IcMagazine

Famosos

Confira os destaques da programação da Amarê Fashion, em Goiânia

Semana de Moda Goiana começa nesta terça-feira (29), no CCON, com desfiles, palestras e shows

Modificado em 19/09/2024, 01:09

Cantor Mumuzinho faz show no primeiro dia da Amarê Fashion

Cantor Mumuzinho faz show no primeiro dia da Amarê Fashion (Guto Costa)

Apresentar a moda produzida em Goiás tendo como referência o passado, pensando no futuro e com apoio do presente. A Amarê Fashion - Semana de Moda Goiana dá início a sua segunda edição nesta terça-feira (29) e segue até o dia 2 de setembro (sábado) no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON).

Desfiles, palestras, talks, rodadas de negócios e exposições de marcas dividem espaço com música, entretenimento e gastronomia na agenda do evento, que conta com apresentação de Mumuzinho na cerimônia de abertura e show de Fernanda Abreu no encerramento. A programação é gratuita.

O cantor e ator carioca Mumuzinho traz ao Palácio da Música do CCON o show O Rio Continua Lindo. E perto!, projeto que começou a ser apresentado Brasil afora em 2023 no início do mês de agosto. A apresentação tem início às 21h30 e a entrada é gratuita, sujeita a lotação do espaço. Ainda nesta terça, o evento recebe o jornalista Bruno Astuto. Ele conduz a palestra de abertura O Futuro da Moda Brasileira e Mundial, às 20 horas.

Realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Governo de Goiás, "a Amarê Fashion baseia a edição 2023 nos pilares da sustentabilidade e do futuro", destaca Thais Oliveira, gerente estadual de moda do Sebrae Goiás.

Na quarta-feira (30), por exemplo, o estilista carioca Lucas Leão conduz uma palestra imersiva sobre as transformações no mercado da moda com roupas digitais.

Nomes como Eleonora Hsiung, Sylvia Demetresco e Danila Guimarães, que conduzem um talk no dia 31 de agosto sobre experiência do consumidor, dividem espaço na programação com representantes da nova geração da moda em Goiás como Theo Alexandre, Naya Violeta e Raphael Aquino, integrantes do talk A Moda do Futuro X O Futuro da Moda, que conta, ainda, com participação de Isa Silva.

"Não podemos falar dessas grandes marcas e trazer novos talentos sem reverenciar os nomes dessas veteranas. Nós também estabelecemos um equilíbrio entre goianos e convidados nacionais na programação de palestras e talks", aponta.

Desfiles de grandes marcas como M. Pollo, Di Paula e Balada dividem a passarela do evento com o desfile desenvolvido pelos alunos do Senac Fashion School com a mentoria do estilista Theo Alexandre, além de marcas do Mega Moda e o primeiro desfile da marca Marlo Studio em Goiânia. Um concurso de estilistas compõe a agenda do evento, que conta também com estandes de mais de 30 marcas de slow e fast fashion.

O encerramento da Amarê Fashion será na noite de sábado (2), a partir das 21h30, com show de Fernanda Abreu no Palácio da Música. Os ingressos são limitados e podem ser retirados mediante doação de 5kg de alimento não perecível nas unidades do Sesc Centro, Universitário e Faiçalville.

"No ano passado, mesmo sendo a estreia do evento tivemos resultados muito positivos. Em 2023 estamos potencializando aquilo que já acessamos e melhorando as oportunidades que vimos que eram interessantes, como a ampliação da praça de alimentação, que desta vez conta com 8 restaurantes, além de apresentar mais desfiles e mais expositores", destaca Thais Oliveira.

IcMagazine

Famosos

Musa de escola de samba morre após desfile

Aline Bianca passou mal quando já estava em casa e foi levada para um hospital, onde sofreu um infarto e morreu

Modificado em 24/02/2025, 12:51

Aline Bianca, de 38 anos, desfilando pela Independentes de Boa Vista no Carnaval de Vitória, Espírito Santo, em 2024

Aline Bianca, de 38 anos, desfilando pela Independentes de Boa Vista no Carnaval de Vitória, Espírito Santo, em 2024 (Reprodução/g1)

A empresária Aline Bianca, 38, musa da escola de samba Independente do Boa Vista, de Vitória (ES), morreu na tarde deste domingo (23) horas após desfilar pela agremiação, seis vezes campeã do Carnaval capixaba.

O desfile da escola terminou no início da manhã de domingo, no Sambão do Povo, o sambódromo de Vitória. Segundo comunicado da Boa Vista, a empresária passou mal quando já estava em casa. Ela foi levada para o Hospital Meridional, no município de Serra, onde sofreu um infarto e morreu, no início da tarde.

"Aline era mais do que uma musa, ela era uma fonte de inspiração, um exemplo de dedicação e paixão pela arte do samba", diz nota divulgada pela escola. "Sua presença e sua energia contagiante deixaram uma marca indelével em todos nós. Sua luz continuará a brilhar em nossas memórias e em nossos corações".

A empresária desfilou à frente do segundo carro alegórico. Ela chegou a publicar uma série de vídeos nas redes sociais mostrando sua performance na apresentação da escola

Aline era proprietária de um salão de beleza em Serra e iria inaugurar um novo espaço no segundo semestre deste ano.

Com 1.500 componentes, a Boa Vista teve como tema as fotos de Sebastião Salgado, no enredo "Os Olhos do Mundo - Assombros de Sebastião Salgado".

Geral

Tons terrosos e tecidos naturais dominam Primavera/Verão

Mega Moda recebe desfile neste sábado (24) para apresentar tendências que prometem marcar a próxima estação

Modificado em 17/09/2024, 17:28

Tons terrosos e tecidos naturais dominam Primavera/Verão

(Divulgação)

A moda para a temporada Primavera/Verão será dominada por tons terrosos e tecidos naturais. Cores como areia, terracota, bege e verde musgo ganham destaque por sua versatilidade e por evocarem uma conexão profunda com a natureza. Além disso, a escolha por tecidos naturais, como o algodão e o linho, reflete uma busca crescente por conforto para enfrentar o calor da estação.

Para mostrar tudo isso de perto, neste sábado (24), às 10h, o Mega Moda - formado pelos shoppings de moda atacadistas Mega Moda Shopping, Mega Moda Park e Mini Moda - promove um desfile especial para o lançamento da coleção Primavera/Verão, com 20 marcas.

O evento acontecerá na Praça Central do Mega Moda Park e promete ser uma vitrine para as principais tendências que dominarão a estação, com destaque para os tons terrosos e os tecidos naturais.

O desfile trará peças do casual ao sofisticado, refletindo a diversidade e a criatividade da moda goiana, e contará com a participação das marcas Balada Jeans, Bem Bella, Capim Dourado, Contro Verso, Fraternidade, Garoa, Ibiza Fashion, Lança Caju, Leemix Fashion, Lester, Mia Store, Moda Amora, Omni Vinci, Oftten Gym, Santa e Dondoca, She's, Stallu, Uno Denim, Vila Hortênsia e Maroto Premium.

Danielle Rocha Espíndola Rodrigues, proprietária da loja Omni Vinci, especializada em moda feminina, está entusiasmada com o desfile. "A coleção que estamos lançando traz o que há de mais atual, com um toque de originalidade que é a marca registrada da nossa loja. Desfilar as peças é uma oportunidade única de mostrar as criações diretamente ao público e reforçar a presença da marca no mercado, potencializando as vendas. Nossa coleção RAÍZES foi inspirada na diversidade do povo brasileiro. Buscamos conexão e sintonia com os diversos estilos e shapes das mulheres brasileiras", explica a empresária, que trará peças leves e fluidas, confeccionadas com tecidos nobres de fibras naturais, que remetem ao conforto, frescor e elegância.

A marca também aposta em modelagens amplas, que ganharão ainda mais destaque nesta temporada. No que diz respeito a tecidos e estampas, Danielle afirma que o carro-chefe da marca continua sendo o jeans premium, incluindo o jeans Tencel, 100% algodão e com elastano. Além disso, a nova coleção trará tecidos nobres como linho, laise, viscose, crepe de algodão e tricoline com textura leve e macia, complementados por bordados, adornos, listras e florais que prometem surpreender as clientes.

Já Michelly Ribeiro, fundadora da Maroto Premium e lojista do Mega Moda Shopping, destaca a importância dos tons terrosos e os tecidos naturais em sua nova coleção. "São fundamentais para expressar a conexão com a natureza que buscamos transmitir em nossas criações. Nosso processo de design valoriza uma moda que alia estilo e respeito ao meio ambiente. Sabemos o quanto isso impacta profundamente no mercado", afirma a empresária que optou por materiais ecológicos, como algodão orgânico e linho para suas peças.

"Escolhemos tecidos atemporais, que não se limitam a uma tendência passageira. Além disso, estamos comprometidos em criar peças que não apenas realçam a beleza natural de quem as veste, mas que também respeitam e preservam os recursos do nosso planeta", acrescenta.

Serviço: Desfile de lançamento da coleção Primavera/Verão
Data : 24 de agosto de 2024 (sábado)
Horário : 10h
Local: Praça Central do Mega Moda Park
Endereço : Avenida Independência, n° 3302, em frente ao Parque Mutirama, Goiânia

Geral

Cotec leva a coleção Cores do Cerrado para a Amarê Fashion

Com criações inovadoras e inspiradas na biodiversidade do Cerrado, desfile vai mostrar a qualidade do ensino profissionalizante gratuito oferecido nos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás

Modificado em 17/09/2024, 17:26

Cotec leva a coleção Cores do Cerrado para a Amarê Fashion

(Divulgação)

O projeto "Cores do Cerrado", das escolas de moda dos Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotecs), rede de profissionalização gratuita do Governo de Goiás ligada ao Programa Goiás Social, será apresentado em um desfile coletivo durante a Amarê Fashion - Semana de Moda Goiana, que acontece de 07 a 10 de agosto, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.

As peças prometem destacar a riqueza da fauna e flora do Cerrado, em criações autênticas e inovadoras, fruto de um processo colaborativo entre nove unidades do Cotec. A coleção Cores do Cerrado apresentará peças produzidas em linho, sarja e crepe georgette, tecidos que conferem maior liberdade e alta qualidade na produção das peças, que vão abraçar a moda feminina e masculina.

O desfile do Cotec vai acontecer no dia 9 (sexta-feira), às 14h, com a missão de apresentar ao mundo da moda a qualidade e os resultados do ensino profissionalizante gratuito ofertado para o segmento.

De acordo com Mirella Melazo, coordenadora de Moda do Centro de Educação Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT-UFG), "o processo de orientação e desenvolvimento do projeto foi colaborativo e detalhado". Cada escola recebeu diretrizes específicas para garantir que as peças criadas estivessem alinhadas com o tema central.

Capturar a diversidade e a riqueza das cores do bioma, de maneira autêntica e atraente, foi um dos principais desafios enfrentados, segundo a coordenadora. "A orientação incluiu reuniões periódicas e revisões de progresso, assegurando que todas as escolas estivessem no caminho certo e que a coleção final fosse coesa e harmoniosa", explica Melazo.

Titular da pasta responsável pelos Cotecs, o secretário de estado da Retomada César Moura reforça a importância desse espaço. "Para os alunos, estar na passarela da Amarê é um catalisador nos planos de se dedicar à moda, tanto no trabalho que é promovido durante o evento como também na troca de experiências com os profissionais que participam da Semana da Moda Goiana", afirma.

Para Alethéia Cruz, diretora de Desenvolvimento e Avaliação do CETT-UFG, a orientação contínua e o feedback construtivo foram essenciais para refinar cada look, garantindo as diretrizes estabelecidas e a criatividade individual de cada aluno.

"Foi uma oportunidade de compartilhar conhecimentos, aprender uns com os outros e superar desafios juntos", avalia Aletheia, que completa ainda que "essa experiência reforçou a importância da colaboração na moda, mostrando que a união de diferentes mentes criativas pode resultar em realizações extraordinárias".
Oferta de cursos
Durante a Amarê Fashion, os interessados na formação profissionalizante gratuita do Cotec, poderão se inscrever nos cursos: Técnicos em Vestuário (1.300h) e Modelagem de Vestuário (900h).

Para se ter uma ideia da grandeza da moda, o setor de confecção de artigos de vestuário e acessórios (camisetas, calças, bermudas e semelhantes) cresceu 426% no estado, de acordo com dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), do IBGE, referentes a novembro de 2023, e divulgados no início deste ano.
Sobre a Amarê Fashion
A 3ª edição da Amarê Fashion - Semana da Moda Goiana, marcada para acontecer de 07 a 10 de agosto, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia (GO), é uma realização do Sebrae Goiás, Senac Goiás e Governo de Goiás, e tem como propósito entregar a todos os atores do mercado da moda goiana os mais assertivos insights e tendências para alavancarem seus negócios, seja para o empreendedor com mais experiência de mercado, para o novo empreendedor, para o estudante de moda, para o produtor de algodão, para o lado autêntico da moda autoral ou para o lado veloz do fast fashion. O evento contribui para o fortalecimento de Goiás, de suas riquezas, do seu povo, de sua cultura, e claro, da moda goiana.

Geral

Participantes do concurso de estilistas da Amarê Fashion contarão com tecidos tecnológicos

Empresa é apoiadora da Semana da Moda Goiana 2024 apoiando jovens estilistas

Modificado em 17/09/2024, 16:27

Participantes do concurso de estilistas da Amarê Fashion contarão com tecidos tecnológicos

(Divulgação)

Neste ano, os participantes do Concurso de Estilistas da Amarê Fashion poderão contar com tecidos tecnológicos e sustentáveis, doados pela Canatiba, uma das maiores tecelagens do país, para a construção de suas peças.

"Acreditamos que o apoio de uma grande tecelagem num início de carreira é muito importante. Fazemos questão de estarmos próximos nesses momentos, pois acreditamos em construir juntos um melhor cenário de moda. Com beleza, tecnologia e juntos trazer além da roupa para o mercado brasileiro", afirma Ivna Barreto, gerente de marketing e magazine da Canatiba, que oferece ainda acesso aos estilistas ao seu showroom em Goiânia, onde podem explorar novas técnicas e estilos com a orientação de especialistas em produto, lavanderia, moda e marketing.

"Este suporte é essencial para superar os desafios de trabalhar com tecidos tecnológicos e maximizar o potencial criativo dos participantes", frisa. A parceria não apenas enriquece a experiência dos estilistas, mas também eleva o valor percebido da Amarê Fashion, que acontecerá de 07 a 10 de agosto no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, na indústria da moda.

Antônio Carlos de Souza Lima Neto, Superintendente do Sebrae Goiás, diz estar muito orgulhoso em ver o progresso significativo que os empreendedores goianos têm alcançado. "No Sebrae Goiás, nosso compromisso é fornecer as ferramentas e o suporte necessários para que pequenas e médias empresas possam prosperar. Acreditamos no potencial de cada empresário e continuaremos a trabalhar incansavelmente para criar um ambiente favorável ao crescimento e à inovação", destaca.

O desenvolvimento econômico de Goiás, segundo César Moura, Secretário da Retoma, passa necessariamente pelo fortalecimento do setor empresarial. "Com iniciativas como o programa Retoma, estamos construindo uma ponte sólida entre o governo e os empreendedores, promovendo capacitação, inovação e sustentabilidade. Nosso objetivo é criar um ecossistema robusto que impulsione o crescimento e gere oportunidades para todos os goianos", afirma.

Tecidos tecnológicos
A Canatiba fornecerá uma variedade de tecidos de suas plataformas tecnológicas, incluindo Smart Denim, Megaflex e Éko. Estes tecidos foram cuidadosamente selecionados pelos estudantes para criar peças únicas para os desfiles. A plataforma Smart Denim, por exemplo, inclui os tecidos 500/4305 Novo Megaflex Elastopol e 500/4369 Triple Dry Denim, que oferecem conforto térmico, secagem rápida e maior resistência na lavanderia industrial.

Os tecidos da plataforma Megaflex, como o Vagalun Metalic, trazem um poder de stretch de 50%, proporcionando ajuste perfeito e acabamento metalizado, disponível em uma cartela com seis opções de cores, sendo a Nude a escolhida. Já a plataforma Éko destaca-se pelo uso de fibras recicladas e sustentáveis, como linho, liocel e viscose. O tecido Enjoy Upcycling, feito em parceria com a Repreve, utiliza poliéster recuperado de garrafas PET, removendo sete garrafas do meio ambiente, por metro de tecido produzido.

"O setor de moda em Goiás tem um potencial enorme e estamos empenhados em ajudar nossos empreendedores a alcançá-lo. Com o apoio do Sebrae Goiás, os profissionais de moda estão recebendo orientações e recursos para inovar, se adaptar às tendências e expandir seus negócios. Juntos, estamos colocando Goiás no mapa da moda nacional, com criatividade e determinação", conclui Thaís Oliveira, Gestora de Moda do Sebrae Goiás.

Fortalecimento da Moda Goiana
A realização da Amarê Fashion, promovida pelo Sebrae Goiás, Senac Goiás e Governo do Estado, tem como objetivo fortalecer a moda goiana, suas riquezas culturais e seu povo. O evento proporciona insights e tendências valiosas para empreendedores de todos os níveis, desde produtores de algodão até designers de moda autoral e fast fashion. A contribuição da Canatiba, com sua tecnologia e sustentabilidade, é um exemplo do potencial de inovação que pode ser alcançado quando diferentes setores da indústria colaboram.