Geral

No Dia do Café, um guia que para te ajudar a entender os tipos existentes

Está sentindo o cheirinho? Só de falar em café já dá para sentir o cheiro, ver a fumaça saindo da xícara ou copinho de plástico que seja... 

Espera! Não sai correndo para buscar um expresso arábico. Opa! Ficou pensando o que seria isto? Então, esta dica é mesmo para você. 

Pedimos a gastrônoma e professora da Faculdade Cambury,  Patricia Miotto, que é especialista no assunto, para explicar quais são as diferenças entre os tipos de café que encontramos nos supermercados e aqueles que vemos nas cafeterias.

Confere aí:

Primeiro de tudo...

Segundo, Miotto o Brasil é hoje considerado o maior produtor e exportador de café mundial, sendo considerado o segundo em consumo. O mais plantado aqui é o “arábica”. 

Então vamos lá:

Café Arábica - proporciona um café de melhor sabor e aroma, porém tem 50% menos de cafeína que o Robusta, também comum aqui no Brasil. É, normalmente, o mais barato. 

Robusta -  indicado para quem gosta de um café mais amargo e forte.  

Tipos de Café 

Moagem Fina - ideal para café expresso, pois possibilita um café mais forte, amargo, encorpado e cremoso. 

Moagem Média - você terá um café mais suave e aromatizado.

Moagem Grossa - própria para um café na cafeteira moka, terá um café mais saboroso, forte e encorpado. 

Café coado - é preparado a partir de grãos moídos e embalados. Neles podem conter até 30% de grãos da variedade robusta. São produtos com o dobro de cafeína do arábica, mas qualidade inferior.

Café expresso - geralmente feito com grãos especiais 100% arábica, além de ser moído na hora e extraído sob pressão o que proporciona mais sabor, cremosidade e aroma.  Como o contato dele com a água é mais rápido acaba tendo um nível de menor de cafeína do que o utilizado no coador tradicional.

O que é café gourmet?

São cafés mais selecionados. Os grãos são torrados moderadamente para obter mais sabor e aroma.  Chegam a custar até quatro vezes mais que os cafés mais populares, de consumo diários.

Das Cafeterias

Café expresso curto - de 25 a 35 ml na xícara de 50 ml. Ele é mais encorpado, pois o contato com a água durante sua extração é rápido e, por isso, seus óleos essenciais estão mais presentes.

Ristretto - é o expresso curtíssimo com 15 a 20 ml de volume e é servido na xícara de 50ml. É considerado o néctar do café e, por incrível que pareça, é extremamente doce se bem feito.

Expresso brasileiro - tem 40 a 50 ml (xícara cheia). Ele é servido com mais café, pois a cultura brasileira está habituada com quantidade e não qualidade. Enquanto o Brasil tem o padrão de 50ml de expresso, outros países adotam no máximo 30ml de café para não perder ou enfraquecer a presença dos óleos essenciais.

Expresso Italiano - considerando a quantidade de café (25 a 35ml), ele se parece com o café curto e o expresso, mas, muitas vezes, a diferença está na quantidade de tipos de grãos diferentes. Ele é bem cremoso devido à mistura dos grãos robusta e arábica, o que resulta em um café com corpo mais aveludado.

Café Carioca -  de 25 a 35 ml de café (assim como o expresso e o curto), mas é diluído em 20ml de água quente.

Café Longo -  xícara de 50ml cheia com café ou, em alguns casos, conta com a adição de água quente. Indicado para quem gosta de tomar muito café, mas não se importa muito com a qualidade. Lembrando que o néctar do café está nos primeiros 30mls.

Café Americano - apresenta as mesmas características que o café carioca e longo: café diluído em água quente, podendo apresentar 50ml ou mais. Recebeu este nome, pois o consumidor norte-americano gosta de tomar bastante café, mas com sabor menos acentuado.

Cafezinho - café coado que lembra infância. Geralmente é servido doce, mas isso não é uma regra. Trata-se de um café bem concentrado, que é filtrado e servido na xícara de 50ml. 

Latte macchiato -  é um latte (café expresso com leite vaporizado com uma quantidade generosa de espuma de leite no topo) semelhante ao latte original, mas geralmente servido num copo alongado de vidro, com o café expresso adicionado por cima do leite, causando efeito que lembra uma mancha.

Cappuccino – um cappuccino clássico consiste em um terço de café expresso, um terço de leite vaporizado e um terço de espuma de leite vaporizado. Pode ser servido com canela e chantilly.

Quer mais?

O que combina com café?

Tudo!

Começar o dia bem com um: café quente..

Se tem algum problema: melhor tomar um café para pensar com calma...

Se vai receber alguém: oferece um café...

Então, vai um café?

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI