Geral

Projeto de ocupação proporcionará atrações culturais gratuitas na Cidade de Goiás

Modificado em 17/09/2024, 15:55

Projeto de ocupação proporcionará atrações culturais gratuitas na Cidade de Goiás

(Divulgação)

Durante seis meses, o Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás será ocupado por uma série de atividades culturais gratuitas. Dentre elas, estão: apresentações da cultura popular, atrações musicais, teatrais, circenses e de dança, além de eventos de formação, tais como oficinas e palestras. Apresentações começam nesta quinta-feira (28), com o show Sambalançou.

A programação do evento conta com a participação de artistas locais, regionais e nacionais, e contempla públicos de todas as idades. As ações integram o projeto "Estado de InterAção no Teatro São Joaquim", da Cereja do Cerrado Produções, contemplado pelo edital nº18/2023 da Lei Federal Paulo Gustavo -- Ocupa Goiás, operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

"O projeto de ocupação no Cine Teatro São Joaquim é uma celebração da cultura e uma maneira de continuar enriquecendo a herança cultural de Goiás", conta a idealizadora e produtora executiva à frente da Cereja do Cerrado Produções, Rainy Ághata. "Preparamos uma série de eventos de formação e apresentações culturais que irão dinamizar e promover uma ocupação rica e diversa", conta.

A coordenação geral do "Estado de InterAção no Teatro São Joaquim" é da produtora Fernanda Fernandes, com produção artística da SuperAção Criativa. Conta com os apoios do Governo de Goiás, Secult Goiás, Prefeitura da Cidade de Goiás, IFG -- Cidade de Goiás, Goyazes Turismo, Tapioca do Cerrado, Pousada Vila Boa e Rádio Nova Fogaréu.

Confira a programação completa

Março

27 a 29/3 - (Matutino e Vespertino) - Visitas Guiadas ao Cine Teatro São Joaquim

28/3, às 19:30 - Abertura

28/3, às 20h - Show "Sambalançou" com Rainy Ághata e Banda/GO

Abril

4 e 5/4 - Oficina de Musicalização com Rainy Ághata/GO

6/4, às 20h - Dança -"Metamorfose com Gustavo Silvestre/GO

19/4, às 13h30 - Teatro Infantil "Quem cochicha o rabo espicha" com o Grupo Zabriskie Teatro

Maio

3/5, às 19h - Palestra: "Mulheres nas Artes Cênicas: Revoluções, subversões e reconstruções" com: Mariana Pimentel/RJ

23/5, às 19h -Palestra: "O Audiovisual no Cerrado Brasileiro" com Bruno Caldas/DF

25/5, às 20h - Show "Laços" com Cláudia Vieira e Banda/GO

31/5, às 08h - Circo -"Pacha Mama" com o Grupo Asas do Picadeiro/GO

31/5, às 19h - Palestra: Captação de Recursos de Mecanismos Públicos de Fomento com: Flávio Helder Azevedo/SP e RJ

Junho

1º/6, às 20h - "Manifestações da Cultura Popular Vilaboense": apresentações locais de Carnaval, Jongo e Capoeira com Roda de Conversa

20/6, às 13h30 - Teatro Infantil - "Iara - O encanto das Águas, Cia Lumiato/DF

21, 22 e 23/6 - Oficina "Jogos Teatrais na construção da verdade Cênica" com Wellington Dias/GO (horários a confirmar)

22/6, às 20h - Show com Helena Caetana/Cidade de Goiás

Julho

5/7, às 20h -Show "Positiva-idade" com Cristiane Couto e Banda/GO

6/7, às 20h - Show "Caminhos que encantam" com Regina Jardim e Banda/GO

12/7, às 20h - Show com Elenízia da Mata e Banda/ Cidade de Goiás

13/7, às 17h - Teatro Infantil "Histórias Du Caixote" com: a Cia Du Caixote/GO

Agosto

17/8, às 20h - "Histórias Cantadas e Contadas" com: Leticia Soares/RJ

IcMagazine

Famosos

Elenco com Gisele Itié realiza últimos ensaios para espetáculo da Paixão de Cristo

Espetáculo será apresentado às 20h desta sexta-feira (18), na Praça dos Girassóis. Voluntários fazem parte do elenco que conta a história de Jesus.

Modificado em 14/04/2025, 21:01

Atores ensaiam para espetáculo Paixão de Cristo, em Palmas (Edu Fortes/ Divulgação)

Atores ensaiam para espetáculo Paixão de Cristo, em Palmas (Edu Fortes/ Divulgação)

Faltando poucos dias para a encenação do tradicional espetáculo Paixão de Cristo, o elenco faz os últimos ensaios antes do espetáculo a céu aberto. A apresentação será nesta sexta-feira (18), na praça dos Girassóis, em Palmas.

Com o tema 'Todos Perseveram Unânimes em Oração', a 21ª edição da peça teatral traz como novidade aparticipação de artistas experientes como Gisele Itié e Ivo Gandra .

A atriz que acumula dezenas de produções audiovisuais na carreira, começou os ensaios no último sábado (12) e deve viver a personagem Maria de Nazaré, mãe de Jesus.

Acredito que será um momento muito emocionante, para mim foi uma grata surpresa e um desafio de fazer Maria de Nazaré, será uma experiência bem diferente e muito bacana", destacou Itié.

Já o ator Ivo Gandra, que possui experiência em telenovela e filmes, além de ser mister Tocantins 2015, se prepara para viver o personagem principal, Jesus, e ensaia há mais de um mês. "Estou tentando trazer uma outra perspectiva sobre esse personagem pra ter um diferencial no espetáculo".

Além deles, a equipe técnica e os artistas locais, profissionais e amadores totalizam cerca de 100 pessoas, conforme divulgou a assessoria do espetáculo.

Segundo o diretor-geral Valdeir Santana, a participação de Gisele Itié como a mãe de Jesus traz um diferencial para peça e marca uma nova etapa no projeto.

"A gente procura sempre inovar e a figura da mãe de Jesus, Maria, é aquela que está sempre ao lado do filho que mesmo nas dores ao lado dele, ela nunca desiste. É um exemplo de fé que a gente com certeza vai permitir que a plateia consiga ver isso durante todo o espetáculo", comentou.

Mulheres ganham motivo para sorrir
Retoques em imagem de santa revoltam moradores de Pirenópolis

O evento que costuma atrair uma multidão terá como entrada 2 kg de alimentos não perecíveis por pessoa. Conforme a asessoria do evento, as doações serão destinadas a comunidades indígenas e projetos sociais de pessoas com deficiência que, inclusive, integram o elenco.

Para a atriz voluntária, Aldenes Lima, será um desafio viver esse ano uma personagem vilã, Herodíade, já que no ano anterior interpretou, a mulher samaritana.

"Ela tem uma energia muito negativa, então a gente tem que trazer essa energia e ela é o contrário de toda energia do elenco. Você conta uma história de amor, que é cristo e de repente tem que viver uma personagem que ela distoa disso, então o esforço é muito maior".

A "Paixão de Cristo" é um espetáculo ao ar livre realizado anualmente, com raízes em apresentações populares que datam o século passado. Com uma trajetória de sucesso, a apresentação é promovida pela Cia Art'Sacra e pelo Instituto Nativus, sendo reconhecida como a maior encenação ao ar livre do Tocantins.

Esse evento já faz parte do calendário cultural tanto do estado quanto da capital, consolidando-se como um importante marco na promoção cultural e na formação artística. Em 10 de janeiro de 2017, o espetáculo foi oficialmente incluído no calendário de eventos do município de Palmas por meio da Lei nº 2.287. Recentemente, em 2024, a Lei nº 4.502 também garantiu sua inclusão no calendário cultural do Tocantins.

As inscrições para participar da produção voluntária do espetáculo ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site www.artsacra.com, pelo email artsacra.ciateatro@gmail.com ou pelo telefone (63) 9 8427-1805. Não é necessário ter experiência prévia.

Espetáculo realiza 21ª edição em Palmas (Thiago Wahlbrink/Reprodução)

Espetáculo realiza 21ª edição em Palmas (Thiago Wahlbrink/Reprodução)

IcMagazine

Famosos

Atriz Gisele Itié será Maria no elenco da 'Paixão de Cristo' 2025 em Palmas

O espetáculo tradicional na Sexta-feira Santa, na Praça dos Girassóis, será a partir das 19h, e terá entrada de 2 kg de alimentos não perecíveis por pessoa

Modificado em 09/04/2025, 15:23

Ator Ivo Gandra durante ensaio em Palmas (Edu Fortes / Divulgação)

Ator Ivo Gandra durante ensaio em Palmas (Edu Fortes / Divulgação)

A tradicional encenação da "Paixão de Cristo" deste ano confirmou a atriz Gisele Itié para o papel de Maria e o ator Ivo Gandra para o papel de Jesus, ambos têm passagens pela televisão, teatro e cinema. A apresentação do espetáculo está marcada para a próxima sexta-feira (18), na Praça dos Girassóis, em Palmas.

A atriz Gisele Itié é reconhecida por sua trajetória no cinema, teatro e televisão, Gisele estará no Tocantins para viver a personagem Maria. A previsão é que ela chega na capital neste sábado (12) para começar os ensaios com o elenco.

Já o ator Ivo Gandra, que assume o papel de Jesus, está em Palmas há mais de um mês para preparação do personagem. Ele também tem no histórico atuações na televisão e em diversas produções teatrais e no cinema.

Além deles, a equipe técnica e o elenco contam com artistas locais profissionais e amadores, que totalizam cerca de 100 pessoas, divulgou a assessoria do espetáculo.

Para o diretor-geral Valdeir Santana, a presença de Gisele Itié representa um marco nesta nova fase do projeto, em celebração aos 21 anos de realização do espetáculo.

Estamos muito felizes com a chegada da Gisele. Ela traz não só talento e experiência, mas também uma energia humana e artística que tem tudo a ver com a proposta do espetáculo deste ano. Queremos tocar o coração do público com verdade e beleza."

O evento que costuma atrair uma multidão terá entrada a 2 kg de alimentos não perecíveis por pessoa. Conforme a asessoria do evento, as doações são destinadas a comunidades indígenas e projetos sociais de pessoas com deficiência que, inclusive, integram o elenco.

Atriz Gisele Itié confirme participação como Maria na "Paixão de Cristo" 2025 (Cia Art’Sacra / Divulgação)

Atriz Gisele Itié confirme participação como Maria na "Paixão de Cristo" 2025 (Cia Art’Sacra / Divulgação)

Reconhecimento

Realizada anualmente, a "Paixão de Cristo" é um espetáculo teatral a céu aberto com origem em apresentações populares que remontam ao século passado.

Com uma trajetória de sucesso, a "Paixão de Cristo" é apresentada pela Cia Art'Sacra e Instituto Nativus e já é considerada a maior apresentação ao ar livre do Tocantins. A iniciativa, que integra o calendário cultural do estado e da capital, já se consolida como um marco de promoção cultural e formação artística.

O espetáculo entrou para o calendário de eventos oficiais do município de Palmas por meio da Lei nº 2.287, de 10 de janeiro de 2017. Em 2024, a Lei nº 4.502 também instituiu o evento no calendário cultural do Tocantins.

IcMagazine

Famosos

Violonista Julio Lemos se apresenta no Cine Teatro São Joaquim neste sábado

Show faz parte da turnê gratuita do artista pelo Brasil com álbum “Julio Lemos Brasil Acústico”

Gravação do DVD Julio Lemos Brasil Acústico

Gravação do DVD Julio Lemos Brasil Acústico (Divulgação)

Após sucesso da temporada na Europa, o violonista goiano Julio Lemos abre turnê gratuita pelo Brasil com o show "Julio Lemos Brasil Acústico", neste sábado (9), no Cine Teatro São Joaquim, unidade da Secretaria de Estado da Cultura, na cidade de Goiás.

Apresentação será às 20h, e tem entrada gratuita. As turnês de Julio contam com incentivo do Governo de Goiás, por meio do Programa Goyazes, mecanismo gerenciado pela Secult Goiás. A agenda do músico também inclui Goiânia, nesta sexta-feira (08), no Sesc Centro.

Na sequência, o artista segue por Brasília (dia 11 de novembro, no Infinu), Curitiba (dia 14, no Teatro Paiol), São Paulo (dia 15, no Instituto Brincante) e Fortaleza (dia 17, no Teatro José de Alencar). O encerramento da turnê está marcado para o dia 21 de novembro, novamente em solo goiano tendo como palco o Centro Cultural da UFG, fechando o ciclo de apresentações no fim do mês, em Pirenópolis.

Os shows no Brasil contam com a participação dos consagrados músicos Jader Gomes (bateria), Luiz Sardinha (baixo), Wellington Santana (trompete) e Adriana Losi (flauta), garantindo uma experiência musical rica e envolvente.

Na Europa, o músico passou por importantes palcos na Holanda, Itália, Suíça, Alemanha e incluindo o Clube de Choro de Paris, onde foi recebido com entusiasmo pelo público. Além dos shows, ele realizou workshops em universidades europeias, como no Conservatorio di Musica ISSM Franco Vittadini, na Itália, e no Choro School EPM, na Holanda, reforçando seu papel como educador e divulgador da música brasileira no exterior.

O novo álbum de Lemos reflete sua vasta experiência como músico e professor de música na Universidade Federal de Goiás (UFG). "Minha música traz um pouco de tudo que absorvi ao longo dos anos, unindo técnica e emoção", diz o violonista.
Sobre Julio Lemos
Musicista desde os 13 anos, Julio Lemos é pioneiro no ensino de violão sete cordas em Goiás. Sua carreira teve início no Rock, até que descobriu as performances de João Garoto. A partir de então, adentrou o universo da Música Popular Brasileira.

Julio atua como violonista de sete cordas com influências de diversos ritmos brasileiros. Foi jurado titular do carnaval de São Paulo durante três anos consecutivos no quesito "Samba Enredo". Recebeu dois prêmios do Edital Brasil Conexão Cultura Intercâmbio, do Ministério da Cultura do Brasil.

Recentemente o músico gravou melodias com Hermeto Pascoal, Marcos Sacramento, Silvério Pontes e Carlos Malta. Seu mais recente lançamento, o álbum "Julio Lemos Brasil Acústico", foi gravado no Centro Cultural UFG, em Goiânia e está presente em todas as plataformas digitais.
Serviço: Turnê "Julio Lemos Brasil Acústico" Data : Sábado (9)
Horário : 20h
Local: Cine Teatro São Joaquim - Cidade de Goiás
Entrada gratuita

Geral

Cine Teatro São Joaquim sedia conferência sobre saúde e doenças

Encontro terá programação gratuita e participação de palestrantes de vários Estados brasileiros

Cine Teatro São Joaquim sedia conferência sobre saúde e doenças

(Leo Iran)

Cine Teatro São Joaquim, unidade da Secretaria de Estado da Cultura, na cidade de Goiás, recebe, entre terça e sexta-feira (6a 8), a abertura e encerramento do VI Colóquio de História da Saúde e das Doenças, conferência realizada pelo Instituto Federal de Goiás (IFG).

A programação é gratuita e inclui palestras na área de saúde, mesa-redonda com debates sobre relevantes temas e participação de diversos profissionais da área.

O Colóquio é um evento interdisciplinar, constituído por historiadores, médicos, arquitetos, antropólogos, cientistas sociais, museólogos entre outros profissionais que trazem suas percepções e olhares sobre os impactos da saúde e das doenças ao tecido social.

Cada vez mais, o evento tem atraído pesquisadores de outras regiões do país e estrangeiros, o que vem possibilitando a construção de uma rede de pesquisadores em torno da temática.

A 6ª edição do Colóquio também terá simpósios temáticos, de forma remota, que inclui oito palestras com professores de Goiás, Bahia, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, entre outros.

Diversos temas serão abordados, entre eles o Césio-137 em Goiânia, medicina e política, nutrição e enfermagem. A transmissão será por meio deste link .

Confira a programação presencial: Quarta-Feira (06)
Manhã - Credenciamento

14h -- 17h - Mesa-redonda: Estética da Pele Enferma, com Dr. Ricardo dos Santos Batista (UNEB), Dra. Leicy Francisca da Silva (UEG), Dr. Doriam Erich de Castro (IFG)
Mediador: Dr. Robson Mendonça Pereira (UEG)
Local: Salão de Eventos IFG

19h -- 21h - Conferência de abertura - Debates sobre a alimentação infantil, com a Dra. Gisele Porto Sanglard (Fiocruz/RJ)
Mediadora: Doutoranda Lara Alexandra T. da Costa (PPGH/UFG)
Local: Cine Teatro São Joaquim
Quinta-Feira (07)
09h -- 12h - Simpósios Temáticos [On-line]

14h -- 17h - Mesa-redonda: Fome, carência e doenças, com Dra. Ana Karine Martins Garcia (BECE), Dra. Sônia Maria de Magalhães (PPGH/UFG), Dr. Rildo Bento de Souza (PPGH/UFG)
Mediador: Dr. Leandro Carvalho Damacena Neto (IFG)
Local: Auditório UEG

19h -- 21h - Homenagem à Maria de Fátima Cançado e Dr. Anuar Auad
Coquetel e Lançamento de livros
Local: Fundação Frei Simão Dorvi
Sexta-Feira (08)
09h -- 12h - Reunião GT História da Saúde e das Doenças Local: Sala de Reuniões IFG

14h -- 17h - Conferência de encerramento: Museu Histórico da FMUSP e seu acervo Dr. André Mota (FMUSP)
Mediadora: Dra. Sônia Maria de Magalhães (PPGH/UFG)
Local: Cine Teatro São Joaquim