Geral

No Dia da Árvore, Prefeitura de Goiânia lança projeto com previsão de 96 mil plantios

Reprodução/ Prefeitura de Goiânia

A prefeitura de Goiânia lançou nesta terça-feira (21), Dia da Árvore, a proposta de plantar 1 milhão de exemplares até o final da gestão do prefeito Rogério Cruz (Republicanos). Para iniciar, a agência municipal do meio ambiente (AMMA) visa recuperar áreas impactadas pela perda de cobertura vegetal, com o plantio de 46 mil mudas, enquanto a Companhia de Urbanização do Município de Goiânia (Comurg), começa com 50 mil sementes. 

O programa Recomposição da Malha Verde, da AMMA, com a participação do presidente Luan Alves, foca em exemplares de árvores nativas do cerrado, que serão plantadas em regiões degradadas e às margens de córregos e ribeirões (veja lista abaixo), com intuito de recuperação dessas áreas. A iniciativa começa nesta terça, às 9 horas, na Lagoa Vargem Bonita, quando será feita a inauguração das atividades, com a plantação de 200 árvores. 

Enquanto isso, a Comurg fará a abertura no Viveiro Nova Esperança, Setor Santos Dumont, a partir das 14 horas, com a presença do presidente Alex Gama. Segundo a Comurg, as 50 mil sementes serão voltadas ao paisagismo sustentável nos espaços públicos de Goiânia. 

Também nesta terça, o projeto inicia com o plantio de 150 árvores na Avenida Portugal, e 50 na Avenida do Povo. As espécies de árvores designadas variam entre cambuí, ipê rosa, pau ferro, sibipiruna, cássia chuva de ouro, bálsamo, ipê amarelo, cássia de São João, resedá e urucum. 

Ambos os presidentes da AMMA e Comurg, Luan Alves e Alex Gama, afirmam que os programas são fundamentais para estabelecer a arborização da cidade, fator que contribui com  a qualidade do ar, regularidade das chuvas e o paisagismo urbano.

Lista de áreas degradadas que serão replantadas pela AMMA

APP Córrego Caveirinha – Setor Nova Esperança: 8.938

Nascente e APP’s do Córrego Cascavel: 17.276

Nascente e APP’s dos Córregos Macambira e Anicuns: 12.834

APP Córrego Água Branca: 290

Recuperação de área brejosa no Setor Goiânia II: 6.844

Recuperação de área de preservação permanente no Parque Atheneu: 270

Serviço

Data: 21/9/2021, Dia da Árvore

Lançamento de Programa de Recuperação de Áreas Verdes da AMMA
Horário: 9 Horas
Local: Park Lagoa Vargem Bonita – Av. Dona Leopoldina, Goiânia

Ação de plantio de 50 mil sementes e 200 mudas
Horário: 14 horas
Local: Viveiro Nova Esperança, Setor Santos Dumont, a partir das 14 horas.

Vitória Caetano, da AMMA, e Silvio Soũls, da Comurg, 
Fotos: Luciano Magalhães Diniz

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI