Geral

Projeto social ensina, gratuitamente, técnicas para confecção de cerâmicas

Modificado em 17/09/2024, 16:26

Projeto social ensina, gratuitamente, técnicas para confecção de cerâmicas

O Ponto de Cultura Boa Nova, que fica na cidade de Ipameri, a 200 quilômetros de Goiânia, possui a única escola de Goiás que ensina a fazer cerâmica em torno. Os alunos aprendem, de forma, gratuita, técnicas diversas, e produzem objetos em cerâmica terracota (argila vermelha); de baixa temperatura (900º), como vasos, jarros, potes e floreiras; e objetos em esmalte, que são feitos em alta temperatura (1.240º), como xícaras, cumbucas e pratos.

A qualidade da cerâmica produzida no Ponto de Cultura Boa Nova foi reconhecida pelo Sebrae com selo Top 100 de artesanato, em avaliação nacional. Parte do que é produzido no Ponto de Cultura é vendido em grandes lojas de decoração como Leroy Merlin, além de participar da importante mostra de arquitetura, Casa Cor.

O Ponto de Cultura vem servindo de incubadora na criação e difusão de técnicas de produção de cerâmica. Com isso, surgiram vários ceramistas, que hoje fabricam e vendem seu artesanato para todo o país, incrementando a geração de emprego e renda. O que rendeu à Ipameri o reconhecimento de Cidade da Cerâmica em Goiás.

Além da formação dos adultos, o Ponto de Cultura oferece diariamente oficinas para crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos, em risco de vulnerabilidade social. Elas têm aulas de cerâmica, música, informática e esportes. Aos 7 anos, os alunos são estimulados a aprender a modelagem manual da argila e, à medida que crescem, aprendem a mexer no torno e se dedicam ao trabalho até conseguirem desenvolver peças de qualidade e serem considerados ceramistas.

O Ponto de Cultura Boa Nova tem uma exposição permanente dos trabalhos dos alunos. Exposição que também é levada para outras cidades não só do Estado de Goiás, mas de todo o Brasil. Atualmente, as peças únicas da Boa Nova estarão na Casa Cor Goiás. Esse projeto foi contemplado pelo Edital de Pontos de Cultura da Lei Federal Paulo Gustavo.
<br /> História
O Ponto de Cultura Boa Nova surgiu em 2009 a partir do projeto social da Associação Adelino de Carvalho, criado em 1966, por Margarida Fernandes Horbylon. O projeto social foi criado para tirar das ruas crianças em risco de vulnerabilidade social. Aceitando o conselho de amigos de São Paulo, Margarida decidiu implementar um curso de cerâmica.

Foi aí que nasceu a Cerâmica Boa Nova, que forma até hoje inúmeros ceramistas. Assim como a cerâmica é a arte que utiliza o fogo na transformação da argila em peças encantadoras, o projeto Boa Nova transforma a vida de crianças e adolescentes, dando-lhes novas oportunidades.

Geral

Homem morre depois de ser atingido por trem em Ipameri

Acidente aconteceu na Vila Estrela, no início da tarde desta quinta-feira (10)

Modificado em 19/09/2024, 00:36

Acidente aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (10)

Acidente aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (10) (Cleiton de Paula/TV Anhanguera)

Um homem de 54 anos morreu depois de ser atropelado por uma locomotiva do trem de ferro em Ipameri, no sudeste do estado. O acidente aconteceu na Vila Estrela, no início da tarde desta quinta-feira (10).

Em nota, a VLI afirmou que colabora com as autoridades para apurar o ocorrido. "A companhia lamenta o registro e orienta a população a manter uma postura segura em relação a linha férrea, para evitar ocorrências", diz um trecho do comunicado.

A VLI pontuou ainda que o maquinista que operava a locomotiva na ocasião, usou de todos os procedimentos de segurança. " No momento da passagem da composição, o maquinista notou que havia uma pessoa na linha e, imediatamente, adotou todos os procedimentos de segurança, como a redução da velocidade e alertas sonoros", afirma, em outro trecho.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), a corporação foi acionada por volta das 13h20, mas, ao chegar no local do acidente, a morte da vítima já havia sido confirmada pelo Serviço de Atendimento Móvel (Samu).

Segundo informações da repórter Alyne Braga, da TV Anhanguera, moradores da região afirmaram que a vítima mora perto da linha férrea. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o Instituto Médico Legal (IML) foi acionado e também esteve no local.

Nota da VLI na íntegra

"A VLI esclarece que registrou, na tarde desta quinta-feira (10), por volta das 13h20, uma ocorrência ferroviária em Ipameri, no estado de Goiás. No momento da passagem da composição, o maquinista notou que havia uma pessoa na linha e, imediatamente, adotou todos os procedimentos de segurança, como a redução da velocidade e alertas sonoros.

As Polícias Militar e Civil, bem como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados e constataram a morte de um homem de 54 anos. Uma equipe da Segurança Patrimonial da empresa foi até o local e colabora com as autoridades para apurar o ocorrido. A companhia lamenta o registro e orienta a população a manter uma postura segura em relação a linha férrea, para evitar ocorrências."

Geral

Morre segunda vítima de tiros disparados em imobiliária de Ipameri

Antonio Claret era dono de imobiliária que teria sido invadida por suspeito de atirar contra quatro pessoas

Modificado em 20/09/2024, 03:52

Valdivino Cordeiro dos Santos, 62 anos, chegou a ser encaminhado para o Pronto Socorro Municipal, mas não resistiu

Valdivino Cordeiro dos Santos, 62 anos, chegou a ser encaminhado para o Pronto Socorro Municipal, mas não resistiu (Reprodução)

O empresário Antonio Claret, dono da imobiliária onde um suspeito de 62 anos teria efetuado disparos contra funcionários, foi a segunda vítima a morrer em Ipameri, no Sudeste goiano, nesta sexta-feira (12).

Segundo a Polícia Civil, Valdivino Cordeiro dos Santos teria sofrido um aparente surto psicótico e incendiado a própria casa antes de atentar contra a vida de outras pessoas. O suspeito teria se dirigido até o centro da cidade, entrado na imobiliária e atirado em três pessoas. Uma das vítimas não resistiu e morreu na mesma hora. Depois, o homem teria ido até um supermercado e disparado contra uma funcionária.

O idoso, que tinha duas armas registradas em seu nome, ficou foragido durante algumas horas. No entanto, no começo da tarde, ele foi até a frente de um órgão público e atirou contra a própria cabeça, segundo as informações repassadas pela Polícia Civil (PC), por meio de nota enviada à imprensa. O homem chegou a ser socorrido e levado ao pronto-socorro municipal, mas não resistiu.

De acordo com as investigações, a imobiliária teria pedido a desocupação do imóvel onde ele morava. Valdivino também teria se desentendido no supermercado, onde tinha dívidas.

Após os atentados, os comerciantes do município fecharam as portas e as escolas enviaram as crianças para casa.

Geral

Morre suspeito de matar uma pessoa e ferir outras três, em Ipameri

Segundo a Polícia Militar, Valdivino Cordeiro dos Santos, 62 anos, chegou a ser encaminhado para o Pronto Socorro Municipal.

Modificado em 20/09/2024, 03:53

Foto do homem suspeito de matar pessoas a tiros em Ipameri

Foto do homem suspeito de matar pessoas a tiros em Ipameri (Reprodução/TV Anhanguera)

O idoso suspeito de matar uma pessoas a tiros e balear outras três morreu na tarde desta sexta-feira (12) em frente a um órgão público de Ipameri, a 200 km de Goiânia. A informação foi repassada pela Polícia Civil (PC).

Segundo a Polícia Militar (PM), Valdivino Cordeiro dos Santos, de 62 anos, chegou a ser encaminhado para o Pronto Socorro Municipal, mas não resistiu.

Os crimes ocorreram nesta manhã dentro de ua imobiliária e de um supermercado da cidade. Segundo a investigação da PC, o idoso teve um desentendimento com a imobiliária devido ao pedido de desocupação de imóvel onde ele morava. Além disso, informaram que Valdivino tinha dívidas com os estabelecimentos.

A PM contou que ele teria colocado fogo na casa dele, ido até a imobiliária no centro da cidade e atirado em três pessoas. Uma delas morreu no local. Em seguida, Valdivino foi até um supermercado e atirou contra outra pessoa.

O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreram as vítimas, que também foram levadas para o Pronto Socorro Municipal.

A Polícia Civil informa que acinou a Polícia Técnico-Científica para realizar a perícia nos locais para esclarecer os crimes.

Notícia em atualização.

Foto do homem suspeito de matar pessoas a tiros em Ipameri

Foto do homem suspeito de matar pessoas a tiros em Ipameri (Reprodução/TV Anhanguera)

Uma das vítimas sendo atendida pelo Samu.

Uma das vítimas sendo atendida pelo Samu. (Reprodução/TV Anhanguera)

IcEsporte

Esporte

Técnico do Atlético-GO destaca evolução e admite manter base do time contra Amazonas

Dragão empatou por 1 a 1 com o Cuiabá-MT e chegou ao terceiro jogo sem vitória na Série B

Cláudio Tencati, técnico do Atlético-GO

Cláudio Tencati, técnico do Atlético-GO (Wesley Costa / O Popular)

O técnico do Atlético-GO, Cláudio Tencati, decidiu fazer mudanças no Atlético-GO para o jogo diante do Cuiabá-MT, em que o empate por 1 a 1 na noite desta terça-feira (22) foi lamentado. O time atleticano teve um gol, marcado pelo uruguaio Federico Martínez, anulado pela arbitragem no final da partida. As palavras do treinador atleticano foram de frustração pelo resultado em casa.

Tencati também falou sobre a possibilidade de manutenção do que houve de positivo e deu certo contra um dos favoritos ao acesso à elite nacional e que se encontra invicto na Série B, com 8 pontos - duas vitórias e dois empates.

O Atlético-GO chega a três partidas sem vencer na Série B e amplia o número de gols sofridos na competição - seis gols em quatro rodadas. Agora, o Dragão precisa buscar a vitória sobre o Amazonas-AM, domingo (27), fora.

O treinador gostou da atuação do time e lamentou a expulsão do volante Léo Naldi após a anulação do gol de Federico Martínez - Naldi estava no banco e recebeu cartão vermelho. Para o treinador, o importante é que "houve mudança de comportamento" e a ausência de Léo Naldi é um "prejuízo" para jogar fora de casa com menos "mudanças bruscas".

A equipe atleticana conseguiu ajustar a marcação, apesar de ter apresentado algumas falhas, como no gol de empate do Cuiabá. Mas a formação com Luizão (autor do primeiro gol, aos 2 minutos) como volante e o meia-atacante Robert no setor ofensivo foi elogiada pelo treinador.

"Falando de equipe, daquilo que iniciamos, há possibilidade grande (de manutenção da ideia e da formação), até porque mostrou algumas coisas importantes. Primeiro, ganhou bastante o meio, tinha força e proteção pelos corredores, o adversário não conseguia atacar. Tivemos escapes, controlar a bola", destacou o treinador, também explicando que o zagueiro Matheus Felipe ficou fora do time porque sentiu dores no pé. Assim, Alix Vinícius retornou à equipe titular.

Também sobraram reclamações no Dragão em relação à atuação da arbitragem no empate de 1 a 1 contra o Cuiabá. O Dragão marcou gol aos 42 minutos do segundo tempo, anulado pelo árbitro Lucas Casagrande, com auxílio do VAR, por pé alto na jogada. O treinador entende que Federico Martínez disputou o lance com o adversário com a bola pelo alto e o marcador abaixou a cabeça no lance em velocidade.

Na bola cruzada por Ruan Teixeira e com o toque de cabeça de Ariel, Fede Martínez chegou na corrida para empurrar a bola com o pé alto, pressionado pelo rival.