Geral

Temporada do Araguaia é cancelada pelo segundo ano consecutivo

Weimer Carvalho/O Popular

Pelo segundo ano consecutivo, o governo de Goiás decidiu cancelar a temporada do Rio Araguaia, tradicional destino turístico das férias de meio  de ano, para evitar a expansão da pandemia de Covid-19 no Estado.

De acordo com o Decreto Nº 9.862, publicado na manhã desta segunda-feira (10), fica proibida a realização de todas as atividades que impliquem em aglomeração de pessoas para o lazer e o turismo na grande região, nela incluídos os trechos do Rio Araguaia e seus afluentes.

Fica desautorizada a realização de festas em geral, caminhadas ecológicas, passeios ciclísticos, corridas e espetáculos. A medida proíbe também a instalação ou o funcionamento de estruturas temporárias ou precárias de restaurantes, bares, banheiros, pontos de apoio e quaisquer suportes de atendimento a turistas e usuários em praias, beiras de rios e cachoeiras.

Ainda, a realização de campeonatos de pescaria ou competições que envolvam esportes náuticos estão proibidas, ficando autorizada apenas a pesca de subsistência realizada por ribeirinhos e indígenas.

Para garantir o cumprimento do decreto, ações de controle e fiscalização serão realizadas pelas prefeituras, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros e Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) às margens do rio. O descumprimento das medidas será considerado infração administrativa ambiental punível com multas que variam de R$ 1 mil até R$ 500 mil.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI