Geral

No aniversário de Silvio Santos, confira 10 curiosidades sobre o apresentador

Alan Santos / PR | Cesar Diniz / Estadão | Arquivo / Estadão

O apresentador Silvio Santos completa 88 anos de idade na quarta-feira, 12 de dezembro de 2018. Em homenagem à data, relembramos diversas curiosidades sobre a vida e a carreira do apresentador na TV. Confira a seguir. 

Alergia a perfumes de Silvio Santos

Mesmo sendo dono da Jequiti, Silvio Santos é alérgico a perfumes. Sua alergia chegava a gerar edemas em seu nariz, nas línguas e até em suas cordas vocais. Após um agravamento do problema durante a década de 1980, buscou diversos tipos de tratamento, até realizar um a base de vacinas, amenizando os sintomas.

A pegadinha de Silvio Santos

"Estou mal, muito mal. Você não sabe o que é esperar a morte, deitado, fazendo transfusões de sangue, exames, mais nada. É uma doença nas coronárias, se chama ataque do coração em seis anos". "SBT? Eu já vendi, como é que vou saber o que se passa no SBT? Agora quem vai tomar conta do SBT é o Boni e a Televisa". Com frases como essas, Silvio Santos respondeu a uma repórter da revista 'Contigo', em 2003. Tudo não passava de uma 'pegadinha' feita pelo apresentador. A jornalista não conseguiu captar a ironia de Silvio, e a entrevista foi publicada, causando grande repercussão. 

Na ocasião, a piada acabou tornando-se mais 'séria' quando um porta-voz da rede mexicana Televisa confirmou a existência de uma opção de compra do SBT. "A Televisa não iniciou nenhuma negociação com o SBT, ou qualquer outra parte, a respeito desta opção. A Televisa não está avaliando o exercício desta opção atualmente", informou a empresa por meio de nota. À época, até mesmo o Ministério das Comunicações emitiu uma nota oficial, informando que a possível transação estaria dentro da lei, contanto que o grupo mexicano não tivesse uma participação maior que 30% no capital da rede.

O dia em que Silvio Santos 'fugiu' de um incêndio

Quando ainda era uma criança, na década de 1940, Silvio Santos conta que queria ir a um cinema na região da Cinelândia, no Rio, com seu irmão mais novo, Léo. Esperneou, mas sua mãe não deixou, já que estava gripado e com febre. No dia seguinte, Silvio teve conhecimento de um incêndio no cinema que pretendia ir, que causou ferimentos em várias crianças que estavam no local. 

Silvio Santos presidente?

Silvio Santos tentou se lançar à presidência do Brasil durante as eleições de 1989. Na ocasião, tentou candidatar-se pelo PMB, o Partido Municipalista Brasileiro. Como as cédulas já estavam impressas, Silvio teve de fazer campanha 'ensinando' aos eleitores que deveriam votar no número 26 ao lado do nome Corrêa, o candidato anterior da legenda. Porém, o TSE barrou sua candidatura por conta de irregularidades cometidas por seu partido, e Silvio não chegou a ir ao pleito. Ele já havia recebido convites para tentar a Prefeitura de São Paulo em 1988 e o Governo do Estado de São Paulo em 1990.

À época, Silvio já apresentava discurso 'de político'. "Não vou prometer nada. Vou prometer apenas continuar trabalhando. Vou prometer continuar dando o máximo de mim. Vou prometer resolver os problemas com honestidade, com sensatez, com imparcialidade e com a ajuda de Deus. Vou prometer a vocês todos do Brasil que vou conduzir o País para um caminho melhor. Vou conduzir o País com o auxílio do povo, conversando francamente com o povo, esclarecendo ao povo tudo aquilo que eu fizer. Mostrando ao povo meu trabalho, eu tenho certeza que eu, conversando com o povo, conversando com os formadores de opinião, conversando com os políticos, poderemos, todos juntos, fazer do nosso País um país mais próximo, e do nosso povo, um povo mais feliz", afirmou em uma coletiva. 

Silvio Santos homenageado no carnaval

Com o enredo 'O Homem do Baú - Hoje é domingo, é alegria, vamos sorrir e cantar!', Silvio Santos foi homenageado pela escola de samba Tradição no grupo especial do carnaval do Rio de Janeiro em 2011.

Silvio Santos na Globo

Silvio Santos deu seus primeiros passos na TV em 1961, na TV Paulista, o canal 5, que se tornaria a TV Globo. Seu primeiro programa foi o 'Vamos Brincar de Forca'. Posteriormente, comprou duas horas da programação de domingo na emissora, que foi o pontapé inicial para o 'Programa Silvio Santos'. Na década de 1970, já como Globo, Silvio também fazia sucesso aos domingos no canal, dividindo a programação dominical com Chacrinha

Silvio Santos no exército

Silvio Santos precisou interromper sua carreira de camelô para ir ao exército quando atingiu os 18 anos de idade. Na ocasião, serviu na Escola de Paraquedistas, e chegou a saltar de pára-quedas algumas vezes.

Silvio Santos careca?

Em 1971, aos 41 anos de idade, Silvio Santos topou 'ajudar' Plácido Manaia Nunes, então à frente da revista 'Melodias', publicação que passava por dificuldades financeiras. Uma montagem com Silvio careca foi estampada na capa de uma edição que alcançou números bons em vendas, ajudando a revista a se manter por mais algum tempo. 

Silvio Santos e as 'Praças'

Silvio Santos esteve presente tanto na estreia de 'A Praça da Alegria', em 1972, ao lado de Manoel de Nóbrega, quanto na de 'A Praça É Nossa', comandada por seu filho, Carlos Alberto de Nóbrega, décadas depois.

O 1º Troféu Imprensa de Silvio Santos

Acostumado a ser apresentador do Troféu Imprensa há muitos anos, um dia Silvio Santos já esteve do outro lado. Em 1964, foi escolhido para receber o prêmio criado por Plácido Manaia Nunes. Sete anos depois, em 1971, o troféu passou a ser entregue no 'Programa Silvio Santos'. 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI