IcMagazine

Famosos

Vestidos saem do armário e se tornam aliados do dia a dia no calor

Seja na versão midi, breezy dress ou longo, peça é sinônimo de praticidade e conforto

Modificado em 21/09/2024, 00:52

Look tem como base a blusa amarela que parece vestido, mais short em alfaiataria branco. Nessa proposta, mais casual, a abertura da blusa fica para frente, para evidenciar o short. O acessório de elemento natural (corda) e com cor dá aquele ar mais despojado e criativo. Por fim, a combinação com o tênis traz a ideia de conforto.

Look tem como base a blusa amarela que parece vestido, mais short em alfaiataria branco. Nessa proposta, mais casual, a abertura da blusa fica para frente, para evidenciar o short. O acessório de elemento natural (corda) e com cor dá aquele ar mais despojado e criativo. Por fim, a combinação com o tênis traz a ideia de conforto. (Diomício Gomes)

Para sobreviver às altas temperaturas, a escolha acertada das peças de roupas se torna grande aliada da rotina. Sinônimos de leveza, conforto e praticidade, os vestidos estão saindo do armário e invadindo as composições de looks do dia a dia, seja para o trabalho, momentos de lazer e demais compromissos. O sol de setembro anuncia que a temporada primavera-verão vem aí e algumas dicas podem ajudar na hora de escolher o vestido ideal de acordo com o seu estilo e proposta.

"A gente costuma querer usar vestido de um único jeito, mas a verdade é que ele pode ser super versátil", comenta a consultora de moda Mari Faria. Além de apostar em diferentes acessórios e sapatos para "mudar a cara" da peça, ela indica colocar uma blusa por baixo, para fazer sobreposição, ou por cima, transformando o vestido em saia.

Em relação ao tecido, é preciso atenção: alguns tipos podem "enganar" na aparência fluida e leve, resultando em uma escolha menos fresquinha do que parece. "Têm muitos vestidos que parecem frescos, mas que são feitos de fibras sintéticas, como poliéster. Infelizmente, essas fibras não permitem troca de calor entre corpo e tecido, e a chance de você ficar suada ou incomodada é enorme", explica.

Ela indica tecidos de fibras naturais, como linho e algodão, ou que sejam provenientes de fibras naturais, como viscose e modal. "Se não for possível, que tenha pelo menos um desses tecidos em mais de 50% na composição da etiqueta", ensina. Ainda considerando o calor, um vestido de alças vai muito bem, sejam elas finas, largas ou inteiriças.

Comprimento

Nem curto, nem longo. Ficando abaixo do joelho e podendo chegar até a canela, o vestido midi pode ter diferentes modelagens, tecidos, cores e estampas, resultando em uma proposta mais vintage ou moderna, mais clássica ou descolada. "É um comprimento super versátil, atual e contemporâneo. Você pode usar ele em qualquer lugar, a depender da proposta", comenta Maristela Barbosa, consultora de moda e imagem.

Se a ideia é usá-lo à noite com uma pegada mais sensual, por exemplo, a peça pode conter uma leve transparência, decote ou fenda. Para o ambiente de trabalho, a opção por um tecido mais estruturado e sem textura pode funcionar melhor. "O vestido midi é atemporal. O importante é sempre procurar uma modelagem que valorize o corpo de cada mulher, de acordo com as particularidades dela", indica.

Mais longos, fluidos e largos, os chamados breezy dress estão entre as tendências que marcaram presença nas vitrines, coleções e armários em 2020 e 2021. A palavra "breezy" em inglês significa algo como "com brisa, com vento", ou que é "alegre". A ideia-chave é o conforto, já que é uma peça mais solta e fresquinha. "O vestido longo remete a algo mais fluido. É preciso cuidado com o tipo e padronagem da estampa, mas temos de acabar com essa ideia de que vestido longo é só para locais despojados e não pode ser inserido no trabalho, por exemplo", diz.

A consultora de moda Mari Faria considera o comprimento midi mais democrático que o mais longo, mas dá algumas dicas para alongar a silhueta no caso das mais baixinhas que podem ficar inseguras com o modelo. "Usar colares compridos, escolher modelagens com decote V e evitar estampas ou modelagens com muita informação horizontal, como listras ou babados, por exemplo. Usar sapatos nude, sandálias que mostram o peito do pé e evitar tiras no tornozelo", diz.

Paleta de cores

O preto para os períodos de alta temperatura não é a melhor pedida, já que tecidos dessa cor costumam absorver o calor. Mari Faria acredita que cores neutras são sempre uma boa opção, já que dá para combinar o vestido com tudo sem medo. "Podem ser os neutros acromáticos (preto, branco, cinza, bege) ou neutros coloridos, que são cores que possuem um pouco de marrom ou cinza misturados a elas como azul-marinho, verde-militar, roxo-berinjela, rosé", diz.

Já Maristela aposta no contrário. "Digo sempre que dá para sair dos neutros, principalmente do preto e do branco. A Pantone trouxe os tons apastelados, por exemplo, mas colocaria também combinações de cores como rosa com vermelho, rosa com roxo ou azul e laranja", comenta. "Indico, ainda, o verde em tom um pouco mais fechado, o azul-royal, o laranja. Isso porque são cores universais, que combinam com a maioria dos tons de pele das brasileiras", finaliza.

Look tem como base a blusa amarela que parece vestido, mais short em alfaiataria branco. Nessa proposta, mais casual, a abertura da blusa fica para frente, para evidenciar o short. O acessório de elemento natural (corda) e com cor dá aquele ar mais despojado e criativo. Por fim, a combinação com o tênis traz a ideia de conforto.

Look tem como base a blusa amarela que parece vestido, mais short em alfaiataria branco. Nessa proposta, mais casual, a abertura da blusa fica para frente, para evidenciar o short. O acessório de elemento natural (corda) e com cor dá aquele ar mais despojado e criativo. Por fim, a combinação com o tênis traz a ideia de conforto. (Diomício Gomes)

Com a variação dos sapatos e acessórios, o vestido midi torna-se peça curinga no guarda-roupa. O calçado com o peito do pé à mostra alonga a silhueta e apresenta um corpo visualmente equilibrado.

Com a variação dos sapatos e acessórios, o vestido midi torna-se peça curinga no guarda-roupa. O calçado com o peito do pé à mostra alonga a silhueta e apresenta um corpo visualmente equilibrado. (Divulgação)

Modelagem que está nas tendências, o breezy dress é de fato bem fresquinho. Mari usa uma composição com scarpin preto, que é um sapato mais clássico, tiara acolchoada com bastante brilho e uma pulseira de metal colorida, que faz uma contraposição com a imagem mais despojada do vestido. Esses elementos deixam o look mais sofisticado e formal.

Modelagem que está nas tendências, o breezy dress é de fato bem fresquinho. Mari usa uma composição com scarpin preto, que é um sapato mais clássico, tiara acolchoada com bastante brilho e uma pulseira de metal colorida, que faz uma contraposição com a imagem mais despojada do vestido. Esses elementos deixam o look mais sofisticado e formal. (Diomício Gomes)

Geral

Lives gratuitas para empreendedores de moda e artesanato acontecem neste mês

Com o objetivo de ensinar o caminho para alavancar vendas usando plataformas digitais, o Governo de Goiás promove lives que serão transmitidos ao vivo no canal oficial da Secretaria da Retomada no YouTube

Modificado em 17/09/2024, 17:23

Lives gratuitas para empreendedores de moda e artesanato acontecem neste mês

(Divulgação E-commerce)

A Secretaria da Retomada e o Goiás Social, em parceria com o Sebrae e a Shopee, promovem uma série de lives especialmente desenvolvidas para artesãos e empreendedores da moda que desejam expandir suas vendas online. Intitulada "Rompendo Fronteiras: Artesanato e Moda no E-commerce", a série de eventos ocorrerá nos dias 13, 20 e 27 de setembro, das 9h às 11h.

A lives serão transmitidas ao vivo no canal do YouTube da Secretaria da Retomada e contarão com especialistas renomados, que vão dar o passo para o sucesso no ambiente digital. O público vai aprender como iniciar um negócio no e-commerce, qual a fórmula para chegar no preço certo -- nem caro que espanta o consumidor, nem barato que se perde lucro -- e ainda as estratégias de marketing para chamar a atenção do comprador online.

"Essa é uma iniciativa voltada para o micro e pequeno empreendedor, muitos deles beneficiados pelo Crédito Social, que montaram o próprio negócio e agora precisa de ajuda para desvendar o mercado digital. São palestras riquíssimas de informações que podem multiplicar a venda de quem colocar em prática o que será ensinado pelos especialistas", afirma o secretário da Retomada, César Moura.

Na abertura da live, nesta sexta-feira (13), contará com a presença do palestrante Nelson M., que faz parte do Time de Educação e Eventos da Shopee. Ele é Mestre em Educação e já liderou mais de 50 treinamentos e eventos por todo o Brasil.

No dia 20, George Gustavo Toledo estará à frente do evento. Ele é formado em Administração e atualmente é Gestor Estadual do Programa Conexão Financeira do Sebrae Goiás. No último dia de live, dia 27, o palestrante do Sebrae abordará estratégias avançadas de marketing digital, incluindo SEO, publicidade paga e criação de conteúdo. O objetivo é equipar os participantes com ferramentas e técnicas para ampliar sua presença online e impulsionar suas vendas.
Serviço: Lives Rompendo Fronteiras: Artesanato e Moda no E-commerce • Seu Produto na Shopee: Oportunidade para Expandir Suas Vendas
Palestrante: Nelson M.
Data: 13 de setembro
Horário: 9h às 11h
Local: Canal do Youtube da Secretaria da Retomada
• Preço Certo: Aprenda Como Chegar no Valor Que Vai Bombar Seu Produto
Palestrante: George Gustavo Toledo, Coordenador Estadual de Conexões Financeiras do Sebrae
Data: 20 de setembro
Horário: 9h às 11h
Local: Canal do Youtube da Secretaria da Retomada
• Marketing Digital: Estratégias para Alavancar Suas Vendas Online
Palestrante: Sebrae
Data: 27 de setembro
Horário: 9h às 11h
Local: Canal do Youtube da Secretaria da Retomada

Geral

Tons terrosos e tecidos naturais dominam Primavera/Verão

Mega Moda recebe desfile neste sábado (24) para apresentar tendências que prometem marcar a próxima estação

Modificado em 17/09/2024, 17:28

Tons terrosos e tecidos naturais dominam Primavera/Verão

(Divulgação)

A moda para a temporada Primavera/Verão será dominada por tons terrosos e tecidos naturais. Cores como areia, terracota, bege e verde musgo ganham destaque por sua versatilidade e por evocarem uma conexão profunda com a natureza. Além disso, a escolha por tecidos naturais, como o algodão e o linho, reflete uma busca crescente por conforto para enfrentar o calor da estação.

Para mostrar tudo isso de perto, neste sábado (24), às 10h, o Mega Moda - formado pelos shoppings de moda atacadistas Mega Moda Shopping, Mega Moda Park e Mini Moda - promove um desfile especial para o lançamento da coleção Primavera/Verão, com 20 marcas.

O evento acontecerá na Praça Central do Mega Moda Park e promete ser uma vitrine para as principais tendências que dominarão a estação, com destaque para os tons terrosos e os tecidos naturais.

O desfile trará peças do casual ao sofisticado, refletindo a diversidade e a criatividade da moda goiana, e contará com a participação das marcas Balada Jeans, Bem Bella, Capim Dourado, Contro Verso, Fraternidade, Garoa, Ibiza Fashion, Lança Caju, Leemix Fashion, Lester, Mia Store, Moda Amora, Omni Vinci, Oftten Gym, Santa e Dondoca, She's, Stallu, Uno Denim, Vila Hortênsia e Maroto Premium.

Danielle Rocha Espíndola Rodrigues, proprietária da loja Omni Vinci, especializada em moda feminina, está entusiasmada com o desfile. "A coleção que estamos lançando traz o que há de mais atual, com um toque de originalidade que é a marca registrada da nossa loja. Desfilar as peças é uma oportunidade única de mostrar as criações diretamente ao público e reforçar a presença da marca no mercado, potencializando as vendas. Nossa coleção RAÍZES foi inspirada na diversidade do povo brasileiro. Buscamos conexão e sintonia com os diversos estilos e shapes das mulheres brasileiras", explica a empresária, que trará peças leves e fluidas, confeccionadas com tecidos nobres de fibras naturais, que remetem ao conforto, frescor e elegância.

A marca também aposta em modelagens amplas, que ganharão ainda mais destaque nesta temporada. No que diz respeito a tecidos e estampas, Danielle afirma que o carro-chefe da marca continua sendo o jeans premium, incluindo o jeans Tencel, 100% algodão e com elastano. Além disso, a nova coleção trará tecidos nobres como linho, laise, viscose, crepe de algodão e tricoline com textura leve e macia, complementados por bordados, adornos, listras e florais que prometem surpreender as clientes.

Já Michelly Ribeiro, fundadora da Maroto Premium e lojista do Mega Moda Shopping, destaca a importância dos tons terrosos e os tecidos naturais em sua nova coleção. "São fundamentais para expressar a conexão com a natureza que buscamos transmitir em nossas criações. Nosso processo de design valoriza uma moda que alia estilo e respeito ao meio ambiente. Sabemos o quanto isso impacta profundamente no mercado", afirma a empresária que optou por materiais ecológicos, como algodão orgânico e linho para suas peças.

"Escolhemos tecidos atemporais, que não se limitam a uma tendência passageira. Além disso, estamos comprometidos em criar peças que não apenas realçam a beleza natural de quem as veste, mas que também respeitam e preservam os recursos do nosso planeta", acrescenta.

Serviço: Desfile de lançamento da coleção Primavera/Verão
Data : 24 de agosto de 2024 (sábado)
Horário : 10h
Local: Praça Central do Mega Moda Park
Endereço : Avenida Independência, n° 3302, em frente ao Parque Mutirama, Goiânia

Geral

Centro Cultural Octo Marques recebe desfile de moda neste sábado (17)

Evento é gratuito e terá início às 19h30 reunindo coleções autorais elaboradas pelos alunos de Design de Moda da Universidade Estadual de Goiás

Modificado em 17/09/2024, 17:22

Centro Cultural Octo Marques recebe desfile de moda neste sábado (17)

(Divulgação)

O Centro Cultural Octo Marques recebe, na noite deste sábado (17), o desfile "Florilégio", organizado pelos alunos do 8º período do Bacharelado em Design de Moda da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O evento começa às 19h30 e é aberto ao público.

Serão exibidas as coleções autorais de 15 formandos, inspirados em diversas poesias. Todas as peças foram concebidas a partir de poesias, resultando em roupas inovadoras e expressivas.

Os alunos irão apresentar uma diversidade de estilos, técnicas e narrativas que a moda pode oferecer, celebrando a moda como uma forma de expressão artística e cultural. Os espectadores terão a oportunidade de imergir em um universo de cores, texturas e significados, proporcionando uma experiência única.

O desfile também será transmitido ao vivo pelo perfil @‌modaueg no instagram.

Funcionamento
Devido à montagem e desmontagem do desfile da UEG, o Centro Cultural Octo Marques não abrirá para visitação da exposição "Histórias na pele. Arte, Hip-hop e INKlusão", de Yan Rissatti, no sábado e no domingo (18). A unidade reabre normalmente a partir de segunda-feira (19).

Serviço: Desfile de moda "Florilégio"
Data: Sábado (17)
Horário: 19h30
Local: Centro Cultural Octo Marques - Edifício Parthenon Center, R. 4 (entrada pela Rua 7), 515 - St. Central, Goiânia
Entrada gratuita
Instagram : @‌modaueg

Geral

Participantes do concurso de estilistas da Amarê Fashion contarão com tecidos tecnológicos

Empresa é apoiadora da Semana da Moda Goiana 2024 apoiando jovens estilistas

Modificado em 17/09/2024, 16:27

Participantes do concurso de estilistas da Amarê Fashion contarão com tecidos tecnológicos

(Divulgação)

Neste ano, os participantes do Concurso de Estilistas da Amarê Fashion poderão contar com tecidos tecnológicos e sustentáveis, doados pela Canatiba, uma das maiores tecelagens do país, para a construção de suas peças.

"Acreditamos que o apoio de uma grande tecelagem num início de carreira é muito importante. Fazemos questão de estarmos próximos nesses momentos, pois acreditamos em construir juntos um melhor cenário de moda. Com beleza, tecnologia e juntos trazer além da roupa para o mercado brasileiro", afirma Ivna Barreto, gerente de marketing e magazine da Canatiba, que oferece ainda acesso aos estilistas ao seu showroom em Goiânia, onde podem explorar novas técnicas e estilos com a orientação de especialistas em produto, lavanderia, moda e marketing.

"Este suporte é essencial para superar os desafios de trabalhar com tecidos tecnológicos e maximizar o potencial criativo dos participantes", frisa. A parceria não apenas enriquece a experiência dos estilistas, mas também eleva o valor percebido da Amarê Fashion, que acontecerá de 07 a 10 de agosto no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, na indústria da moda.

Antônio Carlos de Souza Lima Neto, Superintendente do Sebrae Goiás, diz estar muito orgulhoso em ver o progresso significativo que os empreendedores goianos têm alcançado. "No Sebrae Goiás, nosso compromisso é fornecer as ferramentas e o suporte necessários para que pequenas e médias empresas possam prosperar. Acreditamos no potencial de cada empresário e continuaremos a trabalhar incansavelmente para criar um ambiente favorável ao crescimento e à inovação", destaca.

O desenvolvimento econômico de Goiás, segundo César Moura, Secretário da Retoma, passa necessariamente pelo fortalecimento do setor empresarial. "Com iniciativas como o programa Retoma, estamos construindo uma ponte sólida entre o governo e os empreendedores, promovendo capacitação, inovação e sustentabilidade. Nosso objetivo é criar um ecossistema robusto que impulsione o crescimento e gere oportunidades para todos os goianos", afirma.

Tecidos tecnológicos
A Canatiba fornecerá uma variedade de tecidos de suas plataformas tecnológicas, incluindo Smart Denim, Megaflex e Éko. Estes tecidos foram cuidadosamente selecionados pelos estudantes para criar peças únicas para os desfiles. A plataforma Smart Denim, por exemplo, inclui os tecidos 500/4305 Novo Megaflex Elastopol e 500/4369 Triple Dry Denim, que oferecem conforto térmico, secagem rápida e maior resistência na lavanderia industrial.

Os tecidos da plataforma Megaflex, como o Vagalun Metalic, trazem um poder de stretch de 50%, proporcionando ajuste perfeito e acabamento metalizado, disponível em uma cartela com seis opções de cores, sendo a Nude a escolhida. Já a plataforma Éko destaca-se pelo uso de fibras recicladas e sustentáveis, como linho, liocel e viscose. O tecido Enjoy Upcycling, feito em parceria com a Repreve, utiliza poliéster recuperado de garrafas PET, removendo sete garrafas do meio ambiente, por metro de tecido produzido.

"O setor de moda em Goiás tem um potencial enorme e estamos empenhados em ajudar nossos empreendedores a alcançá-lo. Com o apoio do Sebrae Goiás, os profissionais de moda estão recebendo orientações e recursos para inovar, se adaptar às tendências e expandir seus negócios. Juntos, estamos colocando Goiás no mapa da moda nacional, com criatividade e determinação", conclui Thaís Oliveira, Gestora de Moda do Sebrae Goiás.

Fortalecimento da Moda Goiana
A realização da Amarê Fashion, promovida pelo Sebrae Goiás, Senac Goiás e Governo do Estado, tem como objetivo fortalecer a moda goiana, suas riquezas culturais e seu povo. O evento proporciona insights e tendências valiosas para empreendedores de todos os níveis, desde produtores de algodão até designers de moda autoral e fast fashion. A contribuição da Canatiba, com sua tecnologia e sustentabilidade, é um exemplo do potencial de inovação que pode ser alcançado quando diferentes setores da indústria colaboram.