O programa do governo federal que concede descontos na compra de carros populares tem provocado uma verdadeira corrida às concessionárias de Goiânia. O movimento de consumidores nas lojas mais que dobrou desde a semana passada, quando o benefício foi anunciado e as vendas também já registram um crescimento significativo. Mas muita gente ainda está comparando os valores praticados pelas montadoras antes de fechar o negócio.Além da redução de preço oferecida pelo governo, que varia de R$ 2 mil a R$ 8 mil, muitas montadoras também estão praticando descontos adicionais. Com isso, alguns modelos estão sendo vendidos hoje com um abatimento total de até R$ 12 mil. Ontem, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio de Serviços (MDIC) divulgou que 11 montadoras e 31 modelos (em 233 versões) aderiam ao programa.As empresas poderão usar até 500 milhões de reais como crédito tributário para comercialização de carros com descontos. Mas, pela velocidade atual de venda, a estimativa é que este montante acabe rapidamente. É o que prevê o gerente de vendas da Saga Volkswagen, Heber Silva Correia. Ele conta que o movimento de clientes presenciais na loja mais que dobrou depois do anúncio das condições do programa. Ao mesmo tempo, o volume de acessos pelo canal digital da empresa aumentou mais de 200%.Muitas destes pessoas ainda estão pesquisando e comparando os descontos e preços praticados pelas montadoras, mas este movimento já resultou num incremento de mais de 30% nas vendas em relação ao período anterior ao anúncio do governo. O gerente informa que a concessionária está praticando descontos acima do que foi liberado pelo governo. Ele dá o exemplo do modelo Polo MPI, cujo preço está com uma redução de R$ 7,6 mil, sendo R$ 6 mil do programa e R$ 1,6 mil da montadora. “Pela velocidade atual das vendas, acreditamos que o montante de descontos liberado pelo governo deve acabar em cerca de 20 dias”, estima.Na concessionária Pinauto, o modelo Fiat Mobi está com R$ 10 mil de desconto: R$ 8 mil praticados pelo governo e outros R$ 2 mil liberados pela montadora. O preço do Fiat Argo também teve uma redução de R$ 10 mil, sendo R$ 7 mil do programa e outros R$ 3 mil da indústria. Com isso, o vendedor Carlos Alberto da Silva estima que as vendas já tenham crescido cerca de 60% nos últimos dias, em relação ao período anterior ao anúncio dos descontos. “Agora, já começou a faltar carro. Já não temos mais alguns modelos para pronta entrega. Mas quem comprar agora, garante o desconto e vai esperar só uns 10 dias para receber o carro”, garante. Ele alerta que o consumidor deve comprar o quanto antes para aproveitar o benefício, que deve acabar rápido. Na concessionária Jorlan, o fluxo de visitantes já aumentou quase 200% e as vendas já estão 140% maiores que no último mês de maio. Com este movimento bem mais aquecido, o gestor comercial da empresa, Márcio Macedo, conta que até os modelos que não entraram no programa estão vendendo mais. Isso porque, aproveitando o movimento maior nas lojas, a montadora está oferecendo descontos por conta própria para alguns modelos, como a caminhonete S10, que ficou R$ 39 mil mais barata, e a Tracker, que hoje custa quase R$ 6 mil menos que antes.Na Saga Hyundai, o movimento também disparou nos últimos dias. O gerente geral Wender Tiradentes informa que muita gente ainda está comparando os preços e os descontos das montadoras antes de fechar o negócio. Ele informa que a Hyundai dobrou o desconto além do liberado pelo governo para alguns modelos, a fim de ajudar a fomentar o mercado. O HB20 1.0 Sense, por exemplo, está com um abatimento de R$ 12 mil, sendo R$ 6 mil do governo e R$ 6 mil da montadora. “Além disso, ainda temos todas as cores a pronta entrega”, destaca.UsadosA expectativa dos revendedores de veículos seminovos é que os benefícios do programa de descontos para carros populares zero quilômetro também respinguem no mercado de usados. De acordo com o presidente da Associação de Revendedores de Veículos Automotores de Goiás (Agenciauto-GO), Matheus Lira, a estimativa é que a troca do carro usado por outro novo aumente a disponibilidade de veículos seminovos no mercado, contribuindo para uma queda nos preços.“Assim, quando o incentivo acabar, ele já terá contribuído para uma queda dos valores no mercado”, prevê o presidente da Agenciauto. Mas ele lembra que o programa deve acabar logo e, para que seus efeitos perdurem no mercado em geral, será preciso reduzir as taxas de juros praticadas nos financiamentos, que hoje estão na faixa dos 2% ao mês. “Para dar todo gás que o mercado precisa, os juros precisarão cair até o final do ano”, adverte Lira.-Imagem (1.2670571)