IcMagazine

Famosos

Glenn Close lamenta que Fernanda Montenegro tenha perdido o Oscar

Ela perdeu a estatueta para Gwyneth Paltrow, que protagonizou "Shakespeare Apaixonado"

Folhapress

Modificado em 24/09/2024, 00:17

Glenn Close e Fernanda Montenegro

Glenn Close e Fernanda Montenegro (Reprodução)

Em entrevista à emissora americana ABC, Glenn Close lamentou que Fernanda Montenegro não tenha levado o Oscar de melhor atriz em 1999, por seu trabalho em "Central do Brasil".

Ela perdeu a estatueta para Gwyneth Paltrow, que protagonizou "Shakespeare Apaixonado". Já o longa de Walter Salles perdeu o prêmio de filme estrangeiro para o italiano "A Vida É Bela".

"Eu nunca entendi como é possível comparar atuações. Eu lembro do ano em que Gwyneth Paltrow ganhou daquela atriz incrível de 'Central do Brasil'. Eu pensei: o quê? Isso não faz sentido", disse a atriz americana.

Close participava de uma entrevista sobre seu novo filme "Era uma Vez um Sonho", da Netflix, que muita gente via como uma grande oportunidade de a atriz conquistar seu primeiro Oscar, depois de sete indicações -- até que as críticas decepcionantes recebidas pelo longa fizeram as apostas perderem fôlego.

Na cerimônia do Oscar de 1999, Fernanda Montenegro fez história como a primeira latino-americana e única brasileira já indicada na categoria de melhor atriz.

Paltrow não deixou apenas ela, como outros nomes de peso para trás. Também concorriam à estatueta Cate Blanchett, por "Elizabeth", Meryl Streep, por "Um Amor Verdadeiro", e Emily Watson, por "Hilary e Jackie".

No fim da cerimônia, "Shakespeare Apaixonado" saiu como o grande vitorioso da noite, com os prêmios de atriz, atriz coadjuvante, roteiro original, direção de arte, figurino, trilha sonora e melhor filme.

IcMagazine

Famosos

'Ainda Estou Aqui' se torna sétimo filme brasileiro mais visto desde 2002

Com esse marco, ele ultrapassou "Se Eu Fosse Você 2", comédia de 2009 com Tony Ramos e Glória Pires

Em Ainda Estou Aqui, Fernanda Torres vive Eunice Paiva

Em Ainda Estou Aqui, Fernanda Torres vive Eunice Paiva (Alile Dara Onawale/Divulgação)

"Ainda Estou Aqui" chegou a 5,7 milhões de espectadores no Brasil, se consolidando como o sétimo filme nacional mais visto no país, segundo dados da Comscore, que monitora a audiência de cinemas no país desde 2002. Com esse marco, ele ultrapassou "Se Eu Fosse Você 2", comédia de 2009 com Tony Ramos e Glória Pires.
🔔 Siga o canal do O POPULAR no WhatsApp

A obra que levou o primeiro Oscar do Brasil, estrelada por Fernanda Torres, fica atrás ainda de filmes como "Nada a Perder" (12 milhões de espectadores) e "Minha Mãe É uma Peça 3" (11,6 milhões), que lideram a lista.

Os números têm ligeiras diferenças em relação aos dados da Agência Nacional do Cinema, a Ancine, que em sua atual série histórica contabiliza os filmes de 2018 para cá. Nos dados da agência, o filme chegou, no início deste mês, à quinta maior bilheteria desses últimos sete anos, com faturamento de R$ 85,41 milhões.

Veja a lista dos filmes brasileiros mais vistos, desde 2002, segundo a Comscore:

  • "Nada a Perder": 12 milhões de espectadores
  • "Minha Mãe é Uma Peça 3": 11,6 milhões de espectadores
  • "Os Dez Mandamentos": 11,2 milhões de espectadores
  • "Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro": 10,8 milhões de espectadores
  • "Minha Mãe É uma Peça 2": 9,2 milhões de espectadores
  • "Nada a Perder 2": 6,1 milhões de espectadores
  • "Ainda Estou Aqui": 5,7 milhões de espectadores
  • "Se Eu Fosse Você 2": 5,6 milhões de espectadores
  • "Minha Vida em Marte": 5,3 milhões de espectadores
  • "Dois Filhos de Francisco: A História de Zezé Di Camargo e Luciano": 5 milhões de espectadores
  • IcMagazine

    Gata do Daqui

    Mikey Madison lidera buscas no Google após vitória no Oscar

    Apesar da frustação dos brasileiros, no final da cerimônia, Fernanda Torres conversou com Mikey e posou sorridente ao lado da jovem atriz

    Modificado em 03/03/2025, 20:01

    Mikey Madison lidera buscas no Google após vitória no Oscar

    (Mikey Madison)

    Mikey Madison, de 25 anos, superou Fernanda Torres, de 59 anos e Demi Moore, de 62 anos, e ganhou o Oscar de Melhor Atriz por "Anora". Após a vitória o nome de Mikey disparou nas pesquisas do Google no Brasil.

    O loga estadunidense foi o grande vencedor da premiação, levando cinco das seis estatuetas em que estava concorrendo: atriz, filme, roteiro original, direção e edição. Apesar da frustação dos brasileiros, no final da cerimônia, Fernanda Torres conversou com Mikey e posou sorridente ao lado da jovem atriz.

    Apesar da pouca idade, Madson não tem redes sociais. "Não é algo que pareça autêntico ou natural para mim, e não acho que eu teria algo muito impactante para adicionar às mídias sociais", disse ela.

    "Sou uma pessoa muito sensível, então acho que também é protetor não estar online. Não acho que você deva ler as coisas que as pessoas estão dizendo sobre você. Acho que isso não é natural, e não é humano olhar para todas essas imagens muito selecionadas", completou.

    A atriz foi bastante critica nas redes sociais da Academia. Em diversas publicações sobre a premiação é possível encontrar ataques e xingamentos, com pessoas criticando sua performance, sua aparência e até o figurino.

    (Mikey Madison)

    (Mikey Madison)

    (Mikey Madison)

    (Mikey Madison)

    IcMagazine

    Famosos

    Fernanda Torres bate 4 milhões de seguidores após indicação ao Oscar

    Atriz bateu o número de seguidores após três indicações ao Oscar com o filme "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles

    Modificado em 24/01/2025, 12:04

    Atriz Fernanda Torres foi indicado como Melhor Atriz pelo protagonismo da brasileira na pele de Eunice Paiva.

    Atriz Fernanda Torres foi indicado como Melhor Atriz pelo protagonismo da brasileira na pele de Eunice Paiva. (Fiorenzo De Luca)

    Fernanda Torres, 59, chegou a marca de quatro milhões de seguidores no Instagram.

    Na tarde desta quinta-feira (23), a atriz bateu o número de seguidores após três indicações ao Oscar com o filme "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles. A produção também foi indicada nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, além de Melhor Atriz pelo protagonismo da brasileira na pele de Eunice Paiva.

    Em seu perfil, Fernanda, que já tem um Globo de Ouro 2025 de Melhor Atriz de Drama por sua atuação no longa, celebrou as conquistas. "A vida presta e muito. Confie! Beijo imenso, Fernanda", disse ela.

    IcMagazine

    Famosos

    Fernanda Torres celebra indicações ao Oscar

    Atriz publicou um vídeo nesta quinta-feira (23) no Instagram

    Fernanda Torres é indicada ao Oscar de Melhor Atriz

    Fernanda Torres é indicada ao Oscar de Melhor Atriz (Reprodução/Redes Sociais)

    Fernanda Torres celebrou as indicações de "Ainda Estou Aqui" no Oscar 2025.

    Atriz publicou um vídeo nesta quinta-feira (23) no Instagram. "Eu não tenho nem o que falar. Eu queria agradecer, claro, ao Walter, a generosidade que ele teve comigo nesse filme, ao fato do nosso filme estar indicado não só para filme de língua estrangeira, mas melhor filme do ano. Isso é uma coisa inimaginável."

    Ela também agradeceu a equipe do filme. "Foi um filme que a gente fez na felicidade, assim. E, acima de tudo, eu quero agradecer e homenagear essa mulher extraordinária chamada Eunice Paiva, que está por trás disso tudo, que é a geradora disso tudo."

    Fernanda exaltou o papel de Marcelo Paiva, filho de Eunice na vida real. "E ao Marcelo Paiva, que escreveu esse livro extraordinário e que nos possibilitou fazer esse filme. Eu jamais vou esquecer. É uma coisa histórica, é uma coisa emocionante para mim, pela minha mãe ter estado nesse lugar 25 anos atrás, pelas mãos do Walter."

    Mamãe tinha certeza que eu ia vencer, afirma Fernanda Torres sobre o Globo de Ouro
    Famosos e fãs surtam com vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro

    'Ainda estou aqui' no Oscar

    Longa foi indicado na categoria de melhor filme no Oscar 2025 e faz história no prêmio. Ele também concorre a melhor filme internacional e Fernanda Torres está indicada como melhor atriz

    Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, publicado em 2015, "Ainda Estou Aqui" narra a história de Eunice Paiva, mãe do escritor. Vivida por Fernanda Torres, Eunice enfrenta a violência do regime militar depois da prisão e do desaparecimento do marido, o deputado cassado Rubens Paiva (Selton Mello), no início da década de 1970.

    A cerimônia do Oscar está marcada para o dia 2 de março. O evento será exibido no Brasil a partir das 21h pela TNT e pela Max.