IcEconomia

Emprego

Brasil registra 155 mil empregos formais em maio

Folhapress

Modificado em 19/09/2024, 00:28

SÃO PAULO, SP (AGÊNCIA BRASIL) - O Brasil registrou, no mês de maio, saldo positivo de 155.270 empregos com carteira assinada. O resultado se explica pela diferença entre os 2.000.202 de admissões e pouco mais de um 1.844.932 de desligamentos.

Os dados são do Novo Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgados nesta quinta-feira (29).

Nos primeiros cinco meses do ano foram criados 865 mil postos de trabalho, alcançando um estoque de mais de 43 milhões de empregos formais no país.

Apesar dos números positivos, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que o resultado ficou abaixo da expectativa, que era de 180 mil empregos, por causa da política de juros altos praticada pelo Banco Central.

"O que frustrou um número ainda melhor -- o número é positivo, temos de lembrar isso, 155 mil não é desprezível de saldo positivo para o mês de maio -- porém as nossas previsões eram para números ainda maiores. Trabalhávamos com a previsão mínima da ordem de 180 mil empregos. E é flagrante o que leva a esse processo. É exatamente ausência de crédito e, portanto, a ausência de crédito está vinculada diretamente aos juros praticados."

O ministro responsabilizou as autoridades monetárias não só pelo resultado abaixo do esperado como por sacrificar as contas do país.

"Eu responsabilizo as autoridades, que teriam de ter já iniciado um processo de redução dos juros do país. Os juros praticados, portanto, não se justificam. Na medida que você sacrifica, não somente empregos, está sacrificando as contas também, porque significa que a União tem de pagar mais juros. Ou seja, nós estamos queimando oportunidades de geração de emprego, queimando oportunidades de ter as contas mais saudáveis."

O saldo positivo foi registrado em 23 dos 27 estados brasileiros, com destaque para São Paulo, com 50 mil empregos, seguido de Minas Gerais, com 26 mil, e Espírito Santo, com 13 mil.

As maiores perdas foram registradas em Alagoas, com saldo negativo de 8 mil empregos, e Rio Grande do Sul, menos dois mil e quinhentos.

Nas atividades econômicas o resultado foi positivo. O setor de serviços apresentou o maior crescimento, de 54% no mês. Um saldo de 83 mil, seguido da construção civil, com 27 mil. Completam a lista, agropecuária, com 19 mil, e comércio e indústria, com 15 mil vagas.

Maio foi positivo para as mulheres: foram gerados 65 mil empregos. No caso dos homens, quase 90 mil.

Geral

Equatorial Goiás abre 30 vagas para aprendizes

Modificado em 19/09/2024, 01:09

Equatorial Goiás abre 30 vagas para aprendizes

(Divulgação)

A Equatorial Goiás está com 30 vagas abertas para o programa Jovem Aprendiz, para atuar em Goiânia. As oportunidades são para diversas áreas, como Recursos Humanos, Jurídico, Engenharia, Meio Ambiente, Endomarketing, Contabilidade, Relacionamento com o Cliente, Tecnologia da Informação e Telecom, Faturamento e Suprimentos e Logística, entre outras.

Os interessados precisam ter entre 18 e 22 anos e estar cursando ou já ter concluído o ensino médio ou técnico. Para se candidatar, é preciso enviar e-mail para selecaogoias@equatorialenergia.com.br e colocar no assunto Programa Aprendiz EQTL GO.

A carga horária é de quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira. Durante o processo, o candidato selecionado terá a oportunidade de estudar no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) por seis meses e colocar em prática os ensinamentos nas diversas áreas administrativas da distribuidora. Ao fim do contrato, os estudantes terão a chance de serem efetivados.

IcEconomia

Emprego

Empresa oferta 120 vagas de emprego para pessoas com ou sem experiência em Goiânia e região

Postos de trabalho são para empresas de terceirização da mão de obra

Modificado em 20/09/2024, 03:19

Empresa oferta 120 vagas de emprego para pessoas com ou sem experiência em Goiânia e região

(Agência Brasil)

O Instituto de Apoio aos Funcionários Ativos do Setor de Terceirização de Mão de Obra (Iafas) oferta 120 vagas de emprego para o cargo de serviços gerais. As oportunidades são para empresas de terceirização de mão de obra para trabalhar em Goiânia e na região metropolitana, com início imediato.

As vagas são abertas para homens e mulheres com ou sem experiência. Além do ocupação em Serviços Gerais, existem outros postos de trabalho em aberto. O Iafas divulgou também 50 vagas diárias para auxiliar de manutenção predial, copeiro, encarregado de equipe, faxineiro, limpeza ambiental, porteiro e recepcionista, vigilante, entre várias outras áreas, inclusive para Pessoas com Deficiência (PCD), com carteira assinada.

O Iafas foi criada para amparar profissionais dos segmentos de limpeza, conservação e segurança privada e funciona ainda como banco de vagas para as empresas do setor. Quem se interessar em concorrer para uma das vagas de trabalho, deve enviar currículo pelo WhatsApp do Iafas ou através do e-mail. Veja abaixo:

WhatsApp: (62) 3988-3400

E-mail: iafas@iafas.org.br

IcEconomia

Emprego

Goiás tem alta no emprego com saldo de 13.166 novas vagas em abril, aponta Caged

Estado registra segunda maior variação positiva do País; setor de serviços lidera abertura de novas oportunidades

Modificado em 20/09/2024, 01:11

Em abril, Goiás registra maior número de novas vagas formais no setor de serviços

Em abril, Goiás registra maior número de novas vagas formais no setor de serviços (Marcos Santos/Fotos Públicas)

Goiás acelerou a geração de empregos em abril, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta segunda-feira (6). Isso porque o Estado registrou saldo de 13.166 novas vagas. Em comparação com o mês anterior, obteve a segunda maior variação positiva (0,98%) do País, atrás apenas do Amapá (1,04%).

O resultado goiano vem de 77.047 admissões e 63.881 desligamentos. Apesar disso, nos últimos dois meses, o saldo do emprego com carteira assinada teve recuo de 32,78% em comparação com o bimestre anterior. Isso porque um maior número de oportunidades foram oferecidas localmente em fevereiro.

Enquanto isso, a média nacional obteve o melhor resultado para abril desde 2012 com o saldo de 196.966 postos de trabalho. O Centro-Oeste é a região que mais gerou empregos com um aumento de 0,72% no mês, seguido pelo Norte (0,62%). Já entre as Unidades Federativas, São Paulo tem maior número no saldo do emprego (53.818).

Atividades
Entre as atividades econômicas, o setor de serviços concentrou 45,37% das novas vagas em abril. Depois aparecem a agropecuária (15,68%) e a indústria (19,01%). No primeiro setor, que puxou o resultado positivo no Estado, o destaque vai para área de administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais, que alcançou saldo de 1.879 postos.

Na modalidade de trabalho, o intermitente, que se refere à contratação esporádica, ainda que positivo em 84 vagas, teve o menor saldo desde fevereiro de 2021, quando o Estado teve redução de 79 postos. Por outro lado, o modelo temporário, que possui um prazo de duração estabelecido, o resultado de abril foi o maior desde outubro do ano passado, com saldo de 216.

Ao todo, no acumulado do ano, Goiás acumula saldo de 49.035 postos de trabalho formal, o que representa um crescimento de 3,74% de crescimento em relação aos quatro primeiros meses do ano anterior.

Resultado do Caged para Goiás
(Abril de 2022)

Admissões: 77.047
Desligamentos: 63.881
Saldo:13.166

Saldo do emprego por atividade econômica
Comércio: 810
Construção: 1.816
Agropecuária: 2.064
Indústria: 2.503
Serviços: 5.973

Evolução
Janeiro: 12.294
Fevereiro: 17.030
Março: 6.545
Abril: 13.166

Fonte: Caged/Ministério do Trabalho e Previdência

IcEconomia

Emprego

Sine em Goiânia oferece mais de 790 oportunidades de trabalho

Há maior número de vagas abertas para atendentes de telemarketing, ajudante de carga e descarga de mercadoria e auxiliar de cozinha.

Modificado em 20/09/2024, 00:12

O Sine Goiânia faz a captação das vagas de emprego

O Sine Goiânia faz a captação das vagas de emprego (Divulgação/Sine)

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) disponibilizou 790 vagas de trabalho nesta semana, em Goiânia. Os interessados devem levar seus documentos pessoais, comprovante de endereço atualizado e carteira de trabalho, e comparecer à sede do Sine, localizada na Rua 1 do Setor central.

Há maior número de vagas abertas para atendentes de telemarketing, ajudante de carga e descarga de mercadoria e auxiliar de cozinha. O Sine Goiânia faz a captação das vagas de emprego abertas na cidade, cadastra os trabalhadores interessados e encaminha às empresas os candidatos que se enquadram nos requisitos exigidos para os postos de trabalho.

"Nós fazemos a conexão entre quem precisa contratar e quem está à procura de emprego, o que amplia as chances de efetivação do trabalhador na vaga mais adequada", afirma Michel Magul, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa.