IcEsporte

Esporte

Taça das Favelas 2020: veja lista de selecionados para competição

Modificado em 24/09/2024, 01:43

Taça das Favelas 2020: veja lista de selecionados para competição

Com início em março e finais em 6 de junho, a Taça das Favelas 2020 teve as seleções que vão disputar a competição divulgadas nesta terça-feira (3). Foram feitas pré-inscrições e 82 foram selecionadas - 66 equipes masculinas e 16 femininas.

A organização informa que, em caso de desistências ou se algumas seleções não cumprirem os pré-requisitos da competição, pode haver substituições por uma das equipes que seguiram para o cadastro de reserva.

Além das equipes selecionadas, a organização divulgou o local das peneiras, que serão realizadas de sexta (6) a domingo (8), para escolha de jogadores para as equipes dos bairros.

Confira a tabela completa abaixo:

IcEsporte

Esporte

Taça das Favelas Goiás define os campeões de 2024

Decisões da 5ª edição do torneio terá clássico Quilombola no masculino e duelo entre times de Goiânia na decisão feminina

Modificado em 04/11/2024, 08:56

Clássico no masculino coloca frente a frente o Quilombola Boa Nova (de azul) contra o Quilombola Diadema

Clássico no masculino coloca frente a frente o Quilombola Boa Nova (de azul) contra o Quilombola Diadema (Fábio Lima)

Vitrine entre jovens que tentam realizar o sonho de jogarem futebol, a Taça das Favelas Goiás define neste sábado (21) os campeões dos torneios masculino e feminino. Com transmissão da TV Anhanguera, a 5ª edição da competição terá suas decisões disputadas no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), a partir das 14 horas. A entrada é gratuita e os portões vão ser abertos a partir das 12 horas.

Neste ano, do lado feminino há um confronto entre equipes de Goiânia. O Gentil Meireles busca o tricampeonato consecutivo. O desafio será diante do Novo Mundo, que busca seu primeiro caneco. Este duelo será disputado a partir das 14 horas.

No masculino, o campeão será inédito. Pela primeira vez, inclusive, o confronto na decisão será entre comunidades quilombolas. A partir das 15h15, o Quilombola Boa Nova enfrenta o Quilombola Diadema na segunda final do dia.

A Taça das Favelas é um torneio que reúne sonhos e histórias de pessoas apaixonadas pelo futebol. Lucigleise Lima, de 28 anos, é lateral direita e uma das fundadoras do Novo Mundo, que está em sua primeira final na competição.

Ela trata o esporte como diversão, neste momento. Mãe de seis filhos, com idades entre 3 e 13 anos, a atleta do Novo Mundo disputou a Taça das Favelas de 2022, quando defendeu o Jardim Guanabara, e está em sua segunda participação no torneio.

"Eu moro no Novo Mundo há sete anos e, junto com a Milka (companheira de time), nos juntamos com algumas meninas do Vila Morais e montamos o time. O Alex (treinador da equipe) é primo da Milka e conversamos com ele sobre a ideia de assumir o comando da equipe, deu certo", comentou Lucigleise Lima sobre a criação da equipe.

Algo em comum em destaques do Gentil Meirele e Novo Mundo é a rotina pesada que não envolve apenas futebol. Thais Vitória, de 19 anos, é meia-atacante da equipe bicampeã da Taça das Favelas.

Ela, assim como Lucigleise, não vive exclusivamente do futebol. As duas trabalham e conciliam rotina profissional e esportiva, com treinos e jogos.

Thais Vitória, por exemplo, mora em São Luís de Montes Belos e treina no Aliança, que também disputa o Campeonato Goiano feminino. Pelo menos duas vezes por semana, ela encara 1h30 de carro para vir a Goiânia treinar e disputar jogos pela equipe, que forma a base do finalista Gentil Meirelles.

"Treino todos os dias. Segunda, quarta e sexta na minha cidade com um treinador particular, terça e quinta no Aliança", explicou Thais.

A atleta ainda concilia sua rotina de treinos e jogos com o emprego na prefeitura da cidade do interior e tem o sonho de ser jogadora de futebol profissional.

Ambas dizem que o sentimento é de orgulho por disputarem a decisão do torneio neste ano. "Hoje, poder representar o setor que eu moro, minha comunidade, é algo sem palavras. Não consigo descrever a emoção que sinto neste momento", declarou Lucigleise Lima.

Final Quilombola

Pela primeira vez em cinco edições, a Taça das Favelas terá um clássico quilombola na decisão. O duelo vai ocorrer na disputa masculina, entre Quilombola Diadema, de Teresina de Goiás, e Quilombola Boa Nova, de Professor Jamil. Este duelo tem previsão de ocorrer, a partir das 15h15, depois da decisão feminina.

As comunidades estão separadas por quase 600 km e possuem jovens que carregam a vontade de um dia atuarem profissionalmente no futebol. Ariel Ribeiro da Costa, do Quilombola Diadema, e Vitor Siqueira de Souza, volante do Quilombola Boa Nova, são exemplos.

Ariel começou a jogar futebol há oito anos (ele tem 16) e sonha em seguir carreira como profissional.

Ele estava na van da equipe Quilombola Diadema que há um mês se envolveu em um acidente, que resultou na morte de duas pessoas.

A tragédia ocorreu no dia 23 de agosto e envolveu a van que levava o time para Goiânia e uma picape, na GO-118, em Planaltina de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Os dois motoristas morreram e três jogadores da equipe ficaram feridos.

Por esta razão, o troféu da final masculina desta edição será intitulado como "Natal Pereira da Silva", em homenagem ao motorista da van que levava a equipe do Quilombola Diadema.

Antes dos jogos, o time costuma fazer um minuto de silêncio antes das partidas, em homenagem ao motorista. Após o acidente, dois atletas deixaram a equipe, por receio das viagens longas e frequentes.

Ariel Ribeiro comentou que a equipe sentiu muito a perda de Natal Pereira, de 62 anos, e que isso incentiva a equipe a conquistar o troféu. "Nós perdemos um amigo, um companheiro. Ele nos deu força para continuar com o nosso objetivo e honrar ele", frisou o jogador.

Vitor Siqueira de Souza também sonha com uma oportunidade de viver do esporte. Com 15 anos, o atleta do Quilombola Boa Nova chega a sua terceira participação na competição -- em 2022 ele foi banco e titular no ano passado e neste ano.

Essa será a segunda final da Taça das Favelas consecutiva do jogador pela comunidade Quilombola Boa Nova. Em 2023, a equipe foi vice-campeã após ter sido superada pelo Orlando de Morais, no estádio Antonio Accioly.

O jogador garantiu que a equipe está preparada e confiante para a decisão deste ano. "Dessa vez será diferente e vamos trazer o título", afirmou o jovem da comunidade Quilombola Boa Nova.

Para Vitor, participar da Taça das Favelas é uma oportunidade de visibilidade, não só para os atletas que estão em campo, mas para a própria comunidade.

Ariel concorda que a Taça das Favelas se tornou uma vitrine no Estado. "Um impacto de nível nacional, onde nós todos podemos ter uma grande oportunidade de ser visto no esporte", opinou o jogador do Quilombola Diadema.

A Taça das Favelas em 2024 teve 324 partidas entre as séries A e B, nas categorias masculino e feminino. Mais de 25 mil atletas participaram da competição desde as fases iniciais. Ao todo, 232 comunidades estiveram envolvidas.

Clássico no masculino coloca frente a frente o Quilombola Boa Nova (de azul) contra o Quilombola Diadema

Clássico no masculino coloca frente a frente o Quilombola Boa Nova (de azul) contra o Quilombola Diadema (Fábio Lima)

IcEsporte

Esporte

Fase mata-mata da Taça das Favelas começa neste sábado

Modificado em 17/09/2024, 16:32

Fase mata-mata da Taça das Favelas começa neste sábado

(Divulgação)

O momento mais emocionante da Taça das Favelas Goiás 2024 chegou. Os jogos decisivos de mata-mata vão ter início pela fase 16 avos. São 32 equipes na categoria masculino, de várias cidades goianas, buscando o sonho de chegar à grande decisão no dia 21 de setembro.

As partidas vão acontecer no CT do Goiás Esporte Clube, Coimbra Bueno, uma estrutura gigante está montada desde o início dos jogos, oferecendo conforto, organização e condição para os atletas demonstrarem todo o seu potencial.

PRÊMIO
As seleções que conseguirem passar para a próxima fase, que é a de oitavas de final, vão garantir um jogo de uniforme completo para a sua comunidade. Em uma parceria da Taça das Favelas e a Tolledo Sports, serão 32 seleções masculinas e femininas premiadas.

JOGOS
As partidas irão começar às 8 horas e vão até às 17h. A entrada das torcidas é gratuita e várias comunidades estão organizando uma grande festa fora das quatro linhas.

DATA : 27/07 - sábado
Horário : 8 horas
Local : CT do Goiás Esporte Clube Coimbra Bueno - Aparecida
Transmissão : YouTube da Taça das Favelas Goiás (apenas 4 jogos)

IcEsporte

Esporte

Taça das Favelas 2024 começa neste sábado em Aparecida de Goiânia

Modificado em 17/09/2024, 16:31

Taça das Favelas 2024 começa neste sábado em Aparecida de Goiânia

(Divulgação)

O maior campeonato de futebol do mundo entre periferias, comunidades e favelas, a Taça das Favelas vai começar neste sábado (13) em Goiás. Vários atletas nos gêneros masculino e feminino entrarão em campo em busca de um sonho, de um espaço no futebol, viverem uma grande experiência e levarem a sua comunidade à grande final da competição, que vai acontecer no dia 21 de setembro.

A cerimônia de abertura e o início dos jogos acontecerão no CT do Goiás Esporte Clube Coimbra Bueno, em Aparecida de Goiânia. As primeiras partidas serão às 9h e vão até as 17h, no sábado (13) e também no domingo (14).

"Quase 25 mil atletas de periferias iniciaram as peneiras e a disputa da Série B em abril, sonhando com esse momento da bola rolar na Série A e agora chegou o momento de fazerem a sua história. Mais do que futebol, eles irão viver um momento de protagonismo, produzido pra mostrar todo o potencial desses territórios!" afirma Breno Cardoso, presidente da Cufa-GO.

Pelo País
Em todo o Brasil, a Taça das Favelas chama a atenção dos observadores técnicos, e já são vários os exemplos de jogadores que se destacaram na competição e hoje estão dentro de clubes de renome nacional.

No ano passado, o atacante Luiz Augusto, disputou a série B da Taça das Favelas, foi observado pelo Vila Nova Futebol Clube, assinou um contrato amador e depois, como se destacou, assinou o seu primeiro contrato profissional da carreira.

Outros jogadores também foram revelados graças a visibilidade da competição, como o meia Patrick de Paula do Botafogo, até 2022 a contratação mais cara do clube. Rafael Donato, que jogou no Vila Nova, teve a chance de jogar a Taça das Favelas no Rio de Janeiro.

Ronald Barcellos, revelado pelo Grêmio, iniciou na Taça das Favelas. O volante Jonathan Júnior, que se destacou na seleção goiana do ano passado em São Paulo, foi convidado para um período de observação no Corinthians e hoje está na base da Aparecidense.

Entrada franca
A primeira fase contará com mais de 80 jogos em dois finais de semana, todos no mesmo local e com entrada franca para toda a comunidade.

A Taça das Favelas Goiás 2024 conta com os parceiros: Equatorial, Prefeitura de Goiânia, Prefeitura de Aparecida, Saneago, Sistema OCB Goiás, Toledo e Super Frango/Boua.

DIA : 13 e 14 de julho
EVENTO : abertura dos jogos da Taça das Favelas 2024
LOCAL : CT do Goiás Esporte Clube Coimbra Bueno
HORÁRIO : A partir das 8h

IcEsporte

Esporte

Taça das Favelas Brasil: seleção feminina de Goiás avança às quartas de final

Time masculino empatou no segundo jogo e precisa vencer na última rodada para garantir classificação sem depender de outros resultados

Modificado em 19/09/2024, 01:14

Seleção de Goiás (jogou de branco contra Bahia) avançou de fase na Taça das Favelas Brasil

Seleção de Goiás (jogou de branco contra Bahia) avançou de fase na Taça das Favelas Brasil ( Divulgação/@tacadasfavelasgo)

A seleção feminina de Goiás avançou de fase na Taça das Favelas Brasil com uma rodada de antecedência. A equipe goiana goleou o time da Bahia por 3 a 0, lidera o Grupo C da competição com seis pontos e está garantida nas quartas de final.

A edição nacional da Taça das Favelas é disputada com três grupos em cada categoria, masculina e feminina. Os dois primeiros colocados e os dois melhores terceiros avançam às quartas de final. Por já ter seis pontos, Goiás não perderá uma colocação que impeça de avançar de fase.

"Estamos trabalhando para conquistar esse campeonato. Muito bom conquistar a segunda vitória em dois jogos, mas podemos melhorar. Amanhã (nesta terça, 12), nós temos o último treino antes da rodada final e vamos fazer ajustes para melhorar. Queremos conquistar mais resultados positivos", falou a auxiliar Danyelle de Oliveira, que comandou a equipe contra a seleção do Bahia.

O último compromisso do time feminino de Goiás na fase de classificação será nesta quarta-feira (13). A equipe goiana vai enfrentar o time de Mato Grosso, a partir das 14h20.
Masculino
Na chave masculina, Goiás empatou sem gols com Minas Gerais. Foi a segunda igualdade da equipe goiana, que havia empatado com o Ceará por 3 a 3 na 1ª rodada. O time goiano aparece na 2ª colocação do Grupo B, que tem a seleção de São Paulo, atual campeã, como líder com seis pontos.

Os dois primeiros colocados se enfrentam na última rodada, que será disputada na quarta-feira, a partir das 11h40. Será a reedição da final da Taça das Favelas de 2022 - os paulistas ficaram com o título após vitória nos pênaltis.

Para conquistar a classificação sem depender de outros resultados, Goiás precisa vencer a seleção de São Paulo. Se empatar ou perder também pode avançar de fase, mas terá de aguardar a conclusão dos jogos da 3ª rodada da Taça das Favelas para conhecer sua situação no torneio.

Os jogos das quartas de final serão disputados na sexta-feira (15) e as semifinais vão ocorrer no dia domingo (17), em São Paulo. As decisões serão apenas no ano que vem, no dia 13 de janeiro, no Canindé, em São Paulo.