Minha dica é...

6 passos para se tornar mais criativo

Reprodução

Já disse Pablo Picasso que “todas as crianças nascem artistas, mas a dificuldade está em continuar a sê-lo quando crescem”. Mas por que isto acontece? Porque nossa criatividade vai diminuindo ao longo dos anos?

De acordo com uma pesquisa realizada pelos professores norte-americanos George Land e Beth Jarman, o modelo de ensino ao qual estamos inseridos contribui para que percamos a criatividade com o tempo, pois somos colocados a agir com regras e padrões que não nos permitem pensar ou agir de forma fora do convencional.

Mas, de acordo com o especialista em desenvolvimento humano e professor do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (Ipog) Carlos Maciel, se seguirmos alguns passos, podemos manter a mente fresca e disposta a arriscar a ser mais criativa.

Conheça 6 passos que podem te ajudar a se tornar uma pessoa mais criativa:

Seja “desvio padrão”: Saia da zona de conforto! “Profissionais “Desvio Padrão” não seguem a boiada e estão sempre dispostos a aprender e inovar em tudo que fazem”, aconselha o especialista.

Consuma conteúdo: ter o hábito de ler e compreender coisas novas e que não estão relacionadas com sua área de trabalho é também um bom exercício indicado pelo especialista para aflorar a criatividade.

Mude seu ambiente: Aposte em novos caminhos, novos hábitos, novas experiências, novas percepções. “Talvez, para que haja uma mudança de comportamento, primeiro temos que mudar nosso ambiente”, sugere o especialista.

Fique off-line: Desconecte-se. Este é o momento de usar o ócio a favor da criatividade, indica Carlos Maciel. “Permita-se, por alguns instantes, ficar sem fazer nada”.

Tenha um propósito: De acordo com o especialista, ter um propósito de vida aumenta a felicidade e torna o indivíduo naturalmente mais criativo.

Ame o que você faz: “Segundo pesquisa, se estamos feliz no trabalho, feliz com aquilo que fazemos, conseguimos aumentar nossa produtividade em cerca de 30% e aumentar nossa capacidade criativa em mais de 301%. Sendo assim, aprenda a amar o que você faz e terá resultados extraordinários”, explica o especialista.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI