Geral

Goiânia fica 'branca' com a chuva desta sexta e goianienses vão ao êxtase

Weimer Carvalho
Chuva retornou a Goiânia nesta tarde de sexta-feira (27)

Ela chegou! Tímida, mas chegou! No meio da tarde desta sexta-feira (27) uma pancada de chuva surpreendeu a todos e caiu sobre vários pontos de Goiânia causando um misto de alívio e de êxtase na população. 

Nuvens carregadas se formaram sobre a capital e provocaram um pouco de chuva. Não choveu forte e nem de forma generalizada, mas serviu para aliviar a secura do ar e o calorão, além de durar o bastante para os goianienses correrem para as sacadas e as janelas, e fazerem um registro para postar nas redes sociais. Durante uma parte da tarde, a capital sumiu debaixo da chuva e a cidade ficou 'branca' com as nuvens. 

Por meio das redes sociais e do WhatsApp, leitores do POPULAR informaram que choveu na região da Serrinha, Bueno, Urias Magalhães, Parque Ateneu, Jardim Europa, Parque das Flores, Bairro Goiá, Marista, Alto da Glória, Cidade Jardim, e Goiânia 2. Leitores também informaram que choveu grazino no setor Bueno e Parque Amazônia.

Segundo o The Weather Channel, o nível de umidade no ar aumentou e passou dos 40%. Já de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão era de 8,0 mm de chuva em Goiânia nesta sexta. A temperatura chegou a casa dos 24º C.

Junto com a chuva, também veio o vento forte e alguns problemas. A Rádio CBN informou que uma árvore de médio porte caiu sobre um carro que estava estacionado na rua. Ninguém ficou ferido. Já nas avenidas T-63, T-4 e 85, os semáforos desligaram depois da pancada e o trânsito na região está lento. 

Onda de calor

Desde o começo de outubro deste ano, o recorde de temperatura mais alta foi batido cinco vezes em Goiânia. No domingo (15), os termômetros marcaram 39,6° C. Esse foi o dia mais quente de 2017.

A marca só perde nos registros históricos para o dia 19 de outubro de 2015, quando foi computado 39,9°C, o recorde na cidade. A onda de calor deve permanecer nos próximos dias, segundo as informações são do site Clima Tempo.

Previsão

A chuva da primavera está atrasada nestas regiões e o solo e o ar ainda estão secos. Os focos de fogo ainda se alastram facilmente. Mas a tendência para os próximos dias é de mais chuva para Goiás e para o Distrito Federal. Os dias de secura e calor intensos estão chegando ao fim.

Durante o fim de semana, já neste sábado (28), as condições para chuva vão aumentar por causa do deslocamento de uma frente fria sobre a Região Sudeste do Brasil. A quantidade de nuvens será maior no fim de semana e as pancadas de chuva devem ocorrer em um maior número de áreas e mais frequentes.

Esta frente fria deve chegar ao sul da Bahia no começo da próxima semana, o que vai ajudar a manter a formação de áreas de instabilidade sobre o norte de Goiás e sobre o Distrito Federal. A chuva deve continuar regular durante o mês de novembro.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI