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Autódromo de Goiânia pode receber MotoGP a partir de 2025

Dois secretários do governo estadual viajarão para Holanda e Espanha para avançar tratativas para ter a prova por pelo menos três temporadas

Modificado em 17/09/2024, 16:05

Autódromo de Goiânia completa 50 anos: traçado recebeu Mundial de Motovelocidade na década de 1980

Autódromo de Goiânia completa 50 anos: traçado recebeu Mundial de Motovelocidade na década de 1980
 (José Washington)

A partir da próxima temporada e pelos próximos três anos, Goiânia pode sediar a etapa anual da MotoGP, com possibilidade de renovação de vínculo por até mais três anos. Esses e outros termos serão negociados nos próximos dias por uma comitiva do Governo de Goiás, que embarca na próxima quinta-feira (27) para reuniões na Europa com a Dorna Sports, empresa detentora dos direitos comerciais da categoria de motovelocidade.

A comitiva contará com a presença de dois secretários goianos: Rudson Guerra, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), e Adriano Rocha Lima, da Secretaria Geral do Governo. Eles passarão pela Holanda, que será sede da 8ª etapa da MotoGP no próximo final de semana, e depois pela Espanha, onde está sediada a Dorna Sports. Os dois seguirão a negociação para trazer a categoria de volta para Goiás.

"Estamos bem confiantes. Nós tivemos diversas conversas com a Dorna e o governador Ronaldo Caiado nos determinou para oficializar o retorno da MotoGP. A oportunidade é muito real. Tem tudo para dar certo. A próxima etapa será conhecer os termos do contrato, as exigências que a Dorna tem, mas nos reunimos várias vezes e nosso autódromo tem a característica e a segurança que eles pedem", afirmou o secretário Rudson Guerra.

As conversas para o retorno da MotoGP para Goiás começaram no início deste ano. Em fevereiro, pessoas que trabalham na administração do autódromo, que completa 50 anos em 2024, iniciaram diálogos nos bastidores com organizadores de eventos internacionais para ver a possibilidade de alguma categoria internacional considerar Goiânia como sede de uma etapa. A Dorna Sports soube do interesse e procurou membros do governo goiano.

"No autódromo, nós temos muitas pessoas que gostam de motovelocidade e interagem com organizadores. Essa conversa chegou na Dorna, que ficou sabendo da nossa intenção e, então, nos procurou. A possibilidade é real. Desde fevereiro, nos reunimos diversas vezes, trocamos muitas informações e detalhes do autódromo, principalmente do traçado e de segurança", completou o secretário Adriano Rocha Lima.

Segundo os secretários, a Dorna informou que o Brasil receberá a etapa da MotoGP em 2025.

Além de Goiânia, a cidade de São Paulo, algumas cidades no Sul do País (não tiveram nomes divulgados) e Brasília teriam demonstrado interesse em receber a categoria, que, até o ano passado, tinha etapa disputada na Argentina. Cortes de gastos no país vizinho abriram a possibilidade da vinda da categoria para o Brasil.

Caso Goiânia receba a MotoGP a partir de 2025, a etapa seria disputada no segundo semestre no primeiro ano. O contrato inicial é de três temporadas. Em 2026 e 2027, haveria possibilidade da etapa ocorrer no primeiro semestre. No acordo, uma possibilidade de renovação por mais três temporadas deve ser inserido.

De acordo com os secretários goianos, as conversas com a Dorna estão em estágio adiantado e a viagem para a Europa tem como objetivo avançar na negociação para voltarem para Goiânia com o "falta assinar" no possível contrato entre as partes. O vínculo seria assinado até o final de agosto.

Nas reuniões feitas, todas virtuais, a Dorna teria expressado que o Autódromo Internacional de Goiânia precisa de ajustes, considerados simples por membros do governo, na pista e nas áreas dos boxes. Todos os ajustes necessários serão definidos neste encontro com a Dorna nos próximos dias.

Rudson Guerra e Adriano Rocha Lima vão entregar para a Dorna uma carta de interesse para que Goiânia se torne sede da MotoGP a partir do próximo ano.

"Essa carta de interesse já apresenta todos os detalhes para que um contrato seja produzido depois. Temos informações sobre o autódromo, nossos estudos de economia, como provas de automotor movimentam Goiânia, rede hoteleira, informações dos aeroportos internacionais próximos (Goiânia e Brasília). Eles (Dorna) já sabem do nosso interesse. A ideia, lá na Europa, é confirmar as condições e entrar nos termos do contrato para oficializarmos com assinaturas a vinda da MotoGP para Goiânia", salientou Adriano Rocha Lima.

Goiânia já recebeu etapas da MotoGP nos anos de 1987, 1988 e 1989. Hoje, a categoria é uma das principais no mundo da velocidade.

"Não dá para comparar. Hoje, em termos de profissionalismo, organização e alcance, é totalmente diferente do que foi naquela época. Hoje, a MotoGP reúne tanta gente como a Fórmula 1. Goiânia tem relação forte com motos e carros, temos estudos que mostram o retorno de arrecadação. A MotoGP pode trazer impacto positivo para economia, esporte e cultura. Será um marco imenso caso tudo ocorra como planejamentos", concluiu Adriano Rocha Lima.

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Evento no autódromo inicia contagem regressiva para MotoGP em Goiânia

Primeira etapa, das cinco previstas, vai ocorrer no dia 29 de março de 2026

Da esquerda para direita: Eric Granado, Franco Morbidelli, Diogo Moreira e Luca Marini

Da esquerda para direita: Eric Granado, Franco Morbidelli, Diogo Moreira e Luca Marini (Diomício Gomes)

Um evento nesta segunda-feira (17), com cerca de 6 mil pessoas no Autódromo Internacional de Goiânia, marcou o início da contagem regressiva de quase 1 ano para o primeiro Grande Prêmio Brasil da MotoGP, que vai ser disputado em Goiânia a partir de 2026. A prova vai ocorrer no dia 29 de março do ano que vem.

O governador Ronaldo Caiado, o CEO e diretor esportivo da Dorna Sports, Carmelo Ezpeleta e Carlos Ezpeleta, respectivamente, além de Alan Adler, CEO da Brasil Motorsport, promotora da MotoGP no Brasil e que organizou o evento nesta segunda-feira com o Governo de Goiás, estiveram no autódromo.

As principais atrações, no entanto, foram os pilotos convidados. Os brasileiros Diogo Moreira (Italtrans Racing Team), da Moto2, e Eric Granado (LCR E-Team), da MotoE fizeram a festa com torcedores. Os italianos Luca Marini (Honda HRC Castrol) e Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46 Racing Team) também participaram do evento.

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Todos correram, por cerca de 30 minutos, na pista. Após algumas voltas, Diogo Moreira e o ítalo-brasileiro Franco Morbidelli jogaram luvas e tênis na direção da torcida, que se aglomerou nas grades do autódromo para acompanhar de perto as motos que são utilizadas na MotoGP, Moto2 e Moto3, que são as categorias que vão correr em Goiânia a partir do ano que vem.

É uma honra estar aqui com vocês, participar de uma corrida aqui no Brasil. Eu amo o Brasil, minha mãe (Cristina de Franca) é brasileira, de Recife. Eu cresci na Itália, mas amo o Brasil. Tudo está parecendo um sonho, estou muito feliz. Em março (de 2026) vamos fazer uma grande festa. Eu vou carregar a bandeira do Brasil com muito orgulho", comentou o ítalo-brasileiro Franco Morbidelli.

O Governo de Goiás assinou, em dezembro do ano passado, o contrato com a Dorna Sports, detentora dos direitos comerciais do Mundial de Motovelocidade, e o Autódromo Internacional de Goiânia será a casa da MotoGP entre 2026 e 2030.

É um esporte que atrai milhares e milhares de pessoas em todo mundo. O Brasil, Goiás vai sediar no dia 29 de março, será um domingo, uma corrida que há muitos anos não acontece no Brasil", falou o secretário de governo, Adriano da Rocha Lima, que junto com o secretário de esportes Rudson Guerra, foi quem participou da negociação junto à Dorna Sports para fechar o acordo que consolidou no retorno da MotoGP para Goiânia - a cidade foi palco de edições da categoria entre 1987 e 1989.

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Goiás deve receber corridas da MotoGP a partir de 2026

Assinatura de contrato do Governo de Goiás com a Dorna Sports vai ocorrer na próxima quinta-feira (12), durante um evento a partir das 11 horas, no Centro Cultural Oscar Niemeyer

Modificado em 05/12/2024, 10:40

Autódromo de Goiânia

Autódromo de Goiânia (José Washington)

A negociação do Governo de Goiás com a Dorna Sports, detentora dos direitos comerciais da MotoGP, uma das principais categorias no mundo da velocidade, está em reta final e na próxima semana as partes vão assinar o contrato para Goiânia ser sede da etapa por cinco anos a partir de 2026. A prova está prevista para ocorrer em março.

O documento será assinado na quinta-feira (12), durante um evento que será realizado a partir das 11 horas, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. O governador Ronaldo Caiado (UB), o secretário de esportes Rudson Guerra, o secretário-geral Adriano da Rocha Lima, o CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta, e o CEO da Brasil Motorsport, Alan Adler estarão presentes para formalização da parceria.

O desejo inicial do Estado era sediar a competição a partir do ano que vem, mas durante a negociação ficou confirmado que a etapa brasileira vai ocorrer a partir de 2026. A tendência é que a prova seja disputada em março de 2026.

A negociação entre o Governo de Goiás e a Dorna Sports começou em junho, mas as conversas vinham desde fevereiro.

Em fevereiro, pessoas que trabalham na administração do autódromo, que completou 50 anos em 2024, iniciaram diálogos nos bastidores com organizadores de eventos internacionais para ver a possibilidade de alguma categoria internacional considerar Goiânia como sede de uma etapa. A Dorna Sports soube do interesse e procurou membros do governo goiano.

Em junho, uma comitiva com a presença dos secretários Rudson Guerra, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), e Adriano Rocha Lima, da Secretaria Geral do Governo, eles passaram pela Holanda, onde acompanharam a 8ª etapa da MotoGP de 2024, e assinaram o protocolo de intenção em Madrid, na Espanha, onde fica localizada a sede da empresa.

Desde então, Estado e a Dorna trocaram informações jurídicas para a formalização do contrato que será assinado na próxima semana - algumas reuniões virtuais foram feitas nos últimos meses. A empresa, inclusive, fez pedidos para ajustes na pista e nas áreas dos boxes do autódromo, que serão feitos juntos com a reforma no local a partir do ano que vem.

Na coletiva do dia 12, o Estado também deve anunciar a reforma no Autódromo Internacional de Goiânia . O equipamento, que será a sede da MotoGP a partir de 2026, deve ficar fechado por cerca de seis meses, a princípio, entre janeiro e junho do ano que vem.

A Seel já comunicou, verbalmente, que o autódromo estará indisponível no primeiro semestre de 2025 para a Federação Goiana de Automobilismo (Faugo), alguns organizadores de eventos, como a Vicar (da Stock Car), e alguns grupos de ciclismo e triatlo que fazem treinos no autódromo.

Com a oficialização da parceria, Goiânia voltará a sediar a MotoGP depois de quase 40 anos. A cidade recebeu etapas da categoria nas temporadas de 1987, 1988 e 1989.

A última vez que a MotoGP teve uma corrida no Brasil foi em 2004, no hoje extinto Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

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5ª etapa do Marcas & Pilotos acontece neste fim de semana

Disputas acirradas e atrações imperdíveis vão aquecer os motores e trazer emoção e adrenalina para o Campeonato Goiano de Automobilismo 2024, Turismo 1.4

Modificado em 04/11/2024, 08:51

Campeão da Novatos de 2023, o piloto Lorran Lima disputa a Categoria B nesta temporada

Campeão da Novatos de 2023, o piloto Lorran Lima disputa a Categoria B nesta temporada (Fábio César)

O Autódromo Internacional de Goiânia será palco de mais uma edição do Marcas e Pilotos. O Campeonato Goiano de Automobilismo,Turismo 1.4, que está em sua 5ª etapa acontece entre sexta-feira e domingo (1 a 3 de novembro) e as disputas mais quentes retornam ao circuito com a participação de cerca de 30 carros nas pistas.

No fim de semana de velocidade, pilotos das categorias Turismo 1.4 e Fórmula Millenium voltam às corridas prontos para demonstrar quem tem mais habilidade. Com bastante técnica, estratégia e agilidade, as equipes e preparadores garantem os ajustes perfeitos para que seus competidores disputem as primeiras posições nas quatro corridas classificatórias do Marcas e Pilotos e duas da Fórmula Millenium.

O presidente do Clube Esportivo do Fora de Estrada em Goiás (Cefego), Marcos Ferreira, que também é promotor do evento, destaca a crescente participação: "Estamos cada vez mais fortalecidos, com o apoio das equipes, pilotos e principalmente da Federação Goiana de Automobilismo (Faugo)".

Categoria A
A briga pela liderança da categoria A promete trazer fortes emoções com grandes nomes do Estado. Em primeiro lugar está Vitor Perillo, natural de Goiânia e um dos filhos do veterano Marcelo Perillo, que compete ao lado de toda a sua família. "Nós participamos juntos: meus filhos William, Rafael, Vitor e eu. Temos uma equipe, a Petrópolis Motorsport, e estaremos no box nesee fim de semana", destaca Marcelo, orgulhoso da trajetória familiar nas pistas.

Assim,Vitor Perilo, que soma 236 pontos, mantém uma boa margem de diferença para a dupla Pablo Alves e Célio Vinicius, com 170 pontos. Apesar da distância, o embate carregará muita competitividade nesta penúltima etapa do ano na busca pelo título da temporada. Igualmente forte na briga, o goiano Ricardo Raimundo ocupa a 3ª colocação, com 130. Já Dalabona e Saninho, dupla do Distrito Federal, vêm logo atrás. Demonstrando constância e regularidade, eles já somam 120 pontos, quatro a mais que a dupla Léo Kammoun e Aloísio, também representantes do Distrito Federal.

Categoria B
A categoria B não fica para trás e também traz consigo batalhas intensas entre o campeão da Novatos de 2023, Lorran Lima, e o rápido piloto Tony Mariano, do Distrito Federal. Com 204 e 189 pontos, respectivamente, os dois alternam vitórias a cada prova realizada e deixam o caminho pelo título da temporada totalmente indefinido.

A trajetória de Lorran Lima nas pistas começou de forma inusitada, no mundo virtual, mas rapidamente se transformou em conquistas no automobilismo real. "Vim do automobilismo virtual, mais especificamente do jogo Gran Turismo, que inclusive tem um filme. Fui duas vezes campeão brasileiro e duas da Liga Mundial. Aconteceu tudo muito rápido", relembra o líder da categoria.

Lorran Lima conta que sempre foi apaixonado por automobilismo, mas nunca teve a oportunidade de andar de kart até 2022, quando recebeu o convite para participar da Fórmula Vee, em Piracicaba, interior de São Paulo.

"Vim correr o Marcas e Pilotos, na categoria de novatos com o intuito de disputar para pegar experiência, mas vi a oportunidade de ser campeão bater à porta e fiz de tudo da minha parte e da nossa equipe Rede Motorsport. Este ano fizemos a troca do carro, então estou aprendendo bastante. A categoria B é bem difícil, pois tem pilotos experientes, mas a constância me fez líder do campeonato e só temos expectativas boas para as últimas etapas", revela.

Mesmo 15 pontos atrás, Tony Mariano tem encontrado um bom acerto e conquistado muitas vitórias até a 4ª etapa, prometendo muita força e velocidade para assegurar o campeonato de 2024.

Categoria Novatos
Na Novatos, Thiago Costa, com 226 pontos, mantém a liderança iniciada logo na primeira etapa da temporada. Porém, o piloto contempla a aproximação do jovem João Ricardo, que, com 194 pontos marcados, demonstra muita segurança em suas participações. Com regularidade, ele vem alcançando suas primeiras vitórias na categoria e viu a diferença para o líder diminuir.

Ação e novidades movimentam a pista
A novidade da temporada fica por conta da categoria Sênior, que classifica os participantes com idade igual ou superior a 50 anos individualmente, aproveitando as classificações obtidas nas categorias A, B e Novatos. Na acirrada disputa pelo título, Aloisio Neto, do Distrito Federal, lidera com 137 pontos, seguido de perto por Ewerson Dias, com 129, e Marcelo Perillo, de Goiânia, que soma 119 pontos.

Com isso, a disputa pelo primeiro título na categoria será intensa. Destaques, os primeiros colocados miram uma arrancada rumo à liderança e vêm mostrando grande evolução, tanto no acerto de seu carro quanto na consistência de pilotagem.

Ademais, durante a realização da 5ª etapa do Marcas e Pilotos, o autódromo de Goiânia receberá novamente provas da categoria Fórmula Millenium dentro da programação do evento, destacando o retorno dessa categoria às pistas e o início de suas primeiras competições oficiais.

Além da disputa acirrada do troféu Fórmula Millenium, outra grande atração será o Interclubes com Passeio na Pista, organizado pela União dos Clubs Goiânia-Goiás.

Transmissão e participação
As provas mais uma vez terão a produção de imagens e vídeos realizada pela Gamboa Produções, com transmissão ao vivo pelo canal do Marcas e Pilotos pelo YouTube .

Para quem preferir prestigiar presencialmente, a entrada para o público no Autódromo Internacional de Goiânia é gratuita para a utilização das arquibancadas e talude superior da Curva 1. No entanto, se o amante do esporte quiser acompanhar mais de pertinho, serão vendidas pulseiras de acesso aos camarotes e áreas de boxes por R$ 60, na portaria do evento. O público presente acompanhará todas as corridas durante o final de semana.

Programe-se: Campeonato Goiano de Automobilismo Local: Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna
Data : Dias 01, 02 e 03 de novembro
Marcas e Pilotos - Turismo 1.4 Data: Sábado, 02 de novembro
Horários:
14h15 às 14h40 - Largada 1
16h25 às 16h50 - Largada 2
Data: Domingo, 03 de novembro
Horários:
11h às 11h25 - Largada 3
14h30 às 14h55 - Largada 4
15h20 - Pódio
Fórmula Millenium Data : Sábado, 02 de novembro
Horário : 15h10 às 15h45 Fórmula Millenium - Prova para pilotos estreantes, novatos e veteranos que não atuam em campeonatos.
17h - Pódio
Data : Domingo, 03 de novembro
Horário : 15h35 às 16h10 Fórmula Millenium - Prova aberta a pilotos de qualquer categoria, inclusive os que atuam em campeonatos.
16h30 - Pódio
Informações : (62) 98202-1733 ou @marcasepilotosgo (Instagram)

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Motores roncam no Autódromo de Goiânia para disputa da 4ª etapa do Regional de Turismo 1.4

Campeonato Goiano de Turismo reúne equipes de Goiás, Brasília e Minas Gerais

Modificado em 04/11/2024, 08:56

Motores roncam no Autódromo de Goiânia para disputa da 4ª etapa do Regional de Turismo 1.4

(Fábio César)

O final de semana promete ser agitado entre os dias 20, 21 e 22 de setembro no Autódromo Internacional de Goiânia, com as emoções dos carros do Marcas & Pilotos, durante a 4ª etapa do Campeonato Goiano de Turismo 1.4.

As disputas continuam intensas, e na briga pela liderança da categoria "A", Vitor Perillo, de Goiânia, com 195 pontos, mantém uma boa vantagem sobre a dupla Pablo Alves e Célio Vinícius (132 pontos), que promete competitividade até a etapa final na busca pelo título da temporada.

Em terceiro lugar, a dupla Dalabona e Saninho, do Distrito Federal, demonstra constância e regularidade, somando 98 pontos, 5 a mais que a dupla Léo Kammoun e Aloísio, também do Distrito Federal.

Na categoria "B", as disputas estão acirradas entre o campeão dos novatos de 2023, Lorran Lima, com 172 pontos, e o rápido piloto Tony Mariano, do Distrito Federal, com 150 pontos. Com 22 pontos de diferença, a briga pela liderança e pelo título da temporada segue indefinida, com os dois pilotos alternando vitórias a cada prova.

Tony Mariano, que tem encontrado um bom acerto e conquistado muitas vitórias até a 3ª etapa, promete trazer ainda mais velocidade para assegurar o campeonato de 2024.

Na categoria Novatos, o piloto Thiago Costa, com 181 pontos, mantém a liderança desde a primeira etapa da temporada. No entanto, já sente a aproximação do jovem João Ricardo, que com 155 pontos demonstra muita velocidade e segurança, conquistando suas primeiras vitórias na categoria e diminuindo a diferença para o líder.

A novidade da temporada é a categoria Sênior, que classifica os pilotos com 50 anos ou mais, aproveitando as classificações das categorias "A", "B" e Novatos. Na disputa pelo título da categoria estão Aloísio Neto, do Distrito Federal, com 104 pontos, seguido de perto por Colombo Neto, de Goiânia, com 91 pontos, e José de Barros, também de Goiânia, com 78 pontos. A disputa promete ser intensa, com Colombo Neto já de olho na liderança e "Zezinho de Barros" evoluindo no acerto do carro e na constância de pilotagem.

A 4ª etapa do Campeonato de Automobilismo contará novamente com duas provas da categoria Fórmula Millennium, que está retornando às pistas e já iniciando suas competições. Outra grande atração será a participação de uma categoria convidada, composta por carros de turismo superesportivos, que realizará uma etapa do certame paulista nas pistas goianas, integrando-se ao Campeonato Goiano.

As provas terão produção de imagens e vídeos pela Gamboa Produções, empresa especializada em streaming e transmissões. As corridas serão transmitidas pela TV aberta nos canais Marcas e Pilotos Go e FAUGO TV.

A entrada para o público no Autódromo é gratuita, com acesso às arquibancadas e ao talude superior da curva 01. Pulseiras para acesso aos camarotes e áreas de boxes estarão à venda. O público poderá acompanhar 8 corridas no final de semana.

A realização e promoção do evento é do CEFEGO, com supervisão da FAUGO e coordenação técnica do CTDR da FAUGO. O Campeonato Goiano de Automobilismo 2024 conta com o patrocínio de Everest Digital, Automotiva Pneus, Grupo Belcar e Governo de Goiás.
Turismo 1.4
A categoria Turismo 1.4 abrange carros de turismo fabricados em série, com chassis monobloco e motores de 1.400 cilindradas, cuja preparação para competição segue as especificações do Regulamento Técnico. Com foco em custos acessíveis, formação de competidores e aprimoramento das habilidades de pilotagem, a Turismo 1.4 se destaca por um ambiente altamente competitivo e equilibrado.

"Este cenário resulta em emocionantes disputas, batalhas acirradas, inúmeras ultrapassagens e incidentes, tudo em busca das melhores posições na pista", afirma Marcos Ferreira.
Fórmula Millennium
A Fórmula Millennium, categoria originária de Goiás, retornou às pistas em 2023. Com carros monopostos de chassis tubulares e motores de 1.800 cilindradas, as corridas garantem alta velocidade e disputas intensas, exigindo o máximo de desempenho das equipes e pilotos.

Segundo Marcos Ferreira, a categoria é popular entre o público e atrai espectadores que torcem por seus favoritos, alimentando o entusiasmo e a paixão dos fãs do automobilismo.