IcEsporte

Esporte

Triatleta goiana disputa o Ultraman Brasil, prova de longas distâncias

Prova envolve percorrer 10km de natação, 421km de ciclismo e 84,4km de corrida

Modificado em 17/09/2024, 15:55

Chris Fernandes durante treino de ciclismo em Goiânia

Chris Fernandes durante treino de ciclismo em Goiânia
 (Sérgio e Talis/Triz Sports)

A triatleta Chris Fernandes, de 41 anos, pretende se tornar, neste fim de semana, a primeira goiana a completar o Ultraman Brasil, prova de longas distâncias disputada em Ubatuba-SP entre sexta-feira (12) e domingo (14). Completar a prova é o sonho da servidora pública, que se dedica ao triatlo há pelo menos seis anos.

As distâncias não são nada comuns: 10km de natação, 421km de ciclismo e 84,4km de corrida, ou duas maratonas emendadas. Chris Fernandes não economiza na emoção ao definir o que o Ultraman Brasil significa. "Esta prova vai ser o desafio da minha vida."

Chris Fernandes vem da corrida, esporte que entrou na vida da triatleta em 2010 e que foi o que a ajudou a superar um quadro de depressão em 2015.

"Era o que me motivava a sair da cama. É meu amuleto, por isso é tão importante para mim. Aquilo me desconecta do resto do mundo. No pedal, também. Na natação, mais ou menos. O pedal me dá essa liberdade de sentir o vento no rosto, sem olhar distância, sem olhar velocidade. Virou uma terapia. Por isso, as distâncias longas. É mais tempo em que me desligo do mundo", conta a triatleta, que já disputou Ironman (o completo e o 70.3, em meias distâncias), GP Extreme, ultramaratona de corrida, além de maratonas pelo mundo.

A modalidade que é o grande desafio de Chris Fernandes é a natação. Ela iniciou no triatlo após assistir um documentário em que Fernanda Keller treinava pessoas para competir no Ironman 70.3. Isso ocorreu em 2017.

"Eu não sabia nadar, tinha medo de água, tinha problema com isso. No documentário, ela treinou três pessoas que não eram triatletas para fazer o 70.3. Eram pessoas sedentárias e uma não sabia nadar. Pensei: 'se uma deu conta, eu dou conta'. Ficou aquilo martelando na minha cabeça", contou Chris Fernandes.

A atleta, depois de um ano, começou a disputar provas de triatlo. Depois de quatro anos, fez seu primeiro Ironman, no ano em que completou 40 anos.

Chris Fernandes pretendia disputar o Ultraman Brasil no ano passado, mas uma cirurgia no quadril a fez adiar os planos. O problema foi decorrente de um acidente que a atleta sofreu enquanto pedalava na GO-147, perto de Piracanjuba. Ela ficou desacordada e teve traumatismo craniano.

O tratamento causou um problema nos ossos decorrente da medicação. "Tive osteonecrose em alguns ossos. Continuando a treinar, o osso foi quebrando", explica a triatleta, que, em 2022, passou pela cirurgia. Apesar dos problemas, Chris Fernandes sempre teve uma certeza. "Nunca pensei em parar", contou.

A triatleta goiana iniciou o Ultraman Brasil nesta sexta-feira (12), com a natação e parte do ciclismo. No sábado (13), o restante da distância de ciclismo será percorrido. No domingo (14), ela fará a corrida.

Chris Fernandes conheceu o Ultraman Brasil por meio de Marcos Gimenes, triatleta que treina na mesma equipe que ela. Marcos foi campeão da prova em 2018, logo em sua edição de estreia. Voltou à disputa no ano seguinte. No ano passado, outro atleta de Goiânia completou o Ultraman Brasil, o advogado Rafael Maciel.

IcEsporte

Esporte

Após sofrer convulsão, goleiro do Vila Nova retorna aos treinos

Dênis Júnior sofreu uma convulsão durante o aquecimento na última segunda-feira (26) e passou a noite e madrugada de segunda para terça internado

Modificado em 17/09/2024, 16:00

Dênis Júnior, goleiro do Vila Nova

Dênis Júnior, goleiro do Vila Nova
 (Roberto Corrêa/Vila Nova)

++TANDARA REIS++

O goleiro Dênis Júnior voltou aos treinamentos com o elenco do Vila Nova nesta quarta-feira (28), após ter recebido alta do hospital na manhã de terça-feira (27). Conforme apurou a reportagem, o atleta participou normalmente da atividade comandada pelo técnico Higo Magalhães e estará à disposição para o confronto com o Goianésia, no domingo (3), às 16 horas, no estádio Valdeir José de Oliveira, em partida válida pela quartas de final do Campeonato Goiano.

O jogador de 25 anos sofreu uma convulsão durante o trabalho de aquecimento na última segunda-feira (26). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para um hospital de referência em neurologia. Após realizar uma tomografia e exames laboratoriais, o goleiro passou a noite e madrugada de segunda para terça internado.

De acordo com o Vila Nova, os exames não apresentaram nenhuma alteração e Dênis Júnior retornou a rotina de treinos. O atacante Juan Christian celebou o retorno do companheiro, mas admitiu que o time ficou assutado com o episódio.

"Foi uma situação delicada, particularmente, eu nunca tinha passado por isso. É uma cena bem triste, principalmente para a gente que vê ele sempre no dia a dia, tendo grandes performances. Mas ele foi bem atendido pelos profissionais e já está treinando. Esperamos que ele não passe mais por isso", afirmou.

Dênis Júnior já teve duas convulsões anteriormente. A primeira em 2020, durante um treino do São Paulo, clube ao qual defendia na época. O segundo registro foi em março de 2022, quando jogava pelo Bahia. Na ocasião, o goleiro teve uma convulsão quando passeava na praia. Nos dois casos, o Dênis Júnior passou por exames, e nenhuma alteração foi detectada.

Desde o episódio no Bahia, Dênis Júnior faz uso de medicamentos para evitar as convulsões. A reportagem apurou que o diagnóstico para o desencadeamento de novo quadro convulsivo fica dificultado porque fatores diversos podem influenciar.

IcEsporte

Esporte

Atlético-GO tem semana para treinos e força máxima para enfrentar o Goiatuba

Desde o início da temporada, Dragão tem, pela primeira vez, uma semana sem jogo para trabalhar o elenco

Modificado em 17/09/2024, 16:12

Alejo Cruz se destacou com gol e assistência nos últimos jogos

Alejo Cruz se destacou com gol e assistência nos últimos jogos
 (Wesley Costa)

Desde que começou o Campeonato Goiano para o Atlético-GO, com vitória fora de casa sobre o Morrinhos por 1 a 0, no dia 18 de janeiro, o clube tem, pela primeira vez, uma semana sem jogo para trabalhar o elenco. A comissão técnica atleticana usará os dias livres para não só recuperar fisicamente alguns jogadores, mas incrementar a preparação para os jogos decisivos pelo Goianão, contra o Goiatuba, a partir deste sábado (2), fora de casa, e pela 2ª fase da Copa do Brasil, provavelmente na próxima semana, diante do Real Brasília-DF.

A intenção é tirar proveito do potencial do elenco, completo e à disposição para as partidas eliminatórias.

Na média, desde o dia 18 de janeiro, o Atlético-GO teve intervalos curtos, de três a quatro dias, entre um jogo e outro. O time teve dificuldades no começo do Goianão, mas assimilou as estratégias do técnico Jair Ventura e vive fase ascendente, com oito vitórias seguidas (sete no Estadual e uma na Copa do Brasil).

À exceção do meia chileno Angelo Araos, que está fora do restante da temporada por causa de lesão, os demais jogadores (30) estão disponíveis. Do elenco, só o goleiro Emerson Junior e o volante Lucas Kal ainda não atuaram.

"É sempre importante ter um tempo para trabalhar. No Brasil, sabemos que são muito jogos e um espaço curto para treinar. Para nós, é importante trabalhar a parte física e também um pouco da parte mental, assim como a tática. Acredito que o Jair (Ventura) e a comissão técnica vão trabalhar muito bem todos os jogadores", destacou Roni, volante que assumiu a titularidade e tem a concorrência de outros jogadores na posição, como Rhaldney, Breno Santos e Lucas Kal.

Parte do elenco (seis jogadores) foi poupada na vitória sobre a Jataiense, por 2 a 0, no dia 18 de fevereiro. Depois, o Dragão venceu o União-MT, em Rondonópolis-MT, pela 1ª fase da Copa do Brasil, e voltou para Goiânia, onde goleou o Goianésia (5 a 1).

Na disputa por posição, alguns atletas ganharam pontos importantes nos últimos jogos, como os uruguaios Alejo Cruz e Emiliano Rodríguez. Os dois tiveram atuações destacadas nos últimos jogos, com assistências e gols. Emi Rodríguez já marcou quatro gols, enquanto Alejo Cruz fez um gol e tem um passe para gol atleticano.

No início de trabalho na semana aberta, a comissão técnica fez trabalho de força com parte do elenco, na academia e no campo -- os que atuaram domingo (25) fizeram treino regenerativo. Nos próximos dias, os treinos técnicos e táticos ocuparão a agenda atleticana. A preparação será finalizada na manhã de sexta-feira (1º), com treinamento no CT do Dragão e viagem, após o almoço, para Itumbiara, onde os jogadores relacionados ficarão concentrados para o jogo, que será em Goiatuba, a xx km de Itumbiara.

Geral

Mais de 138 mil farão o Enem em Goiás; primeiro dia de provas é neste domingo (13)

No Brasil, são mais de 3,3 milhões de inscritos.

Modificado em 20/09/2024, 06:19

Mais de 138 mil farão o Enem em Goiás; primeiro dia de provas é neste domingo (13)

Ao todo, 138.979 participantes em Goiás se inscreveram para realizar a prova, impressa ou digital, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dois próximos domingos, 13 e 20. No Brasil, o número ultrapassa 3,3 milhões.

O exame, esperado por diversos estudantes do País, é uma porta de entrada para as universidades públicas, além da possibilidade de bolsas em faculdades particulares. Por esse motivo, os perfis de candidatos são diversos e, na mesma proporção, as dificuldades enfrentadas, também.

A aproximadamente 540 km de Goiânia, a indecisão de qual curso se inscrever ainda aflige o jovem Júlio César Paulino dos Santos, de 19 anos, estudante do Povoado Kalunga do Engenho II, parte da Associação Quilombo Kalunga (AQK), em Cavalcante. A incerteza de qual faculdade seguir atinge mais da metade dos jovens na época de vestibulares. A angústia para ter uma boa nota no Exame, porém, é maior para Júlio. A considerar que, assim, haverá mais caminhos.

De acordo com o Censo da Educação Superior, no ano de 2020, os cinco cursos mais escolhidos pelos estudantes brasileiros são Pedagogia, Direito, Administração, Contabilidade e Enfermagem. Em 2018, cerca de 56% dos ingressantes abandonaram ou trocaram de curso no meio da graduação, segundo o programa de inclusão educacional Educa Mais Brasil.

O grande desafio de Júlio César durante os estudos foi por recursos técnicos. "Minhas principais dificuldades foram a questão da energia e da internet que às vezes acaba e volta só no outro dia", relatou.

Experiência própria

Em Goiânia, outro apoio familiar foi além e se transformou em uma tradição. Pai de três, o professor de Matemática Evandro Fortunato Pereira, de 58 anos, acompanhou de perto os filhos ingressarem na Universidade Federal de Goiás (UFG), nos cursos de Medicina, Letras e Medicina Veterinária. Em oito dos 37 anos de experiência como educador, ele faz o exame junto aos demais participantes. Neste domingo, o docente completa nove anos nessa prática e ressalta a importância dos estudantes se prepararem para o teste.

"Comecei com o objetivo de incentivá-los (os três filhos) e passei a realizá-lo com o intuito de observar se o trabalho que desenvolvo junto aos meus alunos em sala de aula tem valido a pena", esclarece. O professor enfatiza que a qualidade das aulas melhorou com a prática. "Ministramos muitos conteúdos, alguns deles não são explorados pelo Enem. Por isso, a minha preocupação é trabalhar, com mais ênfase, conteúdos que são mais cobrados".

Ao longo dos anos, Evandro destaca que o jovem precisa desenvolver uma rotina que combine a preparação para o Exame e o estudo solicitado pelas escolas.

IcEconomia

Emprego

Conselho Regional de Administração inscreve para processo seletivo

Modificado em 20/09/2024, 05:19

Provas para cargos de concurso

Provas para cargos de concurso (Freepik)

As inscrições para o processo seletivo público do Conselho Regional de Administração de Goiás (CRA GO) estão abertas. Os interessados podem se inscrever até às 17h do dia 22 de novembro. O valor da taxa é de R$ 30 para nível médio e de R$ 40 para nível superior.

O processo seletivo público prevê o preenchimento de vagas de nível Médio para Assistente Administrativo, e de nível Superior para Fiscal I e Analista I, que exigem formação em Administração. Todas as vagas têm cadastro de reserva.

A inscrição deve ser realizada por meio deste **site ** . Conforme o cargo, a remuneração mensal varia de R$ R$ 1.968,15 a R$ 3.095,42. Além de vale alimentação de R$ 700 e auxílio transporte de R$ 400. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais.

O processo seletivo público será composto de prova objetiva para todos os cargos, realizada em Goiânia. Para os postos de Fiscal I e Analista I haverá prova discursiva, realizada no mesmo dia. A realização dos exames será em 11 de dezembro.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3209-6330 /6331 ou através do e-mail: candidato.iv@ufg.br.