IcMagazine

Famosos

Tadeu Schmidt mostra que grava chamadas do 'Fantástico' com bermuda

Apresentador disse que item é usado 'de vez em quando' e provocou Cid Moreira; jornalista de 92 anos afirmou que usou 'uma vezinha só'

Modificado em 24/09/2024, 01:44

O jornalista Cid Moreira comentou a publicação de Tadeu Schmidt sobre usar bermuda durante o jornal

O jornalista Cid Moreira comentou a publicação de Tadeu Schmidt sobre usar bermuda durante o jornal (Instagram/@tadeuschmidt)

É possível que Tadeu Schmidt tenha confirmado uma das maiores lendas do jornalismo: a apresentação de jornais com o jornalista vestido com bermuda. Em uma publicação no Instagram, ele até provocou Cid Moreira, que disse ter usado um short de jogar tênis "uma vezinha só" para apresentar o Jornal Nacional.

O apresentador do Fantástico publicou algumas fotos, neste sábado, 15, em que aparece gravando chamadas do programa, aqueles vídeos de resumo exibidos nos intervalos da programação da Globo.

Nas imagens, ele está de camisa social, bermuda e tênis, mas o que se vê na televisão é o enquadramento da parte superior. "É verdade! Rola uma bermuda, de vez em quando...", disse Schmidt.

"Fato é que, hoje em dia, como todos os apresentadores ficam em pé nos seus telejornais, tornou-se impossível usar bermuda. Mas, na gravação de chamadas, com a câmera fechada... Quando vocês virem as chamadas do Fantástico neste fim de semana, já vão saber como elas foram gravadas. O importante é que não tira em nada a seriedade do que estamos falando!", acrescentou.

Ver essa foto no Instagram

É verdade! Rola uma bermuda, de vez em quando... A gente sempre ouviu aquelas histórias que diziam que o @ocidmoreira apresentava o Jornal Nacional de bermuda. Aliás, Cidão, você podia esclarecer isso aqui pra gente, né? Fato é que, hoje em dia, como todos os apresentadores ficam em pé nos seus telejornais, tornou-se impossível usar bermuda. Mas, na gravação de chamadas, com a câmera fechada... Quando vocês virem as chamadas do @showdavida neste fim de semana, já vão saber como elas foram gravadas. O importante é que não tira em nada a seriedade do que estamos falando! #bermuda #apresentandodebermuda #cidmoreiradebermuda #chamadadebermuda #bastidores #bastidoresglobo #bastidoresjornalismo #Fantástico #bermudismo ------------------------------------

Uma publicação compartilhada por Tadeu Schmidt (@tadeuschmidt) em 15 de Fev, 2020 às 11:58 PST

Na legenda, o apresentador também trouxe à tona a hipótese, já muito difundida, de que Cid Moreira apresentava o Jornal Nacional de bermuda. "Aliás, Cidão, você podia esclarecer isso aqui pra gente, né?", provocou ele.

No comentários, o jornalista de 92 anos afirmou que "foi uma vezinha só". "Era short de jogar tênis! Mas eram diárias as calças largas e as sandálias tipo franciscanas contrapondo com a seriedade da gravata e do paletó! Que saudades! Sonho às vezes que estou ainda na bancada!", afirmou Cid Moreira.

O jornalista Cid Moreira comentou a publicação de Tadeu Schmidt sobre usar bermuda durante o jornal

O jornalista Cid Moreira comentou a publicação de Tadeu Schmidt sobre usar bermuda durante o jornal (Instagram/@tadeuschmidt)

IcMagazine

Famosos

Com demência, repórter Maurício Kubrusly ganha documentário sobre sua vida

Com demência, repórter Maurício Kubrusly ganha documentário sobre sua vida

(Divulgação)

Maurício Krubusly, 79, conhecido repórter do Fantástico (Globo), terá sua história contada no documentário "Kubrusly: mistério sempre há de pintar por aí". A informação é de Ancelmo Gois, do jornal O Globo.

A produção tem previsão de estreia em dezembro na Globoplay. O documentário foi produzido pelo jornalismo da Globo, e poderá ser visto antes na abertura da 11ª Mostra de Cinema de Gostoso, no dia 22 de novembro.

O diagnóstico de demência fronto temporal foi revelado pelo Fantástico em 2023. Hoje, Kubrusly mora no sul da Bahia, com a mulher, Beatriz Goulart. A revista eletrônica homenageou o ex-repórter em matéria especial sobre os 50 anos do programa.

"Deixou São Paulo do coração para mergulhar na natureza depois que foi diagnosticado com Demência Fronto Temporal (DFT). A memória se foi, mas, como ele sempre diz, permanece sua enorme paixão pela vida e pela gente brasileira", disse o Fantástico em homenagem a Kubrusly.

O jornalista deixou a TV Globo em maio de 2019, após 34 anos de serviços prestados. O anúncio de sua saída foi feito na época pelo diretor de jornalismo da emissora, Ali Kamel.

Kubrusly estava afastado do trabalho por problemas de saúde havia alguns meses antes da saída. Suas pautas sempre envolviam viagens, em busca do inusitado no quadro "Me leva, Brasil", que foi ao ar entre 2000 e 2017.

O jornalista já visitou mais de 150 cidades e percorreu cerca de 400 mil km por todo o Brasil.

Em 2005, ele lançou um livro com o mesmo nome do quadro contanto as histórias do programa.
A DFT é a mesma doença do ator Bruce Willis, também afastado da profissão. O principal sintoma inicial está relacionado a alterações de humor e comportamento.

O paciente fica sem filtro e se comporta de forma inadequada e constrangedora.

É comum que o paciente adquira apatia ou fique completamente enérgico e desinibido.
Pode apresentar atitudes irresponsáveis, fica indiferente a tudo ou se torna incapaz de entender e se colocar no lugar do outro.

IcMagazine

Famosos

Mister M. lamenta morte de Cid Moreira

Modificado em 04/11/2024, 08:49

Mister M. lamenta morte de Cid Moreira

(Divulgação)

Sucesso na década de 1990 no Fantástico, o ilusionista americano Mister M. lamentou a morte de Cid Moreira nesta quinta-feira (3).

Em entrevista à Globonews, Val Valentino, verdadeiro nome do mágico mascarado, disse que até hoje as pessoas imitam a voz do jornalista quando o encontram.

"Eu pessoalmente amo muito o Cid, assim como todo o Brasil", disse Valentino. "Quando as pessoas me encontram, imitam a voz dele. Sempre falam comigo sobre ele. Somos como uma dupla. É como perder um companheiro. Cid Moreira, sabemos que você está aí em cima. Obrigado", falou o mágico.

O quadro de Mister M. no Fantástico, narrado por Cid Moreira, era um hit de audiência. O ilusionista revelava o segredo por trás dos truques mais comuns feitos pelos mágicos. A atração rendeu processos contra a Globo movidos por associações profissionais, que alegavam que Valentino estragava seus truques.

IcMagazine

Famosos

Morre Cid Moreira, jornalista que marcou a TV, aos 97 anos

Modificado em 04/11/2024, 08:52

Morre Cid Moreira, jornalista que marcou a TV, aos 97 anos

(Divulgação)

Ícone do jornalismo e dono de voz inconfundível, Cid Moreira morreu na manhã desta quinta-feira (3), aos 97 anos. A notícia foi dada ao vivo na TV Globo por sua mulher, Fátima Sampaio, durante o programa Encontro com Patrícia Poeta. O apresentador estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, e nas últimas semanas vinha tratando de uma pneumonia. Ele sofreu uma falência de múltiplos órgãos.

O corpo do jornalista será enterrado em Taubaté, sua cidade natal. Estão previstos dois velórios: um na quinta em Itaipava, na Região Serrana, e outro na sexta (4) no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio.

Nascido em 1927, em Taubaté, no interior paulista, Moreira escutava rádio até tarde da noite durante a infância e escondido dos pais, a dona de casa Elza e o bibliotecário Isauro Moreira.

Carreira

O jornalista iniciou a carreira no rádio em 1944, depois de ser descoberto por um amigo que o incentivou a fazer um teste de locução na Rádio Difusora de Taubaté. Nos anos seguintes, entre 1944 e 1949, ele narrou comerciais até se mudar para São Paulo, onde trabalhou na Rádio Bandeirantes e na Propago Publicidade.

Em 1951, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga - pela qual passaram estrelas como Carmen Miranda. Lá, apresentou o programa da jovem cantora Maysa e conviveu com astros como Orlando Silva, Dorival Caymmi e Cauby Peixoto. A cantora Elizeth Cardoso ensinou a ele o truque de chupar cravo para melhorar a voz. Foi na Rádio Mayrink Veiga, entre 1951 e 1956, que ele começou a ter suas primeiras experiências na televisão, apresentando comerciais ao vivo em programas como "Além da Imaginação" e "Noite de Gala", na TV Rio. Além das locuções de programas, atuou como galã de radionovela.

Sua estreia como locutor de noticiários aconteceu em 1963, no "Jornal de Vanguarda", da TV Rio, o que marcou o início de sua carreira no jornalismo televisivo. Nos anos seguintes, trabalhou nesse mesmo programa em várias emissoras, como Tupi, Globo, Excelsior e Continental, consolidando sua presença na televisão.

Com a vaidade aflorada, foi levado, por sugestão de amigos da publicidade, a se submeter a aplicações de silicone líquido na região entre os olhos, acima do nariz, com a intenção de minimizar um suposto vinco. A substância se espalhou pelo rosto e formou calombos, levando Cid a uma série de cirurgias corretivas.

A vaidade ainda estava por trás de outro arrependimento, esse de muitos anos depois, em 1993. Sexagenário e uma celebridade ligada à sobriedade, posou para a capa da revista Caras em uma banheira, com as pernas jogadas para cima, cheias de espuma, sob a manchete "o Jornal Nacional na banheira". Quase foi demitido.

Nos quase 27 anos de bancada, noticiou de tudo. Nos primeiros anos, com a TV em preto e branco, e lendo o roteiro em um papel na bancada, não no teleprompter. A chegada das cores, em 1972, deu o que falar. José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, diretor da Globo, trouxe de casa suas melhores gravatas para emprestar a Moreira.

Sua saída do "Jornal Nacional", em 1996, causou comoção, com cartas e mais cartas de telespectadores inconformados. Segundo o Memória Globo, Cid Moreira apresentou o telejornal cerca de 8 mil vezes.

Vida pessoal

Aos 73 anos, ele se casou com Fátima Sampaio, sua quarta mulher, 36 anos mais jovem do que ele. Já com mais de 90, gostava de falar nas entrevistas sobre a sua vivacidade e a vida sexual.

As manchetes, nessa fase, também deram espaço ao lado difícil de sua vida pessoal. Sua única filha morreu de enfisema pulmonar. Seus dois filhos, um deles adotado, travaram uma batalha judicial com o apresentador e o tentaram interditar.

Profissionalmente, seu sonho era trabalhar até o último dia, e ele se tornou influencer aos 92, em parceria com a sua mulher, que é jornalista. Seus vídeos iam de lives sobre a Bíblia a cenas de seu cotidiano e lembranças do tempo do "Jornal Nacional".

Geral

23º Canto da Primavera abre inscrições de artistas goianos para gravação em estúdio

Selecionados poderão gravar até duas músicas autorais, além de gravação em vídeo com equipe técnica especializada. Inscrições estão abertas e seguem até o dia 27 de agosto

Modificado em 17/09/2024, 17:19

23º Canto da Primavera abre inscrições de artistas goianos para gravação em estúdio

(Secult Goiás)

Foram abertas nesta quinta-feira (22) as inscrições para o edital de seleção de propostas para gravação profissional no Estúdio Primavera, da 23ª edição do Canto da Primavera - Mostra Nacional da Música de Pirenópolis, que acontece entre os dias 3 e 8 de setembro. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até a próxima terça-feira (27), às 23h59, pelo site oficial do festival .

No total, são 11 vagas distribuídas em duas modalidades: 09 vagas para artistas e grupos artísticos compostos por pessoas maiores de 18 anos e 02 vagas para artistas e grupos artísticos infantojuvenis, com integrantes com menos de 18 anos e autorização dos responsáveis. Em ambos os casos, os participantes precisam ser residentes em municípios do Estado de Goiás.

Os selecionados poderão gravar até duas músicas, desde que sejam autorais, contemplando captação, edição, mixagem e masterização, por equipe técnica profissional. Além da gravação de áudio, serão captadas, também por equipe técnica profissional, imagens do artista ou grupo artístico para compor o material a ser produzido.

Após a inscrição, os proponentes passarão pelas fases de habilitação e avaliação, de caráter eliminatório, que consiste na análise da documentação conforme critérios estabelecidos pela Comissão de Habilitação e Avaliação. A publicação do resultado final, após a fase de recursos, está prevista para o dia 30 de agosto. Outras informações podem ser conferidas no edital de seleção disponível no site .

23º Canto da Primavera
O Canto da Primavera é realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com a correalização da Universidade Federal de Goiás, por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). O evento tem como parceiros a Prefeitura de Pirenópolis, a Secretaria de Estado da Retomada, o Goiás Social e o Sesc Goiás.

A Mostra Nacional da Música será realizada entre os dias 3 e 8 de setembro, na cidade de Pirenópolis, e conta, em 2024, com um investimento de R$ 3,3 milhões e uma extensa programação totalmente gratuita. Além de 55 artistas regionais e locais, sobem ao palco atrações nacionais: Maria Gadú, na sexta-feira (6/9), viabilizada em parceria com o Sesc Goiás; além de Marcelo Falcão, no sábado (7/9), e Toni Garrido, no domingo (8/9).

O festival, que é considerado a maior vitrine da música goiana, contará, ainda, com oficinas e um estúdio de gravação profissional gratuito para que novos artistas gravem músicas autorais com captação, edição, mixagem e masterização, por meio de seleção via edital.