Neste mês de julho, o Rio Araguaia é um dos destinos mais escolhidos por praticantes de pesca amadora de todo o país e turistas do Centro-Oeste, que buscam as praias de areias claras e momentos de lazer oferecidos pela região.
Mas antes de arrumar as malas é importante lembrar de alguns cuidados com a saúde. A recomendação é que o cartão de vacinas esteja atualizado, principalmente com as vacinas contra Hepatite A e Febre Amarela, que têm incidência aumentada na região.
De acordo com a Dra. Marilene Lucinda, médica clínica responsável técnica pelo setor de vacinas do Laboratório Padrão, a vacina Hepatite A tem alta eficácia. Mais de 99% dos vacinados estarão seguros. A transmissão da doença é por via oral, por isso o cuidado com a alimentação é importante mas para quem não dispensa um bom banho no rio, a vacinação é a melhor maneira de se prevenir.
Cuidado com a pele
“Mesmo com o inverno, não fique muitas horas exposto ao sol, pois o sol danifica a pele. Use acessórios como chapéu e sombrinha. O protetor solar deve ser usado mesmo em dias nublados e não se esqueça de que o óculos de sol deve ter a qualidade de proteção adequada”, orienta Dra. Mariane Tarabal, médica do check-up.
Outra recomendação, é não esquecer o repelente, já que os casos de Dengue, Chikungunya e a Febre Zika, todos transmitidos pela picada do mosquito Aedes Aegypti, ainda são preocupantes. “Use constantemente o repelente e atenção para os lugares que apresentem água parada.”
Cuidado com a alimentação
É fundamental evitar, principalmente, alimentos que apresentam risco maior de contaminação/intoxicação, para não estragar o passeio. “Lembre-se que a toxiinfecção se manifesta, geralmente, entre o período de 1h e 36hs após a ingestão de alimentos contaminados por bactérias, fungos, vírus e toxinas. Já os sintomas podem durar até sete dias”, alerta da nutricionista, Clarissa Pedrosa.
Ela esclarece que o importante é que os alimentos ingeridos sejam avaliados, no que diz respeito ao local onde é comprado, aparência, cheiro e composição. “Evitem comprar alimentos fora das embalagens originais, em estradas, barracas e outros locais que apresentem desconfiança. Cuidado com os alimentos que exigem refrigeração. Procure sempre os locais apropriados. E sem grandes excessos.”
Dicas para a saúde durante as férias
- Atualizar o cartão de vacina;
- Beber muita água;
- Escolher locais higiênicos para fazer os alimentos;
- Dar preferência para alimentos leves;
- Usar protetor solar (mesmo em dias frios e nublados);
- Usar óculos de sol com a proteção adequada;
- Usar repelente;
- Acessórios como chapéus e sombrinhas devem ser utilizados;
- Não consumir bebida alcoólica;
- Evite praticar esportes com altas temperaturas.