Geral

Só 4% dos profissionais da saúde se vacinaram com dose bivalente em Goiânia

Apenas 2,9 mil de 70 mil trabalhadores da área se imunizaram. SMS acredita que gargalo está no setor privado e fará parceria com Ahpaceg para vacinação in loco

Modificado em 19/09/2024, 00:19

Centro Municipal de Vacinação de Goiânia: cobertura vacinal da dose bivalente está aquém do esperado

Centro Municipal de Vacinação de Goiânia: cobertura vacinal da dose bivalente está aquém do esperado
 (Fábio Lima)

Apenas 2,9 mil (4%) dos cerca de 70 mil profissionais de saúde de Goiânia já se imunizaram com a dose de reforço bivalente da vacina contra a Covid-19. O secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, acredita que o maior gargalo está entre os profissionais que atuam na rede privada. A pasta irá fazer uma parceria com a Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) para imunizar trabalhadores in loco. A informação foi dada na manhã desta quinta-feira (30) durante a participação do secretário no programa Café com CBN .

Na capital, apenas 53,2 mil pessoas do público-alvo de cerca de 290 mil já receberam o reforço bivalente. A dose está disponível para idosos, pessoas vivendo em instituições de longa permanência, imunocomprometido, indígenas, povos e comunidades tradicionais, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional. Somente pessoas com 12 anos ou mais estão aptas a receber o reforço.

"A cobertura não está dentro do que esperávamos. Os idosos de 60 e 70 anos dão exemplo. Eles puxam a fila e têm responsabilidade. O desafio dos 50 anos para baixo sempre foi muito grande. Entretanto, nunca imaginamos que trabalhadores da saúde seriam um desafio como tem sido. Ficamos muito frustrados", explica Pedroso.

Reportagem publicada no dia 17 de março mostrou que a baixa adesão à vacinação com a dose bivalente fez com que o calendário de imunização fosse antecipado. Até então, a vacinação de profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e ainda adolescentes cumprindo medidas socioeducativas iria acontecer apenas a partir do dia 17 de abril. Entretanto, devido a pouca procura, os grupos estão liberados para receber o imunizante desde o dia 20 deste mês.

O titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) acredita que o maior gargalo da vacinação dos profissionais de saúde está entre aqueles que atuam na rede privada. "Os que estão no setor público tem um acesso cotidiano ao aparelho de Saúde. Agora, temos que ir atrás dos que estão no setor suplementar e na rede filantrópica. Essas pessoas são uma grande preocupação pois estão na linha de frente (do combate à doença)", pondera Pedroso.

Pensando nisso, a SMS firmou uma parceria com a Ahpaceg para levar a vacinação até os trabalhadores dos hospitais associados que ficam na capital. A partir de próxima semana, serão montados pontos de vacinação dentro das unidades. Eles irão funcionar por até três dias. Os hospitais irão apoiar a imunização. "Iremos disponibilizar a vacina sob supervisão e responsabilidade da Secretaria."

Ahpaceg

O presidente da Ahpaceg, Haikal Helou, aponta que com o abrandamento da pandemia da Covid-19, a preocupação da população com a doença também diminuiu, inclusive entre os profissionais de saúde. "Percebemos uma desmobilização e desinteresse geral. Porém, é importante pontuar que a situação não melhorou por acaso. A vacina foi a responsável. Além disso, é preciso lembrar que a Covid-19 ainda não desapareceu", diz. Em Goiânia, os hospitais associados à Ahpaceg contam com cerca de 6 mil funcionários.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde/GO), Néia Vieira, esclarece que por conta das longas jornadas de trabalho dos profissionais de saúde, é importante que a imunização seja ofertada ao grupo in loco e por meio de vacinação volante. "O acesso precisa ser mais fácil. Muitos não conseguem ir até os postinhos no horário em que eles estão abertos. Além disso, faltou a Prefeitura fazer uma propaganda mais intensa anunciando a imunização da categoria. Alguns profissionais ainda não sabem", afirma.

Goiás

Em Goiás, de acordo com informações do Vacinômetro Covid-19, do Ministério da Saúde, já foram aplicadas 157,8 mil doses do reforço bivalente, o que significa que apenas 15,7% do público-alvo de cerca de 1 milhão de pessoas foi alcançado. A proporção de vacinados no estado também cresceu pouco nos últimos 15 dias. Em 17 de março, eram 103,1 mil imunizados com a dose bivalente, o que representava 10,1% do público-alvo. O ideal era que 90% do grupo fosse vacinado.

Já em relação à vacina monovalente, de acordo com dados da SMS atualizados nesta quinta-feira, 1,2 milhão (82%) de pessoas já tomaram a primeira dose e 1,1 milhão (77%) a segunda dose ou dose única da vacina contra Covid-19 em Goiânia. Um total de 290,9 mil moradores da capital não tomaram sequer a primeira dose do imunizante. Em Goiás, segundo o Painel da Covid-19, da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), 5,9 milhões (84%) de pessoas tomaram a primeira dose e 5,3 milhões (76%) a segunda dose ou única da vacina contra a doença, sendo que 706,5 mil goianos ainda estão com a segunda dose em atraso.

Geral

Advogada relembra encontro em que pediu conselho ao Papa Francisco para seu casamento: 'Nunca vou esquecer'

Goianos estiveram no Vaticano em 2024 e conversaram com o pontífice. Momento com o Santo Padre é descrito por Raquel como "um dos dias que mais marcaram a minha vida inteira".

Raquel Maria Pedro Saad e o marido Pérsio Antunes receberam conselhos do papa Francisco

Raquel Maria Pedro Saad e o marido Pérsio Antunes receberam conselhos do papa Francisco (Arquivo pessoal/Raquel Maria)

A advogada Raquel Maria Pedro Saad e o marido Pérsio Antunes, que são de Anápolis, na região central de Goiás, receberam conselhos diretamente do papa Francisco. O momento da conversa ficou registrado e ela descreve o encontro como inesquecível.

Foi um dia inesquecível na minha vida, que eu vou levar para a história do meu casamento, para os meus filhos e nunca vou esquecer os dois conselhos que ele nos deu: Que nós nunca terminássemos o dia brigados, e que um fosse sempre muito companheiro do outro", contou Raquel.

A advogada contou que o encontro do casal com o sumo pontífice foi em 13 de novembro de 2024, quando eles estiveram em Roma.

Nós nos casamos 22 de junho de 2024. E colocamos a ida para Roma na quarta-feira, que é o dia de audiência do Papa", contou.

Raquel disse ainda que vai levar os conselhos do papa para o resto vida e que eles vão ser as diretrizes do seu matrimônio. Segundo ela, o encontro vai render ainda muita história para contar para os futuros filhos.

Eu nunca vou esquecer, foi o dia que mais marcou a minha lua de mel, e um dos dias que mais marcaram a minha vida inteira. E para nós, como católicos, praticantes, foi algo inesquecível", disse emocionada.

A goiana descreveu o papa como uma pessoa que conseguia fazer qualquer um se sentir bem em sua presença. Segundo ela, era como se ela e o esposo fossem amigos do sumo pontífice.

Ele segurando a nossa mão, fazendo piadinha no final, nos recebendo muito bem ali... Ele fazia com que qualquer um se sentisse bem na presença dele, cristão, não cristão, ele tinha esse poder de fazer com que as pessoas se sentissem assim", disse.

Brincadeira

O final desse encontro foi marcado por uma das principais características de Francisco: o bom humor. Raquel contou que o papa tinha perguntado de onde ela e o marido eram, e quando eles revelaram ser brasileiros o pontífice brincou.

Ele terminou falando que cachaça é bom, por isso que no final do vídeo todo mundo começa a dar gargalhada", contou Raquel.

Legado

Os 12 anos em que Francisco ficou à frente da Igreja Católica foram marcados pela visão humilde e misericordiosa em defesa dos pobres, e pelas mensagens de acolhimento e amor.

Raquel lembra um dos livros escritos pelo papa Francisco, que se chama 'O Nome de Deus é Misericórdia', como uma marca que o papa deixa.

Eu acho que o legado dele é esse, que a gente sempre tente olhar com amor quem está por perto, porque esse olhar misericordioso e amoroso, ele muda as coisas, muda as pessoas", finalizou.

Última aparição

A última aparição pública do papa Francisco coincidiu com a festa da Páscoa, principal data do calendário católico, em que os cristãos comemoram a ressurreição de Jesus Cristo. No domingo de Páscoa (20), o pontífice fez questão de dar a benção para os fiéis que lotaram a praça São Pedro, no Vaticano.

A voz do santo padre estava fraca por causa dos problemas de saúde, e mesmo com as recomendações médicas ele fez questão de passar com o papamóvel próximo da multidão de fiéis e cumprimentou as crianças que estavam presentes.

Morte do papa

Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos dentro de seu apartamento, a residência de Santa Marta. O imóvel fica na Cidade do Vaticano e era onde o pontífice vivia desde 2013, quando foi eleito.

O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados", disse o Vaticano em comunicado.

Segundo a certidão médica que atestou a morte, o papa sofreu um AVC cerebral, entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório irreversível às 7h35, no horário de Roma (2h35 em Brasília).

O boletim médico informa que o quadro foi agravado por pneumonia bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão e diabetes tipo 2. A morte foi confirmada por um exame de eletrocardiograma.

As cerimônias fúnebres de Francisco seguirão uma série de ritos e começaram já nesta segunda-feira, segundo o Vaticano. Os horários a seguir estão no horário de Brasília:

14h: missa de sufrágio pelo papa Francisco. Cerimônia ocorreu na Basílica de São João de Latrão, em Roma, e foi realizada pelo cardeal Baldo Reina.

15h: ritos de constatação da morte e deposição do corpo de Francisco no caixão. A cerimônia ocorreu na capela privada do papa e foi presidida pelo camerlengo Farrell.

Na manhã de quarta-feira (23), o corpo do papa será levado para a Basílica de São Pedro, em Roma, para que fiéis possam prestar a última homenagem ao papa.

Francisco será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, e não na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A última vez que isso aconteceu foi em 1903, com o enterro do papa Leão XIII.

Geral

Funeral do papa Francisco será no sábado, e Vaticano divulga primeiras imagens do pontífice no caixão

Velório do papa será aberto ao público nesta quarta-feira (23), após o traslado do corpo do pontífice da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro

Modificado em 22/04/2025, 09:28

Vaticano divulgou nesta terça-feira (22) as primeiras imagens do papa Francisco no caixão sendo velado na Capela da Casa Santa Marta

Vaticano divulgou nesta terça-feira (22) as primeiras imagens do papa Francisco no caixão sendo velado na Capela da Casa Santa Marta (Divulgação/Vaticano)

O Vaticano anunciou os detalhes dos rituais do funeral do papa Francisco e divulgou as primeiras imagens do pontífice no caixão. O sepultamento do pontífice está agendado para acontecer no próximo sábado (26), em Roma, às 5h da manhã no horário de Brasília.

As cerimônias das exéquias do papa vão seguir as indicações estabelecidas no documento ( Ordo Exsequiarum Romani Pontificis ) que rege os ritos funerários do Pontífice Romano e expressa a fé no resgate do corpo para a vida eterna.

De acordo com o Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano, nesta quarta-feira (23), às 4h da manhã no horário de Brasília, acontecerá o traslado do corpo do pontífice da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro.

A condução da urna mortuária será precedida por um momento de oração, presidido pelo cardeal carmelengo Kevin Joseph Farrell que é o responsável por administrar o Vaticano durante a transição entre dois papados.

A procissão seguirá pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protormártires Romanos, saindo pelo Arco dos Sinos até a Praça de São Pedro, entrando em seguida na Basílica Vaticana pela porta central. Após o depósito da urna na Basílica, as pessoas poderão se despedir do papa Francisco.

Arquidiocese de Goiânia, CNBB e políticos prestam homenagens ao papa Francisco; veja repercussão Papa Francisco morreu devido a AVC e insuficiência cardíaca, confirma Vaticano

Sepultamento

O sepultamento e a Missa das Exéquias do papa Francisco acontecerá no sábado (26), no átrio da Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício. A celebração marcará o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao Pontífice falecido.

Segundo o Vaticano, ao final da celebração eucarística, ocorrerão os ritos das despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias.

Em seguida, o caixão do papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizada a cerimônia de sepultamento. Lembrando que era desejo do papa Francisco ser enterrado no santuário Mariano, onde se dirigia para rezar no início e fim de cada Viagem Apostólica.

Nas imagens divulgadas pelo Vaticano do funeral do papa Francisco na Capela da Casa Santa Marta é possível ver o pontífice romano em seu caixão aberto, vestido com uma túnica vermelha, com a mitra papal na cabeça e um rosário na mão. Francisco será enterrado em caixão simples de madeira revestido com zinco.

Nesta segunda-feira (21), o cardeal carmelengo Kevin Joseph Farrell realizou a confirmação da morte de Francisco, um ritual de três golpes com um pequeno martelo na cabeça do falecido, no qual o cardeal chamou Francisco pelo primeiro nome três vezes. E após não ter resposta, ele disse as palavras oficiais: "Vere papa mortuus est" ("Verdadeiramente, o Papa está morto") e o anel papal foi destruído.

Geral

Marido se declara para empresária que morreu após embarcação afundar: 'Meu eterno amor'

Ana Flávia de Abreu Santos Rosa estava com outras seis pessoas em uma embarcação que afundou no Rio Claro. O casal completaria dois anos de casamento em junho

Modificado em 22/04/2025, 08:56

Conselheiro tutelar Ramon Lucas Oliveira Nascimento publicou homenagem à esposa que morreu após embarcação afundar (Reprodução/ Redes Sociais )

Conselheiro tutelar Ramon Lucas Oliveira Nascimento publicou homenagem à esposa que morreu após embarcação afundar (Reprodução/ Redes Sociais )

O conselheiro tutelar Ramon Lucas Oliveira Nascimento, marido da empresária Ana Flávia de Abreu Santos Rosa, fez uma emocionante homenagem à esposa, que morreu após a canoa em que estava afundar. Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, ela aparece brincando com dois cachorros. Em outra postagem, Ramon destaca o sorriso da jovem. O casal completaria dois anos de casamento em junho.

Meu eterno amor. O sorriso mais lindo do mundo", escreveu Ramon Lucas na legenda das publicações

Ana Flávia desapareceu na última sexta-feira (18), no Rio Claro, em Montes Claros de Goiás. O corpo dela foi encontrado pelos bombeiros no domingo (20).

Aos 26 anos, Ana Flávia era professora, empresária e uma mulher de fé. Moradora de Inhumas, trabalhava como pedagoga em uma escola local e também atuava com ensinamentos religiosos voltados para crianças em sua igreja.

Veja quem era a empresária que morreu após embarcação afundar Motorista envolvido em acidente que matou irmãos na BR-414 estava bêbado, diz polícia

Empreendedora, ela compartilhava nas redes sociais vídeos com peças de roupas da loja que mantinha em parceria com o marido. Após sua morte, Ramon também repostou homenagens feitas por amigos e mães de ex-alunos. Em uma delas, uma mulher escreveu:

Tia Ana Flávia, que falta você irá nos fazer. Nossos corações estão dilacerados. Obrigada por sempre cuidar e educar do meu pequeno, sei como você o amava e ele te amava", escreveu.

Outra mensagem ressaltou sua fé e personalidade:

Ana foi um exemplo de serva de Deus. Nunca vou esquecer nossa última conversa e o quanto ela era meiga, doce e uma mulher virtuosa", escreveu outra.

Empresária Ana Flávia de Abreu morreu após ser arrastada por correnteza de rio (Reprodução/ Redes Sociais/ Corpo de Bombeiros)

Empresária Ana Flávia de Abreu morreu após ser arrastada por correnteza de rio (Reprodução/ Redes Sociais/ Corpo de Bombeiros)

Entenda o caso

Segundo o Corpo de Bombeiros, Ana Flávia estava com outras seis pessoas em uma canoa que afundou no Rio Claro, na última sexta-feira (18).

A primeira informação que chegou até nós foi de que uma pessoa do sexo feminino caiu de uma embarcação. No local, os militares descobriram que tinha acontecido um naufrágio", detalhou o sargento Fernando Augusto.

Todos os demais ocupantes foram resgatados com vida por populares. Nenhum deles usava colete salva-vidas. Testemunhas afirmaram que Ana Flávia não sabia nadar e foi levada pela correnteza.

De acordo com os bombeiros, o rio estava com águas turvas, cheio e com correnteza forte devido às chuvas recentes. Por conta das condições, as buscas só puderam ser iniciadas no dia seguinte.

O corpo de Ana foi localizado por mergulhadores a aproximadamente 1,5 km do local do acidente. A Polícia Científica confirmou liberação à família na noite de domingo (20) para os procedimentos de despedida.

IcEconomia

Emprego

Empresas oferecem mais de 70 vagas de emprego em Goiânia

Há oportunidades para estoquista, repositor de loja, vendedor, serralheiro e muito mais. Confira os prazos e como se candidatar

Empresas oferecem mais de 70 vagas de emprego em Goiânia

Nesta terça-feira (22), 72 vagas de emprego em Goiânia. Há oportunidades para estoquista, repositor de loja, vendedor, serralheiro e muito mais. Confira os prazos e como se candidatar.

Veja as vagas disponíveis:

Goiânia

Deel Materiais Elétricos

Total de vagas oferecidas: 6 vagas.

Cargos oferecidos:

02 vagas para estoquista (homem e mulher)
02 vagas para auxiliar de montagem
01 vaga para vendedor
01 vaga para projetista

Prazo para se inscrever: indeterminado.

Salário: a combinar.

Como se candidatar: encaminhar o currículo para o WhatsApp (62) 3954-2004.

Contato: (62) 3954-2004.

Empório Prime Supermercado

Total de vagas oferecidas: 15 vagas

Cargos oferecidos:

01 vaga para auxiliar de serviços gerais
01 vaga para auxiliar de deposito
02 vagas para auxiliar de padaria
05 vagas para repositor de loja
04 vagas para operadora de caixa
02 vagas para atendente de loja

Prazo para se inscrever: até o dia 31/04/2025

Salário: a combinar

Como se candidatar: enviar currículo para o e-mail selecao@emporioprime.net ou para o WhatsApp (62) 99617-1214

Contato: (62) 99617-1214

Solar Plate Energia Renovável

Total de vagas oferecidas: 10 vagas
Cargo oferecido:

10 vagas para vendedor

Prazo para se inscrever: indeterminado

Salário: a combinar

Como se candidatar: encaminhar o currículo para e-mail marcio.costa.solarplate@gmail.com ou para o WhatsApp (62) 99881-5529

Contato: (62) 9 9881-5529

El Shaday Portões Eletrônicos

Vagas oferecidas: 40 vagas

Cargos oferecidos:

10 vagas para serralheiro com experiência
10 vagas para motorista de carga e descarga
10 vagas para pintor com experiência
10 vagas para vendedores interno e externos

Prazo para se inscrever: indeterminado

Salário: a combinar

Como se candidatar: encaminhar o currículo para o WhatsApp (62) 3093-7058 ou (62) 99180-7770

Contato: (62) 3093-7058 ou (62) 9 9180-7770