Geral

No Dia Mundial do Pinguim, conheça mais sobre a ave que é símbolo das mudanças climáticas

Além da fofura e do jeito engraçado dos animais, escolhemos algumas curiosidades para você ficar um 'expert' no assunto

Modificado em 26/09/2024, 00:48

No Dia Mundial do Pinguim, conheça mais sobre a ave que é símbolo das mudanças climáticas

(Divulgação)

O Dia Mundial do Pinguim, comemorado nesta terça-feira (25), foi instituído como um alerta para as mudanças climáticas que o planeta vem sofrendo por todos os cantos.

A ave é o símbolo para essa conscientização, já que habitam as áreas mais afetadas com essa variação do clima, as regiões polares. Além da fofura e do jeito engraçado dos animais, separamos mais algumas curiosidades que você pode conferir agora:

Ovos: Os machos e as fêmeas revezam o cuidado com os ovos durante o processo de reprodução. Enquanto um procura alimentos, o outro vigia o ninho. Um ovo demora de 5 a 6 semanas para eclodir.

Banguelos: Essas aves não possuem dentes, pois no lugar deles, elas têm espinhas carnudas dentro dos bicos que empurram todo o peixe que eles comem pela garganta.

Disfarce: Os pinguins são aves que não conseguem voar. Em compensação, são excelentes nadadores e sua coloração atua como camuflagem durante a natação. A cor preta nas costas é difícil de ver de cima, enquanto o branco na parte da frente parece com o sol refletindo na superfície da água quando visto de baixo.

Preparados: Possuem uma plumagem lisa, densa e gordurosa, para que o seu corpo fique impermeável. Sob a pele, esses animais possuem uma grossa camada de gordura que serve como isolante térmico, impedindo que o animal perca calor para o ambiente.

Mergulho: 564 metros foi o mergulho mais profundo já realizado por um pinguim e registrado por um humano.

Resistência: O pinguim-gentoo pode chegar a incríveis 32 quilômetros por hora, enquanto o pinguim-imperador é capaz de ficar até 20 minutos embaixo da água de uma vez.

Tamanho: O mais alto dentre as espécies, é o pinguim-imperador, que alcança um pouco mais de um metro de altura. Com quase 41 centímetros, os pinguins-azuk são a espécie em que as aves são as mais baixas.

Idade: A idade média de um pinguim varia entre 30 e 35 anos.

Uma última característica interessante dessas aves é a sua Fidelidade . As espécies de gentoo, saltador-de-rocha e pinguim-de-barbicha são completamente monogâmicos por toda a vida. Os pinguins-de-adélia conseguem até encontrar seus companheiros assim que chegam à colônia em cada temporada. Para isso, eles desenvolvem um atrativo especial para chamar a atenção na multidão.

(Divulgação)

IcEspecial

Meu Bichinho

Especialista explica 5 curiosidades sobre os cachorros

Professora de Medicina Veterinária aponta características curiosas sobre esses animais

Conhecidos como melhores amigos dos homens, os cães são ótimas companhias

Conhecidos como melhores amigos dos homens, os cães são ótimas companhias

Pelos longos ou pelos curtos, pequenos ou de raças maiores, há aqueles com pedigree e ainda os simpáticos vira-latas. Até o ser humano mais ranzinza tem o coração derretido quando vê um cachorro fazendo graça, especialmente se for um filhotinho desengonçado.
<br />

O cão, conhecido internacionalmente como "o melhor amigo do homem" não ganhou esse título à toa. Os animais provavelmente foram os primeiros a serem domesticados pelo ser humano: esse amor começou há cerca de 12 mil anos, quando os cachorros começaram a ser domesticados na Europa e no Extremo Oriente, a partir de duas populações diferentes de lobos.
<br />

De lá para cá, a domesticação permitiu o surgimento das mais variadas raças: especula-se que existam no mundo mais de 300. E, segundo o censo do Instituto Pet Brasil, só o nosso país possui mais de 58,1 milhões de 'doguinhos'.
<br />

A médica veterinária e coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, Juliana Dias Martins, diz que os cães são ótimos companheiros para os seres humanos, desde a infância, desenvolvendo nas crianças o senso de responsabilidade e cuidado, até a nossa vida adulta, nos fazendo companhia.
<br />

"Durante a pandemia, muitas pessoas decidiram adotar animais de estimação, o que é maravilhoso. No entanto, é importante lembrar que os cães e outros animais são seres que necessitam de afeto, cuidado e atenção. Por isso, a decisão de adotar um animal deve ser tomada com responsabilidade", analisa.

A seguir, a especialista elenca algumas curiosidades que todo pai e mãe de pet deve saber sobre os cães.
Por que fazem carinhas irresistíveis?
O seu cachorro sabe bem como conseguir o que quer e, para isso, fazem caretas irresistíveis de propósito.

Pesquisadores da Universidade de Portsmouth, nos Estados Unidos conduziram um estudo com ajuda de um dispositivo, em que analisaram os músculos faciais de 27 cachorros. O resultado foi a constatação de que os cães que mais levantavam a sobrancelha e arregalavam os olhos foram adotados mais rápido no abrigo em que estavam à espera de um dono. Acredita-se que esse comportamento também era comum entre os lobos, seus parentes distantes - conseguindo assim serem aceitos entre os humanos - e ficou registrado na memória dos cães.

Já outro estudo, conduzido pela Universidade de Howard, também nos Estados Unidos, indicou que os cachorros desenvolveram músculos ao redor dos olhos e do focinho, o que acabou, durante milhares de anos de evolução, reforçando laços e a comunicação com o ser humano.

Por que giram antes de deitar-se?
Não, o seu cachorro não está maluco. Esse comportamento foi herdado dos ancestrais lobos, e nada mais é do que uma forma de defesa contra predadores. Ao girar, os cachorros conseguem sentir a direção do vento.

Assim, eles se deitam na direção contrária do vento, e caso algum outro animal sinta o cheiro do cachorro e se aproxime para atacar, ele já estará em uma posição de frente, de defesa.

Cães são inteligentes
Especula-se entre cientistas que os cachorros têm uma inteligência que pode ser equiparada à inteligência de um bebê humano de dois anos de idade, podendo compreender até 250 palavras e até alguns numerais. Além disso, qualquer tutor sabe como a comunicação dos cães é clara e objetiva: o cachorro sabe muito bem como mostrar quando está com fome, sede, ou ainda quando quer pedir alguma coisa, desenvolvendo formas efetivas de comunicação.

**Sentimentos e sentidos aguçados  **
Os focinhos dos cachorros se assemelham à digital humana: são únicos, nenhum cachorro tem focinho igual ao de outro cachorro. Além disso, o olfato dos cães é muito apurado: eles possuem até 220 milhões de células olfativas - em comparação, os seres humanos possuem apenas 5 milhões delas.

Tanto poder permite aos cachorros até farejar doenças no organismo dos seres humanos a partir do cheiro de proteínas que indicam doenças, como o câncer e o diabetes.  Quando se trata da visão, há estudos que mostram que os cães podem ver tons suaves.

Os cães também podem sofrer de depressão! Não existe idade específica para que o animal apresente esse quadro, e os tutores devem ficar atentos aos sintomas, que se assemelham à depressão do ser humano.

O animal geralmente apresenta tristeza, podendo até ter sintomas físicos, como perda de apetite e sonolência. O quadro pode ser desencadeado pela perda de um habitante da casa, mudanças na configuração familiar ou ainda em razão de ficarem muito tempo sozinhos ou socializarem pouco.

**Por que marcam território **  
Esse é comportamento natural, que vêm de seus ancestrais. Geralmente, são os machos que mais marcam território, quando se sentem ameaçados (por um outro animal, por exemplo) ou incomodados (barulho, obra em casa ou algum outro fator externo). O xixi da marcação de território normalmente é mais curtinho e tem um odor mais forte, ao contrário do xixi comum.

IcEconomia

Promoções

Traga mais charme para a sua mesa com o novo kit do Jornal Daqui!

Modificado em 06/11/2024, 12:11

Traga mais charme para a sua mesa com o novo kit do Jornal Daqui!

Com um design impressionante, o Kit Organic Oxford é a novidade do Jornal Daqui que vai deixar todo mundo a fim de garantir o seu.

São 8 peças em cerâmica Oxford, que vão ao micro-ondas e ao lava-louças. São 4 tigelas fundas, de 16,5 centímetros, e 4 pratos rasos, medindo 24 centímetros cada, com texturas que dão um toque orgânico e original para uma composição de mesa. São peças incríveis, resistentes e multiuso, como toda dona ou dono de casa gosta.

Mas não é só. O Kit Organic Oxford permite composições variadas, já que são duas cores de peças. Para quem adora uma mesa diferente, o ideal é colecionar mais de um kit. Aí as variações se multiplicam!

E com o ano chegando ao fim, o Kit Organic Oxford também é uma excelente opção para presente, já que além de lindo, é versátil, útil e feito com material de qualidade excepcional.

Pra garantir o Kit Organic Oxford não tem segredo: é só começar a juntar os selos do Jornal Daqui. O primeiro sai dia 2 de novembro.

E quem não perde um desconto, vai amar a oportunidade de fazer a assinatura digital do Jornal Daqui, e garantir 20% off! Para ver o regulamento completo, basta acessarmeudaqui.com.br/promocoes .

IcMagazine

Gata do Daqui

Taís Araújo assume desafio de dar vida a protagonista

Modificado em 17/09/2024, 16:28

Taís Araújo assume desafio de dar vida a protagonista

(Divulgação/Globo)

Taís Araujo vai enfrentar um dos maiores desafios desde que foi contratada pela Globo em 1997. A atriz aceitou oficialmente o convite do diretor Paulo Silvestrini no início desta semana e será a protagonista do remake de Vale Tudo , que a emissora prepara como grande atração para comemorar seus 60 anos, em 2025.

A atriz interpretará Raquel, que na versão original foi vivida por Regina Duarte.

Autora da novela, Manuela Dias tem em Taís uma de suas atrizes de confiança e também aprovou seu nome para a releitura da produção de Gilberto Braga. Ambas vão repetir a parceria que já ocorreu em Amor de Mãe (2019-2021).

Ao dizer "sim" para o papel de Raquel, Taís pensou especialmente nas camadas da personagem. Pessoas próximas à atriz disseram que ela relutou em aceitar o convite por causa da família, que preferia que ela não fizesse a novela por considerar o papel arriscado.

Taís é o segundo nome confirmado no elenco de Vale Tudo . O primeiro, foi Cauã Reymond. Taís e Cauã têm em comum o fato de que ambos são dos poucos contratados fixos do banco de atores da Globo atualmente. Outros papéis devem ser definidos apenas a partir de agosto.

(Divulgação/Globo)

(Reprodução/Instagram)

(Reprodução/Instagram)

Geral

Kit Nobre Rosê leva sofisticação e elegância para sua mesa

Modificado em 17/09/2024, 15:52

Kit Nobre Rosê leva sofisticação e elegância para sua mesa

A nova campanha do Jornal Daqui traz o Kit Nobre Rosê, um lançamento que vai inspirar momentos inesquecíveis em família ou com amigos, com um toque de sofisticação.

São três peças multiuso em vidro rosê decorado, que podem ir à geladeira e se encaixam perfeitamente em qualquer ocasião.

O centro de mesa tem 40 cm de diâmetro, a medida certa para colocar as frutas no dia a dia, mas também é ideal para servir petiscos, snacks, saladas ou receitas de grandes proporções. Na tigela baixa de 23 cm cabem tanto as quitandas quentinhas do café da manhã como aquela sobremesa que faz tanto sucesso nos almoços de domingo. E para completar, a tigela funda de 23 cm é uma ótima pedida para chamar ainda mais a atenção para aquele arroz branquinho ou com pequi.

Versatilidade é mesmo a palavra de ordem para o Kit Nobre Rosê, já que ele também compõe na decoração da casa, com arranjos florais, e traz um charme extra às festas e reuniões, como suporte para bebidas geladas, pães e o mais que a imaginação pedir.

O primeiro selo desta campanha será publicado no Jornal Daqui impresso e digital no dia 20 de junho de 2024. Lembrando que para ter direito ao Kit Nobre Rosê, é preciso completar a cartela com 60 selos.

Para mais informações, acesse meudaqui.com.br/promocoes e confira o regulamento completo da promoção.