Geral

Seis municípios goianos relatam fim de vacina para idosos

Não foi só em Goiânia que acabou o estoque para a vacinação da primeira dose para idosos contra a Covid-19. Também não há mais imunizantes para a campanha em Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Catalão e Jataí, todas cidades com mais de 100 mil habitantes.

Dentro deste grupo, a reportagem não conseguiu informações com Senador Canedo, Trindade, Itumbiara, Águas Lindas, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Novo Gama e Formosa.

Apesar de já ter acabado o estoque para imunizar os idosos, estes municípios ainda contam com doses destinadas para profissionais da saúde, das forças de segurança e para a aplicação das segundas doses previstas para os próximos dias. Um novo lote de vacinas está previsto apenas para chegar na sexta-feira (30).

Em Goiânia, havia 3,9 mil doses disponíveis nesta terça-feira (27), quantidade que deve ser totalmente utilizada até o fim desta terça feira. Atualmente estão sendo vacinados os idosos com 61 anos com nome até a letra “C”.

A ideia da Prefeitura de Goiânia era começar a imunização dos idosos que começam com a letra D na quarta feira. “Mas não deve sobrar”, diz Grécia Pessoni, diretora de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Já em Catalão acabaram as doses vacinando os idosos de 62 anos. “Trabalhadores da saúde vacinamos 80%, 90% da folha de segurança e acabou também as doses deles”, diz Velomar Gonçalves, secretário municipal de saúde da cidade.

“Não tem um lote que chegou aqui em Catalão enquanto ainda tinha vacina do outro lote. Calculamos pra vacinar o máximo possível de pessoas com o lote até acabar e esperamos o próximo lote.”

Em Jataí, a primeira dose da vacinação se encerrou com os idosos de 63 anos ainda na fila. Mas de acordo com a coordenação da Vigilância Epidemiológica da SMS local, ainda tem doses para o grupo de trabalhadores da saúde e forças de segurança, além da segunda dose reservada para os idosos e trabalhadores, cuja vacinação deve continuar regularmente.

Em Anápolis, por meio de nota, a SMS informa que até a chegada de mais vacinas, está aplicando apenas segunda dose em idosos e a primeira dose em trabalhadores da saúde e da segurança, conforme lista enviada pelas instituições da categoria.

Até o momento existem 5.146 idosos acima de 60 anos cadastrados e aguardando a primeira dose na cidade.

Em Rio Verde, os idosos na fila da vacinação pararam de receber a primeira dose nesta terça. De acordo com a SMS de lá, até pelo menos quinta-feira ainda há 2.180 doses da AstraZeneca para os profissionais de saúde e 2.930 da Coronavac para a segunda dose de idosos.

Já Aparecida de Goiânia estava vacinando até esta terça os idosos acima de 60 anos, bem como os profissionais de saúde e das forças de segurança. Mas não haveria doses para esta quarta-feira para os idosos.

Diomício Gomes/O Popular
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI