Meu Bichinho

Como deixar seu pet limpo em tempos de coronavírus

Reprodução/Freepik/@mallivan
Todo cuidado é pouco com os pets, mas atenção aos produtos que utiliza para higienizá-los


Ter um animal de estimação em casa é sinônimo de cuidado. Por eles terem o olfato muito mais apurado que o nosso, diversos produtos podem irritá-los. Da mesma forma, por andarem “descalços” em casa e lamberem as próprias patas, devemos nos preocupar como fazer a limpeza do ambiente. Tudo isso para garantir a higiene, mas também da saúde dos peludos.

Outra grande questão é como fazer a assepsia dos pets nesse tempo de coronavírus. Isso porque muitos tutores passeiam com seus animais, mas não querem que eles carreguem o vírus para dentro de casa.

Segundo a médica veterinária e fundadora do PetCare, Carla Berl, quando temos crianças e/ou pets em casa, não são todos os produtos que podemos usar.

Produtos de limpeza tóxicos para pets

A veterinária aponta que os mesmos produtos que atacam a nossa pele, atacam a pele dos pets também. “No caso dos pets é pior, pois eles sentem, mas não conseguem dizer que está ardendo. Às vezes, levantam a pata ou tem comportamento que os humanos não compreendem”, diz.

Uma das coisas mais recomendadas durante a pandemia é lavar o chão e fazer a limpeza de casa com hipoclorito, que é a água sanitária. Todavia, para quem tem pet e criança em casa, não é nada indicado.

Outro desinfetante comum, que causa muita intoxicação em animais de estimação, é a criolina. Muito comum em cidades do interior, é utilizado para limpeza de calçadas, por ser um produto mais barato. Porém, é altamente tóxico para animais.

O mais indicado para limpar o chão da casa, segundo a Dra Carla, são os produtos com base de amônia quaternária. Existem várias marcas à venda nos petshops e lojas virtuais. “Não é para usar puro, deve ser feita a diluição certa, indicada na embalagem do produto”, alerta.

A aplicação da diluição deve ser feita com pano. Todavia, os pets não devem pisar no chão de ambientes recém-lavados. Somente com o chão seco. “O pelo vai segurar a substância, e o animal pode lamber. De tanto lamber, pode causar uma dermatite, como se tivesse uma bolha ou um corte no pé”, explica a veterinária.

Intoxicação por produto de limpeza

Além de passar esses produtos tóxicos na casa, muitos tutores, com medo de serem contaminados pelo coronavírus, têm passado nas patas dos pets. Apesar da amônia quaternária ser ótima para passar na casa, ela jamais deve ser aplicada no animal, mesmo que diluída.

Segundo Carla, ao usar produtos não recomendados ou tóxicos para animais, pode provocar esofagite, gastrite, lesão de língua, dermatite, queimadura, intoxicação gastrointestinais, lesão renal, entre outras complicações.

“Percebeu que o coxim (almofadinhas das patas) está vermelho, que o animal está lambendo muito as patas ou partes do corpo, levantando a pata com frequência ou parou de comer, deve levá-lo imediatamente ao médico veterinário”, aponta Carla, e continua: “Às vezes, o excesso de cuidado e limpeza errada podem levar o cão a um ambiente com maior possibilidade de contaminação entre humanos”.

Água e sabão é garantia de limpeza

Sabe-se que o novo coronavírus é supersensível a água com sabão. Por isso, a indicação é lavar os coxins (as almofadinhas da pata) com água morna e sabão (sabonete líquido para criança ou xampu pet), por 20 segundos. Enxaguar bem para não ficar com sabão nos pelos. Após, secar com a toalha. Não se deve secar com o secador, pois, com o excesso de calor, pode-se queimar a pata.

Para quem tem pet com pelos longos, que tocam o chão, a dica é usar uma camiseta para passear, a fim de evitar que encoste no chão ou em outras superfícies.

Álcool em gel

Um dos produtos mais indicados, quando não se pode lavar a mão, é a álcool em gel. Mas isso é para humanos. No caso de pets, apesar de algumas pessoas estarem usando, não é nada indicado. Precisamos sempre lembrar que pode ficar resquício do produto e o pet lamber. Isso sem falar no incômodo daquele cheiro forte.

Segundo a Dra Carla, além da questão da possível ingestão, pode-se ocasionar em problema devido à umidade que fica nas patas. Isso porque são poucos os tutores que passam pano ou toalha para retirar o produto das patas.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI