Geral

Santuário de onças em Corumbá de Goiás abre as portas para visitação

Instituto Nex No Extinction cuida de 25 onças e abre para visitação agendada. Confira os tipos de passeio e datas disponíveis

Modificado em 17/09/2024, 16:31

Nex é um criadouro científico com 25 onças

Nex é um criadouro científico com 25 onças (Divulgação)

"De férias com as feras". Esse é o lema do Instituto Nex No Extinction (que significa 'sem extinção', em tradução livre), uma Organização Não Governamental (ONG) que atua há 24 anos na proteção das onças no Brasil. O santuário das onças fica em Corumbá de Goiás e está de portas abertas para visitação.

"O Instituto trabalha em defesa de onças ameaçadas pelo tráfico, caçadores e de extinção", explica a gestora Cristina Gianni ao Daqui. Das 25 onças cuidadas pelo instituto, cada uma carrega uma história de luta: vítima de um tiro, órfã ainda filhote, resgatada de maus-tratos.

Cristina explicou que o Nex é um criadouro científico que obteve licença para abrir somente a um público previamente agendado, não ao público em geral. Essa licença foi concedida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). As visitas são monitoradas e realizadas em datas específicas.

Por isso, para visitar o local, é preciso agendamento. O tour, que dura um dia, é aberto para inscrições e realizado quando conseguem formar um grupo. O próximo acontece em 25 de agosto, em um domingo. No passeio, a história de cada uma das 25 onças é contada, os visitantes podem ir até a cachoeira e ainda alimentar as onças.

O custo do tour é de 250 reais por pessoa, e 150 para crianças de até 10 anos. A equipe do Instituto considera os valores como doações, já que o objetivo com as visitas, além de conscientizar e educar sobre a extinção e proteção da onça-pintada, é arrecadar fundos para a manutenção dos animais. O valor arrecadado com a visita contribui com os gastos de uma semana de alimentação das onças, segundo a equipe já que comem cerca de 5 quilos de carne por dia.

A visita acontece de 9h30 às 15h30, e parte do valor cobre a alimentação - café da manhã, almoço, água e frutas - guias e seguranças. Outra parte do valor arrecadado é destinada à manutenção do Instituto.

Um outro tipo de passeio, chamado de "imersão", dura quatro dias. Os visitantes ficam hospedados na sede do Instituto Nex e participam de aulas práticas e teóricas com uma bióloga, sobre enriquecimento ambiental, bem-estar, comportamento e manutenção animal. Ao final, o participante recebe um certificado de 32 horas. Neste caso, o investimento é de R$ 3.600. A próxima imersão ainda não tem data marcada.

Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp: +55 (61) 9.9603-9251 (Raffaela Ribeiro)

Geral

Homem usa criança como escudo durante perseguição policial, diz PM

Criança foi resgatada em segurança e suspeito preso em flagrante por tráfico de drogas

undefined / Reprodução

Um homem foi preso suspeito de usar uma criança como escudo para se proteger após uma perseguição policial ocorrida nesta sexta-feira (18), em Anápolis, a 55 km de Goiânia. Segundo a Polícia Militar (PM), o homem ainda teria apontado uma arma falsa para a equipe. O caso será investigado pela Polícia Civil (PC).

A polícia não divulgou o nome do suspeito e o grau de parentesco dele com a criança. A criança foi resgatada em segurança.

Conforme a Polícia Militar, o caso ocorreu no Bairro Adriana Parque, após a equipe tentar abordar o carro do suspeito, que não obedeceu a ordem de parada e fugiu em alta velocidade.

Durante a perseguição, o suspeito teria batido o carro e, neste instante, saiu do veículo usando uma criança de aproximadamente quatro anos como escudo, enquanto um outro homem que também estava no carro, tentou fugir a pé por uma região de mata.

Ainda segundo a PM, o homem usava a criança como escudo para se proteger ao mesmo tempo em que apontava uma arma de fogo para os policiais, arma esta que após verificação a equipe constatou se tratar de um simulacro, ou seja, uma arma falsa. Ele foi contido e a criança resgatada em segurança.

A polícia informou que com os suspeitos foram apreendidas porções de drogas, dinheiro em espécie e um aparelho celular. Na casa de um dos suspeitos, os policiais encontraram mais droga, balanças de precisão e materiais usados para o tráfico de drogas.

Ainda segundo a PM, o suspeito de usar a criança com escudo estava em descumprimento de medida cautelar, sem tornozeleira eletrônica, e se recusou a fazer o teste do bafômetro. Os dois foram presos por tráfico de drogas.

Homem foi preso e no carro dele foram apreendidas porções de drogas (Reprodução/ Polícia Militar)

Homem foi preso e no carro dele foram apreendidas porções de drogas (Reprodução/ Polícia Militar)

Geral

Idosa morre e outras três pessoas ficam feridas após capotamento na GO-080

Segundo os bombeiros, o motorista perdeu o controle do veículo e capotou por várias vezes até parar no canteiro central da pista

Idosa de 93 anos morreu em acidente na GO-080, em Goiás (Reprodução/Corpo de Bombeiros)

Idosa de 93 anos morreu em acidente na GO-080, em Goiás (Reprodução/Corpo de Bombeiros)

Uma idosa de 93 anos morreu e outras três pessoas ficaram feridas após o carro em que estavam capotar várias vezes na GO-080, entre Goiânia e Nerópolis. Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista perdeu o controle do veículo, que só parou no canteiro central da rodovia.

O acidente aconteceu nesta sexta-feira (18), na altura do km 46. De acordo com os bombeiros, a idosa foi encontrada fora do veículo e teve a morte constatada ainda no local. As outras três vítimas foram socorridas e encaminhadas ao hospital.

Como os nomes dos feridos não foram divulgados, a reportagem não conseguiu obter informações atualizadas sobre o estado de saúde deles.

Segundo os bombeiros, o motorista estava agitado, mas não apresentava lesões visíveis. A passageira do banco da frente estava consciente e sofreu ferimentos no braço, além de uma fratura no punho direito.

Uma das passageiras que estava no banco traseiro teve fratura no ombro direito, relatou dormência nos pés e queixava-se de dores de cabeça. A idosa que morreu também estava no banco de trás, mas foi encontrada fora do veículo.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista perdeu o controle do veículo. (Reprodução/Corpo de Bombeiros)

Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista perdeu o controle do veículo. (Reprodução/Corpo de Bombeiros)

Geral

Médico demitido após ser filmado pesquisando por bicicletas em UPA também buscou por suplementos

Print que foi divulgado pela gestão municipal mostra histórico de pesquisas. Profissional buscava por suplementos alimentares usados na prática esportiva

Prefeitura enviou uma equipe de TI à unidade de saúde para averiguar os fatos

Prefeitura enviou uma equipe de TI à unidade de saúde para averiguar os fatos (Divulgação/Prefeitura de Inhumas)

O médico que foi demitido após ser flagrado por um paciente enquanto pesquisava anúncios de bicicletas em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inhumas, na Região Metropolitana de Goiânia, também pesquisou por suplementos. No print que foi divulgado pela gestão municipal é possível ver no histórico de pesquisas que o profissional buscava por suplementos alimentares usados na prática esportiva.

Em nota, a Prefeitura de Inhumas informou que os fatos foram apurados e foi confirmado que o médico realizava as pesquisas, e com isso o profissional foi desligado do quadro de prestadores de serviço da saúde pública (veja a nota completa na íntegra) .

Segundo a prefeitura, o profissional pesquisava por suplementos como hipercalóricos e whey isolado. Como o nome do médico não foi divulgado, O POPULAR não conseguiu localizar sua defesa.

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) informou à reportagem que desconhece sobre o ocorrido.

Entenda o caso

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostrou um médico pesquisando no computador de uma UPA, durante seu horário de trabalho, por bicicletas e suplementos alimentares. O vídeo circula nas redes sociais desde a última terça-feira (15), segundo a prefeitura.

As imagens mostram a porta do consultório semiaberta, onde é possível ver parte do monitor do médico com o anúncio do produto aberto na tela. Quando uma paciente entra, o profissional rapidamente muda de janela. Após tomarem conhecimento do vídeo, a prefeitura enviou uma equipe de Tecnologia da Informação (TI) à unidade de saúde para averiguar os fatos.

Nossa equipe de tecnologia de informação esteve na unidade, identificou o computador e puxou o histórico de pesquisas. Com o histórico e as senhas acessadas, nós identificamos o médico", explicou o secretário de administração, Itamar Júnior, ao g1 Goiás.

Nota da Prefeitura de Inhumas na Íntegra

Nos dias 15 e 16 de abril, circulou nas redes sociais um vídeo envolvendo um médico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Nas imagens, o profissional realiza buscas de interesse pessoal na internet durante seu horário de atendimento.

Após apuração interna e confirmação da veracidade dos fatos, a administração municipal adotou as medidas disciplinares cabíveis, resultando no desligamento imediato do profissional do quadro de prestadores de serviço da saúde pública.

Reforçamos que o Governo da cidade de Inhumas mantém o compromisso com a ética, o respeito à população e a qualidade dos serviços públicos, não compactuando com condutas incompatíveis a isso.

Geral

Policiais são filmados espancando duas pessoas durante abordagem em Águas Lindas de Goiás; vídeo

Imagens obtidas com exclusividade pela TV Anhanguera mostram os policiais desferindo socos no estômago e tapas no rosto dos suspeitos

Modificado em 19/04/2025, 21:46

undefined / Reprodução

Policiais Civis foram filmados agredindo dois rapazes durante uma abordagem em um prédio em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Um vídeo exclusivo obtido pela TV Anhanguera mostra os policiais desferindo socos no estômago e tapas no rosto dos rapazes (veja no vídeo acima).

O caso aconteceu na última segunda-feira (14). Os policiais, conforme apuração da TV Anhanguera, tinham seis mandados de busca e apreensão para cumprir no prédio localizado no bairro Pérola II. A suspeita era de tráfico de drogas no local, que a Polícia Civil (PC) recebeu por meio de denúncias anônimas.

Policial militar é filmado agredindo adolescente em Palmelo; vídeo
Policiais mantêm silêncio
PM pega 12 anos e 6 meses de prisão por morte de entregador

Segundo a TV Anhanguera, dois suspeitos foram presos e um menor de idade foi apreendido em flagrante por tráfico de drogas. A polícia relatou à TV que os policiais tinham mandado para entrar no local.

O auto de prisão em flagrante da situação mostrou que os suspeitos ficaram com hematomas pelo corpo, conforme informações da TV Anhanguera. A justificativa dos machucados foi de que os rapazes teriam ficado agitados durante a abordagem e se debateram.

Como o nome dos suspeitos não foi divulgado, O POPULAR não conseguiu localizar suas defesas para posicionamento até a última atualização desta reportagem.

AO POPULAR , por meio de nota, a Polícia Civil informou que os fatos estão sendo apurados em procedimento instaurado pela Corregedoria da Polícia Civil (veja a nota completa abaixo).

Nota da Polícia Civil de Goiás

A Polícia Civil de Goiás informa que os fatos recentemente divulgados por meio do vídeo já são de conhecimento da instituição e estão sendo devidamente apurados em procedimento instaurado pela Corregedoria da Polícia Civil.

Gerência de Comunicação da Polícia Civil de Goiás/PCGO

Policiais Civis agredindo os rapazes durante abordagem (Reprodução/TV Anhanguera)

Policiais Civis agredindo os rapazes durante abordagem (Reprodução/TV Anhanguera)