IcEconomia

Emprego

Inscrições para estágio em incorporadora terminam no domingo

Alunos de engenharia civil, arquitetura, administração, contabilidade e direito podem se candidatar a uma das 15 vagas ofertadas

Modificado em 19/09/2024, 00:45

Inscrições para estágio em incorporadora terminam no domingo

(Freepik)

Pesquisa divulgada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) no ano passado aponta que 54% dos estagiários são contratados pelas empresas de forma definitiva. Algo para comemorar nesta sexta-feira, 18 de agosto, quando se celebra o Dia do Estagiário. A Opus Incorporadora costuma efetivar muitos dos seus estagiários e está com inscrições abertas para o seu programa de estágio até domingo, dia 20. São 15 vagas para estudantes de engenharia civil, arquitetura, administração, contabilidade e direito. Interessados precisam preencher o formulário disponível neste link .

A empresa, que já ganhou o Prêmio IEL de Estágio duas vezes (2018 e 2019), tem flexibilidade de horário para que o aluno consiga conciliar o estágio com sua graduação, concede vale-transporte e bolsa de um salário mínimo. No decorrer do estágio, os estudantes desenvolvem projetos e treinam autonomia, liderança e trabalho em equipe. Os estagiários também participam de todos os treinamentos disponibilizados pela Opus Incorporadora e, a partir de seis meses na empresa, podem participar de qualquer processo interno.

O Programa de Estágio Opus está em funcionamento desde 2016 e abre um processo seletivo a cada semestre, sendo que os aprovados podem seguir na empresa por até dois anos. "Buscamos possibilitar ao estagiário conhecer a realidade do dia a dia da sua profissão e ainda todo o funcionamento de uma incorporadora do porte da Opus. Além disso, eles são acompanhados de perto e passam por avaliações internas", explica o diretor administrativo, Igor Alves do Prado.

Dentro da Opus Incorporadora, os estagiários passam por provas trimestrais de conhecimento técnico da área em que estão, comportamental e sobre a aderência à cultura da empresa. Os que não conseguem a nota mínima são desligados ao final do semestre. A cada trimestre os estagiários mudam de departamento para ter uma vivência global da construtora, para entender como ela funciona como um todo e estarem preparados para se inscrever em oportunidades internas.

IcEconomia

Emprego

Contratações na construção civil em Goiás crescem 85%

Foram 35,2 mil trabalhadores contratados em 2024 para atender, principalmente, a demanda recorde de 200 obras em andamento só na capital

Raimundo Amorim, pedreiro, trabalha na construção desde 1993: empresas estão disputando funcionários

Raimundo Amorim, pedreiro, trabalha na construção desde 1993: empresas estão disputando funcionários (Fábio Lima / O Popular)

As empresas de construção civil no estado contrataram 85% mais trabalhadores em 2024 que no ano anterior para atender, principalmente, a demanda de cerca de 200 obras em andamento só em Goiânia, um recorde histórico. Mesmo assim, por conta da pujança do mercado imobiliário em Goiás, as construtoras e incorporadoras ainda têm milhares de vagas abertas e reclamam da grande dificuldade para contratar mão de obra especializada. A estimativa da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário em Goiás (Ademi-GO) é que mais 5 mil vagas sejam abertas neste ano.

Um estudo feito pela Grupom Consultoria Empresarial, com base em dados do Cadastro Gera de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, mostrou que foram 35.281 contratações com carteira assinada no ano passado. As funções que registraram maior crescimento do emprego formal sobre 2023 foram faxineiro (494%), servente (385%) e pintor (44%). A maioria das contratações ocorreu nas cidades de Aparecida de Goiânia, Anápolis e Goiânia, que representaram 59,9% da mão de obra contratada.

Para o diretor sênior da Grupom Consultoria Empresarial, Mário Rodrigues Filho, a falta de mão de obra é uma das causas da explosão nas contratações com carteira assinada. "As empresas reclamam muito da falta de profissionais qualificados, como pedreiros e mestres de obras, funções que requerem uma qualificação mais demorada e experiência", destaca. Leva muito tempo para ter um mestre capaz de exercer a função em sua plenitude.

"Uma grande demanda, por exemplo, é por um bom carpinteiro que saiba mexer com a obra", cita Rodrigues. Mario Rodrigues Neto, diretor executivo da Grupom, lembra que a demanda por profissionais cresceu rapidamente e não houve tempo para que pessoas entrassem na esteira de formação em tempo hábil. O crescimento exponencial das contratações com carteira assinada em 2024 na capital e interior, com destaque para a região metropolitana, foi alavancado por um grande número de obras.

"Goiás está explodindo em busca de mão de obra, inclusive com projetos parados por falta de trabalhadores", ressalta Neto. Segundo eles, a expansão imobiliária, principalmente com a verticalização, é a principal responsável por este aumento da demanda. "No interior, onde as cidades não tinham prédios com mais de dois pavimentos, agora têm espigões com mais de dez andares", ressalta.

Vale lembrar que o levantamento inclui apenas as contratações com carteira assinada nas empresas do ramo. Porém, a escalada nas contratações ainda não foi acompanhada pela massa salarial na mesma proporção e muitos profissionais preferem ser autônomos. Com a pujança do mercado imobiliário goiano, as empresas ainda têm milhares de vagas abertas e novos lançamentos já são impactados pela disponibilidade de pessoal, completam os executivos.

Várias funções

Com quatro obras em andamento na capital e outras cinco no interior e no Mato Grosso, em 2024, a Toctao Soluções em Engenharia contratou 25% mais trabalhadores que no ano anterior, para cargos administrativos, como engenheiros e chefes de escritório, e operacionais, como pedreiros, carpinteiros e serventes. Mesmo assim, o diretor de Produção da empresa, Guilherme Rodrigues, conta que ainda tem 23 vagas em aberto para várias funções, como engenheiro, servente, eletricista e encanador.

Segundo ele, está difícil encontrar mão de obra porque o mercado de Goiânia está bem aquecido. "No Mato Grosso, perdemos muita mão de obra para o agronegócio. Em Goiás, perdemos para a própria incorporação imobiliária, que está bem aquecida, com muitos canteiros de obras na cidade", conta. Um grande concorrente é a informalidade, pois muitos profissionais preferem trabalhar em obras particulares para continuarem recebendo benefícios sociais, como o Bolsa Família.

O diretor da Toctao lembra que são muitas casas em construção em ruas e condomínios fechados hoje. Como não trabalha com mão de obra informal, para atrair trabalhadores, a empresa oferece benefícios como tratamento de saúde e odontológico através do Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci Goiás). "Também oferecemos cursos em parceria com o Senai. No momento, estamos formando uma turma de 15 eletricistas, que eram serventes", conta.

Em 2024, a Consciente Construtora e Incorporadora fez 505 contratações, sendo 435 vagas para o operacional de obras. A empresa avalia o ano como positivo, com a expansão e continuidade das obras. Mas o diretor de engenharia da incorporadora, Humberto Dutra, alerta que o desafio de qualificação da mão de obra permanece e, por isso, a empresa tem investido muito nesta área. "Temos programas internos de capacitação e treinamento, buscando não apenas suprir a demanda do mercado, mas manter a qualidade construtiva. Precisamos de capacitação para termos equipes focadas e fortalecer a implementação de tecnologias que otimizem mais nossos processos construtivos", ressalta.

Com 56 anos, o pedreiro Raimundo Amorim trabalha na construção desde 1993. Ele é natural de Parnaíba (PI) e está em Goiânia há 16 anos, para onde veio em busca de melhores condições de trabalho. Ele lembra que começou como servente, mas foi aprendendo novos ofícios na prática e galgando funções. "Primeiro, fui carpinteiro e, agora, pedreiro", destaca. Para ele, a maior vantagem da construção civil é que o mercado não para e sempre tem oportunidades de trabalho.

Além disso, hoje a pessoa pode escolher onde trabalhar, pois o mercado está aquecido e há muitas vagas. "O vento está a favor. As empresas estão disputando os funcionários. Um pedreiro já ganha cerca de R$ 4,5 mil e não falta trabalho para os bons profissionais", comemora. Ele conta que passou alguns anos trabalhando na informalidade, mas voltou para o trabalho formal pela estabilidade.

IcEconomia

Emprego

CIEE promove Maratona de Vagas nesta terça e quarta-feira

Jovens e estudantes poderão concorrer a mais de 1,6 mil vagas de estágio e aprendizagem na região

CIEE Goiânia

CIEE Goiânia (Divulgação CIEE)

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), maior ONG de inclusão social e empregabilidade jovem da América Latina, realiza nesta terça e quarta-feira (12 e 13), uma Maratona de Vagas. O evento gratuito vai ofertar 1,6 mil oportunidades para estagiários e aprendizes, e acontece das 9h às 16h.

Entre as vagas disponíveis, mais de 1,1 mil são destinadas ao programa de estágio; voltadas aos estudantes do Ensino Médio, Técnico e Superior a partir dos 16 anos. As áreas de Administração, Jurídica, Contabilidade, Tecnologia da Informação e Marketing são as que mais ofertam vagas.

O programa de Aprendizagem contabiliza 440 oportunidades. Para se candidatar às vagas nesta modalidade é preciso ter entre 14 e 24 anos incompletos, estar cursando o ensino Fundamental/Médio, ou ter concluído os estudos. Elas são destinadas principalmente para os arcos Administrativo, Bancário, Repositor, Vendedor e Logística.

Segundo Lilian Alencar, supervisora de Atendimento do CIEE, a ação busca levar oportunidades de inclusão no mundo do trabalho aos jovens: "A maratona tem o intuito de oferecer aos jovens atendimento personalizado para o primeiro passo no mundo do trabalho. As unidades e postos de atendimento do CIEE estarão preparados para receber os interessados e fornecer todas as informações necessárias", conta.

Para participar, os interessados devem comparecer a unidade localizada na Rua 3, no Centro de Goiânia, com os documentos pessoais. O preenchimento do perfil na plataforma da instituição requer endereço completo e contatos, como e-mail e número de telefone.

IcEconomia

Emprego

Brainfarma abre inscrições para Programa de Estágio 2025 com vagas em Goiás

Selecionados passarão por trilhas de aprendizados e desenvolverão projeto com as lideranças

Modificado em 08/11/2024, 20:10

Brainfarma está com inscrições abertas para o Programa de Estágio 2025 com vagas em Anápolis e Goiânia

Brainfarma está com inscrições abertas para o Programa de Estágio 2025 com vagas em Anápolis e Goiânia (Divulgação)

A Brainfarma, uma das maiores fabricantes de medicamentos do Brasil, está com inscrições abertas para o Programa de Estágio 2025, com 73 vagas distribuídas em Anápolis (GO), Goiânia (GO), Barueri (SP), Itapecerica da Serra (SP), Jundiaí (SP) e São Paulo (SP).

Os candidatos precisam ter previsão de formação entre dezembro de 2025 e dezembro de 2026, bem como ter disponibilidade para estagiar 30 horas semanais presencialmente.

As vagas são para as áreas de Projetos, Pesquisa & Desenvolvimento, Assuntos Regulatórios, Engenharia Industrial, Logística, Operações Industriais, Gente & Gestão, entre outros. O estágio oferece programas de autodesenvolvimento para que os selecionados sejam protagonistas de suas respectivas carreiras e possam crescer dentro da companhia.

"Os estagiários vão participar de projetos que promovam soluções voltadas à saúde e ao bem-estar coletivo, ao lado de profissionais altamente qualificados. Além de treinamentos, eles poderão compartilhar aprendizados e desenvolver um projeto junto à liderança", explica Maurício Christovam, Diretor Executivo de Gente&Gestão da Brainfarma.
Vagas afirmativas
A partir deste ano, o Programa de Estágio da Brainfarma passa a contar com vagas afirmativas para mulheres e pessoas pretas em áreas específicas para ter sinergia com o Programa de Inclusão e Diversidade da companhia, fortalecendo a cultura diversa e fomentando a criatividade e inovação.

A Brainfarma oferece diversos benefícios, como assistência médica; telemedicina; vale transporte, fretado ou estacionamento, dependendo da localidade; vale refeição ou refeitório, dependendo da localidade; farmácia interna, dependendo da localidade; Wellhub, recesso remunerado e desconto de 40% em dermocosméticos e vitaminas.

As bolsas-auxílio são de R$ 1.800 para as vagas alocadas em Goiás e de R$ 2.400 no Estado de São Paulo. As inscrições vão até o dia 13 de dezembro de 2024 por meio deste site . As etapas do processo seletivo incluem entrevista, testes online e painel final. O Programa de Estágio tem início previsto para março de 2025 e duração de dois anos.

IcEconomia

Emprego

Construtora abre inscrições para visita técnica de alunos de engenharia em seu canteiros de obras

Dentro do seu projeto "Canteiro Aberto", a Toctao Soluções de Engenharia recebe futuros engenheiros, que têm oportunidade conhecer a rotina prática de uma construção de grande porte, e ainda se inscrever em seu programa de estágio

Modificado em 04/11/2024, 08:57

Construtora abre inscrições para visita técnica de alunos de engenharia em seu canteiros de obras

(Divulgação)

A Toctao Soluções de Engenharia está com inscrições abertas para o projeto "Canteiro Aberto", por meio do qual são agendadas visitas técnicas de estudantes de engenharia, acompanhado de seus professores, aos canteiros de obras da empresa. Faculdades e estudantes de engenharia interessados podem realizar o agendamento pelo telefone (62) 98138-0124, durante todo o semestre.

Dentro do projeto "Canteiro Aberto", os estudantes que visitam os canteiros da Toctao são sempre recebidos pelo engenheiro responsável da obra, que apresenta in loco toda a rotina prática de uma construção de grande porte, desde a coordenação de equipes, passando pelos procedimentos operacionais até as questões administrativas.

Durante a visita, os estudantes podem interagir com a equipe, tirar dúvidas e trocar experiências. A Toctao realiza o projeto há mais de dez anos, com o objetivo de compartilhar boas práticas na engenharia e estimular o intercâmbio entre o mercado e a academia.

Outra grande oportunidade oferecida pelo Toctao é a abertura de processo seletivo para contratação de estagiários. Interessado, que estejam cursando entre o 3° e o 9° período do curso de engenharia civil, podem se cadastrar neste link .

A Toctao Soluções de Engenharia, faz parte do Grupo Mauá, holding com 28 anos de história, e que atua em 18 estados brasileiros e em diferentes segmentos econômicos. Ao longo dos anos, a construtora já entregou mais de 3,7 milhões de metros quadrados de obras nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte do país.

Além de grandes projetos imobiliários, seu portfólio abrange uma diversidade de obras como shoppings centers e cinemas, centros de ensino, hidrelétricas, obras para o turismo e a prática de esportes.

Confira onde o grupo tem obra com canteiro aberto para visitação técnica de estudantes:

  • Obra Residencial Europark - Parque Noronha. Localizada no Parque Lozandes, em Goiânia.
  • Obra do Euro Towers. Localizada no Parque Lozandes, em Goiânia.
  • Obra do Alt 65 Home Design. Localizada no setor Bela Vista, em Goiânia.
  • Obra do In casa Residence, residência de férias. Localizada na cidade de Rio Quente,em Goiás
  • Obra do condomínio de chácaras Encontro das Águas. Localizada em Abadiânia, em Goiás
  • Obra do Duottori Residence. Localizada em Sinop, no Mato Grosso.
  • Obra da expansão Hospital Santa Rosa. Localizada em Cuiabá, no Mato Grosso.