Geral

Morre o papa Bento 16, aos 95 anos

O alemão foi o primeiro pontífice a renunciar ao cargo em 600 anos na história da Igreja Católica

Modificado em 20/09/2024, 06:17

Joseph Ratzinger, o papa Bento 16, procurou se contrapor à secularização e à perda do conteúdo espiritual no século 21.

Joseph Ratzinger, o papa Bento 16, procurou se contrapor à secularização e à perda do conteúdo espiritual no século 21. (Reprodução/Flickr)

O papa emérito Bento 16 morreu neste sábado (31), aos 95 anos. O alemão ficará marcado pela decisão surpreendente, em 11 de fevereiro de 2013, de renunciar ao papado. Desde Gregório 12, em 1415, um pontífice não deixava por conta própria a chefia da Igreja Católica.

Jornais italianos disseram, à época, que ele estava enojado com escândalos sexuais e financeiros na alta hierarquia do Vaticano. Mas a versão acabou não se confirmando, o que favoreceu a tese de que ele, enfermo, e três encíclicas depois, estava debilitado pela rotina de quase oito anos de pontificado.

Já sob o título de papa emérito, após a renúncia, Bento 16 passou a ocupar dependências modestas de um mosteiro nos terrenos do Vaticano, de onde saiu poucas vezes, como, a convite do papa Francisco, seu sucessor, para a missa de canonização de João Paulo 2º (1920-2005), a quem ele sucedera em 2005.

Difícil saber até que ponto Joseph Ratzinger, seu nome original, trabalhou para enfraquecer Francisco, bem mais aberto em questões como divórcio ou relacionamento da igreja com pessoas LGBTQIA+.

Mas um dos consensos biográficos atribui a Ratzinger erudição e preparo teológico excepcionais. Como papa, quis marcar sua presença pelo combate à relativização dos valores religiosos ou morais.

É provável, no entanto, que passe para a história da Igreja Católica pela gestão marcada por denúncias de pedofilia na instituição, uma bomba de efeito retardado que recebeu dos pontificados anteriores.

Sucessão de João Paulo 2°

Reservado e pouco carismático, Ratzinger, ao sair com a mitra papal do conclave de abril de 2005, sucedeu João Paulo 2º, homem que, em mais de 26 anos de pontificado e viagens a 129 países e regiões autônomas, virou uma estrela pop do catolicismo. Bento 16 visivelmente perdia nessa comparação.

Karol Wojtyla, nome original de João Paulo 2º, polonês discriminado pelo comunismo, dedicou parte de suas energias a minar a legitimidade dos regimes políticos na esfera soviética. E, no embalo, neutralizou o crescimento do pensamento de esquerda dentro da igreja. Para essa tarefa, teve como braço direito o cardeal Ratzinger, seu prefeito da Congregação da Doutrina da Fé (ex-Inquisição).

Com o adversário interno neutralizado --bispos progressistas não se tornaram cardeais, como o brasileiro Helder Câmara--, o jogo político, por assim dizer, automaticamente perdeu importância.

A plataforma de Ratzinger, já como papa, tornou-se mais abstrata para a grande massa de católicos.

Bento 16 procurou se contrapor à secularização e à perda do conteúdo espiritual no século 21. Ou, de modo mais radical, disse valorizar a oração à militância, o que os vaticanistas apontaram como ideia bastante conservadora, a exemplo, aliás, das que prevaleceram nas últimas décadas na alta hierarquia da igreja. O último que escapou delas foi João 23, o papa do Concílio Vaticano 2º, que morreu em 1963.

Dentro da mais absoluta ortodoxia, Bento 16 não fez concessões aos preservativos como instrumento de combate à Aids. A eles contrapunha a abstinência, a fidelidade conjugal e ações contra a pobreza.

Não abriu mão da proibição de ordenação de mulheres --um tópico já meio envelhecido entre as feministas católicas-- e criticou os homossexuais. Mesmo se opondo ao preconceito homofóbico, afirmou em 2008 que a relativização da diferença entre homens e mulheres era uma "violação da ordem natural" e que a igreja deveria "proteger a humanidade de sua autodestruição".

Mas as acusações de pedofilia contra religiosos eclipsaram esses outros aspectos. Os primeiros sintomas de um grande problema cresceram em 1991, quando Ratzinger sugeriu a João Paulo que tirasse das dioceses e centralizasse no Vaticano as apurações, na alçada da Congregação da Doutrina da Fé.

Ele queria agilizar a punição de padres faltosos. Um deles, o mexicano Marcial Degollado, fundador da conservadora Legião de Cristo, teve seus privilégios suspensos só em 2010. No último ano do pontificado de João Paulo 2º, um relatório da conferência episcopal americana citava mais de 10 mil denúncias contra 4.300 padres, que em 81% dos casos vitimaram adolescentes do sexo masculino.

Já sob Bento 16, escândalos eclodiam nos EUA, no Canadá, na Irlanda, na Bélgica e na Alemanha, gerando ações criminais em tribunais civis e processos de indenização. Nenhum vaticanista acusaria Ratzinger de omissão. O que eles insinuam, porém, é que o papa emérito, quando cardeal, tinha outras prioridades, sobretudo o enquadramento de teólogos e padres seduzidos pela teologia da libertação.

Bento 16 também acreditava não precisar se pautar pela mídia. Com os casos de pedofilia nas manchetes dos jornais, suas respostas foram sempre morosas e esparsas, levando a uma impressão de inatividade.

Quem é papa Bento 16

Nascido em 1927 na cidadezinha bávara de Marktl, Ratzinger era filho de um policial bastante católico. Aos 14 anos foi inscrito na Juventude de Hitler, conforme determinava uma lei de 1939.

Seus biógrafos mencionam sua reação de horror quando um primo dele, com síndrome de Down, foi preso e morto, em nome da "purificação da raça". Recrutado para os grupos de defesa antiaérea, chegou a ser prisioneiro de guerra, antes de voltar ao seminário e concluir sua formação. Foi ordenado padre em junho de 1951. Permaneceu apenas alguns meses como titular de uma paróquia. Estimulado por uma igreja que valorizava quadros intelectualizados, exerceu sua vocação para a vida acadêmica.

Lecionou teologia nas universidades de Bonn, Tübingen --na qual se aproximou do teólogo de esquerda Hans Küng, de quem se afastou no final dos anos 1960-- e Regensburgo. Em 1977, já como bispo, foi nomeado por Paulo 6º arcebispo de Munique e, no mesmo ano, cardeal. Ao se tornar o 256º papa, aos 78 anos, já era o mais antigo cardeal da Cúria Romana, com 24 anos como auxiliar direto de seu predecessor.

Leia também:

**- Japão paga R$ 3 mil para casais terem filhos, mas poucos querem ser pais **

**- Entenda o que a onda de frio nos EUA tem a ver com as mudanças climáticas **

**- Câmara dos EUA divulga declarações de imposto de renda de Trump **

Geral

Passageira que sobreviveu à explosão de avião já caminha pelo quarto

Estado de saúde de Mireylle Fries ainda é considerado grave, conforme a Secretaria de Saúde de São Paulo. Ela continua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)

Modificado em 20/01/2025, 12:22

À esquerda, foto da goiana Mireylle Fries, de 41 anos. À direita, estado em que ficou o avião depois da explosão. (Reprodução/Fantástico e Arquivo pessoal/Thayná Tosta)

À esquerda, foto da goiana Mireylle Fries, de 41 anos. À direita, estado em que ficou o avião depois da explosão. (Reprodução/Fantástico e Arquivo pessoal/Thayná Tosta)

A passageira Mireylle Fries, de 41 anos, que estava no avião que explodiu em Ubatuba, no litoral paulista, apresentou melhora no quadro de saúde, foi extubada e chegou a andar pelo quarto, segundo apuração da TV Anhanguera. A empresária goiana está internada em um hospital de São Paulo. O estado de saúde dela ainda é considerado grave, conforme a Secretaria de Saúde paulista.

🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

Mireylle, o esposo dela, Bruno Almeida, de 48; e os filhos do casal, Lucca Fries, de 6, e Aila Fries, de 4, sobreviveram ao acidente aéreo ocorrido no último dia 9. Na ocasião, o avião em que a família estava partiu de Mineiros, no sudoeste goiano, e tentou pousar na cidade de Ubatuba (SP), quando saiu da pista e explodiu.

Conforme apurado pela TV Anhanguera, a família iria ficar alguns dias no litoral paulista para descansar e voltaria para acompanhar a colheita de soja nas fazendas da família.

O piloto do avião, Paulo Seguetto, de 55 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Ele foi enterrado no dia seguinte ao acidente no Memorial Parque dos Girassois, no interior paulista.

A família foi resgatada com vida e encaminhada para atendimento médico. Segundo a Secretaria da Saúde de São Paulo, Mireylle, o marido e dois filhos do casal foram transferidos do Hospital Regional de Caraguatatuba (SP) para um hospital particular. Mireylle passou por uma cirurgia no abdômen para conter uma hemorragia. Ela segue internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas com previsão de transferência para um leito semi-intensivo, devido a resposta positiva ao tratamento.

O esposo dela, passou por uma cirurgia no pé e, assim como os filhos do casal, tem o estado de saúde dele é considerado estável.

Acidente

O momento do acidente foi registrado por uma câmera de monitoramento. No vídeo, é possível ver que o avião ultrapassa a pista de pouso, cruza uma via e explode, parando na praia. Nos últimos dias, as imagens repercutiram bastante nos veículos de comunicação e nas redes sociais (assista abaixo) .

Logo após o acidente, a Rede Voa, que administra o aeroporto de Ubatuba, emitiu uma nota dando detalhes do caso. A empresa informou que as condições meteorológicas no momento "eram degradadas, com chuva e pista molhada" (leia na íntegra ao final da matéria) .

Além disso, segundo nota da Força Aérea Brasileira (FAB), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado e está investigando o caso. "Na ação inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias", explica a nota.

Família Fries

Mireylle Fries é empresária do setor agropecuário e filha do produtor rural Milton Fries, conhecido como "rei da soja" em Goiás. Milton foi pioneiro na recuperação ambiental das nascentes do Rio Araguaia, em Mineiros, onde doou 390 hectares da Fazenda Babilônia para criar a Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Nascentes do Rio Araguaia.

O projeto, iniciado em 2012, promoveu o reflorestamento de áreas degradadas e se tornou um importante corredor ecológico que conecta o Parque Nacional das Emas ao Rio Araguaia. Milton morreu em 2012, vítima de câncer, e Mireylle, ao lado da mãe, Maria Gertrudes Fries, assumiu a continuidade das ações ambientais iniciadas por ele.

Mireylle também administra propriedades rurais e empresas agropecuárias. Ela é sócia da Rural Pro Agronegócios LTDA, focada no cultivo de cereais e criação de bovinos, e da Agro Mfries Jacuba LTDA, especializada na produção de cana-de-açúcar, soja, milho e algodão. As empresas são administradas em conjunto com sua mãe e outros familiares.

Da esquerda para a direita, os sobreviventes da explosão do avião: Bruno Almeida, Lucca Fries, Aila Fries e Mireylle Fries (Reprodução/g1)

Da esquerda para a direita, os sobreviventes da explosão do avião: Bruno Almeida, Lucca Fries, Aila Fries e Mireylle Fries (Reprodução/g1)

(Com informações do Fantástico)

Nota do Aeroporto de Ubatuba

"A Rede VOA confirma o acidente com a Aeronave prefixo PR GFS - modelo Cessna Citation 525 CJ1 - nas proximidades do Aeroporto de Ubatuba, administrado pela concessionária.

A aeronave saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás (SWME), com cinco pessoas, e tentou pousar em Ubatuba. As condições meteorológicas eram degradadas, com chuva e pista molhada.

Após o pouso, a aeronave ultrapassou a pista, atravessou o alambrado da Cabeceira 09 e atingiu uma mulher e uma criança. Ambas estão com vida. O SERIPA já foi acionado e está coletando informações.

Foram resgatadas quatro pessoas, sendo um casal e duas crianças. O piloto ficou preso às ferragens e veio a óbito."

(Colaboraram os repórteres da TV Anhanguera Honório Jacometo e Wesley Almeida.)

Geral

Genro suspeito de matar produtores rurais encontrados dentro de casa na véspera de Natal é preso; vídeo

Milton Santos, de 53 anos, estava foragido há quase um mês. Ele foi localizado pela polícia no Jardim Ingá, em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal (DF)

Modificado em 20/01/2025, 12:04

O pedreiro Milton Pereira dos Santos, de 53 anos, foi preso suspeito de matar os sogros na zona rural de Cristalina, no Entorno do Distrito Federal (DF). Segundo a Polícia Civil (PC), o casal de produtores rurais foi encontrado morto dentro de casa na véspera de Natal. Milton estava foragido e foi localizado em Luziânia, que também fica no entorno do DF (assista acima) .

Milton foi preso na tarde deste domingo (19). O vídeo mostra os policiais entrando no imóvel onde o suspeito estava escondido, no Jardim Ingá, e dando voz de prisão. Essa foi a segunda fase da Operação Álibi, conduzida pelo Grupo Especial de Investigações Criminais (Geic) de Cristalina.

Momento em que os policiais cumprem o mandado de prisão contra Milton Pereira dos Santos, de 53 anos. (Divulgação/Polícia Civil)

Momento em que os policiais cumprem o mandado de prisão contra Milton Pereira dos Santos, de 53 anos. (Divulgação/Polícia Civil)

A reportagem entrou em contato com a defesa do suspeito na manhã desta segunda-feira (20), mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem. Segundo o delegado Rafael Abrão, que assumiu a investigação do caso, Milton não resistiu à prisão.

Ele se entregou. Porém, alega que não participou do homicídio. Ele então acusou Cleiton de ter sido responsável pelos golpes de facão no casal. Ele alega que teria, na verdade, adentrado à residência do casal para efetuar um roubo", explicou o investigador.

Relembre o caso

Segundo a polícia, as vítimas eram Maria Batista de Oliveira, de 68 anos, e o marido dela, Mario Domingos, de 59. Eles foram mortos com golpes de facão na noite do dia 23 de dezembro de 2024. Os corpos foram encontrados dentro de casa na manhã do dia seguinte (24), que era véspera de Natal. A residência dos produtores rurais fica no assentamento Vista Alegre, em Cristalina.

A investigação da PC apontou dois envolvidos no crime. Um deles é Cleiton Vieira Costa, de 50 anos, que foi preso no dia 29 de dezembro como suspeito de ter participado das mortes. O POPULAR não conseguiu localizar a defesa de Cleiton até a última atualização desta reportagem.

A reportagem, o delegado responsável pelo caso na época, Cássius Zamó, explicou que o crime aconteceu após Milton ser expulso da casa onde morava com a esposa. Cansados das atitudes do suspeito, os sogros teriam pedido à filha que terminasse o relacionamento, que já durava três anos, segundo o investigador.

Milton bebia demais, explorava financeiramente a esposa, fazia de tudo para gerar um trauma psicológico na esposa, para que ela não tivesse contato com os pais. Horas antes do crime, a mãe da mulher disse que queria Milton fora de casa ou sairiam os dois juntos. Isso fez com que esposa o expulsasse de casa no dia 23", disse o delegado.

Casal foi encontrado morto dentro de uma casa na zona rural de Cristalina (Divulgação/PM)

Casal foi encontrado morto dentro de uma casa na zona rural de Cristalina (Divulgação/PM)

Geral

Notas de corte do Sisu são divulgadas

Segundo MEC, faculdades participantes da seleção podem adotar pesos diferentes por tipo de provas do Enem

Modificado em 20/01/2025, 09:19

Candidatos podem consultar resultados no site do programa

Candidatos podem consultar resultados no site do programa (Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

O Ministério da Educação (MEC) divulgou neste sábado (18) a primeira nota de corte parcial do processo seletivo de 2025 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sistema que reúne as vagas ofertadas em universidades e institutos federais do país por meio da nota do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem).

De acordo com o MEC, a nota de corte deve ser utilizada pelos candidatos apenas como uma referência da situação em que se encontram para a vaga selecionada, não sendo uma garantia de seleção. Com base nela, o estudante pode alterar as opções de curso no decorrer do período de inscrição e será considerado o último registro feito no sistema até às 23h59 desta terça-feira (21).

As instituições de ensino superior participantes da seleção podem adotar pesos diferentes por tipo de provas do Enem, o que pode ocasionar pontuações diferentes, de acordo com os parâmetros adotados por universidades e institutos federais", destaca o ministério.

Nesta edição do Sisu, das 0h às 8h, o sistema atualizará as notas de corte para os cursos disponíveis.

Há duas formas de acessar as notas de corte: com ou sem fazer o login na página do Sisu:

PESQUISA COM LOGIN

  1. Acesse a página de acesso do Sisu. Depois, clique no link Entrar com GOV.BR.
  2. Na tela do Gov.br, basta incluir seu CPF e a senha
  3. Ao entrar na sua conta, já aparecerão as instituições nas quais você se inscreveu, com a posição que você ocupa em cada uma delas, além da sua nota e da nota de corte

PESQUISA SEM FAZER O LOGIN

  1. Entre na página principal do Sisu e role a página até a parte de baixo. Depois, clique na opção "Consultar ofertas de vagas e notas de corte"
  2. Na tela de pesquisa, é possível fazer a busca por município, por instituição ou por curso
  3. Na tela de busca da nota de corte por município, você deve clicar primeiro na sigla do estado e depois do município. As instituições de ensino serão mostradas com os dados das notas de corte
  4. Na tela de busca por instituições, você também deve clicar na sigla do seu estado para aparecer alista de instituições
  5. Na tela de busca por curso, basta clicar na letra inicial do seu curso
  6. Após escolher a instituição de ensino em uma das opções, aparecem em seguida as vagas de cada instituição. No início, é mostrada a quantidade total de vagas disponibilizadas. Depois, aparecem o número de vagas por categoria: PPI (pretos, pardos e indígenas), quilombolas, PCD, escolas públicas e ampla concorrência. No pé de cada categoria aparece a nota de corte e a data que foi disponibilizada.

RESULTADO

Os estudantes poderão conferir o resultado da chamada regular no dia 26 de janeiro, pelo boletim do candidato. Quem for aprovado, terá entre os dias 27 e 31 de janeiro para realizar a matrícula nas instituições de ensino.

Os candidatos não selecionados na chamada regular, em nenhuma das duas opções de curso, podem manifestar interesse em participar da lista de espera entre 26 e 31 de janeiro. Para isso, basta acessar o boletim e clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em concorrer a uma das vagas da lista de espera.

Geral

Menino de 4 anos se perde dos pais em pesque-pague e é encontrado na manhã seguinte pelos bombeiros em pasto

Três equipes dos bombeiros, com cães e mergulhadores, trabalharam na busca da criança

Modificado em 20/01/2025, 08:58

Momento em que a equipe do Corpo de Bombeiros resgata a criança em pasto próximo a um rebanho de gado

Momento em que a equipe do Corpo de Bombeiros resgata a criança em pasto próximo a um rebanho de gado (Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Um menino, de quatro anos, se perdeu em um pesque-pague na GO-050, na zona rural de Campestre de Goiás, no oeste goiano. Segundo o Corpo de Bombeiros, a criança foi encontrada em um pasto próximo a um rebanho de gado sem lesões.

O caso aconteceu neste sábado (18), mas o menino só foi encontrado pela equipe do Corpo de Bombeiros na manhã deste domingo (19). Três equipes dos bombeiros, com cães e mergulhadores, trabalharam na busca da criança.

A equipe náutica realizou buscas no lago próximo até as 3h da madrugada, mas descartaram um afogamento. Somente pela manhã as buscas terrestres começaram.

Após o trabalho de uma dupla de bombeiro e cão de resgate nas áreas, e também com a ajuda de drone, a criança foi encontrada. O menino estava orientado, em pé na área de pasto e sem ferimentos.

Após o atendimento dos bombeiros, a criança foi entregue aos familiares e depois levada para o Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), para avaliação médica.