Geral

Testes rápidos de HIV começam a ser vendidos em Goiânia

Divulgação

O teste rápido para detecção do HIV já está disponível em algumas farmácias de Goiânia. As primeiras unidades de Action!, fabricado pela empresa Orange Life, estão sendo vendidas em caráter de experimentação comercial.

O Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma-GO) informou que o produto pode ser encontrado na capital goiana por um valor médio de R$ 80. A expectativa é de que esse preço seja reduzido quando as vendas aumentarem.

A alta procura pelo produto no restante do País fez com que houvesse atraso na chegada da mercadoria em Goiás, inicialmente prevista para o mês de julho. 

O exame foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é capaz de identificar a presença dos anticorpos contra o vírus HIV a partir da coleta de gotas de sangue.

Como funciona

Dentro da embalagem do produto o consumidor encontra o dispositivo de teste, um líquido reagente, uma lanceta para furar o dedo, um sachê de álcool e um capilar (tubinho para coleta de sangue).

De acordo com a Anvisa, o teste rápido de farmácia para detecção do HIV só é capaz de indicar a presença do vírus 30 dias após o contágio.

Se o resultado der positivo, o recomendável é que seja feito um exame de laboratório. No entanto, se o teste for negativo, o ideal é repetir a verificação mais duas vezes - com 30 e 60 dias, até completar 120 dias da suspeita de contágio. Segundo a Anvisa, o teste é 99,9% eficaz.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI