Geral

IFG abre 1341 vagas para o Vestibular 2017/1

Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) recebe inscrições para cursos superiores em 12 câmpus da Instituição na capital e no interior de Goiás. Ao todo, são oferecidas 1341 vagas para o Vestibular 2017/1, sendo que dessas, 450 são destinadas a todos os cursos superiores do Câmpus Goiânia, incluindo a Licenciatura em Música, que possui edital específico com provas de habilidades na área musical.

Todos os cursos do IFG são gratuitos. As vagas serão preenchidas por meio de seleção com base na nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). As inscrições para ao processo seletivo devem ser feitas exclusivamente na página do Centro de Seleção (www.ifg.edu.br/selecao), até o dia 15 de janeiro para a Licenciatura em Música, e até o dia 22 deste mês, para os demais cursos.

Podem participar do processo seletivo os candidatos que concluíram o Ensino Médio e que participaram do Enem nos anos de 2014, 2015 ou 2016. Serão eliminados do processo seletivo os candidatos que tiverem obtido nota zero em qualquer área de conhecimento e os que tiverem obtido menos de 300 pontos na prova de redação no Enem.

Vagas

Para a capital, há vagas no Câmpus Goiânia, no setor Central, para os cursos de: Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Engenharia Civil, Engenharia de Transportes, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Bacharelado em Química, Bacharelado em Sistemas da Informação, Bacharelado em Turismo, Licenciatura em Física, Licenciatura em História; Licenciatura em Letras – Português, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Música. Já no Câmpus Goiânia Oeste, situado no setor Jardim América, as vagas são para o curso de Licenciatura em Pedagogia.

Nos câmpus do IFG no interior, há vagas nos câmpus Anápolis (Engenharia Civil da Mobilidade, Licenciatura em Ciências Sociais, Licenciatura em Química, Tecnologia em Logística e Ciências da Computação); Aparecida de Goiânia (Engenharia Civil, Licenciatura em Dança e Licenciatura em Pedagogia Bilíngue); Cidade de Goiás (Licenciatura em Artes Visuais e Bacharelado em Cinema e Audiovisual); Formosa (Engenharia Civil, Licenciatura em Ciências Biológicas, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas);Inhumas (Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Bacharelado em Sistemas da Informação, Licenciatura em Química);Itumbiara(Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação e Licenciatura em Química);Jataí(Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Licenciatura em Física e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas);Luziânia (Sistemas de Informação e Licenciatura em Química);Uruaçu (Engenharia Civil, Licenciatura em Química e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas); e Valparaíso (Licenciatura em Matemática).

Inscrição

O valor da taxa de inscrição é de R$30,00, mas estudantes que fizeram o Ensino Médio em escolas públicas ou que foram bolsistas integrais em escolas privadas podem solicitar isenção, entre os dias 19 e 23 de dezembro. Os estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas também podem se beneficiar das ações afirmativas adotadas pela Instituição, optando, no ato da inscrição, pela reserva de vagas (50% das vagas são destinadas a alunos que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas).

No momento de se inscrever, o candidato deverá informar se vai participar da seleção pelo sistema de reserva de vagas ou pelo sistema universal. Também precisará informar qual ano ele vai utilizar para sua pontuação (se 2014, 2015 ou 2016).
Também é preciso ficar atento à informação do CPF. O candidato não poderá informar CPF de outra pessoa (nem mesmo dos pais ou responsáveis), porque é pelo número do seu documento que será consultado o banco de dados do Ministério da Educação para conhecimento e validação das notas do Enem.

O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 9 de fevereiro. O resultado final será publicado no dia 16 de fevereiro. As matrículas de primeira chamada, de acordo com o Edital, devem ocorrer entre os dias 17 e 20 de fevereiro de 2017.

Licenciatura em Música

Em virtude da aplicação de provas de habilidades específicas para o curso de Licenciatura em Música (Câmpus Goiânia), a seleção de candidatos é orientada por um edital específico. As inscrições do processo seguem até o dia 15 de janeiro de 2017. A taxa de inscrição é de R$ 40,00, mas, entre os dias 19 de dezembro e 1º de janeiro de 2017, estudantes que fizeram o Ensino Médio em escolas públicas ou que foram bolsistas integrais em escolas privadas podem solicitar isenção da taxa.

O processo seletivo para o curso de Licenciatura em Música será realizado em duas etapas, sendo a primeira composta pela classificação obtida com o somatório das notas nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação do Enem no ano de 2014, 2015 ou 2016 (conforme o ano informado previamente na inscrição) e, a segunda, pela verificação de habilidade específica em música. O resultado final desse processo seletivo será divulgado no dia 21 de março de 2017. As matrículas dos aprovados em primeira chamada ocorrerão nos dias 22 e 23 de março de 2017.

 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI