Geral

Goiânia começa a multar quem circular sem máscara

Fábio Lima
Prefeitura promete fiscalizar uso de máscaras em vias públicas

A partir desta quarta-feira (24), quem não usar máscaras em Goiânia poderá ser multado em R$ 627,38. As ações de fiscalização deixam de ser apenas de advertência e passam a ser punitivas, especialmente por conta da decisão da prefeitura de reabrir o comércio. O acessório é considerado essencial para evitar o contágio pelo novo coronavírus. A Guarda Civil Metropolitana (GCM) será a responsável pela fiscalização e as multas chegarão pelos Correios.

O artigo 7º do decreto diz que “é obrigatório o uso de máscaras de proteção facial quando houver necessidade de sair de casa”. Com isso, nos pontos de ônibus, transporte coletivo, táxis e carros por aplicativos também será necessário o uso. O presidente da guarda diz que a lei, apesar de não especificar, determina o uso ao sair de casa, com isso, deve-se usar dentro de carros particulares também.

Presidente comandante da GCM, Wellington Paranhos detalha que em caso de desobediência será obrigatório que as pessoas abordadas forneçam seus documentos para que os autos de infração sejam lavrados posteriormente por auditores fiscais do município. Só depois a multa será enviada por correspondência com Aviso de Recebimento (AR).

Na manhã desta quarta-feira, a partir das 8 horas, a Guarda Civil Metropolitana junto com a Vigilância Sanitária do Município faz uma ação de fiscalização no Parque Flamboyant. Coordenador da Central de Fiscalização da Covid-19 da Prefeitura de Goiânia, Dagoberto Costa diz que as ações de orientação e advertência verbal já vinham sendo realizadas, mas que agora serão intensificadas e, em casos necessários, aplicarão as multas.

Mais 98 casos

Nas últimas 24 horas, Goiânia registrou 98 novos casos e 13 mortes causadas pelo novo coronavírus. Ao todo, a capital já tem 5.561 casos da doença, que matou 130 pessoas. Os dados são do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgado nesta terça-feira (23). 

Já Goiás contabilizou 917 novos casos, levando o Estado a ultrapassar os 17 mil registros da doença. Neste mesmo período, foram notificadas 18 novas mortes, totalizando 329 óbitos, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) divulgado nesta terça-feira.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI