Geral

Veja ranking de melhores dietas para 2020

Pixabay
A US News, publicação americana referência na área de saúde e alimentação, publicou uma lista com as melhores dietas para o ano de 2020

A US News, publicação americana referência na área de saúde e alimentação, publicou uma lista com as melhores dietas para o ano de 2020. A Dieta Mediterrânea lidera o ranking.

A lista é dividida nas melhores dietas e em dietas com objetivos específicos. Entre elas, estão planejamentos alimentares que são mais fáceis de seguir, baseados em vegetais, para diabetes e para saúde cardiovascular.

A Dieta Mediterrânea já havia sido escolhida como a melhor nos anos de 2019 e 2018, também pela US News. Ela é associada à redução do risco de diabetes, colesterol alto, demência, perda de memória, depressão e câncer de mama. 

1 - Dieta Mediterrânea

A base da alimentação é focada em frutas, vegetais, azeite de oliva e peixes, além de outros alimentos encontrados em abundância nas proximidades do Mar Mediterrâneo, na Europa. 

Esse regime alimentar foi escolhido como a melhor dieta de 2020 e a melhor dieta para diabéticos, para quem busca focar no consumo de vegetais e quem procura um plano de alimentação fácil de seguir. Exemplos de alimentos: iogurte grego, salmão grelhado, amêndoas assadas.

2- Dieta Dash

O nome dessa dieta vem do inglês, em que Dash significa Dietary Approach to Stop Hypertension (Abordagem Dietária para Parar a Hipertensão, em português). Como o próprio nome diz, é uma boa opção para aqueles que possuem problemas cardiovasculares.

Focada no consumo de frutas, vegetais, grãos e laticínios com pouca gordura, ela recomenda que evite-se o consumo de comida com altas taxas de gordura saturada. Essa dieta foi escolhida como a melhor para quem busca uma alimentação saudável. Exemplos de alimentos: salada com frango e frutas, iogurte, sanduíche com salada e frango.

3- Dieta Vigilantes do Peso

Famosa por estar ligada à empresa Vigilantes do Peso essa dieta é focada no emagrecimento, em períodos de tempo curtos ou longos. A empresa fornece um acompanhamento para os praticantes, com chats online e reuniões presenciais.

Ela foi escolhida como a melhor dieta comercial e a melhor para a perda de peso. Esse sistema de emagrecimento estipula que cada alimento vale uma determinada quantidade de pontos e o participante deve se alimentar de acordo com o total de pontos disponível para ele.

4- Dieta Flexitariana

A origem do nome desta dieta vem da junção de duas palavras: flexível e vegetariana. Apesar do nome, não é exigido que a pessoa pare de consumir carne, mas sim reduza bastante o consumo, focando nas proteínas vegetais.

Na lista, ela aparece em segundo lugar como melhor dieta para 2020, para as baseadas em vegetais, para diabéticos e como mais fácil de ser seguida. Exemplos de alimentos: sopa de lentilhas, iogurte grego com frutas, quiche.

5- Dieta Ornish

Criada em 1977 por um professor de medicina clínica, essa dieta orienta um baixo consumo de gordura, carboidratos e proteína animal. Além disso, ela envolve a prática de exercícios e controle de estresse.

A dieta foi escolhida como a melhor para aqueles que buscam uma boa saúde cardiovascular. Exemplos de alimentos: brócolis, morango, pudim de chocolate.

6- Programa HMR

A dieta chamada de Health Management Resources Program (Programa de Recursos de Gestão da Saúde) tem como objetivo reduzir as calorias ingeridas, com foco em frutas, vegetais e a substituição de refeições por shakes fornecidos pelo programa alimentar.

Ela foi escolhida como a melhor para perda rápida de peso. A maioria dos alimentos ligados à dieta são fornecidos pela própria empresa, que inclui shakes e pratos mais elaborados, como curry vegetal com manga e um conjunto de alimentos para churrasco. Os produtos da dieta são comercializados apenas nos EUA, pela HMR.

7- Dieta Volumétrica

Considerada mais como uma forma de lidar com a alimentação do que uma dieta em si, ela foi desenvolvida por uma nutricionista estadunidense. Ela divide os alimentos em quatro categorias: densidade muito baixa, densidade baixa, densidade média e densidade alta. 

A ideia é focar a alimentação nos alimentos das duas primeiras categorias, regular o consumo de alimentos da terceira e evitar a quarta. Entre os alimentos dos dois primeiros grupos estão: vegetais, leite desnatado, espaguete, caldos, batata doce.

 

 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI