Geral

Zoológico de Goiânia reabre com falha no protocolo de segurança contra Covid-19

Wildes Barbosa/O Popular
Público retornou ao Zoológico de Goiânia logo no primeiro dia após o fechamento por causa da Covid-19

O primeiro dia de reabertura do Zoológico de Goiânia, que estava fechado desde o início de março, foi de descumprimento dos protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19.

A reportagem esteve no local na tarde desta quarta-feira (12) e flagrou funcionários sem máscara ou usando a máscara de forma inadequada, ausência de pontos com álcool em gel, frequentadores sem máscara e ausência de orientação e organização para distanciamento social.

A retomada das atividades no zoológico, que tem capacidade geral para 10 mil pessoas, está incluída no decreto 2.844/21, publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Município de terça-feira (11).

A Prefeitura anunciou que o funcionamento deveria respeitar todos os protocolos de prevenção ao coronavírus Sars-CoV-2, que causa a Covid-19, conforme nota técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS).

Mas, já na entrada do zoológico, a medição de temperatura não estava sendo feita para todos que entravam no momento em que a reportagem esteve lá. O que havia a fiscalização sobre o uso de máscaras.

Apesar dessa fiscalização externa, no interior havia vários frequentadores, adultos ou crianças, sem o equipamento básico de segurança. Ninguém foi abordado pela organização do zoológico.

Outro problema notado foi a aglomeração de pessoas em frente aos espaços dos animais. Muita gente desrespeitava as faixas de espaçamento, sem nenhum funcionário para dar orientação. Também não foram encontrados pontos com álcool em gel em lugares acessíveis.

Em nota, a Agência Municipal de Turismo, Evento e Lazer (Agetul) alega que o flagrante de funcionários sem máscara no zoológico foi um fato isolado. “Todos os funcionários já foram orientados a não permanecerem dentro do zoológico sem máscaras”, diz o texto.

Superintendente do zoo, Raphael Cupertino diz que foram fornecidas máscaras de tecido reutilizáveis para os servidores.

A agência orienta, ainda, que os frequentadores do local também utilizem o item de segurança, que é obrigatório. “Os funcionários estão autorizados a abordar o frequentador, sempre com educação, para que o mesmo coloque o item de proteção”, afirma.

Em caso de resistência, segundo a nota, a Guarda Civil Municipal será chamada para retirar o infrator.

Em relação aos recipientes com álcool em gel, a Agetul garante que iniciou a instalação e sinalização dos locais.

“Quanto à aglomeração de frequentadores em alguns postos de observação dos animais, os servidores do zoológico já estão orientados a não deixar que isso aconteça novamente, visto que a orientação é manter um distanciamento de 1,5 metro”, afirma a nota.

 

Mutirama funcionará com limite

O Parque Mutirama retoma o funcionamento neste final de semana. O decreto municipal assinado na última terça-feira (11) pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos) já autoriza a reabertura neste sábado e domingo, dias 15 e 16 de maio.

Os portões estarão abertos a partir das 10 horas até as 16 horas, mas poderá emitir apenas 3 mil bilhetes, metade da capacidade total.

Nas próximas semanas o parque funcionará de quinta a domingo, respeitando horários de abertura e fechamento, além da capacidade máxima de 50%. O parque também terá que seguir regras para evitar a disseminação do vírus causador da Covid-19, como a higienização dos brinquedos durante o dia, especialmente depois do uso.

O parque disponibilizará álcool em gel para que usuários façam higienização das mãos. Além disso será realizada a aferição da temperatura dos visitantes. Será observado o distanciamento entre as pessoas nas filas e nas áreas comuns de pelo menos um metro entre elas. Além disso, todas as pessoas precisarão usar máscaras de proteção facial. 

A direção do parque informou que os brinquedos também vão funcionar com 50% do limite ou com apenas uma criança por banco. Por enquanto permanecerão fechados o Cine 4D e o Tobogã, que não permitem distanciamento.

Presidente da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), Valdery José da Silva Júnior garante que o parque está preparado para receber seus visitantes, mas diz que conta com a consciência dos visitantes no respeito às regras. 

Na próxima semana o parque inicia campanha para arrecadar alimentos. A mobilização vai durar dez dias e pretende encaminhar as doações para famílias afetadas economicamente pela pandemia. O pedido é para que cada família que visitar o local leve pelo menos um quilo de alimento não perecível. 

O Parque Mutirama foi fechado em fevereiro de 2020, logo no início da pandemia do coronavírus (Sars-CoV-2) e reaberto em dezembro do ano passado.

Em fevereiro, cumprindo um dos decretos, o Mutirama deixou de funcionar às quartas-feiras e passou a abrir apenas de quinta a domingo com limitação 1 mil pessoas por dia. Em 1º de março de 2021 houve um novo fechamento por força de decreto e reabre nesta semana. 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI