IcMagazine

Famosos

'É como recomeçar a carreira', diz Claudia Raia sobre retorno aos palcos em musical

Um ano e meio fora dos palcos, o casal retorna ao teatro com a peça "Conserto para Dois, o Musical"

Folhapress

Modificado em 21/09/2024, 00:52

'É como recomeçar a carreira', diz Claudia Raia sobre retorno aos palcos em musical

(Divulgação)

A última vez que Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello colocaram os pés em um palco foi em março de 2020, em Portugal, com a peça "Conserto para Dois, o Musical". Um ano e meio depois, o casal retorna ao teatro pela primeira vez e com o mesmo espetáculo, desta vez em São Paulo, em estreia nesta sexta (1º).

"Voltar é uma alegria imensa, incomensurável. Trazer um pouco de entretenimento, alegria, risada e sonho para um público que está trancado em casa é gratificante", afirma Claudia Raia à Folha de S.Paulo.

Casados desde 2018, Claudia e Jarbas se dizem ansiosos pelo retorno. "É como começar de novo", afirma Jarbas. "Começando a carreira de novo", interrompe Claudia, rindo, sobre a situação inédita na trajetória de ambos, que ficaram 18 meses longe dos palcos.

Eles contam que, durante a pandemia, reformularam o espetáculo "para deixá-lo mais ágil". E voltaram a ensaiar intensamente há duas semanas, de cinco a seis horas por dia, pois dizem que perderam o ritmo.

"Estamos correndo atrás do fôlego e da agilidade perdidos, porque é um espetáculo dinâmico. Nós dançamos, cantamos e interpretamos 12 personagens. É difícil para o ator manter essa agilidade", diz Claudia. "A equipe técnica também saiu do ritmo, estamos todos retomando o fôlego", acrescenta.

Inspirados em "O Mistério de Irma Vap", espetáculo que ficou por anos em cartaz e onde Marco Nanini e Ney Latorraca se revezavam em diversos papeis com trocas de figurinos super rápidas, Claudia e Jarbas pediram a Anna Toledo, que escreveu o texto, para fazer uma "Irma Vap" musical.

"Foi uma inspiração, não foi extraído nada da história [de 'Irma Vap'], mas foi extraída a dinâmica. Temos trocas de figurinos inteiros em oito a dez segundos", conta Claudia Raia. "Estamos ensaiando a todo vapor para entregar um espetáculo bonito nesse 1º de outubro", enfatiza a atriz de musicais como "O Beijo da Mulher-Aranha" (2000), "Cabaret" (2011-13) e "Raia 30" (2015-16).

Na trama, o famoso escritor de best-seller Ângelo Rinaldi (Jarbas) embarca em uma viagem de navio para superar o divórcio, mas acaba se deparando com uma paixão avassaladora do passado, a diva de cinema e celebridade internacional Luna de Palma (Claudia). Outros personagens entram na história, também baseados em pessoas reais, sempre interpretados pelo casal.

Claudia Raia conta que o público tem curiosidade em saber de onde vieram os personagens. "A gente tem postado nas redes sociais de onde tiramos essas figuras, porque o público gosta de saber desse backstage, de onde o ator bebe e se inspira."

Claudia Raia interpreta papéis masculinos e femininos, assim como Jarbas Homem de Mello. A atriz relembra de apresentação em Porto Alegre, antes da pandemia, quando sua sogra estava na plateia e não percebeu que a personagem Dona Socorro era interpretada por Jarbas, seu filho.

"Ela falava: 'Que horas essa mulher vai sair do palco para eu ver meu filho?'. Foi muito divertido! Ela também nem percebeu que aquela personagem era uma homenagem a ela", diz Claudia, aos risos.

"O musical 'Conserto para Dois' é uma grande homenagem ao fazer teatral. Trabalha com a magia do teatro sem pirotecnia. É simplesmente a magia teatral", finaliza Jarbas, que interpretou Charles Chaplin no musical "Chaplin" (2018-19).

Em 2020, o casal chegou a se apresentar com o musical em algumas cidades brasileiras -em São Paulo a peça é inédita-, e em Portugal o espetáculo ficou dois meses em cartaz. "A temporada foi um enorme sucesso", afirma Claudia.

Quando a pandemia pegou o mundo de surpresa, eles ainda tinham duas apresentações em terras lusitanas, nas cidades de Aveiro e Figueira da Foz.

"Dormimos achando que ia ter espetáculo e acordamos com o país todo fechado", conta a atriz. "Tivemos que colocar nosso cenário enorme e os figurinos em um container, porque tínhamos 24 horas para sair do país", completa Jarbas. "Desde então, nunca mais voltamos aos palcos", completa a artista

'ESTAR EM CENA É UM ATO POLÍTICO'

Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello lamentam a situação atual da cultura na administração do presidente Jair Bolsonaro.

"Muito difícil, muito triste. A cultura está esfaqueada no hospital, nas últimas. Uma pena que estamos andando para trás", diz a atriz, que continua. "A arte sempre foi resistência. Nosso ato político é justamente estar em cena. Parado não conseguimos fazer muita coisa, mas em cena, é um ato político."

Jarbas concorda. "Já passamos por coisas parecidas e sempre resistimos", diz. "E sempre apontamos um caminho, a arte tem o poder de espelhar a sociedade e de fazer as pessoas se enxergarem no palco. Essa é a função da arte. Governos passarão, a arte vai ficar."

Claudia Raia muda de assunto e fala da série que fará no ano que vem. A atriz deixou o elenco de "Além da Ilusão" (Globo), novela onde faria o papel da mãe de Larissa Manoela, para abraçar um papel "ótimo" em uma série sobre a qual ainda não pode dar detalhes.

"Foi uma atitude do [diretor José Luiz] Villamarim [de realocar a atriz]. Ele queria muito que eu fizesse a série. Se eu fizesse a novela, não poderia fazer outra coisa. Vai ser para o primeiro semestre de 2022."

Mais acostumada a fazer novelas e peças, Claudia Raia diz que fazer uma série é um desafio animador. "O ator que gosta do seu ofício, como é meu caso, está sempre em busca de novos e bons personagens."

IcMagazine

Gata do Daqui

Claudia Raia rebate críticas por ter dado vibrador para filha

A artista ressaltou que sempre priorizou ter um ambiente de confiança em casa

Claudia Raia rebate críticas por ter dado vibrador para filha

(Iude Rìchele)

Claudia Raia, de 58 anos, se pronunciou sobre as críticas que recebeu após dizer que deu um vibrador de presente para a filha, Sophia, quando ela completou 12 anos. A fala da atriz causou polêmica nas redes sociais, e ela afirmou que foi tirada de contexto: "Minha fala foi tirada de contexto. Sempre incentivei o diálogo aberto com meus filhos sobre todos os assuntos, incluindo educação sexual, de forma respeitosa e apropriada para cada idade".

A artista ressaltou que sempre priorizou ter um ambiente de confiança em casa. "Como mãe, minha prioridade sempre foi criar um ambiente de confiança e informação. No entanto, entendo que cada família tem sua própria forma de lidar com esses temas, e respeito isso".

O relato da atriz foi feito durante uma entrevista dela ao programa Goucha, exibido em um canal de TV em Portugal. "Os brinquedos ajudam e muito. Hoje, os vibradores são brinquedos com prescrição médica. Tenho 17 vibradores em casa, e quando a Sophia (filha de Claudia com Edson Celular) fez 12 anos, eu dei um vibrador para ela e disse: 'Vá se investigar, vai saber do que você gosta'. Hoje é prescrição médica.".

(Iude Rìchele)

(Iude Rìchele)

(Iude Rìchele)

(Iude Rìchele)

IcMagazine

Famosos

7ª Mostra GiroDança tem início nesta quinta-feira (3) no Teatro Goiânia

Modificado em 04/11/2024, 08:55

7ª Mostra GiroDança tem início nesta quinta-feira (3) no Teatro Goiânia

(Divulgação)

A 7ª Edição da Mostra GiroDança começa nesta quinta-feira (3) e segue até domingo (6), no Teatro Goiânia, no Centro da capital goiana. O evento tem como objetivo fomentar e difundir a dança goiana, promovendo o intercâmbio entre artistas regionais, nacionais e internacionais.

Nesta edição, a Mostra GiroDança será dividida em quatro eixos principais: Mostra Artística Profissional (adulto e infantil); Mostra Escola; Encontro de Diretores/Professores/Coreógrafos; e Workshops. A Mostra GiroDança é realizada com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura -- Programa Goyazes e conta com o patrocínio da Papelaria Tributária.

Os ingressos custarão R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada), e serão vendidos antecipadamente pela Giro8 Cia de Dança, através do Instagram da Mostra (@mostragirodanca ). A compra antecipada garante preço promocional, com 50% de desconto, mas os bilhetes também poderão ser adquiridos na bilheteria do Teatro.
<br />

Os interessados em participar das oficinas podem se inscrever através do e-mail: mostragirodanca@gmail.com.

Workshops

Como parte da programação, também serão oferecidos workshops gratuitos voltados para estudantes e artistas da dança, com temáticas relacionadas aos espetáculos apresentados. As oficinas ocorrerão no Allegro Centro de Dança (R. 24, 48 - St. Marista) e serão ministradas por profissionais de destaque na área.

Uma inovação desta edição, é que a Mostra se dividirá em dois momentos, sendo um deles criado especialmente para o público infantil. A etapa em questão acontecerá no mês de janeiro (mês de férias escolares), no Parque Mutirama, com envolvimento de companhias locais, como a Cia Flor do Cerrado e a Companhia de Teatro Du Caixote, além da participação internacional representada pela Virtual Núcleo Artístico Binacional (Brasil/Argentina), que trará o espetáculo "Pequenas Histórias", feito em conjunto com a Cia Ladainha (Brasil/França).

SERVIÇO:

7ª Mostra GiroDança - Arte para Todas as Idades

Datas: 03 a 06/10/2024 (5ª a domingo)

Local: Teatro Goiânia e Allegro Centro de Dança

Ingressos e mais informações: https://www.instagram.com/mostragirodanca/

Mostra GiroDança 7ª Edição - Arte para Todas as Idades conta com o apoio financeiro da Lei de Incentivo à Cultura -- Programa Goyazes, e o patrocínio da Papelaria Tributária.

Geral

Imersão ao universo de Clarice Lispector começa nesta quinta-feira (26) no Mutirama

Modificado em 04/11/2024, 08:51

Imersão ao universo de Clarice Lispector começa nesta quinta-feira (26) no Mutirama

(Divulgação)

Os apaixonados por literatura e pela obra de uma das maiores escritoras do País, Clarice Lispector, têm a oportunidade de fazer uma imersão na obra da autora durante quatro dias.

O "Caminhão de Histórias -- Que Mistérios tem Clarice" estaciona no Parque Mutirama, no Centro da capital, nesta quinta-feira (26) e fica até domingo (29), das 10 às 17 horas.

A mostra gratuita conta com exposições, contação de histórias e outras atividades. O projeto tem como objetivo promover a cultura, a literatura e reflexões sobre o universo infantojuvenil criado por Clarice Lispector, além de aproximar crianças, jovens e adultos de umas das escritoras mais importantes do século 20. Entre as obras apresentadas estão A Vida Íntima de Laura, O Mistério do Coelho Pensante e A Mulher que Matou os Peixes.

A ação é promovida pelo Instituto do Grupo CCR, que administra o Aeroporto de Goiânia. O Mutirama está localizado na Av. Contorno, Centro, Goiânia.

IcMagazine

Famosos

Teatro Goiânia recebe o espetáculo 'Branca de Neve e os Sete Anões' neste domingo (15)

Modificado em 17/09/2024, 17:20

Teatro Goiânia recebe o espetáculo 'Branca de Neve e os Sete Anões' neste domingo (15)

(Divulgação)

O Teatro Goiânia será palco neste domingo (15), às 17 horas, do espetáculo infantil "Branca de Neve e os Sete Anões". A montagem, produzida pela Pinheiro Produções Artísticas, foi aplaudida em Salvador e agora promete encantar o público goiano.

Os ingressos variam entre R$ 40 e R$ 80 e estão à venda antecipadamente pelo telefone (62) 98472-8886.

Indicado para toda a família, a peça explora um reino encantado repleto de magia. Baseada no clássico dos irmãos Grimm, o espetáculo conta com figurino sofisticado, nove cenários tridimensionais e projeções audiovisuais. A protagonista será interpretada pela atriz Amanda Constantino, atual âncora do programa "No Balaio", da TV Anhanguera.

O espetáculo remonta o primeiro conto de fadas adaptado pela Disney. Branca de Neve é uma jovem princesa cuja beleza desperta a inveja de sua madrasta, a rainha. Branca de Neve foge do castelo e encontra abrigo na casa de sete anões. A rainha, disfarçada, engana Branca de Neve com uma maçã envenenada, colocando-a em um sono profundo. O feitiço é quebrado pelo beijo de um príncipe, e Branca de Neve desperta para viver feliz para sempre.

Serviço Espetáculo "Branca de Neve e os Sete Anões"
Data: Domingo (15/09)
Local: Teatro Goiânia (R. 23 com A. Anhanguera, n° 252 - St. Central, Goiânia - GO) 74015-120
Horário: 17h
Ingressos: Entre R$ 40 e R$ 80
Contato: (62) 98472-8886