Geral

Atendimento gratuito para declarar imposto de renda é ofertado nesta semana

Modificado em 17/09/2024, 16:14

Atendimento gratuito para declarar imposto de renda é ofertado nesta semana

O prazo para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) termina nesta sexta-feira, 31 de maio. Para auxiliar a população, o Centro Universitário Estácio Goiás oferece atendimento gratuito, realizado por alunos e professores do curso de Ciências Contábeis da instituição.

Este serviço está disponível tanto em Goiânia como em outras regiões do Estado, e visa esclarecer dúvidas, preencher o documento e garantir o envio correto da declaração. O atendimento é realizado pelo Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) do Centro Universitário, que foi o primeiro parceiro da Receita Federal em Goiás através do NAF.

A ação está disponível até sexta-feira e pode ser agendada pelo Instagram @nafestaciogo, pelo e-mail naf.go@estacio.br ou presencialmente na unidade localizada na Av. Goiás, Nº 2151, Setor Central.

Sobre o NAF
Pioneiro em educação fiscal no âmbito universitário, o Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) é uma iniciativa da Receita Federal do Brasil e busca dar suporte contábil e fiscal às pessoas físicas de baixa renda e às micro e pequenas empresas. Além de oferecer esclarecimentos sobre a Declaração do IRPF, o NAF oferece serviços como negociação para pagamentos de tributos, verificação de regularidade de CPF, abertura de empresas e palestras de educação fiscal.

SERVIÇO: Atendimento gratuito para declaração do Imposto de Renda
Data : De segunda a sexta, até 31 de maio
Como fazer? A solicitação de atendimento pode ser realizada por meio do Instagram @nafestaciogo, e-mail naf.go@estacio.br, ou presencialmente na unidade que fica na Av. Goiás, Nº 2151, Setor Central.

Geral

Primeiro lote de restituição do Imposto de Renda será pago em 30 de maio

Declaração deve ser apresentada até 30 de maio

Logo do Imposto de Renda no celular

Logo do Imposto de Renda no celular (Marcello Casal Jr./ Agência Brasil)

A entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 começa na próxima segunda-feira (17) e quem prestar suas contas mais rápido ficará na frente de outras pessoas que atendem as mesmas condições na fila de prioridade para receber a restituição, caso tenha direito a ela. A declaração deve ser apresentada até 30 de maio.

VEJA O CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DA RESTITUIÇÃO DO IR

Lote - Data de pagamento

  • 1º lote - 30 de maio
  • 2º lote - 30 de junho
  • 3º lote - 31 de julho
  • 4º lote - 29 de agosto
  • 5º lote - 30 de setembro
  • A Receita Federal vai pagar o primeiro lote em 30 de maio, último dia para entrega da declaração sem o pagamento de multa. Porém, o primeiro lote deve conter apenas pessoas que estão na fila de prioridade, como vem ocorrendo nos últimos anos.

    Programa do Imposto de Renda 2025 será liberado nesta quinta-feira (13)

    Uma das novidades para organizar a fila de restituição é que será dada prioridade para quem optou por usar a declaração pré-preenchida e também aceitou receber a restituição por Pix (ou seja, não fez opção apenas por uma das modalidades).

    COMO FICOU A FILA DE PRIORIDADES DA DECLARAÇÃO DESTE ANO

  • contribuintes que tenham a partir de 80 anos;
  • contribuintes com idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência e doentes graves;
  • aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • os que utilizaram a pré-preenchida e também optaram por receber a restituição por Pix;
  • os que utilizaram a pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por Pix
  • demais contribuintes
  • Para cada posição, o desempate é feito pelo horário de entrega da declaração. Portanto, quem entrega antes tem a possibilidade de receber mais cedo do que outros que estão na mesma condição de prioridade.

    No ano passado, quem estava na categoria "demais contribuintes", ou seja quem não entrava na lista de prioridade, foi incluído a partir do terceiro lote. Os dois primeiros ficaram restritos a quem tinha prioridade. A tendência é que essa situação se repita em 2025.

    A Receita devolverá a quantia seguindo o que foi escolhido pelo contribuinte no momento da entrega da declaração. É possível receber de duas maneiras:

  • Conta bancária: Precisa estar no nome do titular da declaração, a conta deve ser do tipo conta-corrente, poupança ou conta pagamento. Além disso, a instituição bancária tem de fazer parte da lista que integra a rede arrecadadora de receitas federais. Clique aqui para ver a relação. Não é permitido o uso de conta salário para receber a restituição.
  • Pix: A Receita adota este sistema de transferência desde 2022 e a chave precisa ser o CPF do contribuinte titular da declaração. Quem opta por esta forma tem prioridade para receber a devolução.
  • Normalmente, a Receita disponibiliza a relação de quem receberá a restituição uma semana antes de efetuar a transferência. A consulta é feita apenas pelo site do órgão.

    Quem não entrou no primeiro lote deverá esperar o próximo. Enquanto não ocorre a restituição, o valor a ser devolvido será corrigido proporcionalmente pela taxa Selic, que hoje é de 13,25% ao ano.

    Geral

    Programa do Imposto de Renda 2025 será liberado nesta quinta-feira (13)

    O prazo de entrega vai de 17 de março e 30 de maio

    Modificado em 12/03/2025, 18:54

    Logo do Imposto de Renda no celular

    Logo do Imposto de Renda no celular (Marcello Casal Jr./ Agência Brasil)

    A Receita Federal vai liberar o PGD (Programa Gerador da Declaração) do Imposto de Renda 2025 nesta quinta-feira (13). Com isso, os contribuintes já podem baixar o programa em seu computador e começar o preenchimento da declaração, caso sejam obrigados a prestar constas ao fisco.

    O prazo de entrega vai de 17 de março e 30 de maio. Está obrigado a declarar o IR quem recebeu rendimentos tributáveis a partir de R$ 33.888. No ano passado, estava obrigado a declarar quem havia recebido a partir de R$ 30.639,90 em 2023.

    A maneira mais tradicional e que foi também mais a usada no ano passado é baixar o programa de declaração do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) no computador.

    Em 2024, 81,4% das declarações entregues usaram o programa. A segunda opção mais usada, com 11,3% das declarações, foi através do portal e-CAC, usando o sistema de nuvem.

    A Receita lança ainda, na edição do Imposto de Renda deste ano, uma nova funcionalidade no Meu Imposto de Renda. A ideia é acabar com o programa gerador nos próximos anos e só permitir a entrega da declaração com o uso da senha do portal Gov.br.

    "A gente tem investido muito forte na solução do Meu Imposto de Renda. A gente chama carinhosamente de MIR, uma nova versão, com nova tecnologia embarcada. E também apontar que o futuro da declaração do Imposto de Renda é o Meu Imposto de Renda. Em algum momento vamos acabar com o PGD em prol dessa solução online", diz o auditor fiscal Juliano Neves, em coletiva do Imposto de Renda.

    A declaração pré-preenchida só será liberada a partir de 1º de abril. Neste caso, o cidadão tem mais facilidade em prestar contas porque parte dos dados já vem preenchido pelas empresas prestadoras de serviços ou para quem o contribuinte prestou serviço.

    A Receita permite que o contribuinte faça a prestação de contas pelo celular ou tablet usando o aplicativo "Meu Imposto de Renda", que pode ser baixado nas lojas da AppStore (para quem usa o sistema iOS do iPhone) e da PlayStore (para quem usada o sistema Android).

    Saiba abaixo como fazer para usar uma das três opções permitidas pela Receita.

    VEJA PASSO A PASSO PARA INSTALAR O PGD EM SEU COMPUTADOR

  • Entrar no site da Receita (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/download/pgd/dirpf)
  • No lado direito da página, vá no item "Programa IRPF 2025 Ano-calendário 2024". Se o seu sistema operacional for o Windows, clique no botão "Baixar programa". A instalação será feita automaticamente.
  • Caso o seu sistema operacional seja MacOS, Linux, Win32 ou multiplataforma, clique na sua opção no item "Para outros sistemas operacionais". A instalação também é automática.
  • Se houver algum problema na instalação, a Receita disponibilizou informações com as principais dúvidas
  • Após a instalação, o programa abrirá uma tela de apresentação. Clique em avançar. Ele perguntará se pode abrir um arquivo com os dados do programa, clique em avançar. Em seguida, o programa questiona se há interesse em criar uma tecla de atalho. Se houver, clique em avançar.
  • Após isso, a instalação está concluída e o programa já pode ser aberto.
  • Com o programa aberto, o contribuinte deve selecionar o item Nova Declaração e pode começar o preenchimento. Ele pode também optar pela declaração pré-preenchida, caso tenha conta ouro ou prata no portal gov.br.

    VEJA PASSO A PASSO COMO DECLARAR PELO CELULAR OU TABLET

  • Para ter acesso ao aplicativo Meu Imposto de Renda, o contribuinte precisa baixar o dispositivo nas lojas PlayStore (para Android) e App Store (para iOS). O desenvolvedor é Serviços e Informações do Brasil. É preciso também ter a conta ouro ou prata no portal gov.br para preencher a declaração usando o aplicativo.
  • Caso você já tenha o aplicativo instalado, é preciso fazer a atualização
  • Após isso, vá em "Entrar com gov.br" e preencha o seu CPF e clique em continuar. Em seguida, infome login e senha da conta gov.br
  • Com o login feito, no item "Declarações do IRPF" clique em "IRPF 2024"
  • Vá em "Preencher declaração"
  • O programa pergunta se você quer usar a declaração pré-preenchida (clique em iniciar pré-preenchida) ou fazer a declaração do zero (clique em iniciar em branco)
  • Com a escolha feita, preencha os dados da declaração e envie para a Receita a partir de 17 de março
  • VEJA PASSO A PASSO COMO DECLARAR NO PORTAL E-CAC

  • Vá ao portal da Receita Federal neste link (https://mir.receita.fazenda.gov.br/portalmir/pagina-inicial )
  • É preciso também ter a conta ouro ou prata no portal gov.br
  • Vá em "Entrar com gov.br" e preencha o seu CPF e clique em continuar. Em seguida, infome login e senha da conta gov.br
  • Com o login feito, no item "Serviços do IRPF" clique em "Fazer declaração" e em seguida vá em "2025", quando essa opção estiver disponível
  • O programa pergunta se você quer usar a declaração pré-preenchida (clique em iniciar pré-preenchida) ou fazer a declaração do zero (clique em iniciar em branco)
  • Com a escolha feita, preencha os dados da declaração e envie para a Receita a partir de 17 de março
  • Geral

    Receita Federal abre consulta na segunda a lote da malha fina do Imposto de Renda

    Pagamento será feito em 30 de dezembro

    Modificado em 21/12/2024, 12:38

    Imagem de celular aberto em sistema da Receita Federal

    Imagem de celular aberto em sistema da Receita Federal (Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

    A Receita Federal abrirá, a partir das 10h da próxima segunda-feira (23), a consulta ao terceiro lote de restituição de quem estava na malha fina do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). O lote beneficiará 144.225 contribuintes, entre prioritários e não prioritários, com um valor total de R$ 448.962.939,71. O pagamento será feito em 30 de dezembro.

    Os lotes residuais são destinados a contribuintes que tiveram declarações retidas na malha fina e corrigiram eventuais inconsistências.

    O valor será creditado na conta bancária indicada na declaração ou na chave Pix informada.

    Como consultar se você está no lote?

    1. Site da Receita Federal

    Acesse o portal da Receita Federal.

    Clique em "Meu Imposto de Renda" e depois em "Consultar a Restituição".

    Insira CPF, data de nascimento e o ano da declaração (2024).

    1. Aplicativo Meu Imposto de Renda

    Disponível para Android e iOS, o app permite consultar informações sobre restituições e a situação cadastral do CPF.

    1. Portal e-CAC

    Acesse o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) para consultas mais detalhadas e eventuais retificações na declaração, caso necessário.

    QUEM SERÁ CONTEMPLADO?

    Do montante total, R$ 290.874.647,19 serão destinados a contribuintes com prioridade legal:

    Idosos a partir de 80 anos: 5.617 restituições.

    Contribuintes entre 60 e 79 anos: 27.264 restituições.

    Pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave: 2.697 restituições.

    Contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério: 5.997 restituições.

    Além disso, 64.089 contribuintes que optaram por usar a declaração pré-preenchida ou informaram chave Pix para recebimento também terão prioridade. Outros 31.126 contribuintes sem prioridades específicas estão incluídos no lote.

    Um diferencial do mês é o atendimento especial a 7.435 contribuintes do Rio Grande do Sul, priorizados devido ao estado de calamidade pública decretado.

    PAGAMENTOS E PROCEDIMENTOS

    O valor será creditado na conta bancária indicada na declaração ou na chave Pix informada. Em caso de erro nos dados bancários ou problema com a conta, o contribuinte pode solicitar o reagendamento pelo Banco do Brasil.

    COMO REAGENDAR

    Se o pagamento da restituição não puder ser realizado devido a erro nos dados bancários ou problema na conta destino, o contribuinte pode reagendar o crédito no prazo de até um ano após a primeira tentativa de pagamento.

    Acesse o portal do Banco do Brasil. Ou ligue para a Central: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades), ou 0800-729-0088 (deficientes auditivos). Tenha em mãos o número do recibo da declaração e o valor da restituição. Caso o contribuinte não resgate o valor dentro do prazo de um ano, será necessário requerer a restituição no portal e-CAC.

    Geral

    Ação com serviços de saúde gratuitos e simulador de corrida acontece neste sábado (23)

    Evento com orientações sobre o câncer de próstata e cuidados com a saúde do homem acontece das 8h às 17h, na sede da Concessionária Saga, situada na BR-153

    Ação com serviços de saúde gratuitos e simulador de corrida acontece neste sábado (23)

    (Freepik)

    A Unimed Goiânia -- Cooperativa de Trabalho Médico -- realizará neste sábado (23), das 8h às 17h, o evento "Pit Stop da Saúde", na sede da Concessionária Saga, localizada na BR-153. A ação gratuita, aberta ao público, faz parte das iniciativas do Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, e tem como objetivo promover o diagnóstico precoce e o cuidado com a saúde masculina.

    Durante o evento, profissionais da saúde da Unimed Goiânia oferecerão uma série de serviços, como aferição de pressão arterial, testes de glicemia, cálculo do índice de massa corporal (IMC) e orientações sobre exames de próstata. Além disso, os participantes terão a oportunidade de vivenciar uma experiência em um simulador de corrida, tornando o evento não apenas educativo, mas também interativo.

    O "Pit Stop da Saúde" busca conscientizar os homens sobre a importância de realizar exames preventivos regularmente, destacando a importância da detecção precoce no sucesso do tratamento do câncer de próstata. Serão distribuídos materiais informativos que abordam hábitos saudáveis e cuidados específicos para a saúde masculina.

    Campanha especial do Novembro Azul
    A Unimed Goiânia lançou a campanha "Homem, não deixe sua revisão para depois. Sua saúde é o que te faz seguir rodando", que traça um paralelo entre o funcionamento do corpo humano e o de um automóvel, incentivando os homens a cuidarem da saúde com a mesma dedicação que têm com seus veículos.

    O urologista e diretor de mercado da Unimed Goiânia, Dr. Frederico Xavier, reforça a importância de quebrar os desafios que impedem os homens de cuidar da saúde. "É urgente quebrar o tabu que ainda afasta os homens dos consultórios médicos. A saúde masculina não pode ser negligenciada. Cuidar de si mesmo é o maior ato de responsabilidade e amor-próprio que um homem pode ter. Assim como cuidamos de nossos carros para evitar quebras, precisamos realizar exames preventivos para evitar problemas graves e garantir uma vida saudável."

    Além disso, a cooperativa também disponibilizou uma página exclusiva sobre o Novembro Azul, com informações úteis e dicas de prevenção para o público masculino. O conteúdo pode ser acessado neste link .

    Serviço: Pit Stop da Saúde Data : 23 de novembro
    Horário : 8h às 17h
    Local : Concessionária Saga BR-153, localizada na Rodovia BR-153, S/N, Qd. C27, Lote 1/34 Parte 5 - Jardim Goiás