Jair Ventura retorna ao Goiás e diz que clube "tem de pensar em coisas grandes"
Treinador de 45 anos iniciou sua segunda passagem pelo time esmeraldino nesta sexta-feira (27)
Alexandre Ferrari
27 de dezembro de 2024 às 17:42
Modificado em 27/12/2024, 17:43

Jair Ventura durante entrevista no dia em que reassume o Goiás (Wesley Costa / O Popular)
O técnico Jair Ventura iniciou nesta sexta-feira (27) sua segunda passagem pelo Goiás e disse que o clube esmeraldino "tem de pensar em coisas grandes" em 2025. Em diversos momentos durante sua apresentação, o treinador citou que a equipe precisa lutar pelo título do Campeonato Goiano e buscar o acesso à Série A. Essas são as metas esportivas do clube goiano para o ano que vem.
"O Goiás tem que pensar em coisas grandes, título (do Goiano no primeiro semestre) e acesso no segundo semestre", afirmou Jair Ventura.
"A última vez que eu falei como treinador do Goiás estávamos na Série A e classificamos para a Sul-Americana. O objetivo é bem claro, temos que nos preparar mais que os adversários. O objetivo do título não vai ser alcançado na última semana, nos dois jogos finais, começa hoje. Não adianta pensar em acesso antes do Goiano, nosso objetivo é sim o título, com respeito aos adversários", reforçou o treinador esmeraldino.
O técnico Jair Ventura foi anunciado oficialmente apenas no dia 7 de dezembro, mas as conversas com o treinador começaram após o término da Série B. Questionado sobre uma possível negociação ainda quando o Goiás era comandado pelo técnico Vagner Mancini, Jair Ventura negou que isso tenha ocorrido.
"A gente só conversou depois que o Mancini falou que não ia ficar. Só chegamos no acerto depois do anúncio do Mancini", afirmou Jair Ventura sobre os primeiros contatos com o diretor de futebol Lucas Andrino.
O técnico de 45 anos teve o primeiro contato com o elenco esmeraldino no período da manhã, acompanhou a apresentação de parte parte do jogadores e foi apresentado oficialmente à tarde na sala de imprensa do estádio Hailé Pinheiro. Ele chega ao Goiás com o auxiliar Emilio Faro e o analista de desempenho Antônio Macedo.
Jair Ventura comentou que gosta de trabalhar no ambiente de pressão, algo que ele entende que vai encontrar no Goiás em 2025, principalmente no início das atividades.
"Me motiva estar pressionado, buscar objetivos, jogar grandes jogos. É o que eu mais gosto, eu penso melhor, penso mais rápido. Eu gosto dessa pressão para, juntos, conquistar os objetivos. O departamento de futebol como todo está trabalhando demais. Nas férias eu falei todos os dias com o (Lucas) Andrino na busca por jogadores que possam nos ajudar na conquista dos objetivos", acrescentou o técnico esmeraldino.
Esta será a segunda passagem do técnico pelo Goiás. Jair Ventura comandou a equipe esmeraldina em 40 jogos na temporada de 2022 e não acertou a renovação no final do ano após o término do seu contrato. Na sequência, ele conquistou o acesso à Série A com o Atlético-GO e foi campeão do Goianão em 2023 - também passou pelo Juventude, neste ano.
"Sou outra pessoa, 100%. Melhor do que ontem, imagina do que em 2022. Eu falo de ser jovem como treinador, mais de 300 jogos, oito, nove clubes, isso dá casca. Sou muito melhor que em 2022, treino, em todos os aspectos. A evolução foi grande e espero continuar", completou Jair Ventura sobre as diferenças entre o atual momento do técnico e sua primeira passagem pelo Goiás, há dois anos.
Confira outros trechos da coletiva do técnico Jair Ventura
Estilo de jogo em 2025
Metas para o ano que vem
Reencontro com Eduardo Pinheiro, novo gerente de futebol
Participações nas contratações