Minha dica é...

Chá funciona mesmo? Confira benefícios de cada tipo

O consumo de chás começou a popularizar inicialmente na China, entre os anos 618 e 907. Já os primeiros contatos nos países ocidentais se deram mais de cinco séculos mais tarde, por volta de 1540, quando os portugueses chegaram ao Japão.

Uma curiosidade sobre esta bebida é que nem todas as infusões podem ser chamadas de chá. Este "título" é conferido apenas àquelas derivadas da planta Camellia Sinensis, que são os chás verdes, brancos e pretos.

Afinal, a infusão tem mesmo efeitos positivos em nosso corpo, como facilitar a digestão, diminuir colesterol entre outros?

Especialistas afirma que sim.

Confira detalhadamente quais os benefícios de cada tipo de chá:

- Chá verde: o chá verde tem sabor bem característico. Possui poderosos antioxidantes, que auxiliam as contrações das artérias do coração - e outros nutrientes que aceleram o metabolismo, melhoram o humor e protegem contra o alto índice de colesterol "ruim".

- Chá de erva-doce: a erva-doce é uma herbácea aromática muito eficaz para amenizar problemas digestivos como inchaços e gases. Além disso, contém grande concentrações de potássio, mineral capaz de reduzir a pressão arterial.

- Chá mate: mais famoso entre os brasileiros, o chá-mate é um dos aliados no combate ao colesterol, já que contém substâncias com efeitos anti-inflamatórios. As altas quantidades de vitamina B1 presente nesta infusão ajudam o corpo a captar energia das células, além de contribuírem para o bom funcionamento do cérebro.

- Chá de hibisco: os antioxidantes presentes nesse tipo de chá reduzem o depósito de gordura nas regiões do abdômen e dos quadris, além de desempenhar ação diurética e ajudar no controle da pressão arterial e do colesterol ruim.

- Chá branco: pode ser importante aliado no combate ao câncer, a doenças cardiovasculares e cerebrais. Além disso, ele é capaz de contribuir para o bom humor, pois possui aminoácidos que estimulam os neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar.

Dica: acrescentar um pouco de leite, como os ingleses, é uma ótima alternativa para dar um gostinho a mais na preparação dos chás.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI