IcEsporte

Esporte

Tadeu diz que Goiás precisa vencer jogos em casa para chegar forte no mata-mata

Goleiro define como “horrível” o empate com o Goianésia e cobra evolução da equipe antes dos duelos eliminatórios no Estadual

Tadeu marcou três gols pelo Goiás no Goianão

Tadeu marcou três gols pelo Goiás no Goianão (Rosiron Rodrigues / Goiás)

O goleiro Tadeu cobrou que o Goiás vença os dois últimos jogos da fase de classificação do Campeonato Goiano, ambos em casa, para chegar forte nas quartas de final do Goianão. No domingo (16), o time esmeraldino cedeu empate ao Goianésia, nos acréscimos do 2º tempo do duelo disputado no estádio Valdeir José de Oliveira, pela 10ª rodada do Estadual.

"Resultado horrível (empate por 1 a 1 com o Goianésia) pelas circunstâncias que foi o jogo, mas vamos assumir a responsabilidade, como temos feito. Pressão e cobranças aumentam a cada resultado que não conseguimos (a vitória). Temos dois jogos em casa e podemos vencer para adquirir força maior do que foi nossa primeira fase", analisou o goleiro Tadeu, que fez o gol do Goiás no empate com o Azulão do Vale.

Com time sub-20, Vila Nova empata com o Brasiliense pela Copa Verde
Tadeu pega pênalti no fim, Goiás vence a Aparecidense e volta a ganhar no Goianão
Bolas paradas dão ao Dragão primeira vitória no Accioly

Os jogos do Goiás na Serrinha serão contra o Inhumas, partida atrasada da 7ª rodada, e diante da Abecat, no encerramento da fase de classificação do Goianão. O clube esmeraldino está classificado às quartas de final e nas rodadas finais definirá sua colocação, que define o mando de campo nos duelos eliminatórios.

"Levamos de lição do mesmo jeito que levamos as coisas boas. A gente sabe que não está sendo a primeira fase que gostaríamos, mas precisamos terminar com duas vitórias em casa para chegar forte no mata-mata", acrescentou Tadeu.

O goleiro tem três gols no Campeonato Goiano e lidera a artilharia esmeraldina junto com o atacante Pedrinho. Um dos problemas enfrentados pelo Goiás neste início de ano é a ausência de um goleador no ataque. Entre os centroavantes, Facundo Barceló marcou dois gols. Breno Herculano e Edu não marcaram ainda.

Para Tadeu, não é um problema que ele marque gols em cobranças de pênaltis. "Se eu saísse da minha função seria preocupante. O que preocupa é não fazer no jogo o que nós estamos praticando nos treinos. Temos lições para tirar e muita coisa para melhorar", concluiu o goleiro esmeraldino.

O Goiás volta a campo na quarta-feira (19) para o duelo atrasado contra o Inhumas. O jogo será na Serrinha, a partir das 19h30. No domingo (23), às 16 horas, a equipe encerra a primeira fase diante da Abecat.

IcEsporte

Esporte

Goiás empresta Edson Carioca para o Mirassol

Jogador de 27 anos ficará no clube paulista por um ano, com vínculo até o final do Paulistão de 2026

Modificado em 21/03/2025, 13:15

Edson Carioca tem vínculo de três anos com o Goiás

Edson Carioca tem vínculo de três anos com o Goiás (Rosiron Rodrigues / Goiás)

O Goiás oficializou na manhã desta sexta-feira (21) o empréstimo do atacante Edson Carioca. O jogador de 27 anos, que tem contrato de três anos com o clube esmeraldino, será cedido por um ano para o Mirassol. Ele ficará no time paulista até o final do Paulistão de 2026.

Edson Carioca foi um dos 15 jogadores contratados pelo Goiás neste ano. Ele foi o único que acertou com vínculo de três temporadas (até o fim de 2027). Em campo, o atleta não desempenhou bom futebol. Foram 13 jogos (seis como titular), dois gols marcados na Copa Verde e duas expulsões.

No Mirassol, Edson Carioca vai disputar a Série A neste ano, além do Paulistão e primeiras fases da Copa do Brasil em 2026.

Edson Carioca é o primeiro jogador que deixa o Goiás. A diretoria esmeraldina vai fazer uma reformulação no elenco e deve liberar pelo menos seis atletas. A lista ainda conta com o lateral esquerdo DG, o meia Vitinho e os atacantes Zé Hugo, Breno Herculano (único que deve ser vendido), Arthur Caíke e Facundo Barceló.

O Goiás também deseja encontrar um novo destino para o meia Régis, mas a atual lesão (entorse no tornozelo) do jogador pode mudar o cenário desta situação.

IcEsporte

Esporte

Morre Chico Frazão, ex-jogador e ex-treinador do Goiânia, Vila Nova e Atlético-GO

Frazão formou uma dupla de meio-campo bastante elogiada, por torcedores do Goiânia, ao lado de Silvinho

Modificado em 20/03/2025, 12:20

Chico Frazão marcou época como meio-campista no futebol goiano dos anos 1960 e 1970 (Reprodução/Redes Sociais)

Chico Frazão marcou época como meio-campista no futebol goiano dos anos 1960 e 1970 (Reprodução/Redes Sociais)

O ex-jogador e treinador Chico Frazão morreu aos 79 anos, vítima de uma parada cardiorespiratória na madrugada desta quinta-feira (20), em Goiânia. Frazão foi um dos grandes jogadores da história do futebol goiano dos anos 1960 e 1970.

Chico Frazão era natural de Crato, cidade localizada no cariri cearense, e foi criado em Goiânia, onde morou no antigo bairro Popular nas imediações do Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira. Além de Chico, os seus irmãos Eusevir e Luiz Frazão foram jogadores de futebol e fizeram história no futebol goiano.

Como meio-campista defendeu a dupla "Go-Go", Goiânia (1965-1972) e Goiás (1973), tendo sido campeão goiano de 1968 com a camisa do Galo Carijó. Pelo Goiânia, Chico Frazão formou uma dupla de meio-campo bastante elogiada, por jornalistas e torcedores, ao lado de Silvinho. Já no Goiás, Chico jogou ao lado de nomes como Macalé, Lincoln "o Leão da Serra" e Matinha.

Após pendurar as chuteiras, Chico Frazão se tornou treinador e trabalhou no Atlético-GO, Vila Nova e Goiânia. Inclusive, como técnico do Galo Carijó comandou o seu irmão Luiz Frazão.

O velório de Chico Frazão acontece nesta quinta-feira (20) no Cemitério Parque Memorial de Goiânia e o sepultamento será às 14h.

Chico Frazão foi campeão goiano de 1968 com a camisa do Goiânia (Arquivo pessoal/Chico Frazão)

Chico Frazão foi campeão goiano de 1968 com a camisa do Goiânia (Arquivo pessoal/Chico Frazão)

IcEsporte

Esporte

Tadeu pega dois pênaltis, Goiás elimina Brasiliense e vai à final da Copa Verde

Em noite de protestos da torcida esmeraldina e xingamentos para o técnico Jair Ventura, clube goiano supera o Jacaré nas penalidades e vai encarar o Paysandu na decisão regional

Juninho é marcado na partida entre Goiás e Brasiliense

Juninho é marcado na partida entre Goiás e Brasiliense (Wesley Costa / O Popular)

O Goiás sofreu, mas avançou à final da Copa Verde. Nesta quarta-feira (19), o time esmeraldino empatou sem gols com o Brasiliense no tempo regulamentar, em jogo ruim tecnicamente, e superou o Jacaré nos pênaltis após vitória de 5 a 4. O goleiro Tadeu, mais uma vez, salvou a equipe alviverde com duas defesas nas penalidades. Ele também converteu a cobrança dele.

Na decisão, o Goiás vai enfrentar o Paysandu, que passou pelo São Raimundo-RR. Os jogos ainda terão horários, locais e datas oficializadas pela CBF, mas a ida deve ser disputada no dia 9 de abril em Belém/PA e a partida decisiva será em Goiânia, na Serrinha, no dia 23 de abril. O Goiás será mandante na segunda partida por ter melhor campanha na somatória de fases.

Goiás e Paysandu voltam a se enfrentar na final da Copa Verde. O único título do futebol goiano foi do clube esmeraldino, em 2023, depois de superar o Papão na decisão do Regional.

Resumo da partida

O jogo na Serrinha começou com protestos da torcida do Goiás, que estendeu faixas contra elenco, diretoria e o técnico Jair Ventura. Torcedores não cantaram nenhuma música de apoio durante o primeiro tempo e em alguns momentos gritaram "olé" para o time do Brasiliense.

O primeiro tempo foi ruim tecnicamente. O Goiás não levou perigo em nenhum momento na etapa inicial. O meia Vitinho não conseguiu municiar os atacantes. Os pontas Welliton Matheus e Pedrinho foram os que mais tentaram, mas sofreram com a boa marcação do Brasiliense.

As melhores chances no primeiro tempo foram do Brasiliense. Aos 21 minutos, o goleiro Tadeu errou na saída de bola. Tarta interceptou passe do defensor, acionou Rafael Longuine, que finalizou forte. Tadeu se redimiu com defesa importante e manteve o placar zerado.

A postura do Goiás mudou no retorno do intervalo - o técnico Jair Ventura fez as duas primeiras alterações com as entradas de Diego Caito e Arthur Caíke nos lugares de Willean Lepo e Edu, respectivamente.

Pelo lado direito, com Diego Caito, o time esmeraldino criou lances ofensivos e pressionou o Brasiliense nos primeiros minutos da etapa final, mas pecou na eficiência. Pedrinho e Vitinho erraram finalizações dentro da área.

Aos 10 minutos, o Goiás teve a melhor chance na partida. Em lance pelo lado esquerdo, Marcão tocou para Pedrinho, que avançou e chutou forte de fora da área. A bola tirou tinta da trave esquerda do goleiro Matheus Kayser.

A pressão do Goiás, no entanto, ficou no começo da etapa final. O time goiano teve mais posse de bola, mas sofreu para criar jogadas ofensivas e lances perigosos. O goleiro Matheus Kayser foi pouco acionado.

O técnico Jair Ventura voltou a fazer mexidas com objetivo de deixar o Goiás mais ofensivo. Messias, Vitinho e Welliton Matheus deixaram a equipe para as entradas de Rafael Gava, Facundo Barceló e Zé Hugo, respectivamente - o volante Marcão terminou o jogo improvisado como zagueiro.

Apesar da tentativa, o Goiás não conseguiu ser ofensivo em campo e empatou sem gols. A igualdade levou a decisão para os pênaltis.

Tadeu, Facundo Barceló, Rafael Gava e Pedrinho marcaram para o Goiás nas cinco primeiras cobranças - Lucas Lovat teve chute defendido por Matheus Kayser. Rubens, Tartá, Romário e Gustavo Xuxa anotaram para o Brasiliense, enquanto João Santos parou no goleiro esmeraldino.

Nas alternadas, Arthur Caíke deixou o Goiás em vantagem e Tadeu brilhou novamente com a defesa da pênalti de Marcos Júnior, o que confirmou a classificação esmeraldina.

FICHA TÉCNICA Copa Verde - Semifinal (jogo de volta) Jogo: Goiás 0 (5)x(4) 0 Brasiliense
Local: Serrinha (Goiânia)
Data: 19/3/2025
Horário: 19h30

Árbitro: Paulo Henrique Schleich Vollkopf/MS
Assistentes: Eduardo Goncalves da Cruz/MS e Anne Kesy Gomes de Sá/AM

GOIÁS: Tadeu; Willean Lepo (Diego Caito), Lucas Ribeiro, Messias (Rafael Gava), Lucas Lovat; Marcão, Juninho, Vitinho (Facundo Barceló); Pedrinho, Edu (Arthur Caíke) e Welliton Matheus (Zé Hugo). Técnico: Jair Ventura.

BRASILIENSE: Matheus Kayser; Netinho, Gustavo Henrique, Keynan, Guilherme Santos (Romário); Marcos Júnior, Iago Cousseau, Tarta, Rafael Longuine (Rubens); Tobinha (Joãozinho / João Santos) e Douglas (Gustavo Xuxa). Técnico: Luís Carlos Winck.

**Nos pênaltis Goiás:**Tadeu (gol), Facundo Barceló (gol), Lucas Lovat (defesa do Matheus Kayser), Rafael Gava (gol), Pedrinho (gol) e Arthur Caíke (gol)

Brasiliense: Rubens (gol), Tartá (gol), João Santos (defesa do Tadeu), Romário (gol), Gustavo Xuxa (gol), Marcos Júnior (defesa do Tadeu)

Cartões amarelos: Willean Lepo, Lucas Ribeiro (Goiás)

Público pagante: 3.256
Público total: 3.367
Renda: R$ 42.950,00

IcEsporte

Esporte

FGF confirma datas e horários das finais do Goianão, entre Vila Nova e Anápolis

Primeira partida será disputada no Jonas Duarte, e a segunda está marcada para o Serra Dourada

Na 1ª fase do Goianão, Anápolis e Vila Nova empataram em 0 a 0 no Jonas Duarte

Na 1ª fase do Goianão, Anápolis e Vila Nova empataram em 0 a 0 no Jonas Duarte (Roberto Corrêa / Vila Nova)

Na manhã desta segunda-feira (17), a Federação Goiana de Futebol (FGF) divulgou as datas e horários das finais do Goianão, entre Vila Nova e Anápolis. O jogo de ida será disputado no próximo domingo (23), às 17 horas, no Jonas Duarte. A volta está marcada para o outro domingo, no dia 30 de março, às 17 horas, no Serra Dourada.

O Anápolis chegou à final do Campeonato Goiano depois de eliminar o Atlético-GO , que havia vencido as três últimas edições do torneio. O Galo da Comarca não levanta a taça do Estadual desde 1965. Já o Vila Nova deixou para trás o Goiás na semifinal e busca voltar a ser campeão - a última vez foi em 2005.

Vila Nova e Anápolis fizeram as duas melhores campanhas do Goianão 2025, na soma de todas as fases. No total, o Tigre fez 30 pontos e ganhou o direito de decidir a final em casa, enquanto o Galo da Comarca somou 29 pontos no geral.