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Primeira eletrovia do Centro-Oeste será em trecho da BR-060 entre Goiânia e Brasília

Diomício Gomes/O Popular
Rogério Markiewicz, presidente da Abravei, faz recarga em ponto do Jerivá

O trecho da rodovia BR-060 entre Goiânia e Brasília será a primeira eletrovia do Centro-Oeste, com pontos para recarga de carros elétricos. Os dois primeiros pontos, instalados nas unidades do restaurante Jerivá, localizados nos dois sentidos da rodovia, serão inaugurados neste sábado. Com o início da operação para recarga, que será gratuita, os proprietários de veículos elétricos poderão fazer uma viagem 100% elétrica entre as duas capitais.

Os dois pontos, localizados no Km 64 sentido Brasília e no Km 60 sentido Goiânia, funcionarão 24 horas por dia, cada um com capacidade para atender até três carros simultaneamente. A eletrovia foi viabilizada através de uma parceria entre a Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores (Abravei), que doou os aparelhos carregadores e tomadas, com o Jerivá, que entrou com a infraestrutura elétrica e civil, além de arcar com os custos das recargas.

Atualmente, existem cerca de 11 mil veículos elétricos e híbridos plug-in (com dois motores, um elétrico e outro a combustão) no Brasil, sendo 2,2 mil 100% elétricos. Um dos objetivos da eletrovia é difundir mais a mobilidade elétrica. O presidente da Abravei, Rogério Markiewicz, lembra que a autonomia destes veículos varia de 160 a 420 quilômetros por recarga, de acordo com o modelo. Segundo ele, já existem alguns pontos de recarga dentro das cidades, mas não na rodovia.

“Agora, o motorista pode deixar seu carro recarregando enquanto faz um lanche e vai ao banheiro, e terá uma carga suficiente para terminar sua viagem”, explica Rogério. A frota de carros elétricos é pequena, principalmente porque o preço ainda é mais alto como acontece com toda nova tecnologia. Porém, ele informa que esta diferença ainda é grande somente para os modelos de entrada, que são importados e pagam mais impostos que os demais. No caso dos modelos premium, essa diferença praticamente já não existe mais.

Porém, o presidente da Abravei lembra que a economia obtida com o abastecimento e a manutenção pagam a diferença em pouco tempo. “A manutenção é baixíssima e enquanto um motor à combustão consome R$ 0,55 por quilômetro rodado, no elétrico o gasto é de R$ 0,08, com a vantagem de não poluir o meio ambiente. Carrego o meu numa tomada simples de três pinos”, explica.

Os carros elétricos chegaram ao mercado com apenas uma marca e modelo, em 2015. Hoje, já são 12 marcas e 15 modelos disponíveis. 

Para o diretor do Jerivá, Fernando Benko, a proposta da Abravei combina com os valores do Jerivá, uma empresa com iniciativas de sustentabilidade em diversas áreas e processos. “A proposta do carro que não emite CO2 se encaixa muito bem nisso”, diz. Ele lembra que a BR-060 é uma estrada bastante movimentada, mas que não tinha nenhum ponto de recarga. 

Somente o Jerivá recebe mais de 500 pessoas por dia e alguns já são proprietários de carros elétricos. Agora, a empresa também será beneficiada com a atração de mais motoristas que buscarão o restaurante para fazer a recarga. “O objetivo maior é incentivar a cultura do carro elétrico. Este aqui também será um ponto de divulgação, pois as pessoas verão que é possível ir de uma cidade a outra com o carro elétrico, gastando quase nada. Enquanto reabastece, a pessoa faz um lanche”, diz Benko.

Frota de elétricos cresce cerca de 200% ao ano, diz associação

Goiânia já conta com nove pontos públicos de recarga para carros elétricos, instalados em postos de combustível e no Shopping Flamboyant, segundo a Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores (Abrevei), segundo a qual a frota cresce cerca de 200% ao ano.

No último dia 31 de março, entrou em vigor na capital paulista uma lei que obriga a instalação de postos de recarga nos novos prédios residenciais ou comerciais da cidade. Em Brasília, uma lei distrital também já obriga os prédios novos a terem garagens com recarga. Em Goiânia, a Brasal Incorporações inclui nos seus novos projetos vagas de garagem com ponto de carregamento para carros elétricos para uso comum dos futuros moradores. A vaga pertencerá ao condomínio, que fará a gestão do uso. “É uma forma de incentivar essa tendência que traz ganhos para o meio ambiente e que cada vez mais será incorporada em nosso dia a dia”, destaca o diretor da filial da Brasal Incorporações em Goiânia, Thiago Galvão.

O primeiro empreendimento a receber uma vaga verde foi o Residencial Reserva Parque Areião. A empresa também disponibiliza um ponto de carregamento para carros elétricos ou híbridos em sua sede, no Setor Marista. A marca Volvo já passou a fabricar só veículos híbridos, que também têm motor elétrico.

O gerente comercial da Saga BMW, Denis Segantine, prevê uma forte expansão mundial destes modelos no mercado a partir de 2022, embalada por normatizações que visam reduzir a emissão de CO2. “O mercado em breve será todo híbrido e cada marca deve ter poucos modelos à combustão”, acredita. Segundo ele, 40% dos modelos da BMW já têm motor híbrido e um deles é 100% elétrico. “O desempenho do carro melhora muito com o motor elétrico. Você leva 4 horas para carregar o carro e anda o dia todo.” Por isso, a tendência será de cada vez mais pontos de recarga nas estradas.

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