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A Black Friday está aí: saiba os cuidados necessários com as compras

Especialista orienta consumidores sobre este período de descontos e esperados por muitos

Especialista dá algumas dicas para evitar cair na chamada Black Fraude e ainda orienta sobre as trocas na Black Friday

Especialista dá algumas dicas para evitar cair na chamada Black Fraude e ainda orienta sobre as trocas na Black Friday (Freepik)

O estudo "Panorama do Consumo Brack Friday 2024", que ouviu 27 mil pessoas e foi feito pelo Mercado Livre e Mercado Pago, aponta que cerca de 5% das pessoas já estão se planejando para ir às compras durante a data, que acontece no dia 29 de novembro.

Neste ano, o número de interessados cresceu 5 pontos percentuais ante os valores de 2023. Em Goiânia, um levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) projeta que a Black Friday deste ano deve atrair 64% dos consumidores da capital para as compras.

No entanto, os consumidores precisam estar atentos. A advogada Ana Luiza Fernandes de Moura, responsável pelo departamento de Relações de Consumo do escritório Celso Cândido de Sousa Advogados, aponta as falsas promoções mais comuns nesta época. "No período de Black Friday é necessário ter bastante atenção com as compras, tendo em vista que pode haver mudança de preço na hora de concluir a compra no carrinho. Além disso, há produtos que são anunciados com descontos mas, na verdade, o valor sempre foi o mesmo no decorrer do ano; links falsos; entregas com prazos muito extensos".

A especialista dá algumas dicas para evitar cair na chamada Black Fraude. "É preciso desconfiar de preços extremamente baixos na internet. Já de forma presencial é necessário se atentar à qualidade dos produtos e às políticas de troca. Além disso, para as compras virtuais não se deve clicar em links suspeitos ou que não contenha o selo de verificação, é bom também criar um cartão de crédito temporário na hora do pagamento, ou em caso de boleto ou pix verificar todas as informações descritas", alerta.

Trocas
Em relação às trocas de produtos, Ana Luiza Fernandes de Moura explica como funciona. "Em caso de compras online, o consumidor pode requerer a desistência, troca ou abatimento do valor pago por outro produto em até sete dias corridos. Já de forma presencial o cliente tem direito a troca em caso de vício ou defeito do produto, do contrário, deverá se atentar a política interna de troca da loja. Porém, em casos que o consumidor é informado previamente, de forma clara acerca das avarias do produto e recebe o desconto no momento da compra, não pode posteriormente exigir a troca", pontua ela sobre promoções de produtos com algum defeito.

Se mesmo com todas essas informações o consumidor se sentir lesado de alguma forma a especialista salienta quais medidas devem ser tomadas. "Deve-se entrar em contato imediato com a empresa para tentar um acordo ou realizar uma reclamação junto ao Procon da sua cidade e até mesmo procurar um advogado especialista na área para te dar todas as orientações", destaca Ana Luiza.

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Lojas fazem liquidação de início de ano

Grandes redes varejistas e shoppings de Goiânia anunciam descontos de até 70% em ações promocionais a partir desta sexta (3)

Victor Felipe Freitas, subgerente da Loja Fujioka Buriti: preços promocionais em várias linhas de produtos

Victor Felipe Freitas, subgerente da Loja Fujioka Buriti: preços promocionais em várias linhas de produtos (Wesley Costa / O Popular)

Grandes redes varejistas e shoppings de Goiânia iniciam, a partir desta sexta-feira (3),a tradicional liquidação de início de ano. Os descontos anunciados chegam a até 70% e podem ser uma boa oportunidade para consumidores que deixam de comprar no Natal para aguardar preços menores nestas promoções. Mas, mesmo em liquidações, os consumidores precisam ter cautela, pesquisando preços antes de comprar e evitando compras por impulso.

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Nesta sexta-feira, a rede Magalu inicia a 32ª edição da Liquidação Fantástica em todas as suas lojas no Brasil. De acordo com a rede, neste dia, já é tradicional que muitos consumidores amanheçam em grandes filas à espera da abertura das unidades e dos descontos de até 80%.

"No varejo, o evento é considerado um termômetro da predisposição de consumo para o ano", destacou a assessoria da Magalu. A empresa informa que preparou um esquema logístico robusto para entregar os pedidos. "Foram abertas mais de 3.600 vagas temporárias para atuar na operação dos centros de distribuição por todo Brasil, que, nesta época funcionam 24 horas por dia", completa.

O Buriti Shopping promove, desta sexta até o próximo domingo, dia 5, seu tradicional Saldão do Cliente. De acordo com o centro de compras, as lojas estarão com descontos de até 50% em diversas linhas de produtos, de itens de beleza a artigos eletrônicos. Quem comprar a partir de R$ 100, ainda poderá participar da campanha de final de ano do shopping, com sorteios de um apartamento, um Honda City, um Peugeot 208 e um BYD Mini Dolphin.

No Fujioka Buriti, o subgerente Victor Felipe Freitas conta que a rede vai praticar preços bem abaixo do mercado em várias linhas de produtos, desta sexta até 20 de janeiro. Segundo ele, entre estes itens, está um notebook, que será vendido com até R$ 400 de desconto, caixas de som, que estarão custando até R$ 1 mil menos, e cadeiras gamer com até R$ 200 de desconto. "Teremos vários acessórios com bons descontos na loja", destaca o gerente.

Também desta sexta até o próximo domingo, dia 5, se realiza a quinta edição do Liquida Cerrado, a promoção de início de ano do Shopping Cerrado, que promete descontos de até 70% em produtos de várias lojas. Nesta sexta-feira, o shopping, inclusive, abrirá suas portas a partir das 7 horas para receber os clientes para a liquidação do Magalu.

O gerente da loja Stilo A Calçados, Júnior Santos, informa que os consumidores encontrarão produtos com preços a partir de R$ 19,90 e que os descontos abrangerão itens de coleções anteriores e também novidades, além de produtos de outlet. Ele dá o exemplo de uma sandália que teve o preço reduzido de R$ 159,99 para R$ 69,99, um desconto de 56%.

Mas se o cliente fizer o cartão da loja, ganhará mais 10% de desconto. "Essa liquidação é a principal do ano para a rede e abrange toda a linha de calçados e acessórios. Esperamos vender mais que na promoção do ano passado, com base no bom desempenho das vendas de fim de ano", prevê o gerente, lembrando que a ação acontecerá durante todo este mês de janeiro.

O Araguaia Shopping vai começar o ano com uma edição especial da sua liquidação Liquidays Araguaia edição férias, que acontecerá entre os dias 9 e 12 de janeiro. A gerente de Marketing do shopping, Fabiola Nogueira, informa que as lojas devem praticar descontos que chegam a até 70% em vestuário, calçados, acessórios e outros produtos. "A ação promete ser imperdível para quem quer começar o ano com economia e renovar o guarda-roupa aproveitando ofertas únicas", garante a gerente do shopping.

Brindes

Nesta edição do Liquidays Araguaia, até as lojas outlet do shopping, como Adidas Outlet e Puma Outlet, estarão oferecendo condições especiais. Marcas como a Caedu anunciam descontos de até 70% em toda a loja e a Pura Essência Natura reduzirá seus preços em até 50% em alguns itens selecionados. A gerente informa, ainda, que, durante a liquidação, promotoras estarão circulando pelo centro de compras com mochilas e QR Codes que darão a oportunidade para os clientes ganharem brindes especiais.

A primeira liquidação do ano no Shopping Bougainville, a Bouga Sale, começa no próximo dia 6 e vai até 26 de janeiro, com descontos que podem chegar aos 50%. "Durante a Bouga Sale, o consumidor encontrará preços especiais em itens como calçados, roupas e acessórios", informa a assessoria do shopping.

Na liquidação da loja Oh Boy, do Goiânia Shopping, a gerente Gabriela Abrão informa que os descontos chegam aos 50%, inclusive em peças de coleção nova. "Fizemos uma sale na última semana do ano, cujo resultado já surpreendeu, com um grande crescimento das vendas em quatro dias", conta.

Segundo ela, essa é a primeira liquidação do ano para a queima de estoque para virada de coleção. "A gente tem todo o mês de janeiro para fazer com que a cliente que não comprou peças primavera e verão do ano passado tenha acesso a esse produto agora", alerta Gabriela. Em março, a marca faz o lançamento de outono, por isso precisa desovar o estoque para receber a nova coleção. "Na segunda quinzena de fevereiro, a gente já recebe o preview e continua com a liquidação até virar a coleção", completa a gerente.

A gerente da loja Santa Lolla, Flávia Barcelos, informa que a promoção começa nesta sexta com descontos progressivos: 30% na compra de um par de sapatos, 40% para quem comprar dois pares e 50% nas compras de mais de três pares. Os descontos abrangerão peças selecionadas para a troca de coleção. "Teremos bolsas selecionadas com descontos de 30%, avisa.

A Associação de Consumidores (Proteste) orienta que o consumidor pesquise os preços antes de sair de casa, guarde anúncios e panfletos de promoções, tomando cuidado com as "falsas liquidações", e evite comprar por impulso um produto que não precisa.

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Troca de produtos só em casos previstos na lei ou via acordo

Apesar de não serem obrigados, lojistas costumam trocar presentes que não serviram ou não agradaram, mas há direitos e deveres para os dois lados

Modificado em 28/12/2024, 15:31

Das compras às trocas: consumidor deve se informar com lojistas

Das compras às trocas: consumidor deve se informar com lojistas (Fábio Lima / O Popular)

Depois da correria das compras de fim de ano, as lojas voltam a receber muitos consumidores a partir deste dia 26 de dezembro para a troca de presentes. Apesar de não serem obrigados a trocar um presente simplesmente porque ele não serviu ou não agradou, a grande maioria dos lojistas aceita fazer esta operação para conquistar o cliente e até fazer novas vendas. Mas lojas e consumidores devem estar atentos, pois a troca de presentes segue regras que variam de acordo com o local de compra e a motivação.

O advogado especialista em Direito do Consumidor pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo (USP), Woshington Reis, alerta que, em primeiro lugar, é preciso estar atento ao que diz o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Ele lembra que existem regras diferentes para compras online e físicas. No caso das lojas físicas, o lojista não é obrigado a fazer a troca por qualquer motivo. "Mas ele tem esta política de troca para atrair novos clientes e vender mais", destaca.

Apesar das regras serem criadas individualmente por cada loja, todas devem respeitar as normas no CDC. Mas Reis adverte que é importante que elas sejam muito bem divulgadas para o consumidor, que, por sua vez, deve ter o cupom fiscal, a embalagem e as etiquetas preservadas. Geralmente, cada loja também determina um prazo máximo para as trocas, que costuma ser de cerca de 30 dias. Mas o advogado ressalta que no caso do produto apresentar um defeito ou vício, o que manda são as regras do CDC.

"Se tiver assistência técnica na localidade, o consumidor tem de enviar o produto pra lá. Mas, se não tiver, a própria loja deve encaminhá-lo para a assistência", explica. Se o vício não for resolvido em até 30 dias, o consumidor pode optar pela devolução do dinheiro pago, abatimento no preço do produto, de acordo com o nível da avaria, ou receber outro produto semelhante. "Mas, às vezes, o consumidor comprou produto na promoção e, se pegar o dinheiro de volta, não conseguirá comprar outro", adverte Reis.

Outro problema é quando o lojista fala que não dá garantia para produtos em promoção ou de mostruário. Segundo ele, isso não pode acontecer, pois a lei dá ao consumidor a garantia de 90 dias para produtos duráveis e de 30 dias para não duráveis, no caso de produto com defeito. "Já a garantia estendida oferecida pela loja é contratual. Se ele dá um ano, tem de cumprir e adicionar mais 90 dias de garantia prevista pelo CDC", informa.

Compra virtual

Já a compra virtual tem normas diferentes, pois o artigo 49 do CDC dá direito a devolução do produto por qualquer motivo em até sete dias. Além disso, o advogado lembra que o frete para devolução deve ser custeado por quem vendeu. "Essa regra só não se aplica se for um produto customizado, que não será utilizado pelo mercado de consumo em geral. Nas demais situações, o consumidor tem os mesmos direitos já relatados nas compras físicas", explica o advogado.

Se a pessoa comprou produto para o Natal e não recebeu a tempo, também tem direito à devolução dentro da regra dos sete dias, mas precisará comprovar o prazo de entrega. Ele alerta para a importância de guardar sempre a nota ou cupom fiscal, se comunicar sempre por escrito ao estabelecimento para registrar que esteve lá reclamando para troca ou devolução, por exemplo. "Evite contatos via telefone, pois, apesar de serem gravados, é mais trabalhoso conseguir estas gravações."

Marco Palmerston, superintendente do Procon Goiás, também ressalta que uma loja física só tem a obrigação de trocar, devolver o produto ou o dinheiro se o produto estiver com algum vício ou defeito. "Se você comprou um sapato que deu de presente e ele ficou pequeno, ou uma blusa que a pessoa não gostou da cor, a loja não é obrigada a fazer essa troca", explica. Por isso é importante se informar sobre a política de troca na hora da compra, ou seja, se certificar de que ela fará a troca e em quais condições. "No caso de um brinquedo com algum vício ou defeito, eles também são obrigados a trocar", alerta.

No caso de compras em lojas virtuais, ele alerta para a importância de tomar alguns cuidados, verificando se aquela loja é idônea, se ela tem aquele selo de autenticidade lá em cima nas redes sociais, a quantidade de seguidores, a última postagem que ela tem para saber se aquele site não é muito novo e, quando comprar qualquer produto, tanto em loja física quanto online, sempre pegar a nota fiscal. "Nunca deixe de pegar a nota fiscal, o comprovante é o mais preciso que você tem para poder trocar algum produto, além de e-mail ou contrato. Você tem até sete dias para trocar", destaca Palmerston.

Por isso, assim que o produto for entregue, é importante não demorar a conferir se ele não tem nenhum vício e se é o que a pessoa realmente pediu para buscar o reembolso do dinheiro ou a troca do produto em tempo hábil.

O superintendente do Procon Goiás alerta para, no caso das compras online, sempre verificar se o site tem aquele cadeadinho para compra segura e se não tem reclamações em órgãos de defesa do consumidor. "Mas se você comprar um produto de uma empresa que não existe ou que não chegou, acione o Procon pelo fone 151, que é o Disque Denúncia, ou pelo nosso site, que é o Procon Web".

Fidelizar o cliente

A superintendente executiva da CDL Goiânia, Hélia Gonçalves, ressalta que, junto com o aumento significativo nas vendas do comércio no fim de ano, surgem também as possibilidades de troca de produtos. Por isso, a flexibilidade nas políticas de troca é extremamente importante para fidelização do cliente e para garantir uma experiência de compra positiva.

Segundo ela, é importante destacar que essa experiência do cliente não termina na compra. "Quando o consumidor se sente à vontade para trocar um produto, isso acaba demonstrando também que a loja se importa com a sua satisfação e se torna uma oportunidade de fidelizar esse cliente", afirma.

Para a superintendente da CDL Goiânia, clientes que têm experiências positivas com as trocas tendem sim a retornar à loja e muitas vezes e recomendá-la para amigos e familiares. Para ela, sobre a perspectiva do CDC, é essencial que os lojistas estejam cientes da sua responsabilidade, pois ele estabelece que o consumidor tem o direito a troca de produtos em determinadas situações, como em caso de defeitos ou o item não corresponder às suas expectativas. "Então, ter uma política clara e justa de troca não só protege os direitos do consumidor, mas também resguarda a reputação da empresa", destaca.

De acordo com Hélia Gonçalves, lojistas que adotam essas práticas transparentes e que respeitam a legislação tendem a construir uma relação de confiança com seus clientes. Essa flexibilidade nas trocas não é apenas uma estratégia de marketing, mas um compromisso com a satisfação do cliente e a conformidade legal também. "Nesse cenário competitivo de final de ano, as que compreendem essa importância de criar um ambiente de compras acolhedor e que valoriza a experiência do consumidor se destacam", completa.

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Procon divulga pesquisa de preço de produtos pré-Black Friday; Veja lista

Procon divulga pesquisa de preço de produtos pré-Black Friday; Veja lista

(Divulgação/Procon Goiás)

A Black Friday chegou e o Procon Goiás divulgou uma pesquisa de preços pré-Black Friday, um monitoramento de preços de uma amostra de produtos como eletroeletrônicos, vestuário, calçados e eletrodomésticos para orientar o consumidor se as ofertas têm realmente o desconto anunciado. O levantamento foi feito de 1 a 8 de novembro com cerca de 123 produtos.

De acordo com o Procon, a pesquisa vai permitir combater práticas abusivas, como as falsas promoções tradicionalmente conhecidas como "metade do dobro". Nesta sexta-feira (29), os pesquisadores do Procon Goiás voltarão às ruas, verificando os preços no dia da Black Friday. As empresas que praticarem publicidade enganosa ou descumprirem a oferta poderão ser autuadas.

Orientações
-- Realize um planejamento e faça definição de um orçamento do quanto pode gastar.
-- Pesquise os preços com antecedência.
-- Compare o valor das promoções dos produtos em diferentes lojas, inclusive nas virtuais.
-- Verifique a reputação das empresas e lojas em que deseja comprar.
-- Se atente a política de trocas e devolução das lojas, já que a obrigação de troca é somente em caso de vícios.
-- Cuidado redobrado nas ofertas muito abaixo do mercado.

Veja a lista de preços pré-Black Friday para comparação.

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Mostra em Goiânia vende peças com desconto de até 70%

Modificado em 17/09/2024, 16:10

Mostra em Goiânia vende peças com desconto de até 70%

(Geysa Machado/GMFottus)

Em sua reta final, a 10ª Morar Mais Goiânia inicia nesta terça-feira (4) o tradicional sale de móveis e peças expostas. A mostra, que vai até o próximo domingo (9) com 39 ambientes, já recebeu centenas de pessoas em pouco mais de 30 dias de evento no setor Sul.

A Morar Mais, que acontece em diversas cidades brasileiras, voltou à capital goiana em 2024 após seis anos sem realização. Nesta última semana, todas as peças poderão ser comercializadas com descontos que variam de 30% a 70%.

Segundo a organizadora da Morar Mais Goiânia, Rosana Fernandes, as entregas aos compradores serão feitas pelas lojas após o fim do evento, a partir do dia 10. "Os preços com os descontos já estão com os vendedores a partir desta terça-feira", detalha Rosana.

A mostra inovou nesta edição com vários ambientes voltados para o público masculino, como a Garagem com carros elétricos e o Gamer, para quem gosta de jogos on-line, e também agradou o público feminino com uma suíte master tecnológica, além de criar um ponto de coleta para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

"A Morar trouxe soluções de decoração com foco na arquitetura inteligente, design, sustentabilidade, inovação, inclusão social, customização e brasilidade, que se adequam aos orçamentos dos consumidores", conclui a organizadora.

Nesta semana, a casa funciona de terça a sexta-feira, das 16h às 22h; e sábado e domingo, das 12h às 22h. O endereço é a Rua 124, no setor Sul, ao lado da Clínica do Esporte. A entrada custa R$ 60 (inteira).