IcMagazine

Famosos

Será que 'Os Simpsons' vão acertar a final da Copa do Mundo?

Um dos episódios da série mostra um jogo entre México e Portugal para decidir qual é o melhor time do mundo

Modificado em 26/09/2024, 01:03

Os fãs da longeva série Os Simpsons acharam mais uma das 'previsões' que a série pode ter feito para o futuro. No quinto episódio da nona temporada, The Cartridge Family, de 1997, a cidade de Springfield recebe um jogo entre México e Portugal para determinar qual é o melhor time de futebol do mundo.

Como os dois times estão jogando atualmente na Copa do Mundo, os fãs da animação estão afirmando que essa é mais uma na bizarra sequência de previsões que podem se tornar realidade. O episódio faz piada do futebol como sendo um esporte chato e a cidade acaba sendo tomada por uma revolta após uma briga generalizada no estádio.

A mesma cena também brinca com os nomes "bizarros" dos jogadores de futebol apresentando Arriaga, Arriaga II, Barriaga, Arugia e Pizzoza como alguns dos membros das seleções mexicana e portuguesa, além de também zoar com Pelé e sua extensa carreira como personagem de anúncios publicitários.

Veja abaixo a cena e algumas das reações dos fãs.

Será que 'Os Simpsons' vão acertar a final da Copa do Mundo?

(Reprodução)

Geral

Polícia Federal repatria bebê brasileiro levado para Portugal

Criança, segundo a polícia, foi levada para Portugal no final de 2023, quando era recém-nascida

De volta ao Brasil, a criança foi entregue aos cuidados de uma instituição que promove o acolhimento familiar em Valinhos, na região de Campinas

De volta ao Brasil, a criança foi entregue aos cuidados de uma instituição que promove o acolhimento familiar em Valinhos, na região de Campinas (Reprodução/Bom dia Brasil)

A Polícia Federal concluiu na segunda-feira (24) o processo de repatriamento de um bebê brasileiro de um ano e quatro meses que havia sido vítima de tráfico internacional de pessoas. A criança, segundo a polícia, foi levada para Portugal no final de 2023, quando era recém-nascida.

A investigação foi realizada pela Delegacia da Polícia Federal em Campinas após notificação do Ministério Público sobre a existência na região de um esquema de tráfico de recém-nascidos para a Europa.

Na época, o bebê foi resgatado por assistentes sociais em Portugal e encaminhado para uma família acolhedora. As investigações comprovaram que o registro da criança havia sido falsificado em relação à nacionalidade e naturalidade.

Por meio de cooperação jurídica internacional e após a confirmação da nacionalidade brasileira do bebê, foi expedida uma ordem judicial portuguesa que reconheceu a necessidade de repatriação.

Policiais federais brasileiras foram para Portugal e permaneceram durante alguns dias em contato com a criança, ao lado da família acolhedora. Dessa forma, o bebê foi preparado para o retorno.

De volta ao Brasil, a criança foi entregue aos cuidados de uma instituição que promove o acolhimento familiar em Valinhos, na região de Campinas.

Segundo a Polícia Federal, a família acolhedora de Portugal está em contato com a do Brasil para compartilhar informações importantes para a fase de transição.

O resgate está de acordo e teve como escopo o efetivo cumprimento do Protocolo de Palermo, sendo este o marco internacional que consolida e orienta a estratégia global de prevenção e punição do tráfico de pessoas", diz nota da Polícia Federal.

De acordo com o protocolo, assinado pelo Brasil em 2004, o país se comprometeu a adotar as medidas necessárias para prevenir o tráfico internacional de pessoas, punindo traficantes, protegendo as vítimas e respeitando os direitos humanos.

Geral

Menina brasileira de 2 anos morre intoxicada por gás em Portugal

Natural do Distrito Federal, a família se mudou para o país para tentar uma vida melhor e hoje luta para trazer o corpo da filha de volta ao Brasil

Modificado em 07/03/2025, 18:34

Criança morreu após inalar gás em apartamento em Portugal

Criança morreu após inalar gás em apartamento em Portugal (Reprodução/G1)

Isabella Marinho, 2, morreu após inalar gás do aquecedor do apartamento onde a família morava em Mafra, Portugal, no dia 24 de fevereiro. A família, que é do Distrito Federal, se mudou para o país para tentar uma vida melhor e hoje luta para trazer o corpo da filha de volta ao Brasil.

Gás para esquentar a água do banho. O pai da menina, que é marceneiro, estava no país havia dois meses, e a mãe chegou no dia 23 de fevereiro. À noite, a família usou o aquecedor a gás para esquentar a água devido ao frio. Depois de tomar banho, Isabella teve um mal-estar.

Homem ganha marmita, decide dá-la para galinhas e todas morrem após comer a comida, diz polícia
Arsênico é encontrado em sangue de vítimas que comeram bolo em Torres (RS)

Achávamos que era por causa da duração da viagem, mas já havia monóxido de carbono no nosso corpo. Dormimos e só acordamos 16 horas depois, já passando muito mal, vomitando e com dificuldade de respirar. Mayara Taciana de Sousa Marinho, 25, mãe da Isabella e dona de casa.

Mesmo com dificuldades até para se locomover, a família conseguiu acionar o Corpo de Bombeiros. "Lembro de pouca coisa, mas sei que gemia muito de dor. Quando fui retomando a consciência, logo perguntei para o socorro sobre a minha filha. A bombeira disse que a Isabella estava há muito tempo sem respirar e em parada cardiorrespiratória. Tentaram reanimá-la, mas infelizmente não conseguiram."

Mãe e o pai de Isabella foram levados ao hospital após o acidente. Eles ficaram internados até o dia 27 de fevereiro. O casal passou por um tratamento com oxigenoterapia, utilizando uma câmara hiperbárica, que proporciona a respiração de oxigênio puro a 100% em um ambiente com pressão 2 a 3 vezes maior que a pressão ao nível do mar. Esse tratamento é indicado para casos de infecções, cicatrização de feridas, envenenamentos e embolia pulmonar. Segundo Mayara, ela e o marido sofreram danos nos órgãos, incluindo alterações em coração, fígado, rins, pulmões e veias entupidas.

Como a gente sobreviveu não sei. Nem os médicos sabem explicar. Ainda estamos com sintomas, mas nada perto do que estamos sofrendo com a partida da nossa filha. Queríamos melhorar de vida e perdemos nosso presente. Mayara Taciana de Sousa Marinho, 25, mãe da Isabella

'Assassino silencioso', o monóxido de carbono (usado em aquecedor de água a gás) é altamente tóxico. Ele se liga fortemente às moléculas de hemoglobina (componente dos glóbulos vermelhos do sangue), reduzindo assim a disponibilidade dessas moléculas para fazerem o transporte do oxigênio até os tecidos.

Intoxicação, quando leve, provoca sintomas agudos e rapidamente progressivos, como fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, confusão mental, falta de ar e, em casos graves, hipotensão, arritmias, convulsões e perda de consciência sem sinais prévios evidentes.

O QUE DIZ O ITAMARATY

Itamaraty informou ao UOL que o Ministério das Relações Exteriores, por meio do Consulado-Geral do Brasil em Lisboa, tem ciência do caso e permanece à disposição dos familiares para prestar-lhes assistência consular.

Em caso de falecimento de cidadão brasileiro no exterior, as Embaixadas e Consulados brasileiros podem prestar orientações gerais aos familiares, apoiar seus contatos com o governo local e cuidar da expedição de documentos, como o atestado consular de óbito, tão logo terminem os trâmites obrigatórios realizados pelas autoridades locais. O traslado dos restos mortais de brasileiros falecidos no exterior é decisão da família e não pode ser custeado com recursos públicos. Nota do Itamaraty

POLÍCIA INVESTIGA O CASO

Polícia foi acionada e realizou uma perícia no local. Casa onde ocorreu o acidente foi interditada. A autópsia do corpo de Isabella foi realizada no dia 28 de fevereiro e o depoimento dos pais foi colhido enquanto estavam internados no hospital.

Família ainda está sem o laudo do IML e a certidão de óbito da menina. Até o momento, não há informações sobre o andamento da investigação. A reportagem tenta contato com a polícia portuguesa, se houver resposta, o texto será atualizado.

Os últimos dias foram os piores da minha vida. Sem ela, o mundo fica cinza. Não é fácil, ela era meu mundo e eu faria de tudo para tê-la em meus braços. A ficha ainda não caiu. Acho que só vamos entender o que aconteceu quando vermos seu corpo. Mayara Taciana de Sousa Marinho, 25, mãe da Isabella e dona de casa

FAMÍLIA PRECISA DE AJUDA

Segundo a família de Isabella, são necessários 6.000 euros para trazer o corpo da criança ao Brasil, o que equivale a cerca de R$ 36 mil.

"Agora, o que mais queremos é levar nossa filha de volta para casa, enterrá-la no Distrito Federal e dar-lhe uma despedida digna. Mas, infelizmente, não temos dinheiro. Quando viemos para cá, gastamos todo o recurso com as passagens e não tínhamos planos de voltar. Por isso, estamos contando com a ajuda de pessoas generosas, que abriram uma vaquinha para custear o translado do corpo e as passagens de volta para mim e para meu marido", reforça a mãe da menina.

A chave pix para ajudar a família é (61) 98352-2389.

IcEsporte

Esporte

União volta ao calor do Tocantins após derrota para o Maringá-PR no torneio nacional

A partida, válida pela segunda fase da Copa do Brasil, ocorreu no Estádio Willie Davids, em Maringá (PR)

Modificado em 07/03/2025, 14:03

União se despede da Copa do Brasil com derrota para o Maringá-PR (Vinicius Cantuares /União AC)

União se despede da Copa do Brasil com derrota para o Maringá-PR (Vinicius Cantuares /União AC)

União está de volta ao Tocantins após derrota para o Maringá-PR, por 4 a 2, nesta quinta-feira (6), pela segunda fase da Copa do Brasil. O Maringá segue na competição. As equipes se enfrentaram no Estádio Willie Davids, em Maringá (PR).

O time paranaense aproveitou os erros defensivos no 1º tempo e abriu 3 a 0 com 24 minutos. Maranhão, duas vezes, e Zé Vitor, cobrando pênalti. Aos 38, o União descontou com Brasileiro. Matheus Moraes fez o quarto do Maringá, aos 42. O União, ainda, teve pelo menos três chances claras de gol.

As falhas continuaram no 2º tempo, mas o goleiro Davi Guedes salvou o União em pelo menos três chances claras. Aos 25, Allan Mineiro fez o segundo do União e deu esperanças ao torcedor. Esperanças que foram alimentadas por Gustavo Gomes e Thiago Alberione. O empate levaria a decisão para os pênaltis. O Maringá segue no torneio nacional.

Com a eliminação, o União deixou de arrecadar R$ 2.315.250 milhões . Até a 2ª fase, a equipe já havia arrecadado R$ 1,8. Na 3ª fase, o adversário do Maringá será conhecido através de sorteio - 12 times entram direto nesta fase. Nesta etapa, as equipes vão se enfrentar em jogos de ida e volta.

Agora o União volta as atenções para o Campeonato Tocantinense . O time celeste volta a campo no domingo (9), às 16h, contra o Tocantins EC, pela 6ª rodada. A partida está marcada para o estádio Mirandão, em Araguaína.

(Fernando Teramatsu/AGIF)

(Fernando Teramatsu/AGIF)

IcEsporte

Esporte

Dorival convoca Neymar para enfrentar Colômbia e Argentina

Astro vive uma sequência de sete partidas consecutivas pelo Santos

Modificado em 06/03/2025, 14:29

Neymar com a camisa do Santos

Neymar com a camisa do Santos (Divulgação/Santos FC)

O técnico Dorival Júnior convocou Neymar e mais 22 jogadores para as partidas da seleção brasileira contra Colômbia e Argentina. Neymar está de volta após quase um ano e meio fora da seleção. A última partida foi diante do Uruguai, em outubro de 2023, quando sofreu grave lesão no joelho.

O bom desempenho na volta ao Santos convenceu Dorival. O astro vive uma sequência de sete partidas consecutivas pelo Peixe.

Outras novidades são Wesley, Joelinton, Matheus Cunha e João Pedro. Só Guilherme Arana foi chamado para a lateral esquerda.

O Brasil enfrentará a Colômbia no dia 20, no Mané Garrincha, e a Argentina no dia 25, no Monumental de Núñez.

A seleção precisa de vitórias. O time de Dorival ocupa apenas a quinta colocação na tabela das Eliminatórias, com 18 pontos. A Argentina lidera com 25.

VEJA OS CONVOCADOS

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al Nassr) e Ederson (Manchester City)
  • Laterais-direitos: Vanderson (Monaco) e Wesley (Flamengo)
  • Zagueiros: Danilo (Flamengo), Gabriel Magalhães (Arsenal), Léo Ortiz (Flamengo), Marquinhos (PSG) e Murillo (Nottingham Forest)
  • Laterais-esquerdos: Guilherme Arana (Atlético-MG)
  • Meio-campistas: André (Wolverhampton), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), Joelinton (Newcastle), Matheus Cunha (Wolverhampton) e Neymar (Santos)
  • Atacantes: Estêvão (Palmeiras), João Pedro (Brighton), Raphinha (Barcelona), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Manchester City) e Vinicius Jr (Real Madrid)