimentar as possibilidades estéticas ligadas ao reaproveitamento de resíduos sólidos e compartilhar noções de técnicas básicas para o design de bonecos”, comenta Milton Aires, que faz parte do Miasombra, coletivo que elabora bonecos a partir de sucatas de lixo.

Presencial
Três espetáculos presenciais ganham forma nos dias 23, 24 e 25, no Teatro Sesc Centro: À Sombra de Dom Quixote, do Coletivo Miasombra; Kasperl e a Cerveja do Papa, da Trip Teatro (SC); e Os 12 Trabalhos de Hércules, da In Bust Teatro com Bonecos (PA). Todas as apresentações são gratuitas. “A cena dos bonecos tem crescido e se diversificado nos últimos anos. Já em Goiânia, novos grupos têm surgido, mas fazendo uma consideração aos que vieram antes. A produção do teatro de bonecos sempre foi atrelada à história do teatro goiano”, destaca a coordenadora.

O festival abre espaço para uma exposição no hall do Teatro Sesc Centro a partir do dia 20 sobre o trabalho de criadores goianos que se dedicam à elaboração de personagens, cenários, figurinos, maquiagens, cabelos e adereços de seres que criam vida pelas mãos e vozes de seus animadores. “É uma oportunidade de perceber as possibilidades criativas desse universo das formas animadas, não só para quem é fazedor do teatro, mas para todos que se interessam por essa linguagem, inclusive de forma pedagógica”, reitera Izabela.

SERVIÇO
6º Festival do Boneco
Entre os dias 16 e 30 de junho
Locais: Canal do YouTube do festival / Teatro Sesc Centro (Rua 15, Centro, Goiânia) / Oficina Cultural Geppetto (Rua 1013, Quadra 39, Lote 11, 467 - St. Pedro Ludovico, Goiânia) / Hospital Alberto Rassi (Av. Anhanguera, 6479 - St. Oeste)
Entrada gratuita 
Programação e informações: @festivaldoboneco (canal do Youtube) 

Programação da 1ª semana

Quinta-feira (16) 
19h - Barbas (episódio 1) – Cia de Teatro Nu Escuro (GO) - Após o espetáculo: live com Cia de Teatro Nu Escuro (YouTube)
Sexta-feira (17)
19h – Barbas (episódio 2) – Cia de Teatro Nu Escuro (GO) (YouTube)
20h – Um príncipe chamado Exupéry – Cia Mútua Teatro de Animação (SC) - Após o espetáculo: Live com Cia Mútua Teatro de Animação (YouTube)

Sábado (18)
19h – Barbas (episódio 3) – Cia de Teatro Nu Escuro (GO) (YouTube)
20h – O quadro de todos juntos – Pigmalião Escultura que Mexe (MG) - Após o espetáculo: Live com Pigmalião Escultura que Mexe (YouTube) - CLASSIFICAÇÃO: 18 anos

Domingo (19)
17h – Ladainha – Núcleo Coletivo 22 (GO) - Após o espetáculo: Live com Núcleo Coletivo 22/GO (YouTube)
19h – Barbas (episódio 4) – Cia de Teatro Nu Escuro (GO) (YouTube)

André Mardock
Um Príncipe Chamado Exupéry
Tomas Arthuzzi
Um Príncipe Chamado Exupéry
Layza Vasconcelos
Um Príncipe Chamado Exupéry
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI