Geral

Vacinação: Após aglomerações, postos drive thru de Goiânia deixam de atender pedestres

Diomício Gomes
Fila de carros registrada no posto de vacinação instalado no estacionamento do Estádio Serra Dourada

Após registro de aglomerações para vacinação contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) determinou nesta quarta-feira (24) mudanças nos locais de atendimento. No comunicado, a pasta informa que os quatro postos da modalidade drive thru não atenderão pedestres a partir desta quinta-feira (25).

Atualmente a campanha está imunizando idosos a partir de 68 anos. A medida de restrição a pedestres também vale para a aplicação da segunda dose em idosos a partir de 80 anos, informou a SMS.

Além de evitar aglomerações durante a espera, a pasta espera “otimizar o atendimento”. A SMS orienta que a população priorize o agendamento através do aplicativo Prefeitura 24 horas, uma vez que o procedimento também atende aos protocolos de biossegurança.

A pasta pede que a população busque pelos demais postos de atendimento disponibilizados pela campanha, entre escolas municipais e unidades de saúde.

20 mil vacinados em dois dias

De acordo com a SMS, em dois dias foram aplicadas 20.757 doses do imunizante. Do total de vacinas, 2.205 foram de reforço em idosos de três grupos (acamados, institucionalizados e com idade igual ou superior a 83 anos) e profissionais de saúde.

A capital  já aplicou, segundo balanço geral divulgado na manhã desta quarta, 124.928 doses na primeira etapa de imunização, o que representa 8,24% da população. Os números colocam a capital acima da média nacional, uma vez que 5,61% dos brasileiros tomaram pelo menos uma dose dos imunizantes. Ainda, foram aplicadas 45.856 doses do reforço, ou seja, 3,02% da população. No Brasil, a média de quem já tomou duas doses é de 1,97%.  

Agendamento

A partir desta quarta a capital iniciou a vacinação com agendamento através do aplicativo Prefeitura 24 horas. Segundo o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, “o aplicativo organiza o processo de vacinação, atende aos critérios de biossegurança e permite que programemos a ampliação de postos”.

Qualquer pessoa com idade a partir de 18 anos pode fazer o cadastro, inserindo dados pessoais, histórico de vacina e grupo ao qual pertence. A Prefeitura frisa que o agendamento sempre estará disponível conforme os grupos preconizados pelo Ministério da Saúde. Sendo assim, o usuário é informado via mensagem ou e-mail quando chegar o momento de ser vacinado.

Outro ponto relevante é que um usuário pode fazer mais de um cadastro. Na prática, o filho pode, por exemplo, fazer seu próprio cadastro, dos pais e dos avós. O aplicativo é gratuito e está disponível para os sistemas Android e iOS.

 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI