IcEsporte

Esporte

Contra o câncer de mama, Serena Williams canta em campanha de prevenção

Gravação faz parte do mês de conscientização sobre a doença, que ocorre em outubro, e pretende incentivar o autoexame

Modificado em 26/09/2024, 00:11

A tenista Serena Williams surpreendeu seus seguidores no Instagram neste sábado, 29, ao publicar um vídeo em que aparece segurando os seios nus e cantando o hit dos anos noventa I Touch Myself, da banda The Divinyls. A gravação faz parte do mês de conscientização sobre câncer de mama, que ocorre em outubro, e pretende incentivar o autoexame.

"Sim, isso me tirou da minha zona de conforto, mas eu queria fazer isso porque é um problema que afeta todas as mulheres de todas as cores, em todo o mundo", escreveu a atleta.

Veja a interpretação de Serena:

Visualizar esta foto no Instagram.

This Breast Cancer Awareness Month I've recorded a version of The Divinyls global hit "I Touch Myself" to remind women to self-check regularly. _ Yes, this put me out of my comfort zone, but I wanted to do it because it's an issue that affects all women of all colors, all around the world. Early detection is key - it saves so many lives. I just hope this helps to remind women of that. _ The music video is part of the I Touch Myself Project which was created in honor of celebrated diva, Chrissy Amphlett, who passed away from breast cancer, and who gave us her hit song to remind women to put their health first. The project is proudly supported by @BerleiAus for Breast Cancer Network Australia. _ Visit the link in my bio to find out more. #ITouchMyselfProject #BerleiAus #BCNA #DoItForYourself

Uma publicação compartilhada por Serena Williams (@serenawilliams) em 29 de Set, 2018 às 8:19 PDT

O vídeo integra o projeto I Touch Myself (Eu me toco) que foi criado em homenagem à Chrissy Amphlett, vocalista do grupo The Divinyls. A cantora morreu de câncer de mama em 2013.

Assista ao clipe original:

Tenista Serena Williams em campanha contra o câncer de mama

Tenista Serena Williams em campanha contra o câncer de mama (Reprodução/Instagram/@serenawilliams)

Geral

Ministra das Mulheres se solidariza com repórter que sofreu comentário machista de presidente do Atlético-GO

Jornalista da CBN / Goiânia e da TV Anhanguera se retirou de entrevista após fala do dirigente

Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves

Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves (Pedro Ladeira/Folhapress)

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, se posicionou em solidariedade à repórter Nathália Freitas na tarde desta quinta-feira (30), após a jornalista da CBN / Goiânia e da TV Anhanguera ser alvo de comentário machista do presidente do Atlético-GO, Adson Batista. A ministra disse que o assédio sofrido pela repórter é "inaceitável".

A manifestação da ministra é uma das que ocorreram ao longo desta quinta-feira (30), um dia após a repórter ser alvo do comentário machista de Adson Batista.

Nenhuma mulher deve ser submetida a situações constrangedoras e desrespeitosas, em qualquer ambiente. Minha solidariedade a Nathália e a todas que enfrentam o machismo em seu dia a dia", escreveu Cida Gonçalves na rede social X.

Na última quarta-feira (29), durante entrevista após o empate sem gols entre o Atlético-GO e o Goianésia, no Estádio Antônio Accioly, Adson Batista disse, após uma pergunta de Nathália Freitas, que a jornalista falou sobre determinado jogador porque o achou "bonitinho".

Na resposta que deu à pergunta da repórter, Adson perguntou quem teria feito uma partida razoável no Atlético-GO. Nathália respondeu "talvez o Alejo", se referindo ao atacante Alejo Cruz. O presidente então falou que o jogador errou muito e que a repórter fez a avaliação porque "achou ele bonitinho, só isso".

Nathália rebateu o dirigente. "Não posso aceitar esse seu comentário, que você fez porque eu sou mulher", disse. Adson Batista chegou a se desculpar, mas menosprezou a reação da repórter dizendo "sem barraco". Nathália, então, se retirou da entrevista.

Veja a publicação da Ministra das Mulheres:

O assédio sofrido pela jornalista Nathália Freitas pelo presidente do Atlético-GO, Adson Batista, durante uma entrevista coletiva, é inaceitável. Nenhuma mulher deve ser submetida a situações constrangedoras e desrespeitosas, em qualquer ambiente. Minha solidariedade a Nathália e a todas que enfrentam o machismo em seu dia a dia. O Ministério das Mulheres reafirma seu compromisso no combate ao assédio e à violência de gênero. Respeito e igualdade não são negociáveis!"

Outras manifestações

O senador Fabiano Contarato (PT) também declarou apoio à repórter goiana.

Todo o meu repúdio aos comentários machistas sofridos pela repórter Nathália Freitas, da TV Globo/Rádio CBN, durante uma entrevista. Minha solidariedade a ela e a todas as profissionais de imprensa, que além do trabalho árduo de cobertura, ainda infelizmente têm que lidar com esse tipo de desrespeito. Valorizar o trabalho da imprensa passa primeiro pelo básico de como deveríamos agir com qualquer ser humano: tratar cada uma e cada um com o devido respeito", escreveu o político no X.

A ex-deputada federal Manuela d´Ávila também publicou sobre o episódio. "Ele chama de barraco, nós chamamos de respeito. Minha solidariedade à jornalista Nathália Freitas, constrangida enquanto trabalhava pelo presidente do Atlético Goianense", escreveu no X.

A Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de Goiás (Aceeg) publicou uma nota oficial repudiando o comentário do dirigente atleticano.

A Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de Goiás repudia com veemência o comportamento machista e desrespeitoso do dirigente com a repórter Nathália Freitas, que em momento algum deixou a seriedade de lado durante seu trabalho abrindo brechas para brincadeiras.

O futebol é um espaço onde temos ainda um número reduzido de mulheres trabalhando, mas felizmente elas vem ganhando cada vez mais oportunidades, e com muito merecimento ocupando funções extremamente importantes, como é o caso da Nathália, que atua como repórter na Rádio CBN e na TV Anhanguera. Duas empresas do Grupo Jaime Câmara.

A ACEEG se solidariza com sua associada, que deixou a sala de coletiva chorando enquanto a mesma seguiu naturalmente. Nathália representa a resistência e persistência de tantas mulheres que gostam de futebol, mas que muitas vezes se mantém fora deste meio por conta de comentários como os que foram feitos por Adson Batista."

Outra manifestação de apoio veio do Sindicato dos Jornalistas de Goiás. "O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Goiás expressa publicamente sua solidariedade à jornalista Nathália Freitas, que, na noite de 29 de janeiro de 2025, foi interpelada de maneira machista, antiprofissional e constrangedora pelo atual presidente do Atlético Clube Goianiense.

A jornalista, que mantém conduta profissional irretocável em todos os veículos onde atua e atuou, não merecia o tratamento dispensado pelo dirigente esportivo, que já demonstrou comportamento desrespeitoso com outros colegas em ocasiões anteriores.

Esperamos que essa conduta, inaceitável em um momento de busca por maior igualdade de oportunidades profissionais em todas as áreas, sirva de reflexão e incentive a mudança de comportamento por parte deste e de outros dirigentes. Que todos os profissionais, independentemente de gênero, sejam tratados com o respeito que merecem!"

Nathália Freitas é repórter da CBN/Goiânia desde janeiro de 2023 e está na TV Anhanguera desde abril do mesmo ano. Antes, a jornalista, que está com 30 anos, teve passagem pela Rádio Sagres/730.

Às 23h44 de quarta-feira (29), no X, o presidente do Atlético-GO publicou um comunicado e um pedido de desculpas à jornalita. Disse que "em situações como essa, o humor pode ser mal interpretado".

Por causa do comportamento de Adson Batista, a CBN/Goiânia avisou, no ar, após a entrevista, que não terá equipe da emissora no próximo jogo do Atlético-GO, em Inhumas, no próximo sábado (1).

Geral

Roda de conversa sobre saúde da mulher acontece nesta terça-feira (29)

Modificado em 04/11/2024, 08:54

Roda de conversa sobre saúde da mulher acontece nesta terça-feira (29)

(Bannach Fotografia)

Nesta terça-feira (29), às 19h, o Plaza D'Oro Shopping será palco da terceira edição do Posê Conecta. O evento, que é gratuito, reunirá especialistas e formadores de opinião para discutir temas como saúde da mulher, cuidados e prevenção ao câncer de mama, em alusão ao Outubro Rosa.

A roda de conversa contará com a participação do médico ginecologista Rodrigo Zaiden, da CEO da Posê Beleza Karla Posê, da psicóloga e paciente oncológica Larissa Azzi, da empresária e digital influencer Mirella Mascarenhas, da especialista em nutrição oncológica Pabline do Valle, da médica radiologista Hellen Luiza e da empresária e paciente oncológica Tábata Mussi.

As vagas para o evento são limitadas e as inscrições podem ser feitas, gratuitamente, através do link disponível na bio do Instagram @posebeleza . O Plaza D'Oro Shopping está localizado na Av. Nápoli, n° 500, Residencial Eldorado, em Goiânia.
Outras edições
Além do evento de outubro, o Posê Conecta terá mais duas edições no Plaza D'Oro Shopping este ano. No dia 19 de novembro, o tema será Novembro Azul, com foco na saúde masculina, cuidado e prevenção do câncer de próstata. Já no dia 10 de dezembro, o evento abordará o Dezembro Vermelho e Laranja, com discussões sobre cuidado e prevenção ao câncer de pele, ao HIV/AIDS e às ISTs.

O Posê Conecta é um evento que reúne franqueados, parceiros e clientes da Posê Beleza, franquia de depilação, bem-estar e estética que está presente em todas as regiões do Brasil, além de profissionais da saúde e empresários para promover uma experiência enriquecedora e celebrar a importância das conexões e a troca de conhecimentos.
SERVIÇO: Posê Conecta - Outubro Rosa: Saúde feminina, cuidado e prevenção ao câncer de mama
Data: 29/10 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Plaza D'Oro Shopping - Praça de Alimentação (Av. Nápoli, n° 500, Residencial Eldorado, Goiânia - GO)
Inscrições: forms.gle/qK6kvQ1RDpy7kT7fA
Mais informações: instagram @posebeleza @plazadoro
Entrada gratuita

Geral

Loja Rosa arrecada fundos e conscientiza sobre o câncer de mama

Ação segue até 27 de outubro com venda de artesanatos

Modificado em 04/11/2024, 08:56

Loja Rosa arrecada fundos e conscientiza sobre o câncer de mama

(Divulgação)

O Shopping Cerrado recebe até domingo (27) a Loja Rosa, uma iniciativa em parceria com a Associação dos Portadores de Câncer de Mama (APCAM) que visa informar e conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama, além de arrecadar fundos para a entidade e doações para as pacientes.

Localizada no piso 1, próximo à loja Piticas, a loja funciona das 12h às 20h, com a venda de trabalhos manuais confeccionados por pacientes com câncer de mama e voluntários. A renda obtida será revertida para a APCAM.

O local também reúne pacientes com câncer de mama para compartilhar suas experiências e grupos educativos para informação e conscientização, além de abrigar uma exposição fotográfica com imagens de mulheres que enfrentam ou já venceram a doença.

A Loja Rosa ainda é ponto de coleta de doações de lenços, próteses mamárias externas e cabelos, que serão transformados em perucas para pacientes em tratamento. O Shopping Cerrado fica na Avenida Anhanguera nº 10.790, no Setor Aeroviário, em Goiânia.

Geral

Shopping em Goiânia recebe ação de conscientização contra o câncer

Modificado em 04/11/2024, 08:51

Shopping em Goiânia recebe ação de conscientização contra o câncer

(Freepik)

Segundo números do Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de 700 mil pessoas serão diagnosticadas com câncer no Brasil entre 2024 e 2025, sendo que o câncer de mama - considerado o tipo mais incidente entre as mulheres - ocupa a segunda posição dos futuros diagnósticos, com 10,5%, ficando atrás somente do câncer de pele não-melanoma, com 31,3%.

Os dados do Inca levam em consideração os 21 tipos de câncer mais incidentes no país nos últimos anos. Apesar de ainda estarmos em setembro, o Shopping Estação Goiânia, no Setor Central, já prepara sua adesão a uma das mais importantes campanhas de conscientização contra a doença, o Outubro Rosa, mês que faz referência ao câncer de mama.

Neste sábado (28), das 10h às 21h, o centro de compras será palco da ação "Câncer não Transmite - Acolhimento e Autoestima". O evento, voltado para mulheres, será realizado na praça de eventos do local e visa desmistificar a doença em uma programação descontraída, com palestras, pitch de negócios, sorteios, desfiles, ações de autocuidado e muito mais.

Segundo Fernanda Carvalho, organizadora da ação, mesmo com todo o avanço da tecnologia médica e ampla disseminação de informações, o câncer ainda é visto por muitas pessoas como uma doença contagiosa ou estigmatizada.

"Um dos principais relatos de pessoas com câncer é essa discriminação que elas sofrem no dia a dia, em que muitas percebem que alguns têm medo de até dividir uma caneta ou em pegar na mão de alguém que está doente. E o intuito do evento é justamente provar o contrário: uma pessoa com câncer não transmite doença alguma, seja com um aperto de mão ou um abraço", enfatiza Fernanda.

Além de desmistificar a doença, ela diz também que o evento promete agregar ainda mais na vida profissional dos participantes "Estamos com uma programação repleta de palestras de profissionais de diversas áreas, que irão compartilhar informações importantes sobre lei e dicas sobre empreendedorismo", informa.

A entrada é gratuita, mas a ação também estará arrecadando um quilo de alimento não perecível. As doações serão encaminhadas para a Casa de Apoio São Luiz e Casa de Apoio Dona Iraídes.

Programação
Das 10h às 13h deste sábado as participantes poderão fazer maquiagem, massagem, escova e corte de cabelo. Já das 10h às 16h, elas têm um check up marcado com a Odonto Company unidade Estação, com raio x panorâmico, enquanto a criançada se diverte com as pinturinhas e interage com um personagem infantil.

Ainda na parte da manhã, a partir das 10h30, uma roda de conversa sobre estilo de vida está programada com a Paula Alves - Relações Públicas (RP), que falará sobre a cultura brasileira e estilo de vida. Já às 11h, a programação prevê um desfile infantil, com bonecas e acessórios.

Por volta de 11h50, a advogada Karina Bueno irá ministrar uma palestra sobre direito das mulheres, onde irá falar sobre as leis que existem sobre violência contra a mulher, como a Lei do Minuto Seguinte, Lei Carolina Dieckmann e Lei Maria da Penha. Já às 14h10, a terapeuta integrativa Olivia Mendes irá debater sobre "O Poder da Mente"; em seguida, será a vez do terapeuta e maquiador Jhony San'Ba falar sobre "Auto Amor", às 14h30.

A programação contará ainda com diversas outras palestras, com os temas: "Reconecte-se", com a psicóloga Juliana Meneghel, às 16h; "Estratégias para Vender o seu Negócio", com a consultora do Sebrae/GO Camila Machado, às 17h30; "Sexualidade e Autoestima" com sexóloga Sandra Aragão, às 19h; e finalizando com a palestra "Segredos da Lingerie" com a empresária Tia Leilah, às 19h30.

A ação Câncer não Transmite - Acolhimento e Autoestima contará com a apresentação da cantora Marcilene Ramalho, das 12h30 às 14h, e depois das 20h às 21h30. Ela promete trazer um repertório variado de músicas indo do sertanejo, passando pelo samba e até a MPB. Haverá ainda sorteio de maquiagens e lingeries ao longo do dia, e desfiles de vestidos de noivas e pijamas.

Sobre a ação
Segundo Fernanda, que é empresária do ramo têxtil, a ideia para a realização do evento surgiu em julho deste ano, após ela visitar uma cafeteria com uma amiga e notar um grupo de mulheres em tratamento de câncer compartilhando sobre os preconceitos que sofrem.

"Uma delas chegou a relatar que deixou de ir às compras por vergonha, porque as pessoas ficavam olhando para ela, com medo de se aproximar. Outra disse que uma vez pegou uma caneta para assinar um documento e viu o funcionário desse local jogar a caneta fora após o uso por ela", conta a empresária, que relata que a situação a sensibilizou a ponto de pensar na ação que será realizada no próximo dia 28 de setembro.

Serviço: Câncer não Transmite - Acolhimento e Autoestima
Data : sábado (28 de setembro)
Horário : das 10h às 21h30
Local: praça de eventos do Shopping Estação Goiânia, Av. Goiás, 2151 - Centro
Entrada gratuita