Geral

Testagem de crianças e adolescentes começa na terça-feira (6) pelo sistema drive-thru em Goiânia

Diomício Gomes/O Popular

Crianças e adolescentes de 2 a 18 anos poderão realizar a testagem para a Covid-19 de forma gratuita a partir da próxima terça-feira (6), no Câmpus V da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), no Jardim Goiás, em Goiânia. Os pacientes assintomáticos, da Região Metropolitana da capital e de outros municípios goianos, serão atendidos pelo sistema drive-thru de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 19h, e no sábado, das 8h às 12h, até o dia 10 de abril.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informou que para participar, os jovens precisam estar matriculados na escola. Os interessados deverão comparecer ao local acompanhados de pais ou responsáveis e apresentar documento de identificação. Não será necessário agendamento. Além disso, um Termo de Assentimento Livre e Esclarecido, direcionado aos menores de idade, ou um Termo de Consentimento, no caso dos adolescentes com 18 anos e dos responsáveis pelas crianças deverá ser preenchido. As pessoas com sinais e sintomas de síndrome gripal não podem participar da testagem.

Para a testagem, as crianças e adolescentes passarão por uma triagem. A primeira etapa consiste na coleta de uma amostra por punção digital, cujo resultado deve ser liberado em cerca de 20 minutos. Após isso, aqueles que tiverem resultado positivo para os anticorpos da Covid-19 serão encaminhados para o teste de antígeno rápido, coletado por meio de um swab nasal.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, além de identificar a prevalência da infecção pelo coronavírus nessa faixa etária, a testagem também servirá para descrever as características sociais, demográficas e epidemiológicas dos participantes; analisar os fatores associados à contaminação pelo vírus e realizar o rastreamento de contato para os casos que tiverem resultado positivo.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI