Geral

Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta de chuvas intensas para Goiás

Diomício Gomes
Região central de Goiânia observada do alto do Morro do Além

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (22), um aviso com alerta de chuvas intensas e perigo potencial para Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Rondônia. O comunicado prevê chuvas de 20 e 30 mm/h ou até 50mm/dia com ventos intensos de 40 a 60 km/h. O período contemplado é de 12h17 desta terça-feira até 10h de quarta-feira (23). Para quarta, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas para Goiânia.

Durante todo o dia nesta quarta-feira (23), a temperatura mínima na capital de Goiás deve chegar a 26ºC com máxima de 34ºC. A umidade relativa do ar, segundo o Inmet, deve ficar entre 50% e 80%. Pela manhã, muitas nuvens com possibilidade de chuvas isoladas. À tarde e à noite, além da chuva, deve haver trovoadas isoladas.

Segundo o alerta, a orientação é para que, em casos de rajadas de ventos, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas. O instituto também orienta que não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e outdoors. Por fim, indica que a população não utilize aparelhos telefônicos ligados à tomada.

Falta de energia

Nesta terça-feira (22), alguns bairros da capital tiveram o fornecimento de energia interrompido devido às primeiras chuvas. No início da noite, a Enel Distribuição Goiás, responsável pelo fornecimento, informou que 85% dos clientes que tiveram o fornecimento impactado em Goiânia já estavam com o serviço normalizado. Em nota, afirmou que os bairros mais afetados no momento são Vila Itatiaia, Parque Eldorado Oeste, Vila Santa Helena, Jardim Novo Mundo e Jardim Guanabara 3.

Outros municípios do Estado também tiveram problemas e segundo a Enel, a a situação foi agravada pela queda de galhos de árvores sobre a rede elétrica, que quebraram postes, danificaram equipamentos e romperam cabos. “Cerca de 80% dos clientes que tiveram o fornecimento de energia impactado no Estado já tiveram o serviço normalizado. Os municípios mais afetados no momento são Rio Verde, Goiânia, Professor Jamil, Luziânia e Ipameri”, finalizou em nota.

Chuvas ácidas

Em nota, a Defesa Civil de Aparecida de Goiânia também emitiu um alerta sobre a possibilidade de chuvas ácidas que em meio à ventania, descargas elétricas, raios e trovoadas exigem um cuidado especial. “São chuvas diferentes, com formações abruptas, ventos fortes, iguais a pequenos tornados e possíveis descargas elétricas que trazem riscos à população e podem causar prejuízos econômicos. Essas chuvas são consideradas ácidas porque possuem grande quantidade de resultante de dióxido de carbono (CO2) atmosférico dissolvido na água precipitada”, explica.

A recomendação é que, nos primeiros dias de chuvas, a população evite tomar banho de chuva. A Defesa Civil explica que os principais responsáveis pela acidez são gases e partículas ricas em enxofre e azoto presentes na atmosfera terrestre. “Dentre os principais responsáveis pelo acúmulo de poluentes na água estão o longo período de estiagem, os incêndios e a poluição causada por combustíveis e indústrias. O contato com a chamada chuva ácida pode ocasionar irritação na pele, principalmente em crianças, que possuem uma sensibilidade maior.”

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI