IcMagazine

Famosos

Ivete Sangalo lança EP em celebração ao carnaval

Ivete Sangalo lança o EP Chega Mais, com cinco músicas autorais e em celebração ao retorno da folia carnavalesca depois de dois anos por conta da pandemia

Modificado em 19/09/2024, 00:09

Ivete Sangalo lança EP em celebração ao carnaval

(Rafa Mattei)

Se depender de Ivete Sangalo, o carnaval já começou. A cantora acaba de disponibilizar nas plataformas digitais o EP Chega Mais (Universal Music), com cinco músicas autorais, quase todas bem dançantes, para nenhum folião colocar defeito. Tem samba-reggae, lambada e pagodão eletrônico. O disco é uma celebração ao retorno da festa carnavalesca depois de dois anos por conta da pandemia. Além disso, com o trabalho, a artista pretende sair em turnê pelo Brasil -- a última vez que ela se apresentou em Goiânia foi em julho de 2017 como uma das estrelas do festival sertanejo Villa Mix.

"Esse projeto eu quero levar para o Brasil, em todos os cantos. São canções que surgiram nesse movimento de poder fazer o carnaval de novo. Estou muito feliz pelo resultado e satisfeita depois que escutei o projeto finalizado. Sempre mostro também para os meus fãs antes de lançar e eles amaram, reação que é o nosso principal feedback. Tenho certeza que esse projeto vai garantir uma folia de alegria para mim e também para quem anda comigo", disse a cantora, em entrevista coletiva de lançamento do projeto, com a participação do POPULAR. Ao mesmo tempo em que lança o EP, Ivete volta neste domingo ao comando do The Masked Singer Brasil, na Globo.

Ivete começou a produzir o disco em 20 de dezembro e a gravação, para 600 convidados, foi em 5 de janeiro em Salvador. Ela conta que tudo foi rápido, já que acordou em um dia com toda a ideia de Chega Mais na cabeça, feito para aproximar os fãs e amigos. "A minha intenção era fazer um projeto de estúdio, mas estava meio xoxa. Dormi e acordei com a vontade de fazer um EP e estava tudo pensado, como cenário, repertório, figurinos e estrutura. Chamei minha equipe e todos ficaram de cabelo em pé porque estavam entrando no período de férias e disse que queria ao vivo", lembra.

É como se o disco acompanhasse um folião num circuito de carnaval. Começa quente com a faixa Cria da Ivete, que virou hit no TikTok antes mesmo de ser lançada e tem tudo para ser a música do verão por conta do refrão chiclete "Tem gente que senta pra beber / Aqui nós bebe pra sentar". A letra traz expressões que se tornaram sinônimos de hits nos últimos anos, com artistas como Zé Felipe, Luísa Sonza, Maiara e Maraisa, como revoada, beber, sentar e esquecer. A canção faz também a vibe empoderada. "Se tem birita, a gente bebe / Tô com minhas amigas, só as gostosas, experientes, as perigosas".

Cria da Ivete inicia dançante, com coreografia fácil de aprender criada por Lucas Souza - responsável pelo show da artista no Rock in Rio -, mas sem deixar de ser relevante. "São músicas olhando mesmo para o nosso umbigo. Uma declaração de 'fique na sua que é melhor', que nós mulheres fazemos tudo o que queremos e isso é nosso direito. É algo que está instaurado nas nossas almas, mas é preciso educar os demais para que sejamos livres assim como os homens são. Eles não chegam nos lugares e fazem o que bem entendem, maravilha, nós também podemos e não queremos cara torta", ressalta a baiana.

Depois do aquecimento, a lambada Só Love na Cabeça, um tributo ao retorno da normalidade da rotina da vida, de poder reencontrar os amigos e voltar para as ruas. "Eu tava com saudade de sentir esse calor / De ver o axé em todo mundo em Salvador / E a felicidade pisar nessa cidade / Eu tava com saudade da guitarra e do tambor." "O carnaval é uma festa que propõe alegria, paz e diversão. Embora tenha aglomerações e movimentações, é uma folia do ser educado, ela só existe por isso. As pessoas compreendem esse sentimento. Eu fui para a folia na adolescência e descobri o poder do beijo na boca", diz.

A terceira canção, Rua da Saudade, tem uma pegada mais romântica, na qual ela quis remeter a memórias afetivas e despedida da folia. "É o momento que a gente se lembra dos amores de verão, aqueles que a gente compra passagem para ir, mas nunca pra voltar, porque achamos que é o amor das nossas vidas. O sentimento é de abraçar e chorar porque a festa acabou", conta. Na sequência do EP, Ivete mergulha no dialeto baiano em Se Saia, com expressões como 'venha', 'meu rei', 'vixe' e 'oxente', 'se saia', 'tá querendo ibope', 'metendo doce', 'tá de cheiro mole', 'você não me conhece' e 'barril dobrado'.

Ivete encerra o carnaval com Batucada. "É dessa fonte que a gente bebe, dessa percussão baiana, dessa potência musical e ancestral, que faz da Bahia o que ela é. A pessoa que quiser ter algum princípio de diálogo comigo tem que fazer minha leitura, que eu gosto do tambor, que eu sou da percussão e sou da massa", comenta ela, que segue num ritmo frenético de produção -- em 2022 foram 11 singles lançados, além do EP Macaco Sessions, e em 2023, além do projeto inédito, turnê, programa de televisão, ela prepara um registro para a comemoração dos 30 anos de carreira. "Música pra mim é trabalho".

Ficha técnica

Disco: Chega Mais

Artista:

Ivete Sangalo

Gênero:

Axé music

Gravadora:

Universal Music

Disponível nas plataformas

Ivete vai comandar trio na Globo

Ivete Sangalo também revelou que fará a abertura do carnaval de Salvador, no dia 16 de fevereiro, com o bloco pipoca (sem cordas e de graça), no circuito Barra-Ondina. A folia vai contar com transmissão da Rede Globo, desde a saída do trio elétrico, fazendo todo o percurso em tempo real. "Será uma cobertura inédita no Brasil, porque até então nenhuma emissora tinha feito um registro dessa proporção, com tantos recursos tecnológicos. Fui convocada e aceitei o desafio de levar a festa para todos os lares", disse.

A estrela baiana aproveitou para adiantar que neste ano de retorno da folia, o tema que escolheu para o carnaval é inspirado no filme De Volta Para o Futuro, que vai dar o tom do seu figurino e do trio elétrico. O tema surgiu por conta da pandemia, quando todo mundo precisou ficar em casa. "Entramos num ano de maior esperança, saímos do tempo de retrocesso e estamos de volta para a nossa realidade. É um olhar para frente porque nunca estivemos tão sedentos pelo amanhã", comenta a artista, sem citar política.

Geral

Jovem é esfaqueado em festa e morre após ser levado para hospital em Xambioá

Vítima é Wervito Ribeiro Pereira, de 19 anos, que chegou a ser socorrido, mas morreu no Hospital Regional da cidade. Outro jovem também foi esfaqueado na festa de carnaval e sobreviveu

Modificado em 03/03/2025, 18:14

Carnaval em Xambioá

Carnaval em Xambioá (Prefeitura de Xambioá / Divulgação)

Um jovem de 19 anos morreu depois de ser esfaqueado em Xambioá, na região norte do estado. Wervito Ribeiro Pereira estava no circuito de carnaval da cidade, na Avenida Araguaia, e acabou sendo ferido com cinco perfurações.

O crime aconteceu na madrugada desta segunda-feira (3). Por volta das 2h30, a Polícia Militar foi chamada por foliões que estavam na festa e viram uma pessoa gravemente ferida perto do palco.

Uma equipe de saúde fez o atendimento imediato e encaminhou Wervito para o Hospital Regional da cidade, mas ele morreu em decorrência dos ferimentos no tórax e na perna direita, na altura do joelho.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o corpo dele foi levado para o Núcleo de Medicina Legal de Araguaína. Passou por exames necroscópicos e foi liberado para os familiares na manhã desta segunda-feira.

A PM informou que fez patrulhamento na região, mas o autor do crime não foi identificado ou preso. Wervito tinha passagem pela polícia por porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, desacato, ameaça, receptação, roubo, tortura e dano contra o patrimônio público.

Segunda vítima

Além de Wervito, outro jovem ficou ferido após ser esfaqueado no circuito de carnaval. A segunda vítima tem 20 anos e tinha duas perfurações, sendo uma no joelho direito e outra na nádega direita.

À Polícia Militar ele contou que estava com um amigo quando um indivíduo se aproximou e o esfaqueou. Depois do ataque o autor fugiu e também não foi localizado.

O jovem foi socorrido por uma ambulância e liberado após receber atendimento médico. A PM informou que a perícia foi acionada, mas por causa da chuva a cena do crime foi alterada. Isso impossibilitou a realização da análise pericial no local.

IcMagazine

Famosos

'Ainda uso sonda e dreno, mas estou viva', diz Preta Gil, que vai ao Carnaval

Cantora ficou dois meses internada devido a uma delicada cirurgia para retirada de tumores

Modificado em 28/02/2025, 12:44

Preta Gil diz que vai pular carnaval

Preta Gil diz que vai pular carnaval (Reprodução/Redes Sociais)

Preta Gil, 50, marcou presença no Camarote Expresso 2222, que abriu o Carnaval de Salvador ontem. A artista trata um câncer de intestino e recebeu alta hospitalar há pouco mais de duas semanas. Ela ficou dois meses internada devido a uma delicada cirurgia para retirada de tumores.

Ela foi para a icônica sacada do camarote, localizado no edifício Oceania, onde interagiu com Tatau e Margareth Menezes. A dupla puxava o bloco 'Mascarados'.

Do trio, Ludmilla homenageou a amiga. "Se estou puxando no meu trio elétrico aqui hoje, é porque vi Preta Gil no Rio de Janeiro. (...) Eu te amo, você merece todas as homenagens do mundo. Eu estou muito feliz pela sua volta e recuperação", disse.

A artista disse que foi liberada pelos médicos para viajar e curtir o Carnaval. "Todos os meus médicos me autorizaram a vir para cá. Foram diversos exames para estar aqui e estou aqui com toda a segurança do mundo, com as minhas limitações. Ainda uso sonda e dreno, mas estou viva. Isso é que importa", disse em entrevista ao Alô Alô Bahia.

Segundo Flora Gil, madrasta de Preta, ela estará presente no camarote Expresso 2222 em pelo menos dois dias do Carnaval deste ano.

IcMagazine

Gata do Daqui

Lore Improta usa corticoide nos pés para encarar ritmo do carnaval

Lore trabalhará quase 6 horas por dia e se prepara para trabalhar quase seis horas por dia

Modificado em 27/02/2025, 21:26

Lore Improta usa corticoide nos pés para encarar ritmo do carnaval

(Felipe Braga)

A influenciadora, apresentadora e dançarina Lore Improta, de 31 anos, só vai parar na Quarta-Feira de Cinzas, ou na quinta (6 de março). A loira encara uma verdadeira maratona de compromissos durante a folia.

"Minha semana começou com o carnaval de Salvador, na terça-feira (25). Terça, quinta, sexta e sábado estou na Bahia entre trio elétrico e camarotes trabalhando com algumas marcas", contou ela. "Curtindo o marido também", completou sobre Léo Santana, de 36 anos, com quem está junto desde 2017 e são pais de Liz, de 2 anos.

Entre os percursos dos trios e as ações Lore trabalhará quase 6 horas por dia. "Para toda essa preparação, preciso basicamente estar muito bem hidratada e alimentada para conseguir chegar no domingo, no Rio, e dar o melhor de mim", destaca ela.

Uma das principais preocupações da gata é o neuroma de Morton, condição que foi diagnosticada há 10 anos e causa fortes dores nos pés. "Fiz as infiltrações nos pés tem entre 20 dias e um mês, e já dá uma melhorada na minha dor porque aplicamos muito corticoide nos pés. Mas a dor já já volta, não tem muito o que fazer porque é uma inflamação nos nervos dos pés. O corticoide não é tão bom em muita quantidade e preciso dosar isso por conta da saúde, mas estou preparada para o carnaval", destacou.

(Divulgação)

(Divulgação)

(Divulgação )

(Divulgação )

Geral

Homem que morreu após choque em bloquinho usava apenas luva de couro como proteção, diz polícia

Segundo motorista do trio elétrico, Nero Martins não estava designado para levantar fiação da rede elétrica e que isso era função de outro funcionário

Modificado em 26/02/2025, 13:27

undefined / Reprodução

O homem que morreu após levar choque em bloquinho de carnaval em Goiânia usava apenas luva de couro como proteção, constatou a Polícia Civil de Goiás (PC-GO). A informação foi confirmada pelo motorista do trio-elétrico, Jean Bertran Nunes de Freitas, 29. Um vídeo que mostra o acidente com Nero Martins da Costa, de 65 anos, foi obtido com exclusividade pelo O POPULAR (veja vídeo acima).

Nero foi eletrocutado quando o veículo do bloco de carnaval passava pela Avenida Mutirão, na esquina com a Rua T-55. No momento, a vítima tentou erguer a fiação de eletricidade com as mãos, quando recebeu a descarga elétrica. A ocorrência cita ainda que a altura do trio elétrico era incompatível com a via

Sem citar se seria a vítima, Jean Bertran acrescentou que a empresa havia designado um funcionário para a função de levantar a fiação para o trio-elétrico passar pelas ruas.

Entretanto, o senhor Nero Martins encontrava-se no mesmo local desse outro funcionário e realizava a mesma tarefa utilizando apenas uma luva de couro como proteção", cita trecho da ocorrência.

Homem que levou choque elétrico ao tocar em poste de iluminação pública na BR-153 morre no hospital
Polícia aponta trio incompatível
Sobrinha de homem que morreu após levar choque em bloquinho diz que família está destruída: 'Dor inenarrável'

Jean Bertran foi identificado pela polícia como proprietário do trio-elétrico e sobrinho do dono da empresa Coyote Produções e Eventos, que organizava o evento na capital.

A empresa lamentou a morte de Nero Martins e informou que ele teria subido no trio elétrico para levantar a fiação "espontaneamente, sem que essa ação fizesse parte de suas atribuições".

Nero Martins morreu durante carnaval em Goiânia (Reprodução/redes sociais e divulgação/PC-GO)

Nero Martins morreu durante carnaval em Goiânia (Reprodução/redes sociais e divulgação/PC-GO)

A Coyote Produções emendou que está prestando assistência à família do funcionário e afirmou que está colaborando com as investigações para esclarecer todas as circunstâncias do ocorrido.

Pela rede social, a Trio Coyote comentou sobre a morte de Nero. De acordo com a empresa, ele era "uma pessoa querida e gentil, que fazia parte da nossa história e da nossa caminhada. Cada pingo de solda desse trio foi feito por ele", ressaltou.

O trio elétrico, que sempre leva festa e emoção, hoje carrega também uma dor imensurável e uma saudade profunda. Seguiremos em frente, não por insensibilidade, mas por respeito à sua memória e também a todos que confiam em nosso trabalho, que nos contratam para levar felicidade", acrescenta a publicação.

Josie Costa, sobrinha da vítima, contou ao POPULAR que o tio era extremamente profissional no que fazia e que trabalhou a vida inteira com trios elétricos.
Ele trabalhava com os trios elétricos. Era extremamente profissional e responsável. Não conseguimos entender até agora como isso aconteceu", disse a jovem.

A organização do evento, bloquinho Aê, destacou que "todas as exigências legais foram devidamente cumpridas, incluindo documentação, alvarás e a realização de um percurso técnico prévio, garantindo conformidade com as normas estabelecidas pelas autoridades competentes".

Nero Martins da costa morreu após choque elétrico (Reprodução/Redes sociais)

Nero Martins da costa morreu após choque elétrico (Reprodução/Redes sociais)

A Prefeitura de Goiânia prestou condolências aos amigos e familiares de Nero Martins. O município salientou que os blocos de carnaval autorizados tiveram orientações sobre segurança. Por enquanto, a prefeitura informou que aguarda a conclusão da apuração do caso pelos órgãos responsáveis.

A concessionária de energia Equatorial citou que uma equipe esteve no local e comprovou que a altura padrão da rede elétrica estava de acordo com as exigências da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

É necessário ter extrema cautela no manuseio de estruturas e/ou veículos próximos a rede de energia," alertou a empresa.

Entenda esse caso

Nero Martins da Costa, de 65 anos (Reprodução/Redes sociais e Arquivo pessoal/Leitor O Popular)

Nero Martins da Costa, de 65 anos (Reprodução/Redes sociais e Arquivo pessoal/Leitor O Popular)

Nero Martins da Costa morreu na noite do sábado (22) quando levou um choque. Ele estava sobre um caminhão de trio elétrico e ergueu uma fiança da rede elétrica, na Avenida Mutirão, esquina com a Rua T-55.

A Polícia Militar de Goiás (PM-GO) fez o primeiro atendimento e encaminhou a vítima para o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), onde as equipes médicas confirmaram a morte.

Motorista do trio elétrico e testemunhas foram levados para a Central de Flagrantes. Na delegacia, eles narraram os fatos. Vídeos do momento feitos por participantes do evento registraram o ocorrido. Em um deles, o cantor Durval Lelys interrompeu o show ao saber que um homem teria levado um choque.

O POPULAR entrou em contato com a Polícia Civil de Goiás (PC-GO) para saber acerca da investigação da morte de Nero Martins, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.