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Lewis Hamilton recebe título de cidadão honorário brasileiro

A homenagem a Hamilton foi proposta pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE) e recebeu parecer favorável do relator, o deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR)

Folhapress

Modificado em 20/09/2024, 00:56

Lewis Hamilton com capacete que homenageia o Brasil

Lewis Hamilton com capacete que homenageia o Brasil (Steve Etherington/Mercedes-Benz Grand Prix Ltd)

O piloto da Formula 1 Lewis Hamilton é oficialmente um cidadão honorário do Brasil. A Câmara dos Deputados publicou nesta quinta-feira (9) a resolução que concede o título, que será entregue em sessão solene ainda sem data marcada, ao britânico de 37 anos.

A homenagem a Hamilton foi proposta pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE) e recebeu parecer favorável do relator, o deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR), em Plenário.

No projeto de resolução 79/2021, Figueiredo citou a comemoração do heptacampeão da categoria após vencer o Grande Prêmio do Brasil no ano passado. Na ocasião, Hamilton repetiu o icônico gesto de Ayrton Senna ao dar uma volta no autódromo com a bandeira nacional.

Antes da aprovação da homenagem, o deputado falou ao UOL Esporte que esperava que a proposta fosse apoiada para dar "reconhecimento a alguém que resgatou a autoestima do povo brasileiro no que diz respeito à utilização de seus símbolos nacionais".

Em abril deste ano, após o GP da Austrália, Hamilton esteve no Brasil para participar de uma palestra. O britânico foi um dos convidados do 'VTEXDay 2022', um evento de inovação digital que aconteceu em São Paulo.

No evento, o heptacampeão explicou o gesto com o símbolo brasileiro. "Quando dei aquela volta de celebração, vi a bandeira na curva e algo me impulsionou a pegá-la. Foi um momento de grande orgulho para mim", afirmou.

Ele também disse que existe "um pouco de Brasil" dentro dele e brincou que só está esperando seu passaporte brasileiro quando foi convidado a conhecer mais o país.

Após ter conhecimento do projeto que poderia conceder o título honorário a ele, o piloto da Mercedes fez uma publicação com diversas bandeiras do Brasil no Twitter e disse que "ficaria honrado".

Hamilton esteve no Brasil pela primeira vez em 2007, quando estava em sua primeira temporada pela F1 e ainda corria pela McLaren.

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Botafogo celebra Libertadores e pinta Buenos Aires de alvinegro

Celebração oficial foi organizada pela Conmebol em um terreno a cerca de 5 km do Monumental de Nuñez, palco da decisão contra o Atlético-MG

Marlon Freitas, ex-jogador do Atlético-GO, ergue a taça de campeão da Libertadores

Marlon Freitas, ex-jogador do Atlético-GO, ergue a taça de campeão da Libertadores (Vitor Silva / Botafogo)

Eles já eram a torcida mais sonora e, na noite deste sábado (30), com o título da Copa Libertadores em mãos, os botafoguenses se reuniram em pontos turísticos de Buenos Aires para comemorar.

A celebração oficial foi organizada pela Conmebol em um terreno a cerca de 5 km do Monumental de Nuñez, a casa do River Plate que acolheu a partida, mas muitos torcedores buscaram os cartões-postais da capital argentina, como Porto Madero, para comemorar.

Bares e restaurantes no turístico bairro de Palermo ficaram repletos de camisetas branco e pretas. O local de comemoração da torcida mudou várias vezes. O Monumental é afastado dos pontos principais da capital argentina, e os botafoguenses só conseguiram deixar o estádio por volta das 20h, depois de o Galo esvaziar as arquibancadas.

O Obelisco, tradicional ponto de celebração dos argentinos, foi vetado pela polícia. O local já foi palco de acidentes envolvendo torcedores que terminaram em morte. Outra região de parque no bairro de Palermo foi descartada devido à dificuldade de acesso por ônibus.

Restou Porto Madeiro, a região de prédios comerciais e restaurantes colado ao rio da Prata que encanta turistas brasileiros e tradicionalmente lota nas noites de sábado.

Estabelecimentos de comércio e trabalhadores autônomos argentinos aproveitaram a movimentação --os taxistas e motoristas de aplicativo, por exemplo, passaram o dia transportando torcedores alvinegros. Nos restaurantes, o desafio era achar um que não tivesse clientes com camisas listradas branco e preto.

A glória inédita não foi trivial, desde o esforço de torcedores para chegar ao país vizinho para um duelo entre duas equipes brasileiras que fazia alguns argentinos torcerem o nariz.

Um dos que expressaram a frustração foi o porta-voz presidencial Javier Lanari: "Nada mais deprimente que assistir na TV à final da Libertadores entre dois times do Brasil e, ainda mais, na Argentina; completinho o combo", escreveu em seu perfil pessoal no X.

Não apenas o peso financeiro da viagem foi um desafio para muitos, como também a disponibilidade de voos diretos. Torcedores dos dois times brincavam que tinha sido necessário fazer muita baldeação para chegar, em referência às várias conexões aéreas.

"Irmão, eu cheguei a olhar voo fretado, um teco-teco, tamanho o desespero", dizia um torcedor do Galo na madrugada deste sábado no saguão do aeroporto de Florianópolis, enquanto esperava, com a torcida rival, o trecho final de sua viagem a Buenos Aires.

"Teve um [torcedor] que foi para o Peru! Depois Chile, para então chegar a Buenos Aires."

A caminho do Monumental de Nuñez (a pé, já que o trânsito e os bloqueios impediam a passagem de carros em dez quarteirões), mais de 30 ônibus que levaram a torcida brasileira se enfileiravam pela avenida Presidente Figueroa Alcorta. Boa parte dos que vieram por terra já partiriam na madrugada deste domingo (1º) para o Brasil.

O trânsito era intenso para uma tarde de sábado, e a maioria dos torcedores foi caminhando pelos parques portenhos. Os alvinegros mudaram a dinâmica da capital.

Na saída do estádio, torcedores do Galo caminharam pacificamente buscando uma rota de saída para chegar a hotéis, cafés e restaurantes.

No estádio, o espanto eram os preços. Garrafa de 600 ml de água ou refrigerante por 6.000 pesos (R$ 35 no câmbio oficial ou R$ 32 no "blue", o mais usado). Hambúrguer? 12.000 pesos.

É a alta dos preços na Argentina, consequência de um choque econômico que tem rendido louros a Javier Milei, mas que não deixa de desanimar nem a torcida mais vibrante.

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Gabriel Bortoleto é confirmado na Sauber e Brasil volta a ter titular na Fórmula 1 em 2025

Brasileiro está confirmado no grid e seguirá na equipe quando o time passar a se chamar Audi a partir de 2026

Gabriel Bortoleto está confirmado como piloto titular da Sauber na Fórmula 1 em 2025

Gabriel Bortoleto está confirmado como piloto titular da Sauber na Fórmula 1 em 2025 (Divulgação / fiaformula2)

O brasileiro Gabriel Bortoleto está confirmado como piloto titular da Sauber na Fórmula 1 em 2025 e seguirá na equipe quando o time passar a se chamar Audi a partir de 2026. Com isso, ele encerra um hiato de oito anos sem titulares do país na principal categoria do automobilismo, desde a aposentadoria de Felipe Massa em 2017.

Bortoleto completou recentemente 20 anos, e vem tendo uma ascensão meteórica nas categorias diretamente abaixo da Fórmula 1. Ele foi campeão da Fórmula 3 logo em seu ano de estreia, em 2023, e é atualmente o líder da Fórmula 2, com duas rodadas duplas para o final da temporada.

Seu nome passou a circular como um possível alvo da Audi no final de julho, e as conversas ganharam força com a grande performance do brasileiro no GP da Itália, quando ele venceu a corrida principal saindo da última colocação.

Mas havia um entrave, resolvido nas últimas semanas: Bortoleto era piloto da academia da McLaren, que o liberou para que ele pudesse ser anunciado ainda com o campeonato da F2 em andamento.

BORTOLETO TEVE UMA ASCENSÃO METEÓRICA NOS ÚLTIMOS 2 ANOS
O piloto não vinha de resultados tão expressivos nas categorias de base até assinar com a A14 Management, agência de Fernando Alonso, que passou a guiar sua carreira em setembro de 2022. Ele conseguiu um teste com a equipe Trident, foi bem, e garantiu sua vaga na F3.

Foi um campeonato cerebral, administrando a vantagem que tinha conquistado nas primeiras etapas do ano, sem cometer os erros e ter os altos e baixos que costumam marcar essas categorias em que os pilotos ainda estão se desenvolvendo.

Com o título e um bom projeto de patrocínio por trás, formando um pacote atrativo para qualquer equipe, Bortoleto conseguiu uma boa vaga também na F2, na Invicta Racing, além de ter entrado para o programa de jovens pilotos da McLaren.

Embora a Invicta fosse uma das melhores equipes do campeonato, ainda havia dúvidas quanto ao rendimento de cada equipe, já que a Fórmula 2 estreou um novo carro neste ano. Tanto, que pilotos que já estão garantidos na F1 em 2025 e que atualmente dividem o grid da F2 com Bortoletto - Ollie Bearman e Kimi Antonelli - que também correm por uma equipe forte, a Prema, nunca estiveram na disputa pelo título.

Bortoleto teve alguns problemas técnicos e azares no começo do ano, mas ao longo da temporada foi mostrando regularidade e cresceu no último terço do campeonato, saindo da etapa do Azerbaijão na liderança. Faltam rodadas duplas, no Qatar e em Abu Dhabi, e ele tem 4.5 de vantagem para o segundo colocado.

O plano de carreira inicial era fazer dois anos de F2, lutando pelo título logo de cara. O objetivo dele, Gabriel, era mais alto: emular Oscar Piastri, Charles Leclerc e George Russell e ser campeão como estreante na F3 e na F2. Até porque esse tipo de currículo não é ignorado pelas equipes de F1. Embora não tenha conquistado o título ainda, ele fez o bastante para que a Audi se interessasse.

NÃO DÁ PARA ESPERAR MUITO DA SAUBER
A Audi vem investindo pesado na equipe que continuará como Sauber até o final de 2025. A fábrica montada pelos alemães para fazer o motor da F1 de 2026 tem um nível de maquinário até superior ao das concorrentes. Porém, o desafio de competir de igual para igual com fabricantes com larga experiência na F1 é grande e não se espera que sua unidade de potência estreie no mesmo nível dos rivais.

O desafio não para por aí. A estrutura da própria equipe Sauber tem recebido atualizações, embora a fábrica não seja das mais acanhadas entre os times da F1. O que vem mudando, e muito, é a quantidade e qualidade dos profissionais que trabalham na equipe, uma vez que a Audi vem pinçando funcionários dos rivais, especialmente de times grandes.

À frente do projeto está Mattia Binotto, ex-chefe da Ferrari. E em 2026 chega Jonathan Wheatley, um dos responsáveis pelo sucesso da Red Bull, que vai voltar a se juntar ao chefe dos mecânicos, Lee Stevenson, que tem atraído outros ex-Red Bull para o time. Mas o próprio rendimento da equipe neste ano, sem nenhum ponto marcado, mostra que ainda há muito pela frente, o que espantou os pilotos mais experientes que foram procurados pelo time, especialmente Carlos Sainz.

No final, a equipe ficou entre contar com Valtteri Bottas por mais um ano para que ele ajudasse nesta fase de transição ao lado do também experiente Nico Hulkenberg, ou contar com um jovem. E optou por Bortoleto como uma aposta a longo prazo.

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Interlagos transborda de homenagens a Ayrton Senna 30 anos após a morte do piloto

Prefeitura da capital paulista se juntou à organização do evento para promover ações coordenadas durante os três dias do GP

Modificado em 04/11/2024, 08:48

Capacete gigante é uma das atrações em homenagem a Ayrton Senna: material contém peças recicláveis, pesa 300 kg e foi levada à curva do "S", na pista

Capacete gigante é uma das atrações em homenagem a Ayrton Senna: material contém peças recicláveis, pesa 300 kg e foi levada à curva do "S", na pista (Divulgação / X (antigo Twitter) / @F1)

O Grande Prêmio de São Paulo da Fórmula 1 transbordará de homenagens a Ayrton Senna nesses dias em Interlagos. O GP deste ano ocorre no 30º aniversário da morte do piloto brasileiro. Por isso, a prefeitura da capital paulista se juntou à organização do evento para promover ações coordenadas durante os três dias.

A reportagem esteve no Autódromo de Interlagos e acompanhou a finalização de detalhes para entregar algumas das homenagens ao tricampeão mundial.

CAPACETE GIGANTE
Na última quinta-feira (31), o tetracampeão Sebastian Vettel promoveu a primeira ação: um capacete "forever Senna" ("para sempre Senna") gigante. A peça, criada por artistas brasileiros apenas com materiais recicláveis, pesa 300 kg e foi levada à curva do "S", na pista, por um guindaste.

Vettel se reuniu com vários pilotos, incluindo o brasileiro Gabriel Bortoleto, do programa de desenvolvimento da McLaren, para uma foto dentro do capacete. O capacete ainda ficará em exibição em área específica do autódromo até domingo (3).

MURAL DO SENNA REVITALIZADO
Nesta sexta (1º), o mural de Senna, localizado próximo à entrada do autódromo, foi reinaugurado após a revitalização feita pelo grafiteiro Eduardo Kobra.

"Tão importante quanto criar novos murais é restaurar e preservar os murais que já existem. Para mim, é um privilégio estar aqui restaurando mais um painel para a cidade". Kobra, grafiteiro e muralista

O artista esteve em Interlagos para deixar sua assinatura no mural. A ação contou com a presença do prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB).

HAMILTON PILOTA MCLAREN DE SENNA
A F1 confirmou Lewis Hamilton como piloto escolhido para conduzir a histórica McLaren MP4/5B de Senna. O carro do tributo foi o usado pelo piloto no bicampeonato na temporada de 1990 da F1. O box demonstrativo que vai receber o monoposto foi montado próximo à pista.

"Eu nunca imaginei em todos esses anos que conseguiria dirigir o carro do Senna. Lembro que alguém me contatou e eu pude ter a oportunidade. Quando eu estava na McLaren, tive a oportunidade de dirigir o MP4/4, foi incrível. Eu lembro da vez em que ele finalmente ganhou aqui [no GP de São Paulo] e levantou a bandeira. Definitivamente, vai ser uma experiência muito emocionante. Espero que as pessoas estejam aqui para ver". Lewis Hamilton, piloto da Mercedes, em entrevista coletiva

A ação com o piloto britânico, que recebeu o título de Cidadão Honorário Brasileiro em 2022, está prevista para o sábado (2), às 17h (de Brasília), após as classificatórias.

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Chance de brasileiro estrear na Fórmula 1 passa por futuro de Bottas

Gabriel Bortoleto é o melhor estreante na F2 no momento

Modificado em 17/09/2024, 17:19

Piloto Gabriel Bortoleto quando ainda corrida na Fórmula 3

Piloto Gabriel Bortoleto quando ainda corrida na Fórmula 3 (Alex Farias/Photopress/Folhapress)

O piloto brasileiro Gabriel Bortoleto tem chances de estar no grid da Fórmula 1 como titular na próxima temporada, mas a equipe Sauber ainda não definiu qual caminho vai tomar em um ano que será de transição para eles: apostam em um novato como o atual vice-líder da Fórmula 2 ou tentam manter alguma continuidade em uma equipe que vem passando por muitas mudanças enquanto se prepara para se tornar o time de fábrica da Audi em 2026.

A equipe passou por mudanças importantes recentemente, com a saída de Andreas Seidl e a chegada de Mattia Binotto para liderar a operação da Audi na F1, e a contratação de Jonathan Wheatley, parte importante para o sucesso da Red Bull, como chefe de equipe.

A administração anterior queria dispensar os dois pilotos atuais da Sauber, Valtteri Bottas e Guanyu Zhou, mas, nas últimas semanas, o nome especialmente do finlandês ganhou mais força, já que ele traz continuidade no trabalho em uma equipe que vem recebendo muitos profissionais de outros times e que contará também com Nico Hulkenberg ano que vem.

O próprio Bottas dizia em junho que preferia não ficar na equipe à qual se juntou há três anos. Mas agora que as outras vagas remotamente possíveis para ele estão fechadas, a questão é ficar ou não na F1.

Na Sauber, depois dos meses de tentativa de atrair Carlos Sainz, houve uma sondagem para entender a situação de Liam Lawson, mas a Red Bull descartou emprestá-lo, até porque pretende promover o neozelandês na próxima temporada. Eles fizeram o mesmo com a Alpine, querendo saber quais os planos para Jack Doohan, que foi confirmado como titular pelo time francês semana passada.

É aí que entra o nome de Bortoleto, que é ligado à McLaren, mesmo sendo o menos experiente de todos os jovens pilotos que estão potencialmente no mercado. Não coincidentemente, a reportagem apurou que o brasileiro fará pelo menos seus primeiros testes privados de F1 nesta segunda metade do ano e segue seu trabalho no simulador da McLaren, com a possibilidade de fazer um treino livre, embora isso ainda não tenha sido definido.

O plano inicial de Bortoleto era fazer dois anos de F2 e intensificar os testes privados no segundo ano, mas é claro que ele quer aproveitar qualquer oportunidade que apareça. Seu projeto de carreira tem sido feito de maneira sólida, com um bom orçamento, o que inclusive lhe dá a chance de ser agenciado pela A14 Management, de Fernando Alonso. E os resultados na F2, com boas pontuações nas corridas principais, fazendo com que ele seja o melhor estreante da temporada no momento, também ajudam.

Mas o mercado está deixando claro que é muito importante para as equipes de F1 no momento que os pilotos tenham quilometragem com os carros da categoria e que seu rendimento e retorno técnico nos testes e nas sessões de simulador sejam fortes. E isso tem sido até mais valorizado do que o resultado nas categorias de base.

Prova disso está nas escolhas que as equipes fizeram até agora. Estão confirmados no grid em 2025 Oliver Bearman e Jack Doohan, que não têm títulos na F3 ou F2, mas impressionaram nos testes privados que fizeram neste ano. O mesmo aconteceu com Kimi Antonelli, que deve ser confirmado nesta semana como titular na Mercedes para 2025 e fará a primeira sessão de treinos livres do GP da Itália, como confirmado por Toto Wolff neste domingo em Zandvoort. E também com Lawson, embora ele já tenha algumas corridas de experiência na própria F1.

Circula no paddock a informação de que a decisão na Sauber pode sair antes mesmo do GP do Azerbaijão, que será realizado daqui a três semanas.

SARGEANT PODE NÃO TERMINAR A TEMPORADA?

A batida do piloto norte-americano por um erro durante o terceiro treino livre, em um momento bastante inoportuno para a Williams, que testava seu maior pacote de atualizações do ano, irritou bastante a direção da equipe e o deixou em uma situação ainda mais delicada internamente.

Já havia a possibilidade de Sargeant ser dispensado antes do GP da Holanda e ser substituído por Mick Schumacher, reserva da Mercedes. Mas também é verdade que o histórico do alemão não é dos mais positivos em relação à quantidade de batidas que ele sofreu quando era titular pela Haas.

"Gostaria muito que Mick tivesse essa chance, porque não vimos o verdadeiro Mick. Você não ganha a F4, F3 e F2 e não tem uma boa performance na F1. Acho que ele merece uma chance. Mas a decisão é do James [Vowles, chefe da Williams]", disse Toto Wolff, completando que ceder Antonelli não está nos planos da equipe porque "é melhor para ele completar o programa de testes que vem fazendo."

E também surgiu a possibilidade de que Lawson seja emprestado, mas isso só aconteceria a partir do GP do Azerbaijão e não está definido, embora Christian Horner tenha dito em Zandvoort que a Red Bull "estaria aberta" a uma oferta. Para o ano que vem, a Williams já definiu que Carlos Sainz será o companheiro de Alex Albon.