IcMagazine

Famosos

Atriz de 'Senhora do Destino' assume Centro de Artes Cênicas da Funarte

Naura Schneider vai ocupar lugar que já foi de Roberto Alvim. Informações foram publicadas pelo ministro do Turismo, Marcelo Henrique Teixeira Dias, no Diário Oficinal da União, desta sexta (28)

Modificado em 24/09/2024, 01:38

Atriz de 'Senhora do Destino' assume Centro de Artes Cênicas da Funarte

(Divulgação)

Após passar pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, da ministra Damares Alves, e pelo Centro de Artes Visuais da Fundação Nacional das Artes (Funarte), a jornalista e atriz Naura Schneider foi anunciada para assumir a direção do Centro de Artes Cênicas da Funarte, posto que já foi do diretor teatral Roberto Alvim. As informações foram publicadas pelo ministro do Turismo, Marcelo Henrique Teixeira Dias, no Diário Oficinal da União, desta sexta, 28.
Naura participou das novelas Mulheres Apaixonadas (2003) e Senhora do Destino (2004), da TV Globo .
Em 2016, estreou Vidas Partidas, filme de Marcos Schechtman, com Domingos Montagner. No longa, ela interpretou uma mulher que sofre violência doméstica.
Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria, Naura tem pós-graduação em Cinema e foi repórter da TV Globo Rio nos anos 1990 e 1993, de acordo com currículo disponível no site do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
Na pasta da ministra Damares, Naura ocupou o cargo comissionado de diretora do Departamento de Ações Temáticas da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres. Ela foi demitida em maio de 2019 e, em julho, assumiu a direção do centro de artes visuais da Funarte.
Nauta é produtora dos documentários Silêncio das Inocentes (2010), e Flores de Pilões, sobre violência contra mulheres.
Na ficção, também integrou o elenco de Dias e Noites (2008), ao lado de Antonio Calloni, Dan Stulbach, no filme de Beto de Souza.

IcMagazine

Gata do Daqui

'Meus grandes papéis foram após os 40 anos', diz Ana Cecília Costa

Modificado em 17/09/2024, 15:52

'Meus grandes papéis foram após os 40 anos', diz Ana Cecília Costa

"O que desejo é ser uma senhora atuando na tela, no palco, na arte. Me entendo uma trabalhadora". É dessa forma que a atriz Ana Cecília Costa, 53, define seu atual momento na carreira. A artista comemora o fato de ser uma das poucas personagens femininas maduras de Renascer (junto com Inácia, de Edvana Carvalho, e Dona Patroa, de Camila Morgado).

O entusiasmo vem junto com a dura constatação de que ainda é difícil interpretar bons papéis conforme a idade avança. "Dentro desse mercado, é evidente que eles ficam mais escassos para as mais maduras, mas os meus grandes personagens foram após os 40 anos. Agora, aos 53, faço a minha primeira novela das nove de começo, meio e fim. Estou em tempo de colheita, talvez tardia, mas uma atriz madura com propostas de trabalho", avalia a baiana.

Na pele da carismática ex- 'quenga' Morena, em Renascer, a artista interpreta, enfim, uma personagem leve, após atuações com alta carga dramática. Foi assim, por exemplo, com a Gaia, de Joia Rara (2013), uma lituana comunista que passava pelo campo de concentração. E com Missade, em Órfãos da Terra (2019), que perdia um filho e fugia da guerra.

"A Morena eu sinto que é a personagem mais solar, que quase não faço esforço para criar. Inventei uma gargalhada especial para ela e me inspirei na versão da Regina Dourado (1953-2012) de Renascer em 1993. Fui até o irmão dela, me apresentei, batemos um papo. Eu disse que queria honrar a memória dela", conta ela que completa 35 anos de carreira.

IcMagazine

Famosos

Morre a atriz Aracy Balabanian, aos 83 anos

Aracy estava internada no Rio de Janeiro após ser diagnosticada com câncer de pulmão em dezembro de 2022

Modificado em 19/09/2024, 01:04

Morre a atriz Aracy Balabanian, aos 83 anos

(Reprodução)

A atriz Aracy Balabanian morreu nesta segunda-feira (7), aos 83 anos. A notícia foi confirmada pela TV Globo, que informou que ela estava internada no Rio de Janeiro após ser diagnosticada com câncer de pulmão em dezembro de 2022.

A artista tinha mais de 50 anos de carreira e fez sucesso nas novelas com papéis como Violeta em "O Casarão" (1976), a Marta de "Ti Ti Ti" (1985), Armênia em "Rainha da Sucata" (1990) e Filomena Ferreto de "A Próxima Vítima" (1995). Um de seus papéis mais marcantes foi no seriado "Sai de Baixo", como a socialite Cassandra.

CARREIRA
Aracy Balabanian nasceu na cidade de Campo Grande, Mato Grosso, em fevereiro de 1940. Segundo a TV Globo, a atriz é filha de imigrantes armênios e passou a morar em São Paulo ainda criança.

Foi na capital paulista que Aracy teve o primeiro contato com o teatro. "Estava emocionada porque era aquilo que eu queria. É muito difícil para uma criança de 12 anos, ainda mais naquela época, querer ser atriz e já perceber que ia ter muitas dificuldades", diz em entrevista publicada pelo site da emissora.

Após enfrentar a resistência do pai, Aracy estreou na TV Globo com a novela "O Primeiro Amor" (1972), de Walther Negrão. Ela interpretou a psicóloga Giovana, que disputou o amor de Luciano (Sérgio Cardoso) com Paula (Rosamaria Murtinho) e Maria do Carmo (Tônia Carrero).

O primeiro papel de destaque na TV veio com Gabriela, do programa infantil "Vila Sésamo" (1973). Já como protagonista, Aracy gravou as novelas "Corrida do Ouro (1974)" e "Bravo! (1975)".

Entre 1986 e 1988, a atriz participou de duas novelas da Rede Manchete. Após fazer parte dos elencos de "Mania de Querer" (1986) e "Helena" (1987), ela retornou à Globo para "Que Rei Sou Eu?" (1989).

Um dos principais papéis da artista veio em "A Próxima Vítima" (1995). Ela interpretou Filomena Ferreto durante a exibição do sucesso da TV Globo. Antes, Aracy fez grande sucesso com o papel de dona Armênia em "Rainha da Sucata" (1990). Ambas foram escritas por Silvio de Abreu.

A carreira de Aracy ficou marcada pela personagem Cassandra em "Sai de Baixo". Durante o programa de humor que permaneceu no ar por seis anos, a artista contracenou com Miguel Falabella (Caco Antibes), Luís Gustavo (Vavá), Marisa Orth (Magda), Tom Cavalcante (Ribamar) e grande elenco.

Após o sucesso do humorístico, Aracy ainda atuou nas novelas "Sabor da Paixão" (2002), "Da Cor do Pecado" (2004), "A Lua me Disse" (2005), "Eterna Magia", (2007), "Passione" (2010), "Cheias de Charme" (2012), "Saramandaia" (2013), "Geração Brasil" (2014), "Sol Nascente" (2016) e "Pega Pega" (2017).

Em 2019, atuou em "Sai de Baixo - O Filme". Naquele mesmo ano, trabalhou no especial de fim de ano da TV Globo, "Juntos a Magia Acontece".

IcMagazine

Gata do Daqui

Nathalia Dill volta às novelas após o nascimento da filha, Eva

Modificado em 19/09/2024, 00:39

Nathalia Dill volta às novelas após o nascimento da filha, Eva

(Reprodução/Instagram)

Mãe da pequena Eva, a atriz Nathalia Dill, de 37 anos, voltará às novelas em Guerreiros do Sol , do Globoplay. "É a primeira novela que faço sendo mãe. É muito interessante. A maternidade exige uma logística. Mas a vida foi carinhosa comigo. Agora a gente está num período em que é mais fácil eu me entregar pro trabalho. A Eva tem 2 anos e meio. É pequena, mas já tem certa independência. É totalmente diferente estar lá gravando e já querer voltar correndo pra casa. São vidas diferentes, mas ao mesmo tempo, a maternidade traz mais sentido pra tudo", reflete a artista carioca.

Na trama de George Moura e Sergio Goldenberg, que se passará nos anos 1920 e 30, Nathalia será uma personagem forte. Uma mulher que enfrenta um câncer de mama. No decorrer da história, ela ficará viúva e encontrará outro amor.

Nathalia contracenará ao lado de Alinne Moraes (atualmente no ar na reprise de Mulheres Apaixonadas, que vive uma mulher revolucionária. As duas serão grandes amigas. Haverá cenas também com Irandhir Santos, um cangaceiro, e com Rodrigo Lelis, um padre.

(Reprodução/Instagram)

(Jroge Bispo)

IcMagazine

Gata do Daqui

Clara Buarque estreia como atriz na novela 'Travessia'

Modificado em 20/09/2024, 05:20

Clara Buarque estreia como atriz na novela 'Travessia'

(Pedro Napolinario)

Clara Buarque, de 23 anos, filha de Carlinhos Brown e de Helena Buarque, segue os passos dos pais na carreira artística. A jovem é cantora e terá sua estreia como atriz na novela Travessia .

A autora, Glória Perez, não deu detalhes sobre a personagem de Clara, mas não deixou de elogiar o talento da menina e garantiu que ela estará presente nos próximos capítulos da trama. "Me sinto orgulhosa e feliz que a estreia da Clarinha nas novelas venha pelas minhas mãos. A personagem está sendo construída com o maior carinho", contou a autora ao jornal O Globo .

Helena Buarque, mãe de Clara, era uma das melhores amigas de Daniella Perez, filha de Glória. Perez foi brutalmente assassinada em 1992. Além disso, Clara é neta de Marieta Severo, sua mentora, que foi a primeira a saber sobre o papel na novela.

A estreia da jovem será em dose dupla, já que Clara também ganhou um papel no filme Ó Pai, Ó 2 , onde contracenará com atores de grande prestígio, como Lázaro Ramos e Dira Paes.

(Pedro Napolinario)

(Pedro Napolinario)