Geral

Governo do DF desiste da gestão do transporte público do Entorno, e ANTT deve reassumir

Reprodução/TV Anhanguera
Grupo de moradores protestou na segunda (5) contra aumento da tarifa do transporte público no Entorno do DF

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deve reassumir o transporte coletivo da região do Entorno do Distrito Federal (DF). Decisão será tomada após uma reunião que acontece nesta terça-feira (6), em Brasília. O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), confirmou à Globo que não tem interesse em continuar à frente da gestão das linhas.

Se confirmada, troca de gestão acontece um dia após o Supremo Tribunal Federal (STF) suspender o reajuste de 26% no preço da passagem de ônibus na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride). O governo de Goiás solicitou a anulação do aumento por "sequer ter sido consultado” na decisão do aumento tarifário do transporte.

O Estado também questionou no STF a ANTT por conceder a regulamentação do transporte interestadual daquela região ao Governo do Distrito Federal (GDF), que estava à frente das linhas do Entorno desde julho de 2021, a pedido do governo federal. 

À reportagem, o governo de Goiás informou que ainda não foi acionado pela ANTT e aguarda uma posição para se pronunciar a respeito de um possível ou não, interesse em assumir o transporte do Entorno.  As linhas da Ride englobam os municípios de Planaltina de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso. 

A reportagem entrou em contato com a assessoria da ANTT e eles afirmaram que nesta terça-feira (6) receberam o pedido do Governo do Distrito Federal (GDF) para desfazer o convênio celebrado para gestão e fiscalização do serviço semiurbano entre o DF e as cidades do entorno. "A Agência ressalta que tem mantido constante diálogo com os governos do Distrito Federal e de Goiás, no sentido de buscar melhorias para o sistema do transporte semiurbano de passageiros", disse em nota. 

Confira a nota na íntegra 

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) recebeu, nesta terça-feira (6/12), o pedido do Governo do Distrito Federal (GDF) para desfazer o convênio celebrado para gestão e fiscalização do serviço semiurbano entre o DF e as cidades do entorno. 

Ainda na tarde de hoje (6/12), a diretoria da ANTT se reuniu com representantes do Governo do Distrito Federal, do Governo de Goiás, de municípios do entorno e de empresas para iniciar as tratativas administrativas para a transferência do serviço e retomada da gestão do transporte semiurbano.

A Agência ressalta que tem mantido constante diálogo com os governos do Distrito Federal e de Goiás, no sentido de buscar melhorias para o sistema do transporte semiurbano de passageiros e pretende avançar rapidamente com a formação de um consórcio interfederativo para gestão compartilhada do semiurbano com os entes citados no sentido de buscar a integração do sistema e melhorias para a população.

 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI