IcEsporte

Esporte

Santos cobra providências da Conmebol sobre não utilização do VAR

O documento santista foi direcionado ao presidente da entidade, Alejandro Dominguez, e ao responsável pela Comissão de Arbitragem da Conmebol, Wilson Seneme

Folhapress

Modificado em 21/09/2024, 01:28

Santos cobra providências da Conmebol sobre não utilização do VAR

(Divulgação / @SantosFC)

O presidente do Santos, Andres Rueda, enviou nesta quinta-feira (7) ofício à Conmebol solicitando a tomada de providências sobre decisões da arbitragem no empate contra o Boca Juniors (ARG) no dia anterior, pela ida da semifinal da Libertadores.

O principal questionamento do Santos visa entender o motivo pelo qual o VAR (árbitro de vídeo) não foi utilizado pelo árbitro principal da partida, Roberto Tobar, em lance de possível pênalti de Izquierdoz em Marinho.

Tobar ouviu o que o responsável pelo VAR tinha a dizer sobre o lance, mas não assistiu ao replay da jogada no monitor próximo ao campo. O árbitro de vídeo instruiu o juiz a seguir com o jogo.

"Mais uma vez, presenciamos um episódio que não condiz com as recentes melhorias, os investimentos e os pilares de desenvolvimento da Conmebol nos últimos dois anos", disse Rueda.

"Solicitamos que isso não ocorra mais. São dois clubes muito grandes, dois dos maiores times do Mundo, e isso só atrapalha o espetáculo. Queremos que as tecnologias sejam bem utilizadas e que todos sejam tratados da mesma forma", afirmou.

O documento santista foi direcionado ao presidente da entidade, Alejandro Dominguez, e ao responsável pela Comissão de Arbitragem da Conmebol, Wilson Seneme.

O Santos também enviou ofícios para os presidentes da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Rogério Caboclo, e da FPF (Federação Paulista de Futebol), Reinaldo Carneiro Bastos, pedindo apoio e medidas enérgicas diante do ocorrido.

"Já chega. Está acontecendo com muitos clubes e solicitamos que isso não ocorra mais e, principalmente, os atos não fiquem impunes", declarou Rueda.

"Reiteramos nossa confiança para a adoção das medidas cabíveis, primando sempre pelo espírito do Fair Play e pelo profissionalismo nas competições organizadas pela entidade", concluiu.

COMUNICADO: Santos enviará ofício à Conmebol sobre atuação do VAR no jogo na Argentina.

O Santos Futebol Clube enviará ofício à Conmebol para externar sua insatisfação com a atuação do VAR no jogo contra o Boca Juniors neste dia 6 de janeiro em La Bombonera, na Argentina. pic.twitter.com/EJwSQZda2e --- Santos Futebol Clube (@SantosFC) January 7, 2021

IcEsporte

Esporte

Técnico do Goiás diz que falha de Tadeu afetou "parte psicológica" em derrota para o Santos

Treinador defendeu o goleiro e frisou que partida seria definida nos detalhes; Revés na Vila Belmiro confirmou a saída do clube goiano do G4

Modificado em 17/09/2024, 15:52

Zanardi, técnico do Goiás, afirma que time sabia que jogo seria definido nos detalhes

Zanardi, técnico do Goiás, afirma que time sabia que jogo seria definido nos detalhes
 (Wesley Costa)

Depois de oito rodadas seguidas na faixa do acesso (G4) à Série A, o Goiás saiu do grupo dos quatro primeiros colocados e isso ocorreu após derrota de 2 a 0 para o Santos, que contou com lambança do goleiro Tadeu. Nesta quarta-feira (19), na Vila Belmiro, o defensor fez o gol contra que abriu o triunfo do Peixe em jogo válido pela 11ª rodada da Série B.

O lance, que pode ser descrito como bizarro, ocorreu aos 35 minutos da etapa final. Douglas Borel afastou mal um cruzamento, o goleiro saltou para segurar a bola, mas errou o tempo no movimento. A bola voltou, bateu nas mãos do goleiro e caiu no campo, indo para a direção dos fundos das redes.

Foi talvez a principal falha de Tadeu ao longo das seis temporadas em que ele defende o Goiás. O erro custou caro, já que o clube goiano fazia boa partida no aspecto defensivo e criou oportunidades para marcar, mesmo sendo pressionado pelo Santos. Logo após o primeiro gol, o Peixe ampliou com Willian Bigode.

Tadeu tem o hábito de falar após os jogos em que comete algum erro em campo. Desta vez, optou por não conceder entrevista na saída do gramado. O técnico Márcio Zanardi frisou que a falha afetou o time emocionalmente.

"Jogo que a gente sabia que ia ser definido nos detalhes. Até tomarmos o gol, estávamos bem. Tivemos três chances. Quando você não faz gol contra uma equipe grande, aí teve a infelicidade do Tadeu que nos fez perder a parte psicológica. Trouxe a torcida e o Santos para cima da gente", opinou o treinador esmeraldino.

Zanardi seguiu falando de Tadeu e elogiou o defensor do clube goiano. "Tadeu é uma referência para o futebol brasileiro, mas é ser humano. Não tem que crucificar. Quando se ganha, são todos. Quando se perde, são todos. Nós erramos e não podemos apontar o dedo. Foi uma infelicidade e faz parte. Quantas vezes ele nos ajudou? É um cara maduro, experiente e vamos virar a página para pensar no Vila", salientou o treinador esmeraldino.

O resultado na Vila Belmiro confirmou a saída do Goiás do G4. É a primeira vez, desde a 2ª rodada, que o time esmeraldino não termina uma rodada da Série B entre os quatro primeiros colocados.

A queda do Goiás na tabela ocorreu após sequência de três jogos sem vitória na Série B. Depois de golear o Sport, por 3 a 0, na 8ª rodada, a equipe esmeraldina perdeu para o Mirassol, por 1 a 0, empatou em casa com o Coritiba por 1 a 1 e agora perdeu para o Santos, por 2 a 0. Os resultados e equilíbrio de pontuação entre os times na metade de cima explicam a queda de colocações do Goiás.

O clube goiano dá sequência à atual série de confrontos pesados e tenta encerrar a sequência sem vitória no clássico goiano. No próximo domingo (23), o Goiás enfrenta o Vila Nova, no OBA, e depois vai encarar o líder América-MG, no dia 2 de julho.

"Nós temos que pensar em vencer o Vila, clássico importante. Precisamos voltar a vencer para recuperar bem. É falar menos e trabalhar mais, fazer jogo competitivo no clássico. Vitória nos traz moral de novo e vamos trabalhar bastante", concluiu o técnico Márcio Zanardi.

IcEsporte

Esporte

Pela primeira vez na história, Goiás encara o Santos pela Série B do Brasileiro

Duelo entre o time esmeraldino e o Peixe será disputado na Série B e vale vaga no G4 para o clube goiano

Modificado em 17/09/2024, 15:58

Luiz Henrique seguirá como titular na ala esquerda do Goiás diante do Santos, na Vila Belmiro

Luiz Henrique seguirá como titular na ala esquerda do Goiás diante do Santos, na Vila Belmiro
 (Fábio Lima)

Entre os times da atual edição da Série B, o Santos é o adversário que o Goiás mais enfrentou na Série A. Nesta quarta-feira (19), pela primeira vez na história, as equipes vão se encontrar em uma partida na 2ª Divisão do Campeonato Brasileiro. O duelo será disputado na Vila Belmiro, em Santos-SP, a partir das 19 horas, pela 11ª rodada da competição nacional.

(Confira, no fim do texto, onde assistir, escalações e arbitragem)

Dos 19 adversários na edição da Série B deste ano, o Goiás enfrentou 12 equipes na elite nacional em sua história. O Santos foi o que mais jogou contra o clube goiano na Série A: 52 jogos, com 17 vitórias esmeraldinas, 16 empates e 19 triunfos do time paulista.

Com a inédita participação do Peixe na Série B, será a primeira vez que as equipes duelarão na Segundona.

Coritiba (34 jogos), Guarani (27), Sport (26), Ponte Preta (19), Ceará (15), Paysandu (13), América-MG (10), Avaí (10), Chapecoense (6), Vila Nova (4) e Botafogo-SP (3) são os outros clubes que o Goiás enfrentou na Série A e estão na atual edição da Série B.

O duelo nesta quarta-feira (19) vale o retorno do Goiás para a faixa do acesso (G4) à Série A - foi ultrapassado pelo Operário-PR, que venceu a Chapecoense na abertura da 11ª rodada, na segunda-feira (17). O time esmeraldino precisa vencer o Santos para não depender de outros resultados.

O Goiás está no grupo dos quatro primeiros desde a 3ª rodada e caiu para a 5ª posição - tem 18 pontos.

Sem empatar com o Santos, o Goiás terá de torcer, para voltar ao G4, por derrota do Sport, que enfrenta o Ceará, e para que o Mirassol não vença o Vila Nova. Os adversários diretos do clube goiano também vão atuar como visitantes na rodada.

Mudança no ataque

Para o jogo desta noite, o técnico Márcio Zanardi terá de fazer uma mudança no ataque. Com problema muscular, o atacante Angello Rodríguez será substituído por Breno Herculano.

Há também a opção de escalar o meio-campista Rafael Gava, alterando o sistema tático do 3-4-3 para o 3-5-2. A tendência, porém, é manter o sistema que o treinador vem utilizando desde o início da Série B.

Márcio Zanardi não contará com cinco atletas contra o Santos. Além de Angello Rodríguez, Thiago Galhardo se recupera de um problema muscular e o meia Régis adquire condicionamento físico. O zagueiro Messias, que também se recupera de lesão muscular, estaria fora por questões contratuais por estar emprestado pelo Santos.

Um desfalque de última hora foi o lateral esquerdo Sander. Ele se recuperou de uma luxação no ombro, mas sofreu um corte no supercílio no treino de segunda-feira (17) e será ausência diante do Santos.

Peixe vive crise e choque de realidade na Série B

O Santos chega para o jogo contra o Goiás nesta quarta-feira (19) em seu pior momento na temporada. O Peixe perdeu as últimas quatro partidas na Série B e passa por momento de pressão, que pode até resultar na demissão do técnico Fábio Carille, caso a equipe esmeraldina vença na Vila Belmiro e amplie a fase ruim no time alvinegro.

Diferente do Goiás, que tem sete participações, dois títulos, cinco acessos, 297 jogos na Série B, sendo 238 nos formato de pontos corridos, o Santos disputa sua primeira edição da competição e encara um choque de realidade em relação ao momento do campeonato em sua história.

Desde que o atual formato foi adotado, em 2006, times considerados grandes que eram rebaixados, como Atlético-MG, Corinthians e Palmeiras, costumavam ter certa facilidade para retornar à Série A.

Atualmente, com equipes mais competitivas e diferenças técnicas, físicas e investimentos financeiros em comparação com outros times das primeiras edições, existem mais surpresas que dificultam a vida dos "grandes". É o que ocorre com o Santos. Foi o que também ocorreu com o Cruzeiro, que passou três edições seguidas na Série B (2020, 2021 e 2022) até conseguir voltar.

O Peixe se tornou, na última rodada, o primeiro time dos considerados "grandes" de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais a perder cinco jogos nas dez primeiras rodadas da Série B. A equipe alvinegra perdeu para Operário-PR, Novorizontino, Botafogo-SP, América-MG (atual sequência) e Amazonas.

A atual sequência de derrotas, coincidentemente, ocorre com o Santos longe da Vila Belmiro. No período, o único jogo como mandante foi diante do Botafogo-SP, mas a direção alvinegra vendeu o mando de campo e a partir foi disputada no estádio do Café, em Londrina-PR. Contra o Goiás, o Peixe volta ao seu alçapão, que terá a presença de público.

A fase ruim com sequência de derrotas tirou o Santos da faixa do acesso. O clube pode, em caso de derrota para o Goiás, terminar a 11ª rodada com cinco pontos de distância para o 4º colocado.

Bastidores

Nesta semana, os bastidores do Santos esquentaram. O presidente Marcelo Teixeira, que não tem o hábito de se reunir com o elenco, teve uma conversa exclusiva com jogadores e cobrou reação na Série B. Segundo o ge.globo, o dirigente reclamou da queda de rendimento da equipe na competição e disse que confia em uma reviravolta no grupo alvinegro.

Apesar da confiança passada para o elenco, o técnico Fábio Carille balança no cargo. O treinador tem sido pressionado nos bastidores por causa das atuações. Jogadores do Santos estariam do lado do treinador e tentam dar a volta por cima nesta quarta-feira contra o Goiás para também amenizar a pressão sobre Fábio Carille.

Neste momento de "choque de realidade" na Série B, o Santos tenta reencontrar o caminho das vitórias e terá força máxima contra o Goiás.

Os atacantes Guilherme e Julio Furch, que se recuperam de lesões musculares, voltaram a jogar na rodada passada e a tendência é que comecem a partida entre os titulares. A previsão é que eles atuem entre 60 a 70 minutos.

FICHA TÉCNICA

Campeonato Brasileiro - Série B - 11ª rodada Jogo: Santos x Goiás
Local: Vila Belmiro (Santos/SP)
Data: 19/6/2024
Horário: 19 horas
Onde assistir: Premiere e Sportv

Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima/PE (FIFA)
Assistentes: Francisco Chaves Bezerra Junior/PE e Victor Hugo Imazu dos Santos/PR
VAR: Charly Wendy Straub Deretti/SC (FIFA)

SANTOS: Gabriel Brazão; JP Chermont, Gil, Joaquim e Escobar; João Schmidt, Diego Pituca e Giuliano; Pedrinho, Furch e Guilherme. Técnico: Fábio Carille.

GOIÁS: Tadeu; Lucas Ribeiro, Edson e David Braz; Diego, Marcão, Juninho e Luiz Henrique; Welliton, Breno Herculano e Paulo Baya. Técnico: Márcio Zanardi.

IcEsporte

Esporte

Goiás 'seca' América-MG para seguir na liderança da Série B

Time esmeraldino foi beneficiado com tropeço do Santos, que perdeu para o Botafogo-SP, e segue na 1ª colocação da Segundona

Modificado em 17/09/2024, 16:04

Jogadores do Goiás celebram gol marcado por Welliton, que abriu o placar na vitória de 3 a 0 sobre o Sport

Jogadores do Goiás celebram gol marcado por Welliton, que abriu o placar na vitória de 3 a 0 sobre o Sport
 (Fábio Lima)

O Goiás segue na liderança da Série B, mas mantém o 'secador' ligado e torce por tropeço do América-MG para se manter na 1ª colocação da Segundona após oito rodadas. Esta é a terceira vez neste início de competição que o clube goiano flerta com a posição no topo da tabela.

Com 17 pontos, o Goiás poderia ter sido ultrapassado pelo Santos nesta segunda-feira (3). O time alvinegro, porém, perdeu para o Botafogo-SP, por 2 a 1. O resultado mantém o Peixe com 15 pontos e o clube goiano na liderança da Série B.

A equipe comandada pelo técnico Márcio Zanardi, no entanto, ainda torcerá com outro rival direto nesta quarta-feira (4). Fora de casa, o América-MG pode ultrapassar o Goiás se vencer o Paysandu, no estádio da Curuzu, em Belém-PA, no encerramento da 8ª rodada.

O Coelho é o único clube que ainda pode ultrapassar o Goiás na rodada. Se o América-MG empatar ou perder, o time goiano vai terminar uma rodada da Série B pela primeira vez na 1ª colocação.

Essa é a terceira vez que o Goiás flerta diretamente com a liderança da competição. Na 4ª rodada, o time esmeraldino venceu o Ituano por 2 a 0 e assumiu a 1ª posição. A liderança, no entanto, não durou 24 horas, pois, na tarde do dia seguinte, o Sport goleou o Brusque por 4 a 1 e ultrapassou o clube goiano.

Situação semelhante ocorreu na 6ª rodada. O Goiás goleou o Botafogo-SP, por 4 a 0, e novamente dormiu na liderança. Na manhã do dia seguinte, o Santos aplicou o mesmo resultado no Brusque e deixou o alviverde para trás.

O Goiás volta a campo no dia 11 de junho, às 19 horas. O time esmeraldino visita o Mirassol, no Estádio José Maria de Campos Maia, pela 9ª rodada.

IcEsporte

Esporte

Quartas de final do Goianão terão VAR em todos os jogos; confira a escala de arbitragem

Jogos de ida vão ser disputados nos sábado (2) e domingo (3)

Modificado em 17/09/2024, 16:12

Artur Morais será o árbitro principal de Goiânia x Goiás e o VAR no duelo entre Aparecidense x Anápolis

Artur Morais será o árbitro principal de Goiânia x Goiás e o VAR no duelo entre Aparecidense x Anápolis
 (Fábio Lima)

Os jogos de ida das quartas de final do Campeonato terão a tecnologia do VAR em todas as partidas. Serão dois duelos no sábado (2), Goiatuba x Atlético-GO e Goiânia x Goiás, e dois no domingo (3) com os confrontos entre Goianésia x Vila Nova e Aparecidense x Anápolis.

Jefferson Ferreira, Leone Carvalho, André Luiz Castro e Artur Morais serão os árbitros de vídeo nos jogos de ida do Goianão. A escala completa foi divulgada pela Federação Goiana de Futebol, nesta quinta-feira (29).

Os árbitros principais das primeiras partidas das quartas de final serão André Luiz Castro (Goiatuba x Atlético-GO), Artur Morais (Goiânia x Goiás), Wilton Pereira Sampaio (Goianésia x Vila Nova) e Jefferson Ferreira (Aparecidense x Anápolis).

Confira a escala de arbitragem completa dos jogos de ida das quartas de final:

Dia 2/3/24 -- Sábado:
Goiatuba EC x Atlético CG -- 16:00 -- Divino Garcia Rosa (Goiatuba)
Árbitro: André Luiz Castro
Assistente 1: Hugo Corres
Assistente 2: Tiego dos Santos
VAR: Jefferson Ferreira
AVAR: Bruno Pires (Fifa)

Goiânia EC x Goiás EC -- 18:00 -- Olímpico Pedro Ludovico (Goiânia)
Árbitro: Artur Morais
Assistente 1: Fabrício Vilarinho (Fifa)
Assistente 2: Jonny Kamenach
VAR: Leone Carvalho
AVAR: Anderson Gonçalves

Dia 3/3/24 -- Domingo:
Goianésia EC x Vila Nova FC -- 16:00 -- Valdeir José de Oliveira (Goianésia)
Árbitro: Wílton Sampaio (Fifa)
Assistente 1: Bruno Pires (Fifa)
Assistente 2: Tiago Gomes
VAR: André Luiz Castro
AVAR: Fabrício Vilarinho (Fifa)

AA Aparecidense x Anápolis FC -- 16:00 -- Aníbal Batista de Toledo (Aparecida de Goiânia)
Árbitro: Jefferson Ferreira
Assistente 1: Cristhian Passos
Assistente 2: Leone Carvalho
VAR: Artur Morais
AVAR: Hugo Correa