Emicida, Céu e João Bosco levam prêmios brasileiros no Grammy Latino

Folhapress
20 de novembro de 2020 às 08:00
Modificado em 24/09/2024, 00:14

Emicida durante transmissão da premiação (Reprodução/Twitter)
A cerimônia principal do Grammy Latino aconteceu na noite desta quinta (19), mas os resultados das categorias relativas à língua portuguesa foram divulgados antecipadamente. Os artistas brasileiros foram premiados numa cerimônia prévia, que foi ao ar no Facebook entre 19h e 19h30.
Entre os vencedores estão a cantora Céu, que levou em melhor álbum de pop contemporâneo com o disco "APKÁ!"; Emicida, na categoria de álbum de rock ou música alternativa com "AmarElo"; Paula Fernandes em álbum de música sertaneja com "Origens", um disco ao vivo.
"Parabéns! @Emicida Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em
Língua Portuguesa #LatinGRAMMY " pic.twitter.com/TJquF3EviH --- The Latin Recording Academy / Latin GRAMMYs (@LatinGRAMMYs) November 20, 2020
Completam a lista João Bosco, com "Abricó-De-Macaco" levando em melhor canção; Mariana Aydar com "Veia Nordestino, em álbum de música de raiz; Aline Barros com "Reino", em álbum de música cristã; Cláudio Jorge com "Samba Jazz, de Raiz, Cláudio Jorge 70", em álbum de samba/pagode; e Toninho Horta & Orquestra Fantasma, com "Belo Horizonte", em álbum de música popular brasileira.
Todos esses prêmios são referentes às categorias de língua portuguesa. Nas categorias gerais, o Brasil concorreu com Yamandu Costa e Caetano Brasil, em melhor álbum instrumental, e com Céu, em melhor álbum de engenharia de gravação, além da rapper Bivolt, em melhor vídeo musical em versão curta, e BaianaSystem e Tropkillaz, em melhor clipe. Nenhum deles, entretanto, foi premiado.
A categoria mais importante com presença de brasileiros foi melhor canção "urban", na qual Anitta e MC Lan disputaram com a música "Rave de Favela". Os vencedores foram a cantora espanhola Rosalía e o trapper porto-riquenho Ozuna, com a parceria "Yo X Ti, Tu X".
Além da entrega dos prêmios em língua portuguesa, o segmento dedicado ao Brasil da cerimônia prévia teve a exibição de duas performances gravadas. Uma delas contou com um dueto entre Emicida e Marcos Valle --parceiros na faixa "Pequenas Alegrias da Vida Adulta"-- e a outra foi da banda Melim --indicados com a música "Eu Feat. Você".
O Grammy Latino trata de discos e músicas lançados entre 1° de junho de 2019 a 31 de maio de 2020. A cerimônia principal da premiação --que conta com uma performance de Anitta-- acontece em Miami, a partir das 22h desta quinta, em formato modificado devido à pandemia de coronavírus. Este ano, o Grammy Latino não tem transmissão para o Brasil.
*
Veja abaixo os vencedores dos prêmios de língua portuguesa (indicados pelo asterisco):
Melhor canção em língua portuguesa
"A Tal Canção pra Lua (Microfonado)" --- Vitor Kley & Samuel Rosa
"Abricó-De-Macaco" --- João Bosco*
"AmarElo (Sample: Sujeito de Sorte -- Belchior)" --- Emicida com Majur & Pabllo Vittar
"Libertação" --- Elza Soares & BaianaSystem com Virgínia Rodrigues
"Pardo" --- Céu
Melhor álbum de pop contemporâneo em língua portuguesa
"N" --- AnaVitória
"Enquanto Estamos Distantes" --- As Bahias e a Cozinha Mineira
"APKÁ!" --- Céu*
"Guaia" --- Marcelo Jeneci
"Eu" --- Melim
Melhor álbum de rock ou de música alternativa em língua portuguesa
"AmarElo" --- Emicida*
"Little Electric Chicken Heart" --- Ana Frango Elétrico
"Letrux aos Prantos" --- Letrux
"Universo do Canto Falado" --- Rapadura
"Na Mão as Flores" --- Suricato
Melhor álbum de samba/pagode
"Mangueira - A Menina dos Meus Olhos" --- Maria Bethânia
"Martinho 8.0 - Bandeira da Fé: Um Concerto Pop-Clássico (Ao Vivo)" --- Martinho da Vila
"Samba Jazz, de Raiz, Cláudio Jorge 70" --- Cláudio Jorge*
"Fazendo Samba" --- Moacyr Luz e Samba do Trabalhador
"Mais Feliz" --- Zeca Pagodinho
Melhor álbum de MPB
"O Amor no Caos Volume 2" --- Zeca Baleiro
"Belo Horizonte" --- Toninho Horta & Orquestra Fantasma*
"Bloco na Rua" --- Ney Matogrosso
"Planeta Fome" --- Elza Soares
"Caetano Veloso & Ivan Sacerdote" --- Caetano Veloso & Ivan Sacerdote
Melhor álbum de músicas sertaneja
"#IssoÉChurrasco (Ao Vivo)" Fernando & Sorocaba
"Origens [Ao Vivo em Sete Lagoas, Brazil / 2019]" --- Paula Fernandes*
"Livre Vol. 1" --- Lauana Prado
"Churrasco do Teló Vol. 2" --- Michel Teló
"Por Mais Beijos Ao Vivo (Ao Vivo)" --- Zé Neto & Cristiano
Melhor álbum de música de raízes em língua portuguesa
"Veia Nordestina" --- Mariana Aydar*
"Aqui Está-se Sossegado" --- Camané & Mário Laginha
"Acaso Casa Ao Vivo" --- Mariene De Castro e Almério
"Targino Sem Limites" --- Targino Gondim
"Obatalá - Uma Homenagem a Mãe Carmen" --- Grupo Ofa
"Autêntica" --- Margareth Menezes
Melhor álbum de música cristã (língua portuguesa)
"Catarse: Lado A" --- Daniela Araújo
"Reino" --- Aline Barros*
"Profundo" --- Ministério Mergulhar
"Maria Passa à Frente" --- Padre Marcelo Rossi
"Memórias II (Ao Vivo em Belo Horizonte / 2019)" --- Eli Soares