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Prefixo 0303 em ligações de telemarketing passa a ser obrigatório a partir desta quarta (8)

Segundo a Anatel, até terça-feira (7), mais de 1.200 cadastros com o código 0303 haviam sido registrados no sistema da agência

Folhapress

Modificado em 20/09/2024, 01:07

Nova norma foi definida em dezembro do ano passado

Nova norma foi definida em dezembro do ano passado (Pixabay)

A utilização do prefixo 0303 passa a ser obrigatória a partir desta quarta-feira (8) nas ligações de telemarketing ativo --para vendas de produtos ou serviços-- feitas por telefone fixo. Desde o dia 10 de março, as operadoras foram obrigadas a adotar a medida em chamadas de celulares. Isso significa que, a partir de agora, todas as ligações para oferta de produtos ou serviços deverão ser realizadas com essa numeração padronizada.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), até esta terça-feira (7), mais de 1.200 cadastros com o código 0303 haviam sido registrados no sistema da agência. Desde que a regra para utilização do prefixo passou a valer em ligações a partir de telefone celular, a Anatel já recebeu 144 reclamações, sendo 84 em março e 60 em abril. Até o momento, nenhuma empresa foi multada.

A nova norma foi definida em dezembro do ano passado e tem como objetivo padronizar a numeração e servir como ferramenta para auxiliar o consumidor na identificação das chamadas de telemarketing. Com isso, o cliente decide se quer ou não atender.

Na determinação, a Anatel estipulou prazo de 90 dias para as prestadoras de telefonia móvel e 180 dias para as operadoras de telefonia fixa para implementarem a nova regra. Para o coordenador jurídico da ABT (Associação Brasileira de Telesserviços), Claudio Tartarini, faltou esclarecimento das autoridades reguladoras durante o processo de implantação do código.

Apesar disso, todas as companhias associadas à entidade já se adequaram à legislação. Integram a lista da ABT prestadoras de serviços de call center de diferentes setores da economia.

Em maio, a ABT e outras duas entidades que representam o setor e os trabalhadores de telemarketing entraram com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) com o objetivo de derrubar a norma.

"Até que haja decisão judicial neste tema, as empresas associadas continuarão a aplicar a regra nos termos determinados pela Anatel", afirmou Tartarini.

Ele argumenta que uma das preocupações das companhias é de que outras companhias não associadas estejam adotando práticas que incomodam o cidadão. "O uso de robocall [chamadas automáticas por robôs] em ligações massivas que caem em menos de três segundos é um ponto de preocupação que o 0303 não vai resolver", explica.

Na última sexta-feira (3), a Anatel baixou uma medida cautelar para barrar a prática abusiva de chamadas automáticas. A agência exigiu que as companhias de telecomunicações enviem uma lista de empresas que se enquadram nessa situação.

O QUE MUDA COM AS NOVAS REGRAS

O código 0303 é de uso exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo -a oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas, previamente gravadas ou não. As normas não valem para para ligações em busca de doações nem para cobranças.

"As empresas que descumprirem as regras responderão processo sancionatório no âmbito da Anatel podendo sofrer multa de até 50 milhões de reais por infração", informou a agência em nota.

Apesar de nenhuma penalidade ter sido aplicada, a Anatel informa que fiscalizará o cumprimento da regra.

"Após essa etapa, será analisada a possibilidade de instauração de processos sancionatórios e aplicação das respectivas penalidades", diz o órgão.

O QUE FAZER SE CONSTATAR IRREGULARIDADES

Caso o consumidor continue recebendo chamadas de telemarketing ativo de número que não esteja utilizando o código 0303, ele poderá registrar reclamação, inicialmente, na sua prestadora de serviço de telecomunicações.

"Caso o problema persista, o consumidor, de posse do protocolo da demanda na prestadora e em sua Ouvidoria, pode fazer reclamação junto à Anatel", informa a agência.

NÃO ME LIGUE

No estado de São Paulo, o Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) oferece o Não Me Ligue. Instituído por lei estadual de 2008, o sistema permite ao consumidor cadastrar seu número para não receber nenhum tipo de ligação de telemarketing.

Além das ligações, sejam elas automáticas ou feitas por robôs, a medida permite que não seja enviada mensagem por SMS ou aplicativos como o WhatsApp, buscando o titular da linha ou outra pessoa. Neste cadastro, as empresas também são proibidas de fazer ligações ou enviar mensagens de cobrança.

IcEconomia

Emprego

Empresa oferece 200 vagas para agente de call center em Goiânia

Requisitos básicos para candidatura são: idade mínima de 18 anos e ensino médio completo

Modificado em 20/09/2024, 00:15

Candidatos não precisam ter experiência para concorrer às vagas

Candidatos não precisam ter experiência para concorrer às vagas (Divulgação)

A empresa Tahto, em Goiânia, está com 200 vagas abertas para agente de call center. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de junho, pelo site https://tahto.gupy.io/. Os candidatos não precisam ter experiência, apenas conhecimento básico em informática.

A maioria das oportunidades é para o turno tarde/noite, mas, segundo a empresa, há vagas também para o período manhã/tarde. Já as cargas horárias são de 6h20 e 4h diárias.

O processo seletivo é feito de forma on-line, com testes de português e informática entre as etapas. Os requisitos básicos para candidatura são: idade mínima de 18 anos e ensino médio completo.

Informações sobre as vagas:

• Horários de trabalho mais flexíveis
• Salário: R$ 1.212,00 + benefícios (VA/VR, Plano de Saúde, Plano Odontológico, PPR, Auxílio Creche, Auxílio Home Office).
• Algumas áreas contam além do salário com a Remuneração Variável.
• Requisitos: 18 anos ou mais e Ensino Médio Completo.
• Não é necessário ter experiência.

Geral

0303: Empresas de telemarketing têm prefixo obrigatório a partir de hoje

Código aparecerá no início do número

Modificado em 20/09/2024, 00:12

0303: Empresas de telemarketing têm prefixo obrigatório a partir de hoje

(Pixabay)

Começa a valer, a partir desta quinta-feira (10), o uso obrigatório do prefixo 0303 na ligações realizadas para clientes pelas empresas de telemarketing. A mudança, anunciada no final do ano passado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), tem o objetivo de ajudar os usuários a identificarem facilmente esse tipo de ligação e decidir se vão aceitar a chamada.

O código aparecerá no início do número de qualquer ligação que vise a ofertar produtos ou serviços. As mudanças valem apenas para as prestadoras de telefonia móvel. Daqui a 90 dias, deverão ser implementadas também pelas operadoras de telefonia fixa.

Segundo a Anatel , o uso do código 0303 será exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo, prática de oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas, previamente gravadas ou não. A medida determina que as redes de telecomunicações permitam a identificação clara do código no visor do aparelho.

Além disso, as operadoras deverão fazer o bloqueio preventivo de chamadas originadas de telemarketing ativo a pedido do consumidor. Também caberá às teles empregar os meios tecnológicos necessário para coibir o uso fora das regras estabelecidas pela Anatel.

IcEconomia

Emprego

Empresa de telemarketing tem 30 vagas abertas em Goiânia

Do total de vagas, 20 são oportunidades para Consultor e 10 para Supervisor de Vendas Presenciais

Modificado em 27/09/2024, 01:33

Empresa de telemarketing tem 30 vagas abertas em Goiânia

(Divulgação)

Uma empresa de telemarketing anunciou nesta semana a abertura de 30 novas vagas de emprego em Goiânia. Do total, 20 são oportunidades para Consultor e 10 para Supervisor de Vendas Presenciais. Podem se candidatar apenas residentes na capital.

A empresa, Atento - considerada uma das maiores provedora de serviços de gestão de clientes e terceirização de processos e negócios (CRM/BPO) na América Latina e uma das três líderes mundiais em seu setor -, oferece, como benefícios, salário compatível com o mercado, vale-alimentação, vale-refeição, auxílio creche, auxílio criança especial, além de todos os benefícios CLT.

Além disso, a empresa afirma contar com parcerias com instituições de ensino em todo País, com descontos em cursos superiores, pós-graduação, MBA, escolas de idiomas e informática.

Os candidatos devem enviar, até 26 de fevereiro, currículo ou e-mail com nome, cidade e telefone com DDD para recrutamento@atento.com.br. Mais informações por meio do telefone 0800 771 4014.

IcEconomia

Emprego

Empresa de telemarketing abre mais de 20 vagas em Goiânia

Modificado em 29/09/2024, 00:15

Empresa de telemarketing abre mais de 20 vagas em Goiânia

Pessoas que moram em Goiânia têm até domingo (10) para se candidatar à vaga de atendente ao cliente em empresa de telemarketing. Considerada uma das melhores empresas para trabalhar na região Centro-Oeste, a Atento abriu 26 vagas e não exige experiência anterior dos candidatos.

O perfil para o cargo de operador é segundo grau completo, bom vocabulário, boa dicção, fluência verbal, desenvoltura no relacionamento interpessoal, dinamismo, conhecimentos de informática e habilidade em digitação. Vale destacar que somente serão contratadas pessoas residentes no município.

Os interessados devem enviar, de 04 a 10 de Julho, currículo ou e-mail com o nome, a cidade e o telefone com DDD para o e-mail recrutamento@atento.com.br. Mais informações podem ser levantadas por meio do telefone 0800 771 4014.

A empresa oferece assistência médica, vale-refeição ou vale-alimentação, seguro de vida, assistência odontológica, vale-transporte, auxílio-creche/babá, auxílio à criança especial, auxílio funeral, PLR (participação nos lucros e resultados) e previdência privada.